Outono e o Fall Foliage em NY

Uma das lindas estradas do interior de NY
Uma das lindas estradas do interior de NY

Quem vai a NY sabe que as opões de o que fazer, comprar, comer por lá são infinitas e a cada visita tem algo novo rolando na cidade que não dorme. Viajar para lá em Outubro era um sonho antigo e consegui realizá-lo este ano. Explico. Mas antes, que tal ouvir uma musiquinha enquanto lê:

Enquanto no hemisfério sul, onde está o Brasil, temos a primavera, no hemisfério norte é outono. E algumas árvores típicas de países como Estados Unidos, Canadá, Japão, norte da Europa apresentam o chamado Fall Foliage, efeito em que as árvores sofrem transformação na coloração de suas folhas, variando de amarelo, laranja, bronze, vermelho, dependendo da espécie e da região em que estão plantadas. Além disso o calor e as chuvas que antecedem o período também influenciam na intensidade e no período de pico. Na Europa, por exemplo, é comum a coloração amarelada e apenas os países nórdicos são presenteados com o vermelho.

IMG_0543

É um desafio planejar uma viagem internacional para um desses países com o objetivo de pegar o pico das cores, mas pelo menos nos Estados Unidos há vários sites especializados (veja no final do post) que fazem o mapeamento por região ano a ano.

Um mesmo Estado pode variar em semanas o pico, por causa da altitude, principalmente. Manhattan, por exemplo, é o último a ter o pico no Estado. Se não coincidir com a época, faça como eu: alugue um carro e corra atrás das cores. Se você gosta de natureza, não vai se arrepender!

O mapa abaixo representa uma média das datas em que ocorre o processo, mas vale conferir os websites de cada região e no ano de sua viagem.

USA-Fall-Foliage-Map

O Processo de Pigmentação das Folhas

Todo mundo lembra das aulas de Ciências e da clorofila, que permite às plantas capturar o sol e produzir energia pelo processo de fotossíntese, não é?

Quando o clima esfria no outono, a clorofila deixa de ser produzida. Os pigmentos amarelos e laranja, sempre presentes por baixo da camada verde das folhas, têm a chance de aparecer quando o verde diminui. O mecanismo que resulta o vermelho é mais complexo de ser entendido pelos cientistas por causa da energia que a árvore precisa para produzir a cor em um momento em que as folhas estão para cair.

árvores no parque estatual Minnewaska, em New Paltz, NY
árvores no parque estatual Minnewaska, em New Paltz, NY

IMG_0536 IMG_0445

Outono em NY

Adoro o outono. Aqui em São Paulo, o céu ganha uma luz linda e o pôr do sol parece o de uma pintura clássica. Mas o hemisfério norte tem seus truques também. O clima é ameno, e o friozinho é gostoso, assim como na primavera. Bom para as longas horas de caminhada que uma viagem impõe.

Estive em Nova Iorque de 8 a 14 de outubro de 2014. As árvores em Manhattan apresentavam folhagem amarelada e bordos (a árvore cuja folha é o símbolo do Canadá) já estavam alaranjados no meu último dia na cidade.

Vista do Central Park
Vista do Central Park

Embora o Central Park tenha algumas nessas árvores, muitas delas foram derrubadas durante a tempestade provocada pelo furacão Sandy, em 2012. Cerca de 300 árvores de diferentes espécies caíram. Esta foi a explicação para o parque não estar tão colorido como eu esperava, segundo o simpático e falante funcionário do hotel, proveniente de Hong Kong.

Efeitos do furacão Sandy no Central Park
Efeitos do furacão Sandy no Central Park
Vista do Sul do central Park, em 8 de outubro de 2014
Vista do Sul do central Park, em 8 de outubro de 2014
Central Park, próximo à Bethesda Fountain, em 14 de outubro
Central Park, próximo à Bethesda Fountain, em 14 de outubro

Leia sobre nossa day trip pelo interior do Estado de Nova Iorque em post futuro e confira fotos lindas do Parque Estadual Minnewaska durante a Fall Foliage. Também dediquei um post só ao Central Park (link abaixo). Afinal, redescobri minha paixão pelo parque nesta viagem!

Eu sabia que a região que compreende a Nova Inglaterra nos Estados Unidos ou o estado de Virginia eram ótimas opções para o Fall Foliage, mas rever NYC depois de 17 anos foi tentador demais! Mas se você quiser ou puder, pode dedicar uma viagem inteira a regiões com o melhor do Outono. Clique neste link para um passeio de imagens e dicas de cidades onde há o espetáculo das cores nos Estados Unidos (em Inglês):

E websites com mapeamento do Fall Foliage (sorry, in English again):

Mais dicas de NY você encontra nos links abaixo. Sobre outros destinos, clique no botão SEGUIR e receba nossas atualizações. Se tiver perguntas, você pode usar o formulário de comentários. Ele só será exibido depois de aprovação, então se não quiser vê-lo no blog, é só avisar.

Posts Relacionados (clique sobre cada título para ir ao respectivo post)

Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends

Nova Iorque: planejando sua viagem

NY em 5, 6, 7 dias

Roteiro New York: dia 1

Roteiro New York – dia 2: Upper West Side

Roteiro Nova Iorque – dia 3: Downtown

Roteiro Nova Iorque – dia 4

Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park

Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico

Atração turística em NY: lojas de brinquedos

Aeroporto La Guardia e o voo Delta SP-NY-SP

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Outono e o Fall Foliage em NY

  1. Elaine Zayat 18 de outubro de 2014 / 14:44

    Adorei sua matéria! Parabéns!Sou amante do outono e fall foliage me encanta… Beijo

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s