Confira o que fazer em Buenos Aires e outras dicas. Motivos para visitar Buenos Aires não faltam. Listo aqui os que mais se destacam, na minha opinião.
1. Tango. Mesmo que você não aprecie o estilo, é uma viagem passear pelas ruas e encontrar um casal aqui e outro acolá dançando impecavelmente vestidos, penteados e perfumados.
2. Arquitetura. O centro e a região da Plaza St Martin tem edifícios lindíssimos que merecem vários cliques.
3. comida boa e barata. Se você como eu mora em SP, vai achar Buenos Aires incrivelmente acessível.
4. Vinho em todas as refeições. Ah, como é bom!
5. os parques da cidade
O que fazer em Buenos Aires
- Teatro Colon. Confira a programação do teatro nos dias em que estará na cidade. Quem sabe você tem a sorte de ver uma ópera ou balé. Do contrário, faça um tour guiado pelas salas de ensaio e outros aposentos.
- Jardim Japonês em Palermo. Lindo parque para namorar, fotografar e descansar.
- Parque de Palermo. Charretes, pedalinhos, jardins e lagos. O Ibirapuera deles com inspiração no Hyde de Londres. Costumo passear aos domingos pelos parques das cidades que visito, mas como fomos a San Telmo, visitamos o parque numa segunda-feira. Gostinho bom, também!
- Livraria Ateneo. Fica em um prédio antes ocupado por uma teatro construído no início do século XX, então dá pra imaginar a lindeza que é! Suba ao palco para um café ou curta a companhia de um bom livro em um dos camarotes.
- Zoológicos de Palermo e de Lujan. Visitar zoos é sempre uma boa pedida em viagens com crianças. A não ser que você vá ao zoológico da cidade Lujam, a 58 km de Buenos Aires. Lá só os visitantes acima de 16 anos podem interagir com tigres, leões e elefantes. Lhamas, pássaros e cabras são opções mais light, digamos assim. O que me intriga é pensar que esses animais – os felinos, principalmente, devem ficar sedados durante o dia todo, embora os responsáveis pelo parque jurem que isso não aconteça. Uma amiga este lá recentemente e interagiu com elefantes, que não precisam de sedação. Compartilhou conosco a fotinho do momento.
- Recoleta, o bairro charmoso e arborizado de Buenos Aires. Aqui foi uma delícia passear pelas ruas de edifícios residenciais elegantes e almoçar no Biela, como todos que vão a Buenos Aires!
- Cemitério da Recoleta. Para quem gosta desse tipo de visita, guarda os restos de Evita Peron.
- O Museu Nacional de Belas Artes possui acervo com Van Gogh, Renoir e Picasso.
- A Basílica Nuestra Senõra del Pilar é a segunda igreja mais antiga da cidade e mantém quase todos seus elementos originais.
- Calle Florida, rua de comércio de grande movimento de turistas, é um dos pontos onde dançarinos se apresentam. Atualiazação: em minha última visita, em jan/15, as danças tinham sido proibidas, que pena…
- Galerias Pacífico. Shopping na Calle Florida construído em 1888 e inspirado nas Galeries Lafayete de Paris, é um dos pontos mais luxuosos de Buenos Aires.
- Café Tortoni (Av. de Mayo 825 – seg a dom das 8h às 20h). Se fosse para escolher apenas um bar ou restaurante, este seria o meu. Pela decoração, pelo atendimento simpático (Ou será que foi o vinho? rsrsrs) e principalmente pela história. Inaugurado em 1858 quando a Argentina se tornou independente e frequentada por Gardel, é daqueles lugares que você sempre vai pedir mais um café, mais um vinho, mais um chope para não ter que ir embora.
- Passeio pelo Delta do Tigre. Por falta de tempo, não fizemos esse passeio. Mas hotéis e agências de turismo locais vendem pacotes. Também é possível ir independentemente, de trem, como fez o Diego do blog Uma Viagem Diferente.
- Puerto Madero. Que orgulho ter uma região portuária revitalizada, para poder passear, com boa oferta de restaurantes, sorveterias. Puerto Madero tem um deck agradável para caminhadas e um dos cartões postais de Buenos Aires, a ponte de las Mujeres.
- San Telmo aos Domingos. Mais do que tentar achar relíquias, a feira é uma diversão só, onde se encontram pessoas de diferentes tribos e nacionalidades.
- Avenida 9 de Julho é aquela famosa, tão usada como referência de Buenos Aires como o tango, a mais larga do mundo, com o obelisco comemorativo do quarto centenário do aniversário da cidade.
- Show de Tango para turista ver. Optamos pelo Señor Tango e aprovamos! Se quiser algo menos hollywoodiano, o Café Tortoni tem 2 shows por noite.
- Caminito fica a 400 metros do La Bombonera, estádio do Boca Juniors. O colorido das casas antes ocupadas por imigrantes genoveses no século XIX é histórico. O pintor Quinquela, morador do bairro, e outros amigos artistas transformaram os cortiços e prostíbulos com pinturas, mosaicos e murais.
- Andar, andar, andar. A arquitetura, o Tango com sangue francês, o vinho, a boa mesa, o friozinho, hum… Buenos Aires parece uma Europa aqui pertinho.
O que Comprar em Buenos Aires
Com a alta do dólar e a inflação Argentina galopante, Buenos Aires deixou de ser uma Miami, então roupas, calçados e artigos de couro precisam de boa pesquisa para pesar se vale a pena adquiri-los por lá. Mas algumas cositas não podem deixar de pular na sua mala!
- Obviamente, alfajores Havanna, doce de leite, vinho…
- achados da feira de San Telmo. Eu trouxe uma plaquinha de lavabo da arte filete portenha, ímãs de geladeira (embora pouco artesanais) e objetos andinos (!).
- CD de tango, claro!
OUTRAS DICAS
- Partindo de SP ou do Sul, é mais rápido chegar à capital da Argentina do que à do Ceará, por exemplo, por isso pode-se aproveitar um feriadão ou enforcar uma sexta e curtir a terra do Tango. Não precisa de visto nem de passaporte!
- Taxis são baratos, mas sempre tenha trocado e cuidado com golpistas. Uma noite, indo jantar em Puerto Madero, o motorista passou uma conversa de filho doente internado em hospital que acabou com nossa noite. Por dois motivos: se fosse verdade, nos sentimos mal por não ajudá-lo. Se fosse golpe, que mau caráter!
- Português é razoavelmente compreendido e portunhol bem aceito.
- Compre um guia e mapa e faça os passeios por conta. Buenos Aires é plana e fácil de andar e de se localizar.
- Cuidado com bolsa, câmera, relógio, assim como no Brasil.
- Se for de pacote, é provável que seu hotel seja no centro da cidade, região fácil para se locomover e muvucada, mas que à noite é bem caidinha, com moradores de rua, sujeira e muitos ambulantes que tomam a Calle Florida. Recoleta talvez seja a alternativa.
Respostas de 8
ola vizinha, tudo bem com voce?
Em setembro estaremos em Buenos Ayres e queremos ficar perto da Florida… alguma dica de hotel ? ou outra dica ?
muito obrigada
Oi, Soninha da academia do Clube? Tudo bem? Puxa, você veio pegar dicas bem de BA, pra onde não vou faz tempo. Eu fiquei nesse Hotel Pulitzer, veja o que acha:
https://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=816445&highlighted_hotels=252176&checkin=2024-09-08&redirected=1&city=-979186&hlrd=with_av&source=hotel&checkout=2024-09-09&keep_landing=1&sid=3c4c52eec762bf0d413f6ed33946928c
Depois me conta o que decidiu, e se precisar de algo mais, me avisa. Abraços