Oberammergau no roteiro pelo Sul da Alemanha

Oberammergau é uma cidade/vila nos Alpes alemães famosa pelas pinturas Lüftlmalerei. Fica a cerca de 1 hora de Munique e é uma ótima opção de passeio também para quem está na região de Fussen e Schwangau. Tudo muito novo pra você? Continue lendo este e os demais posts sobre nossa viagem ao Sul da Alemanha e Áustria e tenho certeza que estes nomes entrarão também no seu vocabulário.

Oberammergau Alpes Alemanha

Visitamos Oberammergau em algumas horas preguiçosamente passadas sob o sol do início do outono, caminhando por ruas de pedras com folhas  amareladas sopradas pelo vento, nossas vidas observadas pela montanha Kofel, momentos cuja trilha sonora bem poderia ser de Simon & Garfenkul:

Oberammergau bate volta Munique
A montanha Kofel e uma das casas com pintura 
Lüftlmalerei de Oberammergau

Deixamos Schwangau cedo, cidade onde fica um dos castelos mais fotografados do mundo, o Neuschwanstein, para ter uma roadtrip das mais bonitas de nossa viagem pelos alpes alemães: pela manhã passamos pelo lindo Planssee (que fica na Áustria), conhecemos o palácio Linderhof, avistamos paisagens rurais com vaquinhas ao sol, e chegamos a Oberammergau prontos para um almoço caprichado!

o lago Planssee é o segundo maior do Tirol, região a oeste da Áustria
Castelo Linderhof Alemanha
o palácio Linderhof
Nas proximidades de Oberammergau

Escolhemos um restaurante italiano e tive o prazer de me sentir na querida Itália: comida saborosa, atendente falando italiano pelos cotovelos (que eu só entendia, mas para minha decepção o 1 ano de italiano que fiz foi insuficiente para tentar qualquer conversa). Se quiser conferir com seus próprios sentidos, chama-se La Rustica e fica na Ludwig Thoma Strasse 2:

Oberammergau Alemanha
Restaurante onde almoçamos

Em vez de me entregar ao molho de tomate e à massa italiana, pedi só uma saladinha, pensando nas delícias do Eiscafé Paradiso (Dorfstraße 4) que eu tinha visto pertinho do teatro onde acontece a encenação da Paixão de Cristo de Oberammergau (leia mais abaixo). Legenda da foto: o que faz você feliz?

Oberammergau Alpes Alemanha
Viaje enquanto pode. Coma um waffle com uma taça de frutas vermelhas enquanto pode

O que Fazer em Oberammergau

  1. Apreciar as fachadas – Não é preciso um roteiro definido ali, basta caminhar pelas poucas ruas e notar as fachadas pelas quais Oberammergau é conhecida, características do barroco italiano e do sul alemão, mesma técnica dos afrescos, mas com temas específicos: religiosos ou de contos infantis. Assim como as torres eram símbolo de poder, as pinturas Lüftlmalerei eram uma forma de ostentar status social. Também vimos muitas casas assim em outra cidade ali pertinho: Garmisch-Partenkirchen.

2. Caminhar ao longo do rio Ammer – Se você tiver tempo para aproveitar mais a região e se exercitar para queimar as calorias de um eventual waffle, um passeio pela bem cuidada trilha às margens do rio Ammer é muito prazeroso, especialmente para nós brasileiros que temos rios poluídos em nossas cidades. 

3. Subir a montanha de teleférico Laber – Seja pela vista ou para trekking, taí uma atividade que sempre curto: ver a cidade e as montanhas do alto. Em dez/18 custava €15,50 ou €9.50 só para subir ou só para descer.

foto: divulgação

4. Visitar a Casa de Pôncio Pilatos – Além do caprichado jardim e dos afrescos de 1784 com o tema que justifica o nome da casa, seu interior abriga estúdios de artistas trabalhando ao vivo, seja em madeira, cerâmica, tecido ou vidro. Muitos artigos estão à venda e a casa parece um museu vivo. A entrada é gratuita e na saída há uma caixa para donativos.

5. Entrar na igreja de São Pedro e Paulo, que como muitas outras tem um exterior simples, mas interior primoroso. Fica na Ettalerstrasse, 30 

6. Distante apenas 4 km de Oberammergau fica Ettal, cidade do Mosteiro beneditino com cerca de 50 monges. Infelizmente não paramos pois tínhamos que fazer check-in em Garmisch-Partenkirchen, mas vi imagens de sua cúpula interior que é divinal. e como fica linda numa paisagem outonal como esta:

oberammergau-ettal mosteiro Alemanha

Não se esqueça de que o seguro viagem é obrigatório para quem vai à Europa. Verifique se seu cartão de crédito oferece cobertura mínima exigida pelos países integrantes do tratado de Schengen (mínimo de 30 mil euros). Caso não tenha esta vantagem, faça um orçamento com nosso parceiro Mondial-Allianz, que oferece desconto especial para os leitores do Mulher Casada Viaja. O código promocional está disponível no post Receita de Viagem, item 6. Desculpe, tem que ir até lá pois é onde o código é atualizado, mas vale a pena!

Paixão de Cristo em Oberammergau

A cada 10 anos Oberammergau recebe turistas de toda parte do mundo para presenciar a encenação da Paixao de Cristo. Cerca de 2000 habitantes (quase metade da população) participam da grandiosa peça com duração de 5 horas. A próxima será em 2020 e os ingressos costumam esgotar muito rápido. Números são números, e só entendi a dimensão do evento quando assisti a um documentário sobre o assunto no youtube. Deixo o link caso você queira assistir também (em Inglês).

A encenação acontece há quase 4 séculos. Senta que lá vem historia. Com a Peste Negra, a população da Alemanha fora reduzida de 17 milhões para 4 milhões e Oberammergau tinha escapado ilesa. Até que alguém trouxe a doença para a cidade, quando metade da população morreu. Em 1633, os habitantes prometeram encenar a Paixão de Cristo a cada 10 anos se ficassem livres da Peste. Promessa feita, atendida e cumprida, segundo contam.

Como Chegar a Oberammergau

Nós fizemos a Rota dos Alpes e a Rota Romântica de carro alugado e sugiro que você faça o mesmo para aproveitar bem a viagem. De Munique a Oberammergau de trem você gastará 2h30 ou mais, sem contar que não conseguirá fazer as paradas que fizemos. Para quem dispõe de tempo, OK (e dinheiro, porque mais tempo significa gastar mais, também). Reservamos o carro no site Rentcars, que além de bons preços permite o pagamento parcelado no cartão de crédito livre de IOF. Retiramos e entregamos o carro convenientemente no aeroporto de Munique. Se tiver dúvidas quanto a dirigir na Alemanha, leia o post Dirigindo na Alemanha, onde falo sobre sinalização, combustível, estradas e outras dicas relativas.

Confira as sugestões de lugares para conhecer nos arredores de Munique, que servem para quem traçará uma rota de carro, mas legal para quem depende de trem e monta base em Munique, visitando as cidades em bate-voltas. De Munique também partem vários ônibus de excursão que visitam a região. O post com as dicas tem nome fácil para não esquecer: Bate-Voltas a Partir de Munique.

que cidades visitar sul alemanha
à esquerda, o caminho de Munique a Oberammergau, de carro, e 
à direita, a rota que fizemos, a partir de Fussen. Clique na imagem para ampliá-la

Se você gostou das dicas, reserve seu hotel ou pousada em nosso parceiro Booking.com através deste link. Ou o carro pela Rentcars. O valor é o mesmo que você pagaria, mas assim contribuirá com o blog, pois recebemos uma pequena comissão. Afinal, reunir as dicas, editar fotos e divulgar o post para que o Google o achasse para você é um trabalho, e acredito que você concorde que todo trabalho mereça alguma forma de remuneração. Os blogs oferecem informação de qualidade sem custo algum, mas mantê-lo no ar tem seus custos e a comissão ajuda a arcar com estas despesas. Obrigada!

Oberammergau Alpes Alemanha
gerâneos, sempre os gerâneos!

Foram poucas horas em Oberammergau, mas me dei por satisfeita. Não deixe de acompanhar os demais posts desta viagem pelo Sul da Alemanha. E se tiver alguma pergunta, faça-a nos comentários, terei prazer em ajudar.

Anúncios

22 comentários sobre “Oberammergau no roteiro pelo Sul da Alemanha

  1. Michele da Costa 20 de dezembro de 2018 / 10:27 pm

    Marcia, mas que cidadezinha fofa.. parece mesmo de contos de fadas! E a vista do teleférico é incrível! Obrigado por compartilhar sua experiência! Bjs

    Curtir

    • Marcia 20 de dezembro de 2018 / 10:40 pm

      Os Alpes são mesmo uma cadeia linda, seja vistos do alto ou de baixo. Eu que agradeço sua visita!

      Curtir

  2. ROZEMBERGUE PEREIRA NOMINATO 20 de dezembro de 2018 / 5:00 pm

    Estive em Zugspitze e amei. Foi um dos lugares mais lindos que conheci na Europa. Oberammergau fica bem perto mas não tive a oportunidade de conhecer. Quem sabe na próxima vez na Alemanha. Quero muito voltar para conhecer um pouco mais da Áustria também.

    Curtir

    • Marcia 20 de dezembro de 2018 / 10:23 pm

      Imagio que a vista do alto seja mesmo maravilhosa! Fomos até lá depois de Oberammergau, mas o último teleférico estava subindo. Vai ficar para uma próxima vez. Não entendo porque fecham as atrações tão cedo assim que a alta temporada acaba…

      Curtir

  3. Adelaide 20 de dezembro de 2018 / 12:20 pm

    Concordo, o Sul da Alemanha é lindíssimo. Paisagem e arquitetura top. E as tuas fotos mostram o melhor da cidade. Ache que seja uma parada obrigatória para quem está viajando de carro entre a Áustria e Munique.

    Curtir

    • Marcia 20 de dezembro de 2018 / 10:35 pm

      Além de toda beleza do Sul da Alemanha, o que mais me surpreendeu foi o número de pontos turísticos. Se ficar 1 mês ainda faltariam coisas para ver. e fazer escolhas dói, porque eu quero conhecer tudo ahaha

      Curtir

  4. itamarjapa 19 de dezembro de 2018 / 12:45 am

    Eu adoro viajar aqui no blog e conhecer estas cidadezinhas lindas, que jamais tinha ouvido falar! Maravilha de post! Adorei!

    Curtir

    • Marcia 20 de dezembro de 2018 / 10:39 pm

      Pois é, não é um nome que se ouve com frequência. Obrigada pela visita!

      Curtir

  5. Marcela 18 de dezembro de 2018 / 11:31 pm

    Que lugar lindoooo! Estou apaixonada! Eu fico triste de lembrar que a maior parte das cidades que conheço na Europa são grandes capitais. Preciso muito de um roteiro de interior ouvindo Simon e Garfunkel. Obrigada pelas dicas!

    Curtir

    • Marcia 20 de dezembro de 2018 / 10:38 pm

      Fique triste, não, Marcela. Eu comecei pelas capitais: Paris, Londres, Viena, Budapeste, Praga, Lisboa… , mas estou preferindo viajar desta forma agora, curtindo regiões de países – e porque adoro cidades pequenas! abraços

      Curtir

  6. Analuiza Carvalho 18 de dezembro de 2018 / 4:53 pm

    Estou encantada por esta Oberammergau!!! Um roteiro pelo sul da Alemanha deve ser uma delícia. Eu estive em Munique – apenas 1 dia – voltando de Nuremberg onde fiquei uma semana extraordinária. Eu amo as cidades pequenas! Eu poderia passar muitas horas, dias preguiçosos, apreciando fachadas, caminhando pela orla do rio Ammer e engordando no Eiscafé Paradiso. rsrsrsr

    Curtir

    • Marcia 18 de dezembro de 2018 / 7:28 pm

      E o melhor, Ana, não tem calorão! ahaha

      Curtir

  7. Josiane Bravo 18 de dezembro de 2018 / 2:00 pm

    Que charme de cidadezinha. Só conheço Munique, mas estou planejando de fazer uma road trip em 2020 na Alemanha e a rota romântica vai entrar para o roteiro 🙂 Achei lindo as fachadas e como disse, acho que nem precisa de roteirinho para isso né, é como os vilarejos da Alsácia na França, é ir caminhando e descobrindo. E fiquei aqui encantada com a foto do lago Planssee, lindo.

    Curtir

    • Marcia 18 de dezembro de 2018 / 2:30 pm

      Josi, tenho acompanhado suas andanças pela Europa, que delícia! O Planssee foi uma surpresa, não estava nos planos, mas diante de nossos olhos pela estrada. Assim é sempre melhor!

      Curtido por 1 pessoa

  8. Mariana Antunes 17 de dezembro de 2018 / 4:28 pm

    O Sul da Alemanha é encantadora. Essa paisagem de montanhas é de tirar o fôlego, realmente visitar pelo menos vez na vida é essencial kkkk 🙂 Fiquei encantada com o lago Planssee e o palácio Linderhof.

    Curtir

    • Marcia 18 de dezembro de 2018 / 11:55 am

      Queria eu poder voltar, mas tem muita montanha pra conhecer pelo mundo! Sim, O Planssee é lindo e eu nunca tinha ouvido falar, é um lugar onde os austríacos pescam e nadam, acampam… O Linderhof é uma jóia, lindo no exterior e interior, um mini Versailles (que achei ainda mais bonito que o francês).

      Curtir

  9. carlaalexmota 17 de dezembro de 2018 / 3:20 pm

    As casinhas pintadas são maravilhosas! Fiquei encantada. Que maravilhoso. Amei, quero muito conhecer esta parte da Alemanha.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Flávio Borges 17 de dezembro de 2018 / 2:11 pm

    Nossa! Este roteiro parece que saiu de um conto de fadas com tantas paisagens lindas. Eu, que amo fotografar, fiquei morrendo de vontade de percorrer tudo isto de carro e ir parando a cada curva para clicar!
    (Agora, fala sério pra esse waffle!!! deu água na boca hahaha)

    Abraços

    Curtir

    • Marcia 18 de dezembro de 2018 / 2:33 pm

      Pode colocar nos planos, porque Sul da Alemanha e fotografia andam de mãos dadas! Sim, que waffle – e dei conta dele sozinha! ahaha

      Curtir

  11. Mercedes 17 de dezembro de 2018 / 1:32 pm

    Oie
    Foste de novo a rota romântica? Estou com.passagwm para faze-la caminhando em final abril 2019. Uhuuu!

    Curtir

    • Marcia 17 de dezembro de 2018 / 3:38 pm

      Nao, Mercedes, infelizmente não voltei, ainda é relato da viagem de set/17 e ainda preciso falar de GaPa rsrsrs. Tá chegando a sua, que gostoso!

      Curtir

Deixe seu comentário ou dúvida. Não se esqueça de marcar o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.