Cabaña del Lago: refúgio em Puerto Varas, Chile

 

A onipresente vista. Mas tem vulcão ali, atrás da neblina!
A onipresente vista. Mas tem vulcão ali, atrás da neblina!

O fim do percurso de Bariloche a Puerto Varas através do histórico Cruce Andino (na verdade, fiz os dois percursos. Leia como foi) a convite da agência argentina Turisur foi o início de um descanso prazeroso e de um final de semana do tipo slow travel passado no Cabaña del Lago, hospedagem oferecida sem custo para que eu pudesse conhecer suas delícias e compartilhar aqui com vocês. O hotel é um dos mais tradicionais de Puerto Varas, existe desde 1980, e vem crescendo e se modernizando desde então.

Céu limpo não é garantia de dia claro na manhã seguinte: nos Andes, o clima muda com rapidez
Céu limpo não é garantia de dia claro na manhã seguinte: nos Andes, o clima muda com rapidez

Logo ao entrar no lobby, a decoração de montanha te abraça e te convence a ficar ali, desfrutando das muitas opções de lazer – e prazer – que o hotel oferece. Os funcionários são prestativos e simpáticos e o serviço do bar foi rápido – até mesmo depois da final da Copa América de futebol entre Chile X Argentina, quando as pessoas finalmente se lembraram que precisavam se alimentar de outra coisa que não do jogo e da sensação de vitória.

Fiquei com vontade de jogar bilhar...
Fiquei com vontade de jogar bilhar…
20150704-IMG_1620
No lobby, referência à Festa da Chuva, que acontece em Junho

20150704-IMG_1642 Puerto Varas dicas

20150703-IMG_1562

Objetos feitos por artesãos locais e móveis rústicos, mas de muito bom gosto, espalham-se por corredores e salas de uso comum.

 

réplica de embarcação utilizada pelos mapuches
réplica de embarcação utilizada pelos mapuches, o povo da região dos lagos andinos
Puerto Varas onde se hospedar
para quem não fica sem academia nem nas férias
o que fazer em Puerto Varas
Este terraço abrigado das intempéries serve parrilla em grande estilo
Puerto Varas com crianças
Brinquedoteca

O hotel oferece serviço de baby sitter para que os pais possam desfrutar de alguns momentos a sós e para isso a brinquedoteca é utilizada, embora esteja disponível para todos os hospedezinhos. Adolescentes podem se utilizar de inúmeros jogos de tabuleiros disponibilizados pelo hotel.

check mate!
check mate!
20150704-IMG_1649
antes de ir ao terraço, pegue uma mantinha tipo poncho
20150704-IMG_1652
o terraço do bar conta com fogareiros para aquecer o corpo, porque a alma já está, com tanta beleza

O bar do hotel serve, além de meu querido pisco sauer, sucos, vinhos, cervejas e outros drinks tradicionais, que podem ser acompanhados de porções ou sanduíches. Eu provei o Barros Luco, de pão de forma e carne, combinação que só é possível porque a carne é muito macia.

Vinho ou pisco sauer?
Vinho ou pisco sauer? Pisco, claro!

A piscina climatizada e coberta e o ofurô também têm vista para o lago. Além de toalhas, o hotel providencia tocas de uso obrigatório, por questões de higiene.

lago Llanquihue
Imagine: você, num ofurô com vista para o Lago Llanquihue e para os vulcões Osorno e Cabulco

Conheci a maioria dos apartamentos oferecidos pelo hotel. Uma característica que achei bastante interessante é o fato de que todo o mobiliário, roupa de cama, iluminação serem padronizados em todos os tipos de quarto e que sem exceção todos têm vista para o lago. O custo diferenciado refere-se ao tamanho do quarto, o standard de 20 a 22 metros quadrados e o superior de 28 a 32.

O quarto duplo, com duas camas de casal
O quarto duplo, com duas camas de casal

Os quartos têm termostato individual, colchão e travesseiros muito confortáveis. Chocolates sobre a cama e uma bebida grátis são gentilezas que te fazem sentir bem-vindo, além da simpatia de todos os funcionários.

dicas de Puerto Varas

20150704-IMG_0001Este cantinho não é exatamente o mais atraente, mas é prático. Muito bom ter esses bancos para acomodar nossas malas, embora nem todos os hotéis disponibilizem este tipo de móvel.
20150704-IMG_1584

 

 

 

Além da cômoda, há armário de quatro portas, onde está o cofre. E o quarto superior tem uma mesa onde você pode comer o café da manhã, se assim preferir.

Os banheiros dos quartos standard não têm banheira, mas possuem um receptáculo, que é uma espécie de banheira de 7 cm de altura, para reter a água.

20150703-IMG_1539 20150703-IMG_1540

Comodidades do quarto superior são o varalzinho e o toalheiro aquecido. 😍

20150703-IMG_1538
O café da manhã é servido entre as 7h e 10h – até as 11h nos finais de semana, isso é que são férias! Dormir, Comer, Navegar, novo sucesso literário cuja escritora deixou a família em Bariloche e se refugiou em Puerto Varas 😊. Há uma boa variedade de bolos e pães e mesmo no inverno são servidas frutas como abacaxi, uvas e kiwi, e ameixa e nozes também estão presentes. Uma especialidade local é o Kuchen, bolo em alemão, mas que é usado na língua original. Trata-se de um pão de ló com cobertura de geléia de frutas e farofa, como numa cuca.

o restaurante do Cabanas del Lago
o restaurante do Cabanas del Lago

20150705-IMG_0087 20150705-IMG_0091
Como eu disse antes, tive a sorte de acompanhar a final da Copa América 2015 numa disputa nervosa entre Chile e Argentina no bar do Cabañas del Lago, que dispôs um telão e decorou o espaço com balões nas cores das bandeiras dos países participantes do torneio. Com a vitória chilena, a festa estava garantida!

20150704-20150704_194954_HDR 20150704-IMG_0077

Agora, se você está em família com crianças pequenas ou com bebês, vale a dica de escolher uma cabana, que também tem vista para o lago, mas além de uma decoração especial, permite o preparo de refeições simples. Quem é mãe sabe o quanto isso é importante.

20150704-IMG_1628 20150704-IMG_1626 20150704-IMG_1629

Cada conjunto de dois quartos na cabana é ligado por um porta na sala de estar, que pode ser usada para compartilhar os espaços no caso de aluguel para famílias ou permanecer trancada e ser usada independentemente. Nesse caso, uma das suítes tem sala e cozinha e a outra não.

A suíte sem cozinha, que seria utilizada por filhos do casal
A suíte sem cozinha, que seria utilizada por filhos do casal
Mais mimos
Mais mimos
Decoração caprichada
Decoração caprichada
20150704-IMG_1674
A rusticidade exterior esconde o conforto interior

Do lado de fora, há um playground e um campinho de futebol, além do ofurô. Uma nova área para eventos corporativos será criada perto do atual playground, pois as salas de conferência de hoje já não comportam a demanda.

o playground: terra vulcânica sob seus pezinhos

Passei duas noites em Puerto Varas e quando fiz as fotos do Cabaña del Lago o céu estava encoberto. Mas no dia em que cheguei e quamdo havia uma lua cheia linda no céu, pude ver o Osorno, um desejo antigo que realizei nesta passagem breve por Puerto Varas, a convite da Turisur e do Cabaña del Lago. Se você tiver a sorte de estar lá em dias claros e de ficar neste delicioso hotel, vai poder vê-lo também!

Osorno: vulcão adormecido de beleza rara
Osorno: vulcão adormecido de beleza rara

Se você está cansado/a ou estressado/a, resorts de inverno são sempre uma boa opção para repor as energias. Nesta parte do Chile, no inverno o sol nasce às 9 horas e dormir acaba sendo uma terapia. E com vista para o Osorno e pertinho de lagos verde esmeralda, então, melhor ainda!

O único alerta que faço é que o hotel fica bem na ponta do lago. Não chega a ser distante, eu caminhei até o centrinho numa boa, mas em dias chuvosos ou para pessoas com dificuldade de locomoção, talvez a localização seja uma coisa a considerar. Meus pais de 78 anos ficaram lá há poucos meses e não acharam ruim a localização, pelo contrário: ficaram encantados com a vista do lago e dos vulcões!

Consulte este e outros hotéis em Puerto Varas no Booking.com, site buscador de hospedagem, o que uso para fazer as minhas reservas.

🌋 Website oficial do Hotel.

Leia também as dicas de o que fazer em Puerto Varas e o guia com várias informações práticas na página-índice de Puerto Varas.

O blog também te ajuda com o seguro viagem, que inclui desde problemas de saúde a extravio de bagagem. Temos parceria com a Mondial Assistance, que oferece desconto para os leitores do Mulher Casada Viaja. É só clicar aqui e fazer seu orçamento para uma viagem tranquila e segura. 

20150704-IMG_1661

 

10 comentários sobre “Cabaña del Lago: refúgio em Puerto Varas, Chile

  1. Marianne Rangel maio 20, 2017 / 7:24 pm

    Que hotel aconchegante! Adorei a vista, as comidinhas e os mimos! Faz toda a diferença né? Ótima dica!

    Curtir

  2. Michela Borges Nunes maio 20, 2017 / 8:00 pm

    Que hotel maravilhoso, perfeito, bom demais! Eu amei! E quanta comodidade né. Baby sister, até varalzinho!! Nossa, vou anotar a dica.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Lid Costa maio 21, 2017 / 9:48 am

    Puerto Varas esta definitivamente nos meus planos. Esse hotel parece tao aconchegante. Gostaria de me hospedar ai se tiver possibilidade.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Renata Pereira maio 21, 2017 / 12:56 pm

    Que gracinha este hotel! Em 2015 passei quase 2 meses em Santiago e Viña del Mar, foi aí que me falaram de Puerto Varas. Na época não deu pra conhecer, mas desde então estou com a maior vontade! E um hotel com uma vista pra mim é tudo!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. angiesantanna maio 21, 2017 / 7:18 pm

    adoro lugares assim bem rústicos com muita madeira, parece que é mais acolhedor! essa vista incrível faz animar qualquer pessoa de manhã né!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Renata Rocha Inforzato maio 25, 2017 / 8:50 pm

    Adoraria ficar em um desses quartos, com vista para o vulcão e esquecer do mundo. Só desfrutando das belezas da região e do hotel. Adorei o post

    Curtido por 1 pessoa

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s