Onde Ficar em Roma: Hotéis por Região

onde ficar em Roma
A São Pedro

Ferramentas como as avaliações de hóspedes do Booking.com e do TripAdvisor ajudam muito para escolher onde ficar em Roma, seja hotel ou apartamento. Compartilho aqui dicas das melhores regiões onde se hospedar na capital ad Itália e avalio hotéis em que fiquei, além de sugerir outros.

Não deixe de ler também o Guia de Roma, com dicas de tarnsporte, segurança, restaurantes, etc.

Como escolher onde ficar em Roma
Em qualquer cidade, a região onde você ficar hospedado terá impactos na sua experiência de viagem. Em cidades europeias, bairros afastados do centro podem estar descaracterizados tanto na arquitetura quanto na população – ou podem proporcionar uma vivência local mais autêntica do que se ficasse em zonas mais turísticas. Eu sugiro este tipo de hospedagem para quem tem mais tempo numa mesma cidade, dando preferência para B&B e aluguel de apartamentos. Mas se você dispõe de poucos dias na cidade, talvez seja melhor ficar na zona turística, perto de tudo.

O rio Tibre visto do Castelo Sant'Angelo
O rio Tibre visto do Castelo Sant’Angelo

O destaque no mapa abaixo mostra a região histórica de Roma, onde ficam museus, monumentos, igrejas, ou seja, ficando por ali, você estará bem perto das principais atrações:

  • a Oeste (esquerda) do círculo, na estação Ottaviano, estão o Vaticano, o Castelo Sant’Angelo e acesso próximo ao rio Tibre
  • ao Sul, o Coliseu e o Foro Romano
  • a Norte, a Vila Borghese e a Piazza di Spagna
  • no centro do círculo, sem acesso próximo do metrô, Pantheon, Fontana de Trevi, Piazza Navona
  • a Leste (direita), a estação Termini de trem e a Piazza della Repubblica, onde fica a bela igreja Santa Maria degli Angeli, onde fiquei na segunda vez em Roma (leia mais abaixo)

onde ficar em Roma

Roma, fora do centro
Se preferir ficar longe do burburinho turístico, e onde eu ficaria numa próxima vez, Trastevere é um bairro boêmio, com restaurantes graciosos e muito verde, do lado ocidental do rio, que foi descoberto por turistas e perdeu um pouco de sua autenticidade, principalmente depois do sucesso de livro e filme Comer, Rezar, Amar, mas ainda é uma graça e sua Basílica Santa Maria é uma de minhas igrejas preferidas em Roma.

O portão de Trastevere
O portão de Trastevere


Clique aqui para ver o mapa com os hotéis da região de Trastevere.

Em minha primeira visita a Roma eu fique fora do centro, na Via Aurelia, no Hotel Ergife. É um daqueles enormes, com restaurantes, bares, piscina, sala de convenções. Foi escolha da operadora de quem comprei o pacote e o quarto era grande, com terracinho, muito limpo e com ótimo café da manhã.  É uma boa opção para quem vai com crianças no verão, pois elas vão adorar a enorme piscina depois de turistar, e para quem está de carro, já que estacionar no centro é muito difícil e caro. O hotel fica numa rua sem saída e isso o tornava bem tranquilo. O metrô mais próximo (Aurelia) fica a pouco mais de 1 quilômetro do hotel. Nós caminhanhos algumas vezes e também tomamos um ônibus depios de descer da estação do metrô.

o Pantheon, no miolinho do centro
o Pantheon, no miolinho do centro, e as onipresentes cabeças de turistas

Hotel no centro de Roma
Na segunda vez em Roma, escolhi um hotel
 perto do metrô República, na Rua Modena, paralela à Via Nazionalle, onde há muitas lojas e restaurantes usados por locais. O SuiteDreams fica no primeiro andar de um edifício de uso misto  e isso a princípio me incomodou. Mas as avaliações de quem havia ficado lá eram muito positivas, então arrisquei. Não podia ter tido uma experiência melhor! O elevador é bom para os padrões de cidades europeias, os funcionários atenciosos e simpáticos, o quarto moderno, bem decorado e limpo e o banheiro bem equipado. O café da manhã uma delícia e me senti como num B&B, não em um hotel.

A sala de café da manhã
A sala de café da manhã

20150514-20150514_100915_HDR 20150514-20150514_100907_HDR

O corredor do SweetDreams
O corredor do SweetDreams

onde ficar em Roma hotel Roma

Hotel no miolo do centro de Roma
Se você está viajando com idosos, uma boa ideia é ficar no miolinho onde o metrô não chega, assim eles economizam as pernas. Não fiquei neste hotel mas a localização é fantástica e eu guardei o nome para compartilhar aqui no blog. Fica na Via di Pietra ao lado do Templo de Adriano. Não custa dar uma olhada: Albergo Cesare.

o Templo de Adriano, ao lado do hotel. Foto do Booking
o Templo de Adriano, ao lado do hotel. Foto do Booking

Leia os demais posts sobre Roma nesta página e sobre a Itália, nesta.

Sempre mantendo a transparência com os leitores do blog, informo que os links deste post para o Booking.com, site de busca e reserva de hotéis, apartamentos de temporada e B&B, que eu uso nas minhas viagens desde que comecei a escrever o Mulher Casada Viaja, não são publicidade.
Escrever e manter um blog dá muito trabalho e consome várias horas da minha semana, além das despesas com hospedagem. Firmar parcerias com o Booking e outras empresas confiáveis do ramo turístico é uma forma de monetizar o blog, então se você gosta das dicas e gostar dos valores e condições do Booking.com, por que não contribuir?

 

2 comentários sobre “Onde Ficar em Roma: Hotéis por Região

  1. Pingback: campo de' fiori

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s