Curitiba recebe Blogueiros de Viagem

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

No último feriado prolongado de Finados, Curitiba recebeu mais de 100 blogueiros de viagem no maior encontro nacional do gênero, promovido pela Rede Brasileira dos Blogueiros de Viagem, do qual o Mulher Casada Viaja faz parte. Compartilho aqui um resumo destes dias, para você espiar como é quando blogueiros se reúnem e de quebra receber dicas de Curitiba. Sim, pode se vestir do espírito Big Brother, a casa é sua! 

ERBBV 2018 curitiba
parte da turma após a útlima palestra, em foto da Renata Cattelan.
Onde está Wally? quer dizer, Marcia?

Curitiba me conquistou logo de cara, com suas muitas araucárias enfeitando o horizonte, casinhas de madeira na periferia, ruas arborizadas, sistema de transporte público modelo, parques lindos onde antes havia cicatrizes cravadas por antigas pedreiras. Nesta nova visita à cidade, conheci um pouco de sua origem e entendi melhor seus edifícios e pontos turísticos, mas estar lá com uma turma que fala a mesma língua, curte viajar, e leva a blogagem como profissão foi um bônus incrível.

Já na primeira noite em Curitiba, 31 de outubro, alguns blogueiros foram recebidos pela Carol Moreno no tour que ela organiza há 3 anos, o Tour Comida de Boteco, sobre o qual eu falo mais no post Curitiba: o que fazer à noite –  7 bares legais, uma oportunidade para conhecer gente e se integrar. Não poderia ter proposta melhor para quebrar o gelo.

Depois deste start regado a comidinhas, bebidas e bate-papos, o grupo de blogueiros cresceu e se reuniu na manhã seguinte na Torre Panorâmica, recebidos por ninguém menos que o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que nos apresentou o plano diretor da cidade e falou um pouco, mas com propriedade, sobre a historia e os pontos turísticos da capital paranaense, além de destacar a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades – e a importância dos blogueiros para o turismo, claro! Brindamos a ocasião com Gengibirra, água gaseificada à base de gengibre, típica da região.

painel do artista local Poty  Lazzarotto, contanto a historia de Curitiba e da telefonia

A Torre Panorâmica é uma boa opção para entender a cidade: a vista 360 graus no alto de 109 metros e painés explicativos situam o turista no espaço, e o painel de Lazzarotto conta a historia de Curitiba. No térreo há uma pequena exposição de telefones. A entrada custa $5 e funciona de terça a Domingo das 10h às 19h.

Neste dia o almoço foi livre, mas muita gente rumou para um dos bares mais famosos de Curitiba, o Bar do Alemão, que fica no centro histórico, pertinho do Largo da Ordem. 

Então o grupo de blogueiros seguiu para a Praça Tiradentes, ponto inicial da Linha Turismo, ônibus estilo hop on-hop off que passa por 25 pontos turísticos de Curitiba e permite desembarque e reembarque 4 vezes pelo valor de $45. O turista pode escolher onde quer descer, mas como estávamos em grupo, descemos no Jardim Botânico, na Unilivre e no Parque Tanguá. Opera de terça a domingo, mas em feriados nacionais e durante férias escolares funciona também às segundas-feiras. O bilhete pode ser comprado em qualquer ponto de embarque, nos ônibus, mas apenas dinheiro é aceito.

curitiba city tour
O double decker no parque Tanguá

Detalhes e dicas sobre os pontos turísticos mencionados neste post podem ser encontrados em Curitiba: Roteiro de 3 dias, que ainda não tinha ido ao ar quando publiquei este post, mas o link acima te leva à página-índice do Paraná, onde encontrará muitas dicas de Curitiba

Enquanto estávamos no city tour, nem todo mundo havia chegado a Curitiba, ainda, e alguns blogueiros tinham se inscrito no Tour Curitidoce, a versão formiga do Comida de Boteco. Quem fez e dá as dicas é a Aline do blog Latitude Infinita, em Curitidoce Tour de Doces por Curitiba.

Depois do city tour de ônibus, tivemos pouco tempo para deslocamento e banho antes do cocktail que oficializava a abertura do evento, no maior Hard Rock Cafe da América Latina. Lá foram apresentados os patrocinadores do evento: TripAdvisor, que depois anunciou a transformação do site em rede social – aliás, siga o Mulher Casada Viaja lá também – a Seguros Promo, Viajanet, EasySim4U e Booking.com, em parceria com a Curitiba Turismo e Curitiba Convention & Visitors Bureau.

A fachada do Hard Rock, em foto de André Morato do Blog Meu Destino

O segundo dia oficial, 2 de novembro, começou na Rodoferroviária de Curitiba, onde nos encontramos para um dos passeios mais populares, a viagem pela Serra da Graciosa até o município de Morretes. Descemos a serra em um microônibus, mas infelizmente o tempo estava bem fechado e só vimos neblina no mirante.

Em Morretes provamos o prato típico local, o barreado, no restaurante Madalozo, e o ritmo lento e calmo a cidade foi um prenúncio do passeio de trem que faríamos a seguir, serra acima a 35 km/h, em 4 horas ocupadas por paisagens como cachoeiras, mata atlântica, túneis e pontes e antigas construções ao longo da linha férrea.

Curitiba Morretes ERBBV
Nesta você não vai me encontrar, fui eu que fiz a foto em frente ao Madalozo

Há vários tipos de pacotes e classes de trem, com valores começando em $119 e programas especiais como o Beer Train e o Jantar a bordo no Expresso Classique. Confira no site da Serra Verde Express.

À noite, os blogueiros se reuniram para um happy hour exclusivo no Gards Rooftop, um bar bem legal na cobertura do shopping Patio Batel, pode ir que você vai gostar!

Mas não é só de passeios que viveram os blogueiros no ERBBV, não! O dia 3/11 foi reservado inteirinho para palestras e painéis de discussão, no Mercado Municipal de Curitiba. Na hora do almoço, fiquei surpresa com a quantidade de curitibanos ocupando a grande praça de alimentação do mercado. Típico aqui: carne de tigre (explico mais abaixo) e pastel de pinhão. Olha eu cansada, depois de um dia todo de palestras:

Para relaxar, à noite fomos recebidos num dos lugares mais lindos de Curitiba, a Ópera de Arame, um teatro com capacidade para 1.572 espectadores construído no Parque das Pedras. Um tour privado contou a historia do teatro e depois foi oferecido um jantar inesquecível no Ópera Arte, um espaço de eventos localizado no andar inferior da Ópera de Arame, no nível do lago. 

Foi uma noite para rememorar! Boa comida, open bar, lugar especial, gente feliz, tudo embalado pelo projeto Vale da Música, em que músicos se apresentam em um palco flutuante, uma escultura de luz e som no lago.

Klecia (Fui ser Viajante), Murilo (Volto Logo), eu, Gisele (Destinos por onde Andei) e Rozembergue (Mochilão Barato)

A programação oficial da manhã de domingo era conhecer a Arena da Baixada, o estádio do Atlético Paranaense, mas eu prometi a mim mesma que só faria este tour se fosse para chutar canelas jogar futebol – imagine como seria dolorido divertido!. Como os organizadores disseram que isso não ia rolar, escolhi outro programa, mas parece que foi bem legal, segundo o relato do Miranda e da Carol do blog Vamos por Aí, confira: Como Visitar a Arena da Baixada em Curitiba.

Em vez do estádio, preferi passear no bosque – o bosque Papa João Paulo II, um parque pequeno, mas como todos os outros de Curitiba muito lindo e bem mantido, onde 7 casas autênticas de imigrantes, construídas por volta de 1878, foram remontadas. O sistema de construção impressiona: apenas encaixes, nada de pregos e muito menos parafusos.   

Mas na verdade, escolhi este parque dentre tantos de Curitiba porque ele é vizinho do Museu Oscar Niemeyer, uma obra marcante na paisagem da Cidade, daqueles museus que você não define se gosta mais do acervo ou da arquitetura. Funciona de terça a Domingo, das 10h às 18h, e os ingressos custam $20.

De volta ao centro histórico, ainda tivemos tempo de passear pela feira do Largo da Ordem, a Feirinha do Largo, que acontece aos domingos, das 9h às 14h, um lugar legal para ver artesanato e comprar lembrancinhas, e até para comer em uma das muitas barraquinhas.

o cavalo babão e a Feira, no Largo da Ordem

Almoçamos ali perto, no restaurante Oriente Árabe, antes de mais uma rodada de palestras, desta vez no Espaço Cultural Santa Maria, uma antiga capela escolar transformada em espaço de eventos.

 A antiga capela transformada em espaço de eventos.
Foto de Rozembergue, do blog Mochilão Barato

O jantar de encerramento do ERBBV 2018 não poderia ter sido mais animado: além da comida saborosa, o restaurante O Jardineiro nos recebeu com uma banda de repertório super animado que fez os blogueiros improvisarem uma pista de dança, um encerramento adequado para dias cheios de atividades, novas amizades e aprendizado.

Na segunda-feira pela manhã, eu ainda estava pela cidade, e me inscrevi no Curitiba Free Walking  pelo centro Histórico de Curitiba, oferecido pelo Instituto Municipal do Turismo e capitaneado pelo guia e historiador Alexander Roger. O tour acontece aos sábados às 11h e os guias voluntários (o serviço é gratuito, mas espera-se gorjeta ao final, como é de praxe nestes tours) encontram os turistas perto do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos de Andrade. Recomendo, você verá Curitiba com outros olhos.

o pequeno grupo que fez o Walking tour

Ao mesmo tempo, alguns blogueiros se inscreveram no Kuritibike e visitaram pontos como o MON, o Bosque do Papa, a Ópera de Arame e o parque Tanguá. 

Mas eu ainda não tinha provado um prato típico local, a carne de onça, então tomamos um Uber até o restaurante Mercearia Fantinato. Leo preparou o prato na nossa frente, e explicou que foi convidado a fazer o mesmo na Oktoberfest de Munique, em 2017. A carne é patinho, bovina, e talvez por isso leve o nome de carne de onça (que onça come), mas nosso anfitrião gastronômico explicou que deve ser mesmo pelo bafo de onça deixado após prová-lo! O restaurante tem um ambiente de mercearia e fica na Rua Mateus Leme, 2555.

Só o blog pra me fazer provar carne CRUA!

Quem tinha o dia todo disponível se organizou e visitou o Parque Histórico de Carambeí e o Centro Cultural Castrolanda.

Mas afinal, o que estes blogueiros fizeram enquanto turistavam por Curitiba? Bem, blogueiro tira bastante fotos, mas isso muita gente faz. Ou não…

Morretes trem blogueiros

Ah, blogueiro só começa a comer depois de fotografar a comida e o cardápio, não importa a fome.

Blogueiro de viagem traz na mala um monte de panfletos, revistas e mapas, porque o leitor pode perguntar alguma coisa que não está no post, e este material é um bom apoio nestas horas.

Falamos de viagem durante o ERBBV? sim, mas muito menos do que eu antecipei. Acho que conhecer as pessoas – muitas das quais só conhecíamos virtualmente – trocar experiências técnicas e profissionais foram a grande temática nas rodas de conversa.

Meu modo de viajar mudou completamente desde que escrevo o blog. Temos que equilibrar turistar como turista e ao mesmo tempo trabalhar. Dar atenção à família (e no caso de Curitiba, aos colegas blogueiros), mas pensar no leitor, no seguidor das redes sociais. Fazemos muitas coisas que não faríamos se fôssemos apenas turistas. Eu, por exemplo, jamais teria comido carne de tigre (prato local que consiste em carne bovina crua temperada) não fosse pelo blog. Quem sabe a Globo não me contrata um dia para comer gafanhotos na Ásia? Mas por enquanto estou aqui, determinada a continuar levando a você as melhores dicas para que sua viagem seja algo muito próximo do perfeito e completamente inesquecível. Esta Curitiba foi assim pra mim. Obrigada aos organizadores do evento, estão de parabéns. E que venha repeteco em 2019!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Foi ótimo ler seu post e relembrar desse encontro! Adorei a experiência, principalmente porque somos novas na rede e foi ótimo conhecer tanta gente e trocar ideias. Uma pena que não podemos ficar para todos esses passeios, mas já dá pra se programar melhor para o próximo! 😉

  2. Nossa Márcia, que post mais completo, deu tantas saudades do encontro né? Curitiba é uma cidade encantadora, cheia de atrações incríveis!

  3. Ola Marcia, muito legal o evento e seu post. Vcs fizeram muuuitas coisas!
    Sou de Curitiba mas já estou fora da cidade fazem mais de 3 anos.
    Bom, o que eu queria te perguntar é pq vc gosta do RBBV, pq acha que vale a pena?
    Tenho um blog de viagens tbm e sempre fiquei na dúvida se vale mesmo participar.

    Até mais!

    Rubiana

    1. Oi, Rubiana, mal tivemos tempo para dormir, foi intenso, como sempre são minhas viagens. Fazer parte da RBBV só traz vantagens. O grupo fechado do FB serve para trocar experiências, tirar dúvidas, sem contar que é uma forma de unir forças quanto a parcerias, conseguindo porcentagens de comissionamento maiores. E os encontros que proporcionam também são formas de reciclagem de saberes e de atualização profissional. Faça sua inscrição, vale, sim. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.