10 atrações gratuitas em Budapeste

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Viajar para a Europa pode ser caro devido ao câmbio desfavorável, mas em compensação muitas cidades oferecem atrações gratuitas, desde museus (geralmente no primeiro domingo de cada mês) até o básico passeio pelas ruas para admirar a arquitetura, observar os locais e curtir o lugar. E Budapeste é uma cidade ideal para isso, além de ser mais barata do que outras capitais.
O prazer que temos ao caminhar às margens de rios como o Sena de Paris ou o Danúbio em Budapeste pode ser explicado pelo complexo que acabei de inventar: CCRP, complexo do cidadão com rio poluído. OK, o rio Pinheiros ficou mais bunitim com a ciclofaixa e o Tietê menos feio com as árvores e os arbustos plantados em suas margens, mas fazer essas intervenções é como gastar uma fortuna num vestido de grife para ir a uma festa embora você esteja infeliz e devastada por dentro. Fortuna, mesmo: 2,4 bilhões DE DÓLARES foram gastos no nosso pobre Tietê e o rio continua poluído, feio e mal cheiroso. Mas vamos a Budapeste, que tem o Danúbio: navegável, limpo, integrado à historia e vida (ou morte) dos budapestenses.

O Parlamento Húngaro
O Parlamento Húngaro


1. O Parlamento Húngaro –
Terminado em 1902 e recentemente restaurado, o Parlamento Húngaro é o principal cartão postal do lado Peste e conhecê-lo por dentro não é de graça. Mas ele é tão lindo por fora que você vai se satisfazer. Se gostar de fotografar, então, ele é modelo perfeito, de dia e de noite, de vários ângulos diferentes. Como ele é imenso, pode ser avistado de vários pontos da cidade, como da Citadella, do Castelo de Buda, das duas margens do rio Danúbio e da Praça Vertanuk, como na foto abaixo.
Primeiro Ministro
O Parlamento visto da Vertanuk Ter

2. Sob o Sol de Budapeste – Não é um por do sol festejado como o de Key West ou de Jericoacoara, mas muita gente sobe a Colina Gellert para ver o sol se pondo sobre a bela Budapeste. Se estiver com pressa, tome um ônibus, mas o caminho sinuoso – e cansativo – para pedestres é prazeroso, embora a vista seja um presente só ao chegar lá, pois a colina é toda arborizada, tampando a vista. Além da vista, a colina guarda uma construção do império asutro-húngaro, a Citadella, erguida pelos Habsburgs, no tempo do império austro-húngaro.
Budapeste o que fazer
O Danúbio visto da Colina Gellert


3. Bastião dos Pescadores –
Nem todos os pontos deste monumento construído na comemoração do aniversário de mil anos da Hungria são acessíveis gratuitamente, mas, sinceramente, 4 metros acima não farão muita diferença. Além da vista, a construção tem arcos lindos para emoldurar o Danúbio e o lado Peste, além de ser vizinho da bela Igreja Mathias.

Budapeste o que fazer
Bastião dos Pescadores e a Igreja Mathias, no centro


4. Basílica de Santo Estevão –
Seu interior é muito bonito e embora a entrada seja gratuita, há uma caixinha para doações. Mas eu acho que vale investir uns trocados para subir à Torre, de elevador. 

Santo Estevão Budapeste
Parte da Cúpula da Basílica Santo Estevão


5. Praça dos Heróis –
 
A grande praça anexa ao Parque da Cidade foi construída em 1896 em comemoração aos mil anos de historia da Hungria. Localiza-se no final da larga e movimentada Avenida Andrássy e fica entre dois importantes museus: o Museu de Belas Artes e o Kunsthalle (Hall of Arts).
Parque da Cidade Hero's Square
6. Parque da Cidade
Se você gosta de passeios ao ar livre, visite a maior área verde de Budapeste, que foi o primeiro parque público do mundo, cujas primeiras árvores e caminhos datam de 1751. Muitas atrações ficam no parque, como o Zoológico de Budapeste, o Museu do Transporte, Parque de Diversões e as famosas Termas Széchenyi. O castelo Vajdahunyad foi construído para exibir os vários estilos arquitetônicos da Hungria e seu lago artificial é usado para passeios de barco no verão e patinação no gelo no inverno.
Parque da Cidade Budapeste
7. O Danúbio e suas pontes – Um passeio pelas margens do Danúbio é uma ótima maneira para admirar os edifícios que sobreviveram às guerras. Cruzar as pontes sobre o rio permite que se vá de Buda a Peste. A Ponte das Correntes é a preferida dos turistas por sua beleza e proximidade a atrações como o Parlamento e o Castelo de Buda.
Ponte das Correntes
o Sol produz sombras estéticas na Ponte das Correntes

8. Estátuas: Arte e Historia pelas ruas – O mais famoso e visitado conjunto de esculturas é certamente o Sapatos do Danúbio, que fica perto do Parlamento, literalmente à margem do rio, e presta homenagem aos judeus mortos por nazistas. Mas Budapeste tem muitas outras esculturas e é uma delícia surpreender-se ao encontra-las. Pena eu não ter um mapa de onde se localizam, mas jogue no Google Statues in Budapest e confira a variedade de estilos.
escultura Budapeste
9. O Mercado de Budapeste – A passos da ponte Elisabete, o Mercado Central de Budapeste fica em um prédio do século XIX de belas linhas arquitetônicas e o tradicional telhado cerâmico colorido. Seu interior não é menos atraente e é uma boa opção para conhecer os queijos, salames, frutas e legumes locais, inclusive a famosa páprica. No segundo andar você encontra muitas opções de artesanato e suvenires.
mercado IMG_0579
10. Opera House – OK, o tour não é gratuito, mas ninguém vai te impedir de conhecer ao menos o saguão. Eu fiquei boquiaberta.
opera Budapeste
Está planejando uma viagem? Pesquise seu hotel pelo site Booking.com, o mesmo que utilizo para fazer as minhas viagens. Leia as avaliações de hóspedes, veja as fotos do quarto e do hotel, a localização e faça sua reserva clicando aqui.
O blog também te ajuda com o seguro viagem, que inclui desde problemas de saúde a extravio de bagagem. Temos parceria com a Mondial Assistance, que oferece 15% de desconto para os leitores do Mulher Casada Viaja. É só clicar aqui e fazer seu orçamento para uma viagem tranquila e segura. O código para fazer valer o desconto é atualizado nesta página do blog.
Links para posts relacionados (clique sobre o título para ler)
Budapeste: Guia para Planejar sua Viagem
Nas Águas Termais de Budapeste: Hotel Gellert
Viena-Budapeste-Praga: trem ou avião?
 
 

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.