10 atrações gratuitas em Budapeste

Viajar para a Europa pode ser caro devido ao câmbio desfavorável, mas em compensação muitas cidades oferecem atrações gratuitas, desde museus (geralmente no primeiro domingo de cada mês) até o básico passeio pelas ruas para admirar a arquitetura, observar os locais e curtir o lugar. E Budapeste é uma cidade ideal para isso, além de ser mais barata do que outras capitais.

O prazer que temos ao caminhar às margens de rios como o Sena de Paris ou o Danúbio em Budapeste pode ser explicado pelo complexo que acabei de inventar: CCRP, complexo do cidadão com rio poluído. OK, o rio Pinheiros ficou mais bunitim com a ciclofaixa e o Tietê menos feio com as árvores e os arbustos plantados em suas margens, mas fazer essas intervenções é como gastar uma fortuna num vestido de grife para ir a uma festa embora você esteja infeliz e devastada por dentro. Fortuna, mesmo: 2,4 bilhões DE DÓLARES foram gastos no nosso pobre Tietê e o rio continua poluído, feio e mal cheiroso. Mas vamos a Budapeste, que tem o Danúbio: navegável, limpo, integrado à historia e vida (ou morte) dos budapestenses.

O Parlamento Húngaro
O Parlamento Húngaro


1. O Parlamento Húngaro –
Terminado em 1902 e recentemente restaurado, o Parlamento Húngaro é o principal cartão postal do lado Peste e conhecê-lo por dentro não é de graça. Mas ele é tão lindo por fora que você vai se satisfazer. Se gostar de fotografar, então, ele é modelo perfeito, de dia e de noite, de vários ângulos diferentes. Como ele é imenso, pode ser avistado de vários pontos da cidade, como da Citadella, do Castelo de Buda, das duas margens do rio Danúbio e da Praça Vertanuk, como na foto abaixo.

Primeiro Ministro
O Parlamento visto da Vertanuk Ter

2. Sob o Sol de Budapeste – Não é um por do sol festejado como o de Key West ou de Jericoacoara, mas muita gente sobe a Colina Gellert para ver o sol se pondo sobre a bela Budapeste. Se estiver com pressa, tome um ônibus, mas o caminho sinuoso – e cansativo – para pedestres é prazeroso, embora a vista seja um presente só ao chegar lá, pois a colina é toda arborizada, tampando a vista. Além da vista, a colina guarda uma construção do império asutro-húngaro, a Citadella, erguida pelos Habsburgs, no tempo do império austro-húngaro.

Budapeste o que fazer
O Danúbio visto da Colina Gellert


3. Bastião dos Pescadores –
Nem todos os pontos deste monumento construído na comemoração do aniversário de mil anos da Hungria são acessíveis gratuitamente, mas, sinceramente, 4 metros acima não farão muita diferença. Além da vista, a construção tem arcos lindos para emoldurar o Danúbio e o lado Peste, além de ser vizinho da bela Igreja Mathias.

Budapeste o que fazer
Bastião dos Pescadores e a Igreja Mathias, no centro


4. Basílica de Santo Estevão –
Seu interior é muito bonito e embora a entrada seja gratuita, há uma caixinha para doações. Mas eu acho que vale investir uns trocados para subir à Torre, de elevador. 

Santo Estevão Budapeste
Parte da Cúpula da Basílica Santo Estevão


5. Praça dos Heróis –
 
A grande praça anexa ao Parque da Cidade foi construída em 1896 em comemoração aos mil anos de historia da Hungria. Localiza-se no final da larga e movimentada Avenida Andrássy e fica entre dois importantes museus: o Museu de Belas Artes e o Kunsthalle (Hall of Arts).

Parque da Cidade Hero's Square

6. Parque da Cidade
Se você gosta de passeios ao ar livre, visite a maior área verde de Budapeste, que foi o primeiro parque público do mundo, cujas primeiras árvores e caminhos datam de 1751. Muitas atrações ficam no parque, como o Zoológico de Budapeste, o Museu do Transporte, Parque de Diversões e as famosas Termas Széchenyi. O castelo Vajdahunyad foi construído para exibir os vários estilos arquitetônicos da Hungria e seu lago artificial é usado para passeios de barco no verão e patinação no gelo no inverno.

Parque da Cidade Budapeste

7. O Danúbio e suas pontes – Um passeio pelas margens do Danúbio é uma ótima maneira para admirar os edifícios que sobreviveram às guerras. Cruzar as pontes sobre o rio permite que se vá de Buda a Peste. A Ponte das Correntes é a preferida dos turistas por sua beleza e proximidade a atrações como o Parlamento e o Castelo de Buda.

Ponte das Correntes
o Sol produz sombras estéticas na Ponte das Correntes

8. Estátuas: Arte e Historia pelas ruas – O mais famoso e visitado conjunto de esculturas é certamente o Sapatos do Danúbio, que fica perto do Parlamento, literalmente à margem do rio, e presta homenagem aos judeus mortos por nazistas. Mas Budapeste tem muitas outras esculturas e é uma delícia surpreender-se ao encontra-las. Pena eu não ter um mapa de onde se localizam, mas jogue no Google Statues in Budapest e confira a variedade de estilos.

escultura Budapeste

9. O Mercado de Budapeste – A passos da ponte Elisabete, o Mercado Central de Budapeste fica em um prédio do século XIX de belas linhas arquitetônicas e o tradicional telhado cerâmico colorido. Seu interior não é menos atraente e é uma boa opção para conhecer os queijos, salames, frutas e legumes locais, inclusive a famosa páprica. No segundo andar você encontra muitas opções de artesanato e suvenires.

mercado IMG_0579

10. Opera House – OK, o tour não é gratuito, mas ninguém vai te impedir de conhecer ao menos o saguão. Eu fiquei boquiaberta.

opera Budapeste

Está planejando uma viagem? Pesquise seu hotel pelo site Booking.com, o mesmo que utilizo para fazer as minhas viagens. Leia as avaliações de hóspedes, veja as fotos do quarto e do hotel, a localização e faça sua reserva clicando aqui.

O blog também te ajuda com o seguro viagem, que inclui desde problemas de saúde a extravio de bagagem. Temos parceria com a Mondial Assistance, que oferece 15% de desconto para os leitores do Mulher Casada Viaja. É só clicar aqui e fazer seu orçamento para uma viagem tranquila e segura. O código para fazer valer o desconto é atualizado nesta página do blog.

Links para posts relacionados (clique sobre o título para ler)
Budapeste: Guia para Planejar sua Viagem
Nas Águas Termais de Budapeste: Hotel Gellert
Viena-Budapeste-Praga: trem ou avião?

 

 

Anúncios

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s