Estrasburgo: Museu de Artes Decorativas no Palácio Rohan

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Estrasburgo Palácio Rohan

Estrasburgo é tão lindinha que eu só queria bater pernas por suas ruas, atravessar pontes sobre canais e observar a rica arquitetura produzida ao longo dos séculos, mas a chuva do final de tarde me convenceu a entrar no Palácio Rohan e escolhemos visitar o Museu de Artes Decorativas instalado no térreo. Que bom pra mim que conheci um pouco mais da história de Estrasburgo e pra você, porque agora dou detalhes desta visita e você decide se vai espontaneamente ou estimulado por uma eventual chuva.

Além da chuva, outra oportunidade me trouxe de volta a Estrasburgo, desta vez para participar da Museum Week 2018, evento mundial em que centenas (milhares?) de instituições ao redor do mundo compartilharão durante 7 dias a #MuseumWeek para divulgar conteúdo cultural. Alguns blogueiros da RBBV, a Rede Brasileira dos Blogs de Viagem do qual o Mulher Casada Viaja faz parte, estão participando com uma Blogagem Coletiva, o que significa que neste mesmo dia 23 todos publicaram sobre algum museu visitado, espalhando dicas de viagem para você. Confira no final deste post os blogs participantes.

O Palácio Rohan
Construído entre 1732 e 1742 segundo projeto do principal arquiteto real, Robert de Cotte, para o príncipe-arcebispo de Estrasburgo Armand-Gaston, que segundo os tweets da época era filho ilegítimo do rei Sol com Anne de Rohan-Chabot, 0 Palácio de Rohan é Monumento Histórico Francês e obra prima da arquitetura barroca francesa e desde 1889 sede do Museu de Belas Artes. Em 1913 recebeu o Museu Arqueológico e o de Artes Decorativas em 1924.

Nossos governantes (imperadores, reis e mais recentemente presidentes) têm sido grandes viajantes, passando temporadas em diferentes castelos ou promovendo encontros para selar tratos. O Palácio Rohan recebeu alguns nomes bem conhecidos nossos: Luís XV, Maria Antonieta e Napoleão, e mais recentemente Fançois Mitterrand, Margaret Thatcher e até Barack Obana – e hoje pode receber você que tiver a sorte de conhecer Estrasburgo, a capital da Alsácia.

Leia também: Dicas e Roteiro de 3 Dias pela Alsácia e sua Rota do Vinho

Alsácia museus
O Paláci Rohan visto da Torre da Catedral

Coleção do Museu
A exposição se divide em dois setores: objetos, tapeçarias, mobiliário do século 18 expostos nos apartamentos reais e a coleção de de arte decorativa francesa do período de 1681 a meados do século 19. A visita começa pelos salões barrocos e acabei me demorando um bocado ali, pois não sabia que haveria tanto para ver. Não foi difícil ter a sensação de estar em Versailles, mas com uma vantagem: não havia uma multidão impedindo a observação dos ricos detalhes em cada cantinho.

Estrasburgo Palácio Rohan

Durante a Revolução Francesa, grande parte do mobiliário original foi vendido e detalhes decorativos destruídos durante a Guerra Franco-Prussiana, em 1870. Depois do bombardeio em agosto de 1944 um trabalho de restauro e busca por objetos remanescentes se iniciou, e ao longo dos anos novas peças vêm sendo confeccionadas com a aparência das originais.

Estrasburgo museus

O século 18 é considerado a era dourada na historia do artesanato de Estrasburgo, com destaque para a cerâmica fina, trabalhos têxteis, arte em metal e os ourives da cidade eram respeitados por toda Europa.

Estrasburgo museu Palácio Rohan

O dossel vermelho da cama real é uma cópia de 1989 da cama exposta no Castelo d’Aay-le-Rideau, no Vale do Loire. E por falar nisso, leia nossas dicas e roteiro pelo Loire e seus Castelos .

Estrasburgo pontos turísticos
O leito real

Além de livros, esculturas e tapeçarias, na biblioteca você encontrará cópias dos retratos dos reis Luís XIV e XV feitas em 1950, cujos originais se encontram em Versailles. A tapeçaria retrata a vida do imperador Constantino, criada a partir de obras de Rubens.

Estrasburgo Palácio Rohan
Bustos na biblioteca
Estrasburgo palácio
A biblioteca

Abaixo, os aposentos decorados para Napoleão Bonaparte, cuja esposa passou vários meses no Palácio Rohan.

Estrasburgo viagem

Já no segundo setor do museu, uma das salas de que mais gostei foi a dos relógios, uma exposição fantástica de relógios astronômicos e peças relacionadas, inclusive do primeiro relógio astronômico instalado na catedral de Estrasburgo.

Alsácia o que fazer
Estrasburgo dicas
trabalho delicado na capa destes cadernos

Infelizmente o museu estava fechando e fomos enxotados, com as luzes se apagando e o funcionário na nossa cola, não teve jeito, tivemos que sair sem ver boa parte da coleção do setor de objetos.

Vale a pena a visita? ôpa, muito, mesmo que você já tenha caminhado por salões de vários outros palácios, uma viagem no tempo assim é tudo de bom. Ou talvez você não se interesse muito por este tipo de museu, mas eu acho fascinante poder espiar como eram a mobília e objetos de época, pois aprendemos Historia na escola, mas muito pouco sobre a rotina nos séculos passados, seja de cidadãos comuns, seja de nobres. Se você também curte saber detalhes do dia a dia em outros séculos, sugiro o livro Paris no Tempo do Rei Sol, de Jacques Wilhelm, e outros títulos da Coleção Vida Cotidiana, que detalha os mais corriqueiros afazeres de várias épocas históricas.

Ms é claro que aprender in loco, viajando, é muito mais interessante e marcante. Por exemplo: eu sempre achei que lareiras eram responsáveis por manter castelos e palácios aquecidos no rígido inverno europeu e achava estranho quando não as via acesas em filmes retratando período do século 18 em diante. E foi, antes do advento do pai-google, viajando que descobri as salamandras, como esta da imagem abaixo, parte integrante do apartamento do bispo-príncipe – que não é o cara da foto.

Estrasburgo palácio Rohan

Horário de Funcionamento do Palácio Rohan
Funciona diariamente das 10h às 18h, exceto às terças-feiras.

Ingressos
Compre seu bilhete na bilheteria do museu (€6,50).
Se tiver mais tempo em Estrasburgo, faça as contas e economize ao comprar o Strasbourg Pass (€21,50), o cartão de descontos que inclui visita gratuita a 1 museu (inclusive do Palácio Rohan), passeio de barco pelos canais, visita à plataforma e Relógio Astronômico da Catedral de Estrasburgo, além de desconto de 50% num segundo museu, num áudio guide pelo centro histórico e outras atrações. Pode ser adquirido no Office de Tourisme, em frente à magnífica Catedral de Estrasburgo. Como gosto muito de perambular pelas ruas, raramente compro o passe, mas ele nos foi oferecido pelo Office de Tourisme de Strasbourg.

strasbourg pass

Outros blogs que participaram desta Blogagem Coletiva

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

17 respostas

  1. Màrcia….. eu tbm jà fui enxotada de muito museu e palàcio
    hahahahaha
    Perco a hora quando estou dentro!
    Gostei muito da biblioteca… seja dos mòveis quanto dos quadros e da decoração dos quartos!

  2. Adorei o Museu! Confesso que acho estes ambientes antigos e requintados maravilhosos! Pena que tiveram que sair.. mas fica como motivo para voltar!

  3. Adorei o jeito descontraído que apresentou o Museu! Deu muito vontade de conhece-lo, e confesso que me fez recordar do Victoria & Albert Museum, em Londres.

  4. Que lindoooo!!! Não conhecia esse museu, mas com certeza já entrou na lista aqui!! Estou mesmo querendo ir pra Alsácia (mas sem a chuva q vc pegou, por favor hahaha)

  5. Márcia que lindeza de museu, de post e… de cidade. Ando com muita vontade de visitar o interior da França. deveria ir logo matar essa vontade. Abraços e obrigada por compartilhar.
    O único museu de artes decorativas que conheço é o de Buenos Aires, que merece muito também. Mas esse de Estrasburgo está arrasador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.