O que fotografar em P&B – 8on8

O tema escolhido para este mês do grupo de blogueiras 8 em 8 é P&B, siglinha para Preto e Branco.  Antes de entrar em pânico – para um blog de moda ou decoração, beleza, mas como o Mulher Casada Viaja é um blog de viagens… Mas isso facilita na peneira: as fotos publicadas aqui são de paisagens naturais ou arquitetônicas, então o assunto já está escolhido. Depois foi pensar em que tipo de foto tem um resultado melhor em P&B? Com as câmeras digitais e uma infinidade de softwares de edição de imagens, fica fácil transformar qualquer foto originalmente colorida em P&B, mas não é tão fácil escolher quais, ao menos para mim.

Comecei excluindo o que não seria transformado tendo em vista que nossos olhos buscam o contraste produzido pelas cores, seja numa paisagem com diferentes tons de verde e flores coloridas ou num por do sol, seja num prato com alimentos diversos, então fotos ricas em cores foram mantidas coloridas.

Pensando que a riqueza do P&B está no contraste luz e sombras, procurei fotos com linhas paralelas, reflexos em água, montanhas nevadas… Acho que o mais difícil deste post foi buscar as imagens! De qualquer forma, lembro o que disse um fotógrafo cujo trabalho eu adoro, Ansel Adams: “Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias.”, Fácil, quando se sabe. Então deixo claro que não acho que as fotos a seguir sejam exemplos ou modelos de como fotografar em PB, mas serviram para uma reflexão a respeito. Espero que sirva pra você também!

  1. Esta foto eu já tinha transformada em PB porque achei que em cores estava muito quente e a monocromia trouxe um ar nostálgico, o que sempre sinto quando revejo fotos de Paris. A Ponte das Artes foi o primeiro ponto turístico que conheci em Paris, mas só na terceira vez por lá é que tirei esta.
Paris o que fazer à noite
Meia noite em Paris

2. O dia estava lindo, céu azul, o rio Danúbio verdinho, o castelo de Buda ao fundo com seu jardim cheio de tons de verde, mas talvez pelo que representa o conjunto de esculturas Sapatos no Danúbio eu tenha preferido manter a imagem em PB, acreditando que o impacto é maior assim.

esculturas Budapeste
Sapatos no Danúbio, Budapeste

3. Às vezes lamentamos que o dia está fechado, cinzento, mas é uma ótima oportunidade para fotos P&B. Talvez eu não tenha escolhido a melhor foto para retratar o que estou dizendo, mas um céu cheio de nuvens dá um efeito bem dramático à foto.

Alpe di Siusi, Itália

4. Esta foto eu já tinha transformado em PB, embora o dia estivesse lindo, achei que ficaria mais bonita assim. Na verdade, fica linda de qualquer jeito porque Budapeste é demais!

5. Texturas também caem bem em P&B, eu acho. Fiz esta foto da minha mãe e minha filha em uma das casas de pedra, em Assis, na Itália.

6. Não fosse o anúncio revelando ser 2015, esta bem poderia passar por uma foto do início do século passado, não? Acho que o PB sempre vai carregar essa imagem de “foto antiga”. Achei que combinou muito com a cena da Praça de República, em Praga.

7. É pau, é pedra, é areia no caminho! Praias também podem render boas imagens em PB. Esta é de Carmel, na Califórnia.

8. Retratos também ficam lindos em P&B! E como está chegando o dia dos namorados, escolhi esta selfie que tiramos em nosso primeiro dia no parque chileno Torres del Paine para lembrar que as fotos são apenas uma parte de nossas lembranças, mas são como cápsulas que nos fazem voltar ao tempo ou momento que retratam e nos trazem de volta sensações e sentimentos.

Confira o que os outros blogs fizeram sobre P&B:

A Bela, não a Fera, por Bela
Diário de Polly, por Pollyane
Foca no Glitter, por Paula
Qualquer Latitude, por Yasmin
Quarto de Viagem, por Flávia
Viajei Bonito, por Gisele
Why not, por Nicole

Dever cumprido. Agora posso colocar uma foto P&B de um serzinho que era preto e banco mas que encheu nossas vidas de cor.

 

 

 

Anúncios

27 comentários sobre “O que fotografar em P&B – 8on8

  1. quartodeviagem 8 de junho de 2017 / 11:00

    que lindas fotos Marcia, a minha preferida foi a dos sapatos no Rio Danúbio e achei linda a sua homenagem no final! ❤

    Curtir

  2. Gisele Rocha 8 de junho de 2017 / 11:05

    Márcia, adorei as suas fotos, principalmente aquela “meia noite em Paris”. Nunca imaginei fotografar praias em preto e branco, porque amo o azul do mar, mas confesso que achei a sua foto bem interessante. Parabéns!

    Curtir

  3. Pollyane Martins 8 de junho de 2017 / 11:50

    Lindas e inspiradoras fotos, Márcia. Gostei da sua explicação de como escolher as fotos que seriam transformadas em p&b. Tb tive essa dificuldade, pois uma das coisas que mais me atraem para a fotografia são as cores vivas. O seu post ficou lindo! Fiquei babando… Inclusive nesse au au lindinho ao final 🙂 Beijo grande!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Paula Reggiori (@focanoglitter) 8 de junho de 2017 / 11:52

    Aaah, amei as fotos! Tu começou por Paris ai já me ganhou! Budapeste e Praga ficam lindas em preto e branco, a paisagem se encaixa muito bem!
    Amei a fotinha do doggy, coisa mais fofa, quero amassar haha

    Um beijo! ❥

    Curtido por 1 pessoa

  5. Susana - Viaje Comigo 10 de junho de 2017 / 18:01

    Ahahah! Adorei todas as imagens, mas a última é realmente a melhor! Rsrsrsrs 😀 Que coisa mais fofa! Realmente as imagens a PB têm uma estética completamente diferente! Boas viagens!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Tina Wells - LondresPraVocê 11 de junho de 2017 / 6:54

    Eu adoro fotos em P&B, mas acho que elas têm uma proposta mais poética e dramática e não funcionam muito em blogs de viagem pois as pessoas querem ver o mais parecido como o “ao vivo e à cores”!

    Curtir

  7. Andrea 11 de junho de 2017 / 8:03

    Lindo demais…. eu particularmente adoro foto em P & B e essas suas estão incríveis. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Lid Costa 11 de junho de 2017 / 14:01

    Fotos preto e branco tem seu charme. Gostei muito da preto e branco do Shoes on the Danube (por conta da historia do lugar acho que combinou demais) e da do seu cachorrinho (achei fofa a coleirinha do Mickey).

    Curtido por 1 pessoa

  9. Débora Resende 11 de junho de 2017 / 22:50

    Confesso que não sou tão fã de fotografia P&B, mas as suas ficaram incríveis!! Que cachorrinho fofo ❤

    Curtido por 1 pessoa

  10. Ana 12 de junho de 2017 / 7:29

    Julgo que em determinadas fotografias o preto e branco pode acrescentar muito impacto. Acho que nos leva a reparar mais nos pormenores, na luz e nos contrastes. Além de que, como escreveste, confere o ar de fotografia antiga a determinados cliques, que fica super bem! Durante algum tempo fotografei imenso a p&b com uma analógica que tenho… talvez seja tempo de voltar a pegar nela!

    Curtir

  11. Alessandra 12 de junho de 2017 / 10:52

    Amo fotografar, e adorei estas dicas. Não tinha pensado nesta situação das fotos noturnas, que realmente as vezes ficam over, e o PB ficou muito legal mesmo. Parabéns pelo post.

    Curtir

  12. angiesantanna 12 de junho de 2017 / 22:44

    quantas fotinhos lindas!! p&b é uma poesia que ainda não sei ler, prefiro as coloridas!! e cabelos tb aheuahe

    Curtido por 1 pessoa

  13. Gabi 2 de julho de 2017 / 14:29

    Fotos lindíssimas! A de praga ta mesmo um primo, Carmel idem, maaaaas essa sua com o marido, felizes e rindo ❤

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s