Roteiro Nova Iorque – dia 3: Memorial 11 de Setembro, Hard Rock Cafe e Times Square

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Este post relata o dia 3 em Nova Iorque, quando exploramos a região de Lower Manhattan: tomamos o ferry para Staten Island e apreciamos a Estátua da Liberdade, visitamos a região de Wall Street e o Memorial 11 de setembro, e jantamos no Hard Rock Cafe da Times Square.
Se você começar o planejamento de sua viagem a NYC por este post, vai perder algumas informações relevantes, tais como se localizar e se orientar em Manhattan, dicas de preços, melhor época, hospedagem… Então vá até o final deste post e veja o link para as publicações relacionadas a NY.

Nova Iorque litinerário
O sul de Manhattan

Tomando metrô – Eu sempre prefiro caminhar, mas a distância da 59th até a ponta sul da ilha não é mais para mim! Ótimo, primeira oportunidade de tomar o metrô nesta viagem. Como levantamos às 9h, os trens estavam bem vazios e até nos sentamos. A maioria das estações tem bilheteria, mas algumas só autoatendimento, que são fáceis de usar e aceitam cartão ou dinheiro. Compramos bilhetes ida e volta por 16 dólares (3 pessoas), bem mais barato do que sairia um taxi. Vale a dica: taxis são ótimos para percursos curtos e em horário de baixo tráfego.
As linhas de metrô que chegam perto do ponto de partida do ferry para Staten Island são as 1, 9, N, R (South Ferry, bem em frente à entrada) e as 4 e 5 (Bowling Green, precisa caminhar pela Broadway ou pela State Street).

trem em nova iorque linhas para o sul da ilhas

Passeio de Ferry a Staten Island
Eu já fiz travessias mais bonitas, mas ir a NY e não ver a Estátua é como ir a Paris e não ver a Torre. A Londres e não ver o Big Ben. Ao Rio e não ver o Cristo. You’ve got it.

ferry boat Nova Iorque Staten Island

como ver a estátua da liberdade de graça

Estátua da Liberdade vista do barco ferry

O ferry estava bem cheio – de turistas! Não só por ser um passeio gratuito, mas porque se tem uma linda vista da cidade e da Estátua da Liberdade. Se tiver uma câmera com um bom zoom, melhor ainda! Não era bem o meu caso, como você pode ver…Visita à Estátua da Liberdade

Em ambos os lados, as estações têm lojas e restaurantes. Ah, a bordo também é possível fazer uma boquinha pois há pequenas lanchonetes. Nos horários de pico, os ferries partem a cada 15 minutos, aumentando para 30 minutos fora do horário de maior movimento. Com esses 30 minutos de espera (não tem como, precisa desembarcar e pegar outro ferry na volta), minha filha aproveitou para fotografar os peixes de um tanque que fica no saguão de espera.

Staten Island Nova Ioque ferry

Staten Island Nova Iorque

Battery Park e a Estátua da Liberdade

monuments_immigrants
Monumento ao Imigrante

Um dos parques mais antigos de NYC, além de jardins e de ponto de partida para os barcos que levam aos passeios fluviais, o Battery Park possui inúmeros monumentos e um antigo forte que está sendo restaurado. Se você quiser ver a Estátua de pertinho ou quem sabe subir os quase 400 degraus até sua coroa, em vez de se dirigir a South Ferry Plaza, vá direto ao Battery Park, de onde partem as embarcações para a Liberty Island. O  ingresso ($18) dá direito a uma parada em Ellis Island, a ilha-museu que recepcionou cerca de 17 milhões de imigrantes entre 1892 e 1954, onde você pode ver fotos, livros de registro e árvores genealógicas.

Wall Street
Você já deve imaginar que havia um muro onde hoje é a rua financeira mais famosa do mundo, daí o nome, certo? Mas antes de chegar nela, saindo do Battery Park ou do ferry, caminhe pela State Street e vai dar de cara com o traseiro do Charging Bull, o famoso touro da Wall Street. Diz-se que  passar as mãos no nariz, no chifre e nos testículos do touro traz boa sorte. OK, é coisa inventada para turista, mas você também joga moedinha nas fontes de Roma e mete a mão no seio da pobre Julieta em Verona, certo? O touro é sinal de força e virilidade, características que o artista italiano pensou representar melhor a Wall Street.

itinerário Nova Iorque
Em 1996, o turismo não era como hoje e consegui uma foto sem turistas

Mais dois quarteirões sentido Norte e você terá à sua esquerda a Trinity Church e à sua direita a Wall Street. Se você é economista ou aficionado no mundo das ações, dê uma passeio por lá. Eu fiz os dois, em outras viagens. A Trinity traz um inusitado cemitério que pode ser visto da calçada da Broadway. Você não vê isso todo dia, vê?

Nova Iorque igreja Wall Steet
A Trinity vista da Wall Street

Continuando pela Broadway sentido Norte, entre à esquerda na Liberty St. até o final. À esquerda você verá o Corpo de Bombeiros e em frente o Memorial 11 de Setembro, que têm em comum o ataque às torres gêmeas do World Trade Center em 2001. Memorial 11 setembro Nova IorqueFaz tempo. Não foi no meu país. Mas eu me lembro desse dia em detalhes. Enquanto caminhávamos para lá, essas memórias passaram em minha mente e um mal estar tomou cota de mim. Eu nem tinha certeza se queria mesmo visitar o local. Acabei indo pensando no blog.

11 de setembro memorial Nova Iorque

Além do mal estar emocional, existe também um certo peso moral por “prestigiar uma atração” que só existe por conta do extermínio de mais de 2.700 pessoas. Talvez os mais de 700 mil turistas que visitaram o 9/11 Memorial Museum em menos de três meses (junho a setembro/14) também pensem assim, não sei. De qualquer forma, a casa de Ann Frank em Amsterdam e Auschwitz na Polônia são igualmente muito visitadas.

Nova Iorque memorial 11 de setembro

11 de setembro memorial Nova Iorque

Há dois desses poços, que ficam exatamente onde antes ficavam as torres do World Trade Center. Fiquei satisfeita em não presenciar ninguém fazendo selfie com sorrisinho e que os presentes mantiveram o tom de voz baixo, embora tenha ouvido relatos de que é muito comum o contrário acontecer.

Recentemente foi inaugurado o museu que conta a história da construção, destruição e renascimento do World Trade Center. Objetos encontrados nos escombros, vigas e até áudios de mensagens telefônicas estão expostas. A entrada custa 24 dólares. Informações no site oficial do Memorial 9 11.

Minha filha escolheu almoçar no Fridays ali perto, na Trinity Place. A memória do WTC não saía da minha cabeça e eu fiquei imaginando o restaurante coberto de pó, gente correndo desesperadamente pelo entorno. Na parede, um quadro dizia que o estabelecimento tinha sido um dos que abriram as portas para que os bombeiros pudessem descansar e se alimentar.

Saindo de lá, fomos para a Century 21, a mega loja que fica na Cortlandt st. Levei 4 horas lá dentro e saí me sentindo culpada por perder esse tempo dentro de uma loja. Com esta declaração, você já desconfia que não vai encontrar grandes dicas de compras no mulhercasadaviaja.com!  Explico porque gastei 4 horas se não gosto de compras: artigos para ele, para mim e para a pré-adolescente-criança, a idade mais difícil de se escolher algo para vestir! E a quantidade impressionante de artigos à disposição em vários andares também não ajuda a economizar tempo.

Times Square metrô
Até o metrô da Times Square é padrão Broadway

Chovia e tomamos o metrô até a Times Square, onde fomos a uma loja da Walgreens (rede de farmácia – nos Estados Unidos, farmácias têm de meias a produtos de festas sazonais) e jantamos no Hard Rock Café. Uma dica para a Walgreens que eu segui e aprovei: compre o condicionador Aussie 3 minute miracle Moist, que é muito bom. Também comprei um aparelho indicado pela minha dentista, o WaterPik, que é ótimo para higiene bucal. No post Atração turística em NY: lojas de brinquedos (link abaixo), eu falo da Toys R us da Times Square. Outras lojas muito visitadas são a M&M, a Forever 21 e a Aeropostale.

times square nova iorque onde comer

A TKTs fica sob aquelas escadas vermelhas e vende ingressos remanescentes (para o mesmo dia) para os musicais da Broadway. Eu nem cogitei de assistir a um desta vez, pois em São Paulo há inúmeras montagens que não deixam a desejar. Mas se você nunca assistiu a um, vale a pena, sim.

Times Square Nova Iorque à noite

hard rock cafe Times Square Nova Iorque

Mesmo que você torça o nariz para restaurantes temáticos, se gostar um pouquinho de música vai adorar o Hard Rock de NYC, principalmente se for fã dos Beatles. Além de baixo, guitarra e bateria, tem porta da Abbey Road Studios, mochila e ternos usados em shows pelo quarteto. Roupas de Janis Joplin e Elton john, máscara usado no filme The Wall do Pink Floyd, guitarra do The Edge, roupas de Madonna, a lista é grande!

hard rock beatles-0248
Mais Beatles! Se você é fã, reconhece estes terninhos

restaurante na Times Square Nova Iorque

10583967_10204191721226370_4673455582734600239_n

O atendimento é rápido como em todo restaurante americano e foi atencioso, com o atendente arranhando algumas palavras em português. A comida: hambúrguer insípido, mas a porção de fritas é maravilhosa, assim como a margarita.

Outras opções para este dia, ali no Sul da ilha

Depois do Memorial 11 de setembro, caso prefira, em vez de fazer compras como fizemos, você pode:

1.  caminhar (15 minutos) em direção ao leste para conhecer o Civic Center, bairro em que ficam os prédios públicos e administrativos da cidade, como tribunais, prefeitura, departamento de polícia e a St Paul’s Chapel, a construção mais antiga da cidade, do século 18.

2. também a leste (20 minutos), fica a região Seaport, e o Pier 17, um local bem gostoso de passear, com lojas e restaurantes, mas que estava sendo revitalizado, então nem chegamos perto nesta última visita. Entre no site oficial do Sea Port para conferir se as obras acabaram quando da sua visita, pois eu acho que vale a visita!

3. ir a Chinatown e Little Italy (20 minutos de caminhada). Estava no meu roteiro, mas não rolou…

Não coloquei a Ponte do Brooklyn pois ela estava no meu roteiro do quinto dia, que logo publicarei, mas você pode incluir nesse dia, dependendo do seu pique.

Posts Relacionados (clique sobre cada título para ir ao respectivo post)

Nova Iorque: planejando sua viagem

Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends

NY em 5, 6, 7 dias

Roteiro New York: dia 1

Roteiro New York – dia 2: Upper West Side

Roteiro Nova Iorque – dia 4

Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park

Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico

Outono e o Fall Foliage em NY

Atração turística em NY: lojas de brinquedos

Aeroporto La Guardia e Delta NY-SP NY

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.