Fotografia

Não sei você, mas eu acho que viagem e fotografia andam juntos como arroz e feijão, Netflix e sofá, livro e lareira, havaianas e praia, e por aí vai… então a fotografia mereceu um espaço só pra ela aqui no blog!

O que fotografar em P&B – 8on8

Pensando que a riqueza do P&B está no contraste luz e sombras, procurei fotos com linhas paralelas, reflexos em água, montanhas nevadas… Acho que o mais difícil deste post foi buscar as imagens! De qualquer forma, lembro o que disse um fotógrafo cujo trabalho eu adoro, Ansel Adams: “Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias.”, Fácil, quando se sabe. Então deixo claro que não acho que as fotos a seguir sejam exemplos ou modelos de como fotografar em PB, mas serviram para uma reflexão a respeito. Espero que sirva pra você também! Continue lendo

 

Fotografando pessoas em viagens: legal e ou invasivo?

Embora eu não seja fotógrafa, sempre gostei de ver fotos profissionais e de fotografar, desde antes das câmeras digitais, dos smartphones, das redes sociais, que democratizaram como nunca antes a fotografia. Se você tem menos de 40 anos já deve ter ao menos ouvido alguém dizer que registrar viagens nessa pré historia era mesmo uma arte. Ou se compararmos com hoje, uma m…! A gente economizava nos cliques porque podíamos tirar no máximo 36 poses em cada rolinho e a revelação era cara (ou eu que não tinha grana mesmo?) e o resultado muitas vezes frustrante. Comprei minha primeira câmera semiprofissional (analógica, claro) em minha primeira viagem ao exterior. Ela fotografava super bem e era bem mais intuitiva do que a EOS Rebel que uso hoje, a fotógrafa é que não tinha experiência: perdi todas as fotos de minha primeira parada, porque não encaixei o rolo do filme corretamente, e as que consegui revelar (quem aí ainda deixa escapar “quero revelar minhas fotos”? ahaha) tinham enquadramento ruim e nenhuma criatividade. Mas este post não é uma viagem ao tempo e o que eu quero é saber sua opinião sobre fotografar pessoas desconhecidas, pela rua, então vai lendo…

Anúncios