Roteiro Nova Iorque – dia 4: Metropolitan Museum, Central Park e Museum Mile

Se você caiu de balão por aqui, este é um post que detalha o roteiro de 5, 6 ou 7 dias em Nova Iorque, em Outubro de 2014, então leia os anteriores para entender melhor a ilha de Manhattan e para conhecer o que entra no roteiro completo.

DIA 4: Metropolitan Museum, Central Park e Museum Mile

Antigas mansões de famílias abastadas deram lugar a diversos museus dessa área da cidade e outros estão em modernas instalações, como o belíssimo Guggenheim, que só pela arquitetura já valeria a visita. É a região conhecida como Museum Mile, ou Milha dos Museus. Mas há outras dezenas de museus espalhados pela cidade, claro.

Para não ser injusto com nenhum dos museus, escolha um para visitar (vale moedinha, dois ou um, palitinho). Não vá cair na besteira de ir a dois grandes no mesmo dia e ter a sensação claríssima de que não aproveitou nem um, nem outro. Relaxe, você acaba voltando a Nova Iorque outra vez e talvez um dia consiga visitar todos. Ou faça como eu, que repeti o Metropolitan sem culpa. E é dele que vou falar aqui.

Compramos nossos ingressos no autoatendimento, fácil e rápido, com pagamento em cartão de crédito. O ingresso nos custou $25 e crianças até 12 anos não pagam. Existe uma política “pague quanto quiser”, mas eu nunca tive a cara de pau de tentar! Você chega no caixa e diz que quer ingressos por 1, 2 ou 5 dólares, por exemplo. Deixe sua mochila e casaco ou sacolas gratuitamente na chapelaria, à esquerda da entrada. Assim você vai encarar o Met mais levinho. Com ingresso pago a preço de tabela, você ainda ganha uma entrada para o Cloisters, o museu de arte medieval que leva esse nome porque o prédio foi construído com restos de claustros, capelas e salões medievais.

Bem, falar de uma visita a um museu tão rico como o Metropolitan sem se prolongar muito é tarefa difícil, então vou mostrar em imagens um pouco do que visitamos e sugerir que você entre no website oficial (link abaixo) e escolha mais ou menos as áreas de maior interesse PARA VOCÊ! Lá você encontrará sugestão de itinerários de visita, também.

O Met, o mais importante museu de NYC, fundado em 1870
O Met, o mais importante museu de NYC, fundado em 1870

Esse planejamento é importante, porque assim como outros grandes museus pelo mundo é preciso fazer escolhas e cortes. MASP e Pinacoteca, em SP, não se comparam em volume de obras e metros a percorrer, então tê-los como referência, achando que se consegue em uma visita ver tudo, é engano certo.

Princesas sempre gostam de cavaleiros e armaduras
Princesas sempre gostam de cavaleiros e armaduras
Meninos gostam de espadas, mas também curtem pinturas!
Meninos gostam de espadas e armas, mas também curtem pinturas!
IMG_0297
Arquitetura e decoração americanas com interatividade digital, em The American Wing

Nesta praça em The American Wing, à direita se vê a fachada de uma antiga casa que foi remontada no museu. Passe pela porta e viaje na decoração e na História através do tempo. Ao fundo da foto fica uma das opções de alimentação dentro do museu, o The American Wing Café, no estilo pegue e pague no caixa. Tem frutas, sucos, saladas e sanduíches.

IMG_0293
The American Wing

Se você dispõe de pouco tempo e ainda não foi ao Egito, vale visitar o Templo de Dendur e toda área de Arte Egípcia.

O templo de Dendur no primeiro andar
O templo de Dendur no primeiro andar

IMG_0344

IMG_0286
As tapeçarias dos séculos 15 e 16 impressionam pelo bom estado de conservação, além, é claro, do intricado trabalho

IMG_0283 IMG_0306

Esta obra da foto abaixo me impressionou muito. Não é uma pintura, mas trabalho de marchetaria, acredite! E não há relevo, a ilusão é criada pelos diferentes tons de madeira. Fica na Galleria 501 e tem um segurança só para ela, vejam só! Afinal, dá uma coceira danada por não poder tocar! rsrsrs Originalmente, ficava num estúdio do Palácio de Ducal em Gubbio, Itália.
IMG_0279 IMG_0291

Quanto a pinturas, no segundo andar, elas estão organizadas por épocas/escolas, então fica fácil você ir direto ao seu interesse. Quando chegamos lá, já estávamos cansados, então acabei deixando de ver…. quase tudo e fui direto aos impressionistas, juntando mais Monets e Van Goghs à minha “coleção”! rsrsrs

Se o tempo estiver bom, não deixe de visitar o Roof Garden com vista para o Central Park.

Vale passar em uma das lojinhas ou stands de venda para comprar um pôster de sua obra preferida ou outro objeto para presentear sua amiga que adora arte. Eu peguei uma promoção de 3 pôsteres por 15 dólares. Vão virar quadrinhos!

DSC_1798
A chegada e
e o prêmio pela jornada: um hot dog de rua! Nada mais novaiorquino...
cinco horas depois, o prêmio pela jornada: um hot dog de rua! Nada mais novaiorquino…


Resumindo

  • Horário de funcionamento: abre diariamente às 10h e fecha às 17h30, mas às sextas e sábados vai até as 21h
  • Ingressos podem ser adquiridos na hora da visita, antecipadamente pelo website oficial do museu ou através do NY Pass. Adultos: 25 dólares, crianças abaixo de 12 anos não pagam e acima de 65 anos o ingresso custa 17 dólares.
  • Se tiver pouco tempo, prepare sua visita antes escolhendo quais galerias quer visitar.
  • As linhas do metrô que servem essa área são as 4, 5 e 6. A mais próxima do Metropolitan (Met para os íntimos rsrsrs) é a parada da 86th Street.
  • O museu tem áreas para refeições rápidas, bem concorridas.

Estava friozinho gostoso de outono e fomos caminhando pelo Central Park de volta ao hotel. Mesmo que você não esteja hospedado ali perto, passear pelo Central Park na volta do Metropolitan é sempre uma boa ideia. Afinal, você pode…

DSC_1844
Tomar um café à beira do Conservatory Water…
central park 4-0381
enquanto ouve jazz ao vivo

 

IMG_0385
Ou se deparar com uma cena linda de começo de Fall Foliage
ju alice-0379
encontrar a menina dos sonhos…
ou o próprio criador!
ou o próprio criador!

Uma boa Nova Iorque para você também!

Posts Relacionados (clique sobre o título para ser direcionado ao post)

Nova Iorque: planejando sua viagem

Atração turística em NY: lojas de brinquedos

Roteiro New York: dia 1

Roteiro New York – dia 2: Upper West Side

Roteiro Nova Iorque – dia 3: Downtown

Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park

Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico

Aeroporto La Guardia e Delta SP-NY

Neste web site você encontra links para 25 museus de NY

 

Se você gostou das dicas e ainda não recebe as atualizações por e-mail, clique em “Seguir” e não perca os próximos posts.

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s