Roupa de neve ou para temperaturas negativas

“Magina, num é tanto frio!” . Tá, vai nessa! Eu não sei você, mas eu sempre acho que não vai estar tão frio ou tanto calor. Lembro de quando desembarquei no aeroporto de Las Vegas em pleno verão norte americano. Enquanto colocava as malas no carro alugado, falava comigo mesma: “mas de onde vem esse calor? Não pode ser do asfalto, aqui é coberto.” Bem, era o calor do deserto e era sempre aquele bafo de forno ao sair do hotel, dos cassinos protegidos pelo ar condicionado… O mesmo quando fui para as Montanhas Rochosas Canadenses e diante de um maciço de gelo em um cânion me perguntava porque ali era tão frio, a ponto de doer os ouvidos e a cabeça. Vai pra lá na primavera? Leve toucas! Estas foram minhas primeiras viagens internacionais. Agora já estou mais experiente e até consigo dar boas dicas! 😉

Se você vai enfrentar temperaturas negativas, saiba que nem todas as roupas de inverno que usamos no Sudeste do Brasil, por exemplo, são eficientes para suportar o frio de temperaturas negativas. A quantidade/qualidade de roupa que você precisará para se sentir aquecido ou aquecida depende da temperatura média corporal de cada um, então neste post eu coloquei uma média para temperaturas de até 2 graus negativos, que foi o que enfrentamos no inverno mais quente que o usual de 2015 em Bariloche. Mas há quem sinta muuuito frio. Outro dia esta foto rolou no FB e eu a achei tão verdadeira que resolvi compartilhar aqui, mesmo não tendo localizado a autora, para pedir permissão (o site parece estar fora do ar e não achei a página do FB):

Não é
Não é?

Antes de sair comprando roupas e acessórios, veja com familiares e amigos se eles podem emprestar casacos, botas e outros itens que você não usará com frequência. Não é fácil comprar botas, casacos e outras peças que ficarão guardadas no armário até a próxima viagem a um lugar frio, dá dó do dinheiro gasto. A solução é… viajar para lugares frios mais vezes! 😂

Falando sério, eu já listei minha busca por roupas apropriadas para neve no post Bariloche: passeios e check list e agora volto ao assunto com novas dicas.

Preciso mesmo comprar roupas especiais?


Calças
Você não precisa comprar calças especiais. Leve as mais quentes que tiver ou mesmo seu jeans, mas precisará usar uma térmica por baixo, como primeira camada. Se você for para um destino onde neva muito ou onde neva pouco mas você for subir montanha para brincar  na neve ou esquiar, precisará de calças impermeáveis. Em geral elas são forradas e aguentam bem o frio, permitindo que a gente se sente diretamente na neve sem congelar ou sentir a umidade. Você pode alugá-las ou comprá-las. Leia o post mencionado acima.

Eu com minhas roupas para neve
Eu com minhas roupas para neve

Casacos e Jaquetas
Casacos de lã são ótimos para usar à noite, quando for jantar ou não ficar exposto ao vento, neve ou chuva por muito tempo. Do contrário você precisará de uma jaqueta corta-vento e impermeável. Além disso, use uma malha ou fleece por debaixo da jaqueta ou do casaco.

Calçados
Seu tênis aguenta se você usar meias térmicas. SQN. Eu, por exemplo, sinto frio nos pés e além de um par de meias térmicas preciso de uma bota forrada de lã de carneiro. Os tênis de montanhismo são boa opção para quem não sente muito frio, mas confirme sua impermeabilidade.

Se você vai fincar os pés na neve acumulada, cuja altura ultrapassa a altura da sola de seu calçado, possivelmente seus pés ficarão úmidos se o calçado não for adequado. Aí é que entram as botas de neve, que são seladas entre o solado e a parte que cobre o peito do pé e calcanhar para que a umidade fique do lado de fora.

Dica esperta: eu aluguei uma bota de borracha própria para neve porque ia caminhar na neve fofa. Só que em alguns pontos a altura da neve acumulada chegava próximo a meus joelhos, ultrapassando a barra das botas. Resultado: entrou neve dentro da bota e fiquei com os dois pares de meias térmicas molhados. Tive que tirá-las para não congelar. Então a dica é: ao alugar a bota, verifique se os canos são rígidos ou maleáveis. Se forem maleáveis, use um par desses elásticos comuns para deixar os canos lacrados em sua panturrilha.

aluguel bota de neve
Camadas: meia, saco plástico, botinha de feltro, bota impermeável: tudo na loja de aluguel

Sua bota do Brasil pode ser usada quando não está chovendo ou  nevando ou quando você for ficar em ambientes internos. Eu usei no Canadá e fiquei preocupada com o quanto meus pés ficaram frios só pelo tempo de contato com o gelo acumulado enquanto vazia meu simpático boneco de neve. Sério, foi preocupante.

Fincando os pés na neve com botas comuns: bad idea!

Acessórios
Os cachecóis de lã que usamos aqui são suficientes para manter seu pescoço quentinho e isso é importante para evitar problemas de garganta.

Já os gorros ou toucas que temos não dão muito conta do recado por dois motivos: o vento gélido penetra pelos buraquinhos da malha de tricô. Por isso em países frios você encontra gorros forrados com um fleece. Estes sim resolvem o problema. Não se esqueça de verificar se elas cobrem bem as orelhas. Outra questão é a impermeabilidade. Se você ficar na chuva ou na neve, use o gorro da sua jaqueta impermeável por cima do gorro de lã. Uma dica é comprar uma touca de soft e usar por baixo do gorr de lã mais bonitinho.

Roupa para neve
Para as crianças, há jardineiras, que evitam o gelo entrar no vão entre a jaqueta e as calças

Meias térmicas são essenciais. Não adianta usar duas da convencional. São comercializadas em lojas especializadas em roupas para neve ou esportes de montanha e fazem toda a diferença. Eu só percebi quando cheguei em SP vestindo um par e comecei a sentir um calor danado nos pés! E olhe que era inverno aqui.

As luvas que temos servem se você não ficar exposto ao frio por muito tempo. Eu fiquei uma hora esperando por um ônibus em ponto coberto, com luvas de lã comum, e minhas mãos congelaram. Da mesma forma que existem gorros de lã forrados, existem luvas. Para manipular neve ou esquiar, você precisará das luvas especiais, que são bem grossas e impermeáveis. As luvas de couro também são boas por serem impermeáveis, mas não aguentam tanto o frio.

Não se esqueça de óculos de sol para subir a montanha nas estações de esqui e de protetor labial. Hidratantes também são importantes, já que regiões montanhosas costumam ter clima seco.

VISTA-SE COMO UMA CEBOLA, EM CAMADAS

O segredo de estar preparado/a para o frio é vestir-se em camadas. Além de te manter aquecido/a, é mais fácil para aguentar as mudanças bruscas de temperatura quando saímos de um ambiente interno e entramos em ambientes com calefação.

cmadas de roupas para o frio
Foto da Quechua


1a. camada: roupa íntima e segunda pele
A roupa íntima é a mesma que usamos, claro, mas o que é a segunda pele? São camisetas e calças térmicas com tecido especialmente desenvolvido para suportar temperaturas negativas. É como uma leggings, mas de fleece. Há modelos para ambos os sexos.

2a. camada: malhas
Como explica a foto acima, pode ser uma malha quentinha de lã ou cashmere que você tem em casa, mas há no mercado as de fleece, que esquentam bem apesar de serem leves e finas.

3a. camada: casacos e jaquetas
Os mais eficientes são as forradas com pena de ganso. O tecido é de nylon ripstop, o mesmo utilizado nos balões de ar quente, o que dá maior durabilidade. O mais legal é que são extremamente leves. O menos legal é que são extremamente caros.

Já reservou seu hotel? Eu sempre usei o Booking.com para fazer as minhas reservas. Gosto potque leio as avaliações de hóspedes, escolho a localização pelo mapinha loca que eles disponibilizam em cada página, vejo as fotos do quarto e do hotel, e escolho se quero pagar lá, em moeda local ou antecipadamente. Se você reservar clicando no link acima, o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a pagar a taxa de manutenção, sem que você pague a mais por isso. E é uma forma simpática de retribuir todas as dicas legais.  

FAZENDO A MALA DE INVERNO
Com a alta do dólar, eu não tinha esperanças de encontrar bons preços no inverno 2015 em Bariloche, então levei tudo de casa para não usar aquela desculpa “minha roupa está suja, vou comprar novas”. Então procurei me garantir e agora sei que exagerei em alguns itens:
– segunda camada: não precisava levar tanta malha. Eu separei 8 peças para 15 dias, too many!
– casaco: mesmo os moradores locais não têm um monte de casacos, usam o mesmo praticamente todos os dias, variando os acessórios. Eu vesti um de lã para ir e ainda levei um na mala, uma bobagem. A jaqueta corta vento vermelha com fleece acabou sendo a mais usada mesmo – e a que me mantinha mais aquecida e seca. Se você acompanhar as fotos dos posts de Bariloche, vai notar que estou sempre com ela! – e do Chile, da Itália…

Também não sou a favor de perder tempo lavando roupa, a não ser que eu esteja num apartamento que tenha máquina que faça o trabalho enquanto eu tomo banho, por exemplo. Hotéis sempre cobram caro para fazer esse serviço e eu não sabia como seria lá em Bariloche, por isso levei tanta roupa.

roupa de neve
Quem tem roupa apropriada – e espírito jovem – pode brincar na neve!

O que senti falta: mais meias. Acabei não usando as meias-calças então as meias  foram super solicitadas. Uma só calça de fleece, primeira camada, além da meia calça, foi pouco, eu deveria ter levado ao menos duas.
O que levei demais: segunda camada. Apesar de ter levado uma montanha de malhas, só usei 3 ou 4, em 15 dias.

mala de inverno

o VacBag está disponível em 4 tamanhos. Paguei $20 no Grande
o VacBag está disponível em 4 tamanhos. Paguei $20 no Grande

Depois que a fiz foto acima, lembrei que não tinha colocado as calças (1 jeans, 1 lãzinha, 2 leggings grossas e 1 veludo) e acrescentei mais uma touca e mais um cachecol. Com tanta roupa, como fazer tudo caber na mala? Pode não ser novidade para muita gente, mas é um truque que não pode ser guardado em segredo! Spread the word: sacos fechados a vácuo. A marca mais famosa é Ordene. Ela vem com um lacre igual ao ziploc de embalagens de cozinha, e uma válvula. Coloque tudo dentro de um saco (ou dois, dependendo do tamanho dele), mas é importante que ele seja acomodado dentro da mala antes de você usar o aspirador para sugar o ar de dentro dele (pela válvula), pois assim o saco toma a forma da mala e você não perde centímetros preciosos. Além disso, depois de sugado ele vai estar tão rígido que você não conseguirá manipulá-lo.

ONDE COMPRAR ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS
Se você vai a um país com custo de vida acessível, deixe para comprar lá. Bariloche pode ter a moeda desvalorizada em relação ao real, mas achei tudo lá muito caro no inverno de 2015. Selecionei algumas lojas para você pesquisar online:

Fiero Shop 
BeneVento 
Decatllon
The North Face
Timberland

O blog também te ajuda com o seguro viagem, que inclui desde problemas de saúde a extravio de bagagem. Temos parceria com a Mondial Assistance, que oferece 15% de desconto para os leitores do Mulher Casada Viaja. É só clicar aqui e fazer seu orçamento para uma viagem tranquila e segura.

Posts Relacionados a Bariloche (clique sobre o título para saber mais sobre a região)

– Bariloche: guia para planejar sua viagem
 Bariloche: Roteiro de Inverno
 Cabaña del Lago: um refúgio em Puerto Varas, Chile
– Bariloche: Passeios e Checklist
 Puerto Blest e Los Cantaros: o melhor passeio de Bariloche

– Primeiro Encontro com Bariloche
– Isla Victoria e Bosque de Arrayanes: Natureza e Historia em Bariloche
– Cerro Catedral: um templo para brincar em Bariloche
– Cruce Andino: de Bariloche a Puerto Varas
Cerro Tronador: Lagos, Geleiras e Vulcão em Bariloche

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Roupa de neve ou para temperaturas negativas

  1. Tais Teixeira 7 de agosto de 2017 / 14:59

    Marcia!! Você acha que com 1500 pesos dá para passar tranquilo 4 dias em bariloche? As roupas para alugar lá, são mais ou menos quantos reais? Obrigada amo td que você posta!

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s