Por onde andei em 2018

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

O que te interessa saber por onde andei em 2018? Bem, eu sempre gostei de espiar lugares visitados por outras pessoas, fosse para sonhar ou para ampliar meu repertório. Então a retrospectiva 2018 do Mulher Casada Viaja pode sim ser muito interessante se você tiver este olhar. Quem sabe os lugares por onde andei em 2018 te inspiram! Foi assim que conheci lugares incríveis dos quais nunca tinha ouvido falar.

2018 não foi o ano em que mais viajamos devido à crise econômica e à disparada do dólar e euro e só fomos ao exterior porque as passagens haviam sido compradas ainda em 2017 e numa super promoção. Despesas com uma reforma na nossa casa no interior de SP que há uma década esperava uma chance de acontecer foram outro motivo para nos segurar um pouco mais. Então acho que uma viagem dos sonhos num ano como este é motivo para ficar satisfeito, concorda? Aposto que você saberá qual fo a viagem dos sonhos de 2018!

Leia também a retrospectiva passada: Por onde Andei em 2017

Alagoas

2018 começou com uma viagem tipicamente brasileira: janeiro no Nordeste. Passamos uma semana revisitando o litoral do estado de Alagoas, que na minha opinião é casa do mar mais bonito do Brasil. Começamos no norte do estado, no município de Maragogi e suas piscinas naturais. Confira as dicas da road trip em Maceió-Maragogi: como chegar, aluguel de carro e outras dicas e de Que Praias conhecer ao Norte de Maceió

Maragogi piscina natural

Depois do Norte, nos hospedamos num resort em Maceió e o post O que Fazer além de Ser Hipnotizado pelo Mar é uma declaração de admiração ao mar de Alagoas com dicas práticas. Para quem precisa de sugestões de hospedagem, fiz o Maceió, minha seleção de 6 hotéis e resorts, 3 dos quais testados e aprovados.

hotels in brasil Maceio

O litoral Sul de Alagoas também é casa de praias lindas, e a do Gunga é a que personifica o ideal tropical: coqueiral, areia fofa e branca, aquele mar… Confira informações sobre as Praias ao Sul de Maceió.

praias Maceió bate volta Gunga
Mirante da Praia do Gunga

Ilha Bela

Em fevereiro passamos o carnaval com amigos no nosso estado de São Paulo, na Ilha Bela, a ilha dos borrachudos, mas de muito verde e mata atlântica preservada! Fazia muitos anos não íamos até esta porção do litoral paulista e apesar da alta temporada, só o trânsito incomodou um pouco à noite, para ir a restaurante ou curtir o centro. As praias estavam cheias, sim, mas conseguimos manter um ritmo de acordar cedo e chegar à praia ainda vazia. Ainda não publiquei sobre Ilha Bela, mas confira na página-índice São Paulo as atualizações caso você chegue aqui depois.

ilha-bela-litoral paulistailha-bela-litoral paulistailha-bela-litoral paulistailha-bela-litoral paulistailha-bela-litoral paulista
remando na maré mansa na praia da Ilha das Cabras

Turistando na minha São Paulo

E 7 meses se passariam até a próxima viagem. Neste meio tempo turistei na minha cidade, visitando pontos turísticos, museus e centros culturais. Ainda não organizei os posts todos, mas já publiquei Roteiro no Bairro da Luz, e sobre o Mosteiro de São Bento e em breve mais roteiros pelo Centro Velho e pela Av. Paulista, com tudo o que há pra fazer na maior cidade brasileira. Confira atualizações na página-índice São Paulo.

A Sala São Paulo, no roteiro pelo bairro da Luz

Montanhas Rochosas, Canadá

Foi uma vitória tortura ficar tanto tempo sem viajar, mas planejar a viagem por tanto tempo me deu forças (ai, quanto drama!), afinal, planejamento é uma etapa cheia de antecipações e expectativas e por isso mesmo vale ser curtida no sentido quase literal da palavra. Leia Montanhas Rochosas Canadenses: Roteiro e Planejamento.

O lago Bow

Cidade do México

Nosso voo para o Canadá teve conexão na Cidade do México, quando aproveitamos para visitar seu centro histórico e anotar todas as dicas para você saber O que Fazer durante Conexão Longa na Cidade do México.

Museu de Belas Artes na Cidade do México

Alasca

Antes de curtir o Canadá, ficamos uma semana no Alasca, quando visitamos Anchorage, o parque Nacional Denali, Talkeetna e Seward. Ainda não consegui publicar tudo sobre esta viagem, mas confira os posts que já estão disponíveis abaixo e por atualizações na página-índice Alasca.

Alasca: roteiro de 7 dias e planejamento da viagem (com preços)
Alasca: cruzeiro nos Fiordes de Kenai, em Seward
Roadtrip entre anchorage e Seward, a melhor do Alasca
RV (motorhome) ou carro + hotel no Alasca? Comparativo de custos

alasca o que fazer
Parque Nacional Denali
O icônico trem da Alaska railroad e um dos muitos hidroaviões, em Moose Pass
Seward alasca
Seward, Alasca

Calgary, Canadá

De Anchorage, Alasca, tomamos um voo de volta a Calgary, cidade grande mais próxima das Montanhas Rochosas e que nos surpreendeu muito, inclusive o moderno aeroporto! Confira em Calgary: quando o Aeroporto te Abraça. Também sobre Calgary, compartilhei o Roteiro a pé em Calgary e suas esculturas

o que fazer Calgary
Uma das muitas esculturas de Calgary

Montanhas Rochosas: os parqes de Banff, Yoho e Jasper

Nossa aventura pelas paisagens deslumbrantes das Montanhas Rochosas começou em Banff, passou por Lake Louise e Parques Yoho e Jasper, retornando a Banff pela mesma estrada, a Icefields Parkway, considerada uma das mais bonitas do mundo. Quando publiquei este post, ainda não tinha escrito sobre estes lugares, mas no início da vida do Mulher Casada Viaja fiz um flashback e falei sobre a Icefields Parkway, a estrada que liga os parques de Banff e Jasper. Confira as atualizações na página-índice Canadá.

Alberta-Canada-roteiro
Canada Montanhas rochosas roteiro

Se você vai ao Canadá, leia
Visto Canadense: passo a passo para emitir o eTA, o visto eletrônico canadense para quem tem visto americano ou teve o canadense aprovado nos últimos 10 anos.

Parque dos Glaciares, Montana

Depois de tantas paisagens fantásticas, cruzamos a fronteira para os Estados Unidos e visitamos rapidamente o Parque Glacier em Montana, que passava por um grande incêndio florestal, levando-nos a alterar nossa rota, mas foi uma roadtrip fantástica!

A floresta renascendo após incêndio
paisagem entre o Glacier Park e Calgary

A estrada Going to the Sun só abre poucos meses por ano devido ao acúmulo de neve e quando fomos (set/18) tinha grande parte interditada por causa dos incêncios, e pudemos prosseguir somente até o centro de visitantes Logan Pass (lugar lindo, btw). A visibilidade ficou bastante comprometida, com as fotos sempre enuvidas, principalmente no primeiro dia. No segundo, o vento soprou a fumaça em outra direção, então aproveitamos melhor a manhã para fotografar.

Nas proximidades de Logan Pass. limite da Going to the Sun naqueles dias de incêndio

Curitiba

Em Novembro, uma viagem diferente e especial: fui a Curitiba para o II Encontro da Rede Brasileira dos Blogueiros de Viagem, do qual o Mulher Casada Viaja faz parte. Visitamos pontos turísticos da cidade mais verde do Brasil, museus, bares e restaurantes, e também fizemos o passeio de trem pela Serra da Graciosa até Morretes.

CuRiTiBa o que fazer

As dicas específicas sobre cada passeio começarão a aparecer em breve, mas por enquanto você já pode programar o que fazer no post Curitiba Recebe Blogueiros de Viagem e onde comer e beber em Curitiba: o que Fazer à Noite – 7 Bares Legais

Posts mais lidos em 2018

Você deve ter visto que ainda não publiquei muito sobre 2018, mas se você acompanha o blog sabe que sou detalhista e gosto de dar dicas bem completinhas, e isso demanda pesquisa e toma tempo, além de escolher e editar poucas dentre as centenas de fotos que tiro em cada destino. Então fique junto, segura na minha mão assine a newsletter, e vai acompanhando os novos posts! Confira agora os 10 mais lidos de 2018:


Este post é parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes, então outros blogueiros estão falando sobre suas viagens de 2018. Confira e se inspire para fazer a sua acontecer em 2019!

  1. Ligado em Viagem – Nossas Melhores Viagens de 2018 (Singapura, Malásia, Myanmar, Uruguai e mais)
  2. D&D Mundo Afora – Retrospectiva 2018: as melhores viagens do ano
  3. Cantinho de Ná – Retrospectiva 2018: 2 países e 7 cidades pra conta
  4. Vamos Por Aí –Melhores viagens de 2018 para te inspirar a viajar em 2019
  5. Destinos por Onde Andei … – Retrospectiva de viagens 2018
  6. Trilhas e Cantos – Retrospectiva – as melhores viagens em 2018
  7. Viagens Invisíveis – Retrospectiva 2018, as nossas viagens
  8. Uma Viagem Diferente – Viagens pela América do Sul, nossa retrospectiva de 2018
  9. Juny pelo Mundo – Retrospectiva 2018, o ano que realizamos o sonho de conhecer a Ásia!
  10. Diário de Turista- Retrospectiva de Viagens 2018: melhores momentos do ano
  11. Ninho de Jiripoca – Retrospectiva 2018: Por onde os caminhos nos levaram
  12. Por aí com os Pires – Retrospectiva 2018 – Nossos melhores momentos
  13. Mapeando Mundo – Mapeando Mundo: Retrospectiva 2018 para te inspirar em 2019
  14. Descansa na Volta – Retrospectiva de Viagens 2018
  15. Uma Turista nas Nuvens – O que rolou em 2018 – as melhores viagens do ano na Eruopa e Brasil
  16. Turista FullTime – Retrospectiva 2018 e as melhores viagens do Turista FullTime
  17. Manu no Mundo – Melhores dicas de Viagens – Retrospectiva 2018 com lugares, acertos e mais!

Por onde andarei em 2019? Já estou viajando no próximo destino, que vai demorar um pouco, mas espero que seja muito especial, uma viagem para comemorar meus primeiros 50 anos. E te desafio a adivinhar que tipo de viagem será: praia ou montanha? (essa tá fácil!), vários países ou apenas um?, viagem econômica ou para torrar as economias?

Planeje sua Viagem aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

35 respostas

  1. O Alasca é um destino que queremos muito conhecer junto com os meninos, mas provavelmente essa viagem só acontecerá no final de 2020 porque o caçula está no Ensino Médio e não pode faltar aulas. Amei ver suas fotos também do Canadá de onde tudo indica partirá o cruzeiro que queremos fazer para o Alasca. Suas viagens foram ótimas pelo que percebi nas fotos e em suas observações. Sobre a de 2019 que será comemorativa, arrisco que será pra uma praia e que não será econômica, você vai comemorar seus 50 anos com louvor. Acertei? Bjs.

    1. Vale a pena esperar por 2020, Cynara, você vai adorar o Alasca, mas em beleza deslumbrante, o Canadá ganha.
      Errou quanto à praia, sou pessoa de montanha! bjs e obrigada pela visita e comentário – e pelo chute ahaha

  2. Márcia, que ano cheio de viagens maravilhosas!!! Amei!!! Acompanhei sua viagem pelo Alasca e fiquei babando. Adorei também te conhecer em Curitiba! Espero que 2019 seja recheado de muitas viagens! Bjs

  3. Este parque em Montana é cenário de filme, que lindo, só viagens bacanas, adorei a retrospectiva, que 2019 seja cheio de viagens bacanas 🙂

  4. Alagoas certamente é o mar mais lindo do Nordeste, acho que perderia apenas para Fernando de Noronha, como ainda não conheço… Que roteiro lindo do Alasca até o Canadá, fiquei com água na boca. Feliz 2019!!

    1. Também não conheço Fernando de Noronha, mas acho que é outro tom de mar, mais azul intenso. Sim, Alasca e Rochosas na mesma viagem, foi maravilhoso! Feliz 2019 e mutias viagens para todos!

  5. Arrasou nas viagens! Umka mais linda que a outra, a começar por Alagoas, que eu amo de paixão! Post inspirador, quero muito conhecer o Canadá, essas fotos das montanhas rochosas são demais! Que 2019 te traga ainda mais viagens especiais em família! Bjs.

  6. Adorei as viagens… e sabe que às vezes também ficamos meses sem viajar e vai dando comichão, né? Mas valeu a pena esperar, heim? As Rochosas são demais… e Alasca? Ai, que sonho!!! Ah, adorei te conhecer em Curitiba! Beijos

    1. Oi, Liliane,
      Curitiba foi ótima pra gente conhecer os amigos virtuais, vamos esperar que role um novo encontro em 2019.
      Sim, sim, sim, Alasca e Rochosas, um prato cheio para quem curte montanhas, como eu.

  7. Aww, valeu o esforço de esperar 7 meses para explorar as belezas do Alasca e Canadá. Você sabe que eu sou fã do Alasca né rs, e acompanhei o perrengue que vocês passaram com a companhia aérea. Fico feliz que no final deu tudo certo e que a viagem foi linda. Cada lugar incrível que vocês conheceram que fiquei inspirada aqui a ir para o Canadá (ainda não conheço).
    Um Feliz 2019 🙂
    Abraços

    1. Josi, lembrei de você em Anchorage e até vi na minha cabeça sua fotinho no alto da montanha na trilha Flattop, mas como estávamos com nossa preguiçosa adolescente, não fizemos…
      Se você gostou do Alasca, certamente vai adorar as Rochosas.
      Feliz 2019 para você também!

  8. Oi, Márcia! Amei seu post… e vou pela premissa de que qualidade é muito melhor do que quantidade. Seus destinos foram sensacionais! Ainda não conheço o Canadá e o Alasca. Estão na minha lista há um tempão… quem sabe eles não saem em 2019?

    E eu acho que você vai torrar as economias! Afinal, os primeiros 50 anos a gente tem que comemorar com muito estilo! O meu será em 2020! Tenho dois anos pra colocar moedas no meu porquinho… hehehe! Beijão e feliz 2019!

    1. Tomara que consiga ir ao Canadá e ao Alasca, Regina. Se eu pudesse, voltaria sempre, como a natureza caprichou ali.
      Ahaha, tem razão quanto à justificativa de torrar as economias, mas não sei se vai rolar.Feliz 2019 pra você e boas viagens!

  9. Top demais suas viagens em 2018, Márcia, melhor ainda ter te conhecido em Curitiba no ERBBV, que venham mais encontros como este.
    Amei conhecer outras regiões do Canadá pelo seu olhar, país que visitei em 2018, em outra estação.
    Um Feliz Ano Novo, repleto de novos e maravilhosos destinos!!!
    Beijos.

    1. Acompanhei no IG sua viagem, Gisele, mas quero ler os posts, adoro o Canadá! Também gostei de conhecer você, Gisele, torcendo para rolar um novo encontro em 2019, mas se vier a SP, entre em contato!
      Feliz 2019, boas viagens e sucesso com o blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.