Roteiros na Europa por 8 cidades grandes

Grana curta e tempo reduzido nos fazem querer aproveitar ao máximo as viagens, mas não caia na armadilha de visitar 10 países em 20 dias. Se você faz questão de conhecer primeiro as cidades grandes, sugiro aqui um roteiro na Europa por 8 capitais, com links para dicas de planejamento da viagem, além de outros 4 roteiros para você conhecer a Europa por regiões geográficas.

mapa europa
foto de Kirk Fisher, Pixabay

Roteiro de 23 dias na Europa

Aqui no blog, sempre falo sobre os lugares que visitei, assim tenho propriedade e segurança para te ajudar, por isso selecionei cidades grandes que conheci como primeira opção para este roteiro pela Europa, que são também das mais queridinhas: Roma – Viena – Budapeste – Praga – Amsterdam – Londres – Paris – Munique.

Para conhecer as 8 cidades de um dos roteiros sugeridos abaixo em uma só viagem, você vai precisar de no mínimo 25 dias, incluindo os voos de ida e volta (1 dia para cada). Eu, particularmente, não gosto de roteiros assim, pois acho que gastamos muito tempo e dinheiro em transporte, mas muita gente não se incomoda com isso e prefere viajar desta forma e este post é feito pensando nelas.

Além disso, é muito comum numa primeira viagem à Europa estarmos mais afoitos e querermos abraçar o continente, achando que talvez aquela seja a única oportunidade. E para muita gente é, mesmo, afinal não tá barato com o euro nas alturas! Seja feliz: escolha os destinos que sonha conhecer numa eventual primeira vez na Europa. Depois o universo vai conspirar e você voltará para fazer o que não pôde de primeira. Ah, não dê ouvidos para quem disser “Nossa, mas você não foi a tal cidade?” ou a quem julgar mal seu pinga pinga. A viagem é sua, é você quem está pagando. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é e ninguém melhor que você para fazer escolhas para você.

Abaixo a tabela com a sugestão de roteiros. O Roteiro 1 é o das principais cidades, e os demais têm cidades escolhidas por regiões:

Roteiro 1: 
8 capitais
Roteiro 2: 
sul
Roteiro 3:
Centro
Roteiro 4:
norte
Roteiro 5:
leste

Roma LisboaBerlimLondresBerlim
Viena SevilhaPragaParisVarsóvia
BudapesteBarcelonaVienaBruxelasPraga
PragaRomaBudapesteAmsterdam
Bratislava
Amsterdam FlorençaMuniqueBerlim Budapeste
Londres Veneza MilãoEstocolmo Dubrovnik
Paris
Atenas ZuriqueOsloAtenas
Munique Istambul Frankfurt CopenhagenIstambul

Roteiro 1 pela Europa – dicas de cada cidade

Nós fizemos várias viagens à Europa para conhecer todas estas 8 capitais, e o tempo em que passamos em cada uma é o mesmo que sugiro a você como o mínimo necessário. Ao clicar nas cidades, todos os posts com o que fazer, itinerário, e outras dicas das cidades, com exceção de Londres, sobre a qual tenho pouca informação.

Paris e Londres aconteceu em nossa primeira vez na Europa. Ficamos 6 noites em Paris e 4 em Londres. Dá pra fazer em 3 noites cada uma, considerando o limite dos 25 dias.

roteiro cidades mochilao europa
A Ponte das Artes e o lindo edifício da Academia Francesa
a ponte que não é a de Londres

Roma –visitamos numa viagem apenas pela Itália, e ficamos 3 noites na capital italiana. Voltei com meus pais a Roma em outra viagem à Europa, também 3 noites – e tinha e ainda tenho coisas para ver por lá.

cidades viagem Europa
Castello Sant’Angelo, em Roma
que cidades visitar Europa
Bastião dos Pescadores, em Budapeste
roteiro europa
Belvedere, em Viena
cidades roteiro europa
Praga
  • Amsterdam fugiu à regra do nosso estilo de viagem: esticamos de trem a partir de Paris, então gastamos bastante tempo no transporte. Ficamos 3 noites na cidade de difícil definição.
Amsterda arquitetura
Amsterdam

Leia sobre o trajeto de trem de velocidade entre Paris e Amsterdam em Trem: Paris-Bruxelas-Bruges-Antuérpia-Amsterdam

  • Munique visitamos duas vezes, ambas de passagem (porque não curto bate-voltas, lembra?), mas sugiro ficar na capital da Baviera ao menos 2 noites.
roteiro Munique
Munique

Leia também aqui no Mulher Casada Viaja
15 Bate-voltas e viagens a partir de Paris
Bate-voltas e viagens a partir de Munique
Bate-voltas a partir de Florença ou Siena

Bilhete aéreo para Europa

Eu gosto de usar o Google Flights para ver preços de voos, mas há outros sites, como Skyscanner e Kayak. Sempre traço o roteiro primeiro e depois compro o bilehte aéreo. Neste tipo de viagem, o ideal é comprar voo chegando por uma cidade e voltando por outra, para ganhar tempo, mas em geral este tipo de bilhete é mais caro, então é preciso fazer as contas para ver o que compensa. Para cotar ou comprar este tipo de bilhete basta selecionar a opção ‘múltiplos destinos’ ou ‘várias cidades’, dependendo do site usado. Embora este tipo de bilhete seja mais caro, compensa porque no final você não terá que se deslocar até a cidade de origem.

As cidades onde se iniciam e terminam os roteiros têm voos a partir do Brasil, diretos ou com conexão em cidades de acordo com a companhia aérea escolhida. Por exemplo, se você voar Air France, sua conexão será em Paris. Se voar pela Iberia, Madri. TAP, Lisboa, pela Lufthansa, será Frankfurt, e assim por diante.

Seguro Viagem

Você vai precisar contratar um seguro viagem, que pode ser solicitado no momento da imigração e ele não é opcional na Europa. Verifique se seu cartão de crédito oferece a Carta Schengen, caso contrário, faça um orçamento com nosso parceiro Mondial Allianz e ganhe descontos.

Quanto tempo ficar em cada capital na Europa

Sugiro que fique ao menos 3 dias em cada capital da Europa. Menos que isto seria um desperdício. A maior parte das cidades demanda estes 3 dias apenas para si, mas você pode querer fazer um bate-volta ou outro. Resista à tentação! Se durante o planejamento você ficar muito tentado a visitar cidades próximas, decida se quer viajar pelas capitais como aqui sugerido ou escolher uma região para explorar – o que eu acho muito mais interessante.

Se optar por visitar a Europa explorando-a por regiões, confira os roteiros:
14 dias no sul da Alemanha, Alsácia (França) e Áustria
Roteiro de 12 dias pela Toscana e Norte da Itália
Planejamento da viagem a Viena, Budapeste e Praga
Posts sobre o Vale do Loire, na França

Se tiver que diminuir o tempo em cada cidade, é melhor riscá-la do roteiro e conhecê-la em outra ocasião, porque nestes 3 dias em cada cidade ainda precisa ser calculado o tempo de locomoção entre elas.

Que transporte usar entre um país e outro na Europa

Para se deslocar pela Europa, o trem é o melhor transporte na maior parte dos casos. Os trens de velocidade encurtam distâncias e em 6 horas é possível ir de Barcelona a Paris, por exemplo, e as estações estão interligadas ao metrô e até aeroportos.

Mas será necessário usar avião em trechos como Roma-Viena, se você não quiser ficar 12 horas no trem ou 16 horas num ônibus. Por outro lado, pode-se optar por comprar um bilhete noturno no trem, assim você dorme enquanto é transportado para outro país e de quebra não paga a diária daquela noite. Eu nunca fiz isso, mas comecei a viajar pela Europa já tinha 40 anos, então o corpo pede mais conforto. Se você é jovem, aproveite, o mundo é seu!

Para trechos longos, confira as opções de voos das chamadas low-costs, companhias muito usadas pelas europeus e com tarifas mais baixas, como Ryanair, Vueling e Easyjet, todos em português. Elas cobram por bagagem, mas ainda assim eu acho mais barato do que voar pelas grandes aéreas.

Carro na Europa é indicado para cidades menores, em rotas onde a paisagem te convida a estacionar para curtir e fotografar, então como o foco deste post é roteiro por cidades principais da Europa, acho o carro dispensável.

Confira as roadtrips que fizemos na Europa, sempre alugando com a Rentcars:
Itália: Montanhas Dolomitas
Itália: Toscana
Alemanha: Rota Romântica
Alemanha: Baviera e Rota Alpina
França: Rota do Vinho na Alsácia
França: Rota dos Castelos do Vale do Loire

Imigração na Europa

A imigração (na verdade, o controle de passaportes) será feita na primeira cidade europeia em que você chegar e na última em que pisar na hora de voltar para casa. Se incluir Londres no roteiro, terá de passar pela imigração novamente.

O controle de passaportes costuma ser rápido, e eu nunca tive que responder perguntas, como acontece para entrar nos Estados Unidos ou Canadá, mas acho que o histórico de carimbinhos e talvez minha idade ajudem. De qualquer forma, estar seguro e tranquilo é a melhor coisa, afinal você não está cometendo nenhum crime ao ingressar em outro país. Tenha sempre a mão, além do passaporte (até 3 meses não é necessário visto para os países do Tratado de Schengen):
– passagem de volta
– comprovante de reserva em hotel, apartamento, hostel ou carta convite se estiver se hospedando em casa de família ou amigos

Os procedimentos de segurança são a parte mais chatinha, na minha opinião. Ainda não tem que tirar sapatos, como nos Estados Unidos, mas evite acessórios grandes de metal (o raioX me barrou por causa de um anel grandinho, uma vez), e enquanto está na fila já separe para colocar na bandeja:
– laptop, câmera fotográfica, celular, tablet
– relógio, echarpe/cachecol, jaqueta/casaco
– bolsa ou mochila

Esta etapa acontece depois que você já despachou sua bagagem, então certifique-se de que líquido ou gel acima de 100ml, objetos cortantes ou pontudos estejam na bagagem de mão. Leia mais a respeito em Fazendo as Malas

Hotéis, B&B, Apartamento, hostel

Mesmo antes de ter o blog, eu já fazia minhas reservas pelos Booking.com e consultava as avaliações de quem se hospedou. É fácil, seguro, e a maior plataforma de reservas que existe. Escrevi um guia para você tirar o melhor proveito do site de buscas e reservas: Como e Onde Reservar Hotel ou Apartamento para sua Viagem.

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo 8on8, cujo tema de janeiro foi Cidades Grandes. Confira o que as demais blogueiras participantes escreveram a respeito:

Lembre-se de que há inúmeras maneiras de montar um roteiro pela Europa, que dependerá de fatores como gosto pessoal, estação do ano, tempo e dinheiro disponíveis, mas espero ter contribuído para tirar do campo dos sonhos sua viagem ao Velho Continente. Se tiver alguma dúvida, terei prazer em ajudar.

que cidade visitar Europa
Assine a nossa Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba dicas imperdíveis de viagem!

COMENTÁRIOS

  1. Adorei a ideia do roteiro pelas 8 capitais, assim como os roteiros por regiões específicas. Também não é o meu estilo de viagem tantas cidades de uma vez, mas isso é muito pessoal. Deixo a sugestão no ideia de transporte entre as cidades que agora há um trem Eurostar ligando Londres e Amsterdam. Uma opção que pode ser mais interessante que fazer esse trecho de avião.

    • Bom, depende, né… Há quem se dê por satisfeito em 3 dias, mas eu não, ainda mais em se tratando de Itália. Mas se é o tempo de que você dispõe, dá pra ver o principal, sim.

  2. Marcia, adorei esse post. Super esclarecedor para quem vai para o Europa pela primeira vez. Achei o quadrinho de sugestões de roteiro uma excelente ideia. Apesar de já ter ido diversas vezes tem várias cidades dali que ainda não conheço.

  3. Olá Márcia, adoro suas dicas e sempre te acompanho. Você pode me indicar um site para fazer pesquisas de viagens de trem pela europa, mais especificamente pela alemanha. Obrigada.

    • Oi, Anne Marie, obrigada pela companhia! Você quer saber em qual empresa verificar as rotas e comprar os bilhetes de trem? Se for isto, pode comprar no oficial: https://www.bahn.com/i/view/index.shtml
      Caso precise de roteiros pela Alemanha, você deve ter visto os posts de nossa viagem pelo Sul do país, mas não visitei outras regiões. Qualquer coisa, volte aqui que te ajudo. Abraços

      • Oi Márcia, sim era este site mesmo. Vc compra por ele mesmo? Já li todos os post da sua viagem pelo Sul da Alemanha, inclusive vou usar muitas dicas em Agosto, quando estarei indo para lá!! Abraços

        • Ah, que bom. Eu compro sempre direto nos sites das companhias de cada país. Já fiz orçamento no site em português, a Raileurope, mas sempre sai mais caro.
          Espero que goste de lá tanto quanto nós, vai pegar alto verão, vai estar super animado com todos os biergartens, que delícia!

  4. Nossa! Adorei as sugestões de roteiros! Acho que o Roteiro 1 é o clássico dos clássicos da Europa. Normalmente é o roteiro que quem nunca foi quer fazer. Atualmente ando sonhando com o leste Europeu, então vou guardar a sua sugestão do roteiro 5

  5. que roteiro mais incrível Márcia, e gostei muito que você enumerou várias cidades, nos meus tempos de mochilão eu faria várias cidades em poucos dias, mas hoje acho melhor passar mais tempo e visitar poucas cidades! Vontade de fazer outro mochilão! Beijos

    • Pois é, também não dou mais conta de viajar assim não, mas nem tenho saudade, sabe, acho que em pequenas e várias prestações tem sido mais prazeroso. beijos!

  6. Nunca fiz muitas cidades em uma ùnica viagem curta… Acho que a maior “loucura” que fizemos foi sair de Berlim (daquela x que moramos là) e fazer em 11 dias para Praga, Bratislava, Viena e Budapeste.
    Me arrependo um pouco, pois ficou apenas como um aperitivo das cidades e se tudo der certo, retornaremos a essas cidades (talvez nao voltaria à Bratislava, visto que 2 dias ali deu para ver bastante).

    • Sua viagem mais curta ‘loucura’ está na média do que sugeri. Também sempre acho que fiquei pouco na maior parte das cidades que visitei, mas nem todo mundo pode ficar muito. Eu raramente posso me ausentar por mais de 14 dias.

  7. Na primeira vez que viemos para a Europa, nós fizemos um roteiro de capitais: londres, paris, berlin, praga e amsterdam. Foi legal para ter uma visão de boas vindas do continente.

  8. Oi Márcia… que vontade grande me deu de voltar à Europa ao ver os roteiros sugeridos, com tantas cidades lindas. Conheço várias delas e algumas, como Londres, eu gostaria muito de voltar.

    Dos destinos sonho tenho Budapeste, Viena e Praga. São deslumbrantes, não?! bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui