Alemanha (Baviera), Áustria (Tirol) e França (Alsácia): planejamento e roteiro

Neste post você vai encontrar o roteiro e o planejamento da viagem de 14 dias a 3 países europeus: Alemanha, França e Áustria. Percorreremos as regiões da Baviera, onde ficam cidades de contos de fada na chamada Rota Romântica, e de Baden-Wurttemberg, cuja maior cidade é a capital automobilística alemã Stuttgart e onde fica a Floresta Negra, e alguns dos castelos mais lindos do país e talvez do mundo. Uma França à la chucrute nos espera na Alsácia, que é uma rota de vinhos e tem como cidades mais conhecidas as belas Colmar e Estrasburgo. Para fechar o roteiro e voltar a Munique, incluímos o castelo Neuschwanstein e o Linderhof, e uma bela esticada até Salzburgo e Hallstatt, na Áustria. É um roteiro estilo maratona, mas acredito que por serem cidades bem pequenas (nas menores, um rotiero a pé tem apenas 2 ou 3 quilômetros), conseguiremos cumprir com tranquilidade, principalmente porque não é alta temporada.

O Castelo Neuschwanstein visto da Marienbrucke

Esta viagem tem características do famoso “já que”. O destino principal era a Rota Romântica, mas ‘já que’ a Alsácia é logo ali depois da fronteira, por que não? E ‘já que’ estamos perto de Hallstatt, na Áustria, vamos incluir um dia no vale de contos de fadas. E ‘já que’ fomos até ali, não dá pra deixar de conhecer Salzburgo, claro. Por essas e outras, as cidades alemãs mais ‘conhecidas’ ficaram de fora. Meu marido, há 10 dias da viagem me perguntou: “Nós vamos pra Frankfurt?” Não. “Vamos para Berlim?” Não. Como vocês podem ver, ele confia completamente em meus planejamentos! Além da viagem do ‘já que’, podemos nomear esta viagem low profile, porque apesar de visitarmos cidades conhecidas pelos europeus e por quem viaja mais do que a média brasileira – que diga-se de passagem é baixíssima – muita gente não tem ideia do que seja Wurzburg ou Garmish-Partenkierchen. Eu não conhecia a maioria delas (e ainda não sei pronunciar seus nomes), então te convido a viajar comigo e conhecer estas belezinhas medievais do vinho e dos Alpes nos próximos posts. Neste, compartilho o roteiro e relato do planejamento, que pode ajudar quem quiser ir para este pedaço lindo, cheio de historia e natureza da Europa.

A “estrela” da Rota Romântica

Como escolhi as cidades do roteiro
Eu adoraria chegar lá e ficar ou partir de acordo com a empatia pelas cidades, mas com dias sempre contados e uma lista imensa de lugares para conhecer – e como me encanto com quase tudo e aí ficaria semanas em cada lugar – pesquisar e otimizar são sempre palavras de ordem no planejamento de nossas viagens. Além disso, foi-se o tempo em que podíamos viajar sem reservar hotel e decidir por um no calor do momento. As pessoas estão viajando mais e mais e na Europa tudo lota rapidamente.

Li diversos blogs e alguns fóruns de viajante principalmente para saber quantos dias ficar na Rota Romântica e quais cidades escolher como base. A maioria diz 4 dias, e outros diziam ter conhecido apenas 2 cidades em um bate volta a partir de Munique. Os dias que sobraram foram distribuídos pelas cidades próximas. Consegui então fazer um roteiro circular (na verdade o formato assemelha-se a um chapéu de bruxa 😂), começando e terminando em Munique. Quase abandonei a ideia de esticar até a Alsácia para ficar mais tempo na Alemanha, mas já me convenci de que terei que voltar ao país em outra oportunidade (Heilderberg, Bamberg, Frankfurt, tão próximas, ficaram de fora desta eurotrip) e já sei até mais ou menos o roteiro 😉. Quanto à Áustria, Innsbruck ficou de fora mas pode ser visitada rapidinho a partir de Verona-Trento-Bolzano, na Itália, para onde quero voltar, e Viena nós já conhecemos. Aliás, leia o roteiro de 3 dias com dicas da linda Viena aqui.

Estrasburgo, região de Alsácia, França

Roteiro de 14 dias
dia 1: ✈ Munich International Airport 🚗Landsberg am Lech 🚗 Augsburg🛏 (150km rodados)
dia 2: 🚗 Dinkensbuhl 🚗 Rothenburg ob der Tauber 🛏 (156 km rodados)
dia 3: 🚗Würzburg 🛏 (92 km rodados)
dia 4: 🚗Stuttgart🛏 (1130km rodados)
dias 5 e 6: Stuttgart e 🚗 Strasbourg🛏 (220 km rodados)
dia 7: 🚗 Riquewihr 🚗 Kaysersberg 🚗 Colmar🛏 (90 km rodados)
dia 8: 🚗 Castelos de Lichtenstein e Hohenzorlen 🚗Schwangau 🛏 (430 km rodados)
dia 9: Schwangau 🛏 (20 km rodados)
dia 10: Schwangau 🚗 Garmish-Partenkirchen  🛏 (115 km rodados)
dia 11: 🚗 Salzburgo 🛏 (185 km rodados)
Dia 12: 🚗 Hallstatt 🚗 Berchtesgaden🛏 (140km rodados)
Dia 13: Berchtesgaden 🚗 Schonau am Konigsee 🚗 Berchtesgaden (30 km rodados)
dia 14: 🚗 Munique (155 km rodados) e ✈ SP

As atrações de cada cidade ou localidade relatarei nos posts a respeito de cada um dos lugares, então procurem sempre na página da Alemanha que vou alimentando-a conforme forem publicados os posts.

Os dois mapas abaixo contêm todos os lugares do roteiro (menos aqueles que ainda vou descobrir!); o primeiro cobre os dias de 1 a 9, entre Munique, Rota Romântica, Stuttgart e Alsácia, e o segundo de 10 a 14, na região dos Alpes alemães e asutríacos.

Hallstatt, Áustria Foto de Wikepedia

Transporte aéreo para a Rota Romântica
Partindo do Brasil, você pode chegar por Frankfurt ou Munique, cidades próximas do início ou fim da rota Romântica, tendo Wurzburg mais ao Norte e perto de Frankfurt, e Fussen ao Sul, na fronteira com a Áustria, mais próximo de Munique.

Não tentei esta dica que deixo pra você, que é possível voar para outro país europeu e pegar uma empresa lowcost para fazer o trecho a partir dessa cidade de entrada na Europa até Munique ou Frankfurt, mas talvez você possa aproveitar uma promo e fazer isso.

Limitei minhas pesquisas às simulações a seguir, usando o Google Explore Flights, o Voopter e os sites da Latam e da Lufthansa (preços pesquisados para 2 bilhetes em classe econômica), com datas de voos próximas ou iguais:

– SP-Munique (conexão em Frankfurt)/Munique (conexão em Frankfurt)-SP: R$ 7.100 pela Lufthansa – voo escolhido
– SP-Munique (conexão em Frankfurt)/Munique (conexão em Frankfurt)-SP: R$ 7.730 pela TAM
– SP-Frankfurt/Frankfurt-SP – R$ 6.700 pela TAM
– SP-Frankfurt/Munique-SP – R$ 8.100 pela TAM

Sim, eu sei que milhões de pessoas vão dizer que conseguiriam um custo menor e bla bla bla, mas viagens mais curtas em companhias aéreas com bom serviço custam mais caro, certo? Se você quiser economizar e tiver mais tempo do que eu, é só jogar na busca 2 conexões ou mais que acabam aparecendo voos mais em conta. Nossa conexão durou apenas 1 hora em cada voo.

Mas talvez a dica mais importante seja: faça suas pesquisas sempre em uma janela ou aba anônima em seu navegador (Explorer ou Chrome). Já aconteceu várias vezes comigo de o sistema da companhia aérea dar mensagem de erro e quando faço nova busca o valor do bilhete estar mais alto. Desta vez fiz isso só pra ver no que dava e BATATA! Fechei a guia, abri uma anônima e o mesmo voo saiu com pelo preço pesquisado inicialmente: R$ 3.500,00/pessoa com todas as taxas inclusas.

Outra coisa: não marquei nossos assentos no momento da compra dos bilhetes, pois a Lufthansa cobra uma taxa para cada assento marcado (cerca de R$ 100 por pessoa e por voo internacional, mais uns $40 por voo doméstico). Fui monitorando os assentos disponíveis a cada quinzena. Três dias antes da viagem ainda havia lugares bons e juntos, ent’ao apostei na espera até o checkin, que fiz 23 horas antes do voo e, adivinha? tinham vários lugares juntos, na janela, fileira do meio, corredor, a escolher – sem pagar. Lembre-se: não estou aconselhando a fazer o mesmo, apenas comentando que comigo, desta vez, deu certo.

Escolhi as conexões mais curtas, já que não me interessava tanto sair do aeroporto para conhecer Frankfurt (já estou bolando um roteiro para chegar em Frankfurt e curtir o Norte e Oeste da Alemanha junto com Luxemburgo e talvez Bélgica), mas você pode escolher um voo com conexão longa e curtir uma cidade a mais, de graça!

Leia sobre nossa conexão em Munique, onde tem dicas de como chegar ao centro a partir do aeroporto de trem e um roteiro pelas principais atrações do centro

Munique, setembro de 2015

Que época ir
Talvez seja melhor dizer o porquê de termos escolhido esta época. Vi fotos do verão e da primavera das cidades da Rota Romântica e da Alsácia, que são  belíssimas, mas verão é tudo mais cheio e caro, e na primavera do hemisfério Norte nós escolhemos ir ao Chile. Já estivemos em Munique em Setembro e achamos o clima ideal: friozinho agradável e dias claros, época mais seca do ano. Além disso, o outono colore as árvores – e tem Oktoberfest e outros festivais de outono em várias cidades e castelos. Além disso, setembro sinaliza o final das férias europeias, o que significa rotas turísticas mais vazias.

O palácio Residenz, em Munique

Carro ou trem?
Vários motivos nos levaram a fazer todos os trechos de carro:
1. ganharíamos tempo de uma cidade a outra, sem ter que esperar pelos trens ou nos deslocamentos até as estações.
2. é possível chegar a quase todos os cantinhos desse roteiro de trem, mas o carro te dá a possibilidade de ir parando em vistas bonitas e proporciona mais surpresas.
3. Na Rota Romântica, por exemplo, dependeríamos de ônibus turístico na maior parte das cidades, o que significaria estar nas cidades no horário de pico, com tudo cheio.

Veja nas páginas índice da Alemanha, da Áustria e da França os relatos desta viagem

A ponte highline 179 une duas montanhas em 400 metros de comprimento. Áustria

Reservei no site Rentalcars.com, com a Hertz, um carro standard, retirando e entregando no aeroporto de Munique. As taxas costumam ser um pouco mais altas em aeroportos, mas como não ficaríamos em Munique, acho que vale pagar pela comodidade, em vez de ter que sair da loja com malas e pegar trem para o aeroporto, sem contar o tempo gasto. Outra grade vantagem é pagar em reais, no cartão de crédito em até 3 vezes sem juros, sem ficar esperando a flutuação do câmbio e sem IOF. 13 diárias com quilometragem livre saíram o equivalente a US$ 392.

O Museu da Mercedes Benz, em Stuttgart

Não se esqueça de fixar no para-brisa o adesivo com o pedágio para cruzar a fronteira com a Áustria, chamado Gignette, que pode ser adquirido em postos de gasolina e tem validade de 10 dias a €8,90. Mais informações sobre guiar na Áustria aqui.  Aqui no blog você encontra dicas sobre dirigir na Alemanha.

Se você gostou das dicas, que tal dar uma forcinha pro blog planejando sua viagem com nossos parceiros? Recebemos uma pequena comissão que ajuda a pagar a manutenção e outros custos fixos do blog. Faça orçamento de aluguel de carro com a Rentalcars.com, de reserva de hoteis com o Booking.com e de seu seguro viagem com a Mondial Assistance. Se as condições estiverem legais, por que não? Mas tem que clicar nos links deste parágrafo! Danke!

Onde Ficar
Com roteiro circular, evitei os bate-voltas e com isso guanhamos tempo, mas ficaremos na maior parte da viagem uma noite em cada hotel. Há viagens em que ficamos 15 dias num só lugar e outras assim, então é sempre importante analisar bem o roteiro para decidir os prós e contras de bate-voltas.

Salzburgo. Foto da Secretaria de Turismo

Publico este post enquanto rodo pela Alemanha, então logo logo tem novidades aqui no blog, aguardem! Se quiserem me acompanhar de pertinho, sigam o blog no Instagram e no Facebook, que eu vou postando fotinhos e dicas. E na semana de 22 a 28 de outubro, quando eu já tiver retornado ao Brasil, vou publicar a cada dia uma imagem no perfil do Instagram da Rede Brasileira dos Blogs de Viagem, a RBBV. Tenho certeza que esse roteiro vai te encantar, também! Abraços e até a volta!

13 comentários sobre “Alemanha (Baviera), Áustria (Tirol) e França (Alsácia): planejamento e roteiro

1. Angela Castanhel outubro 16, 2017 / 11:22 am

Eu fico encantada com as cidade da Alemanha, são sempre românticas e cheia de castelos lindos. Adorei essa Rota Romântica. Parabéns pelas dicas, beijoss

• Marcia outubro 17, 2017 / 4:41 pm

Verdade, Angela, é tanta coisa pra ver que precisarei voltar ao menos outras 2 vezes! Obrigada pela visita!

2. Mapa na Mão outubro 16, 2017 / 4:02 pm

Achei lindo este roteiro e amei as dicas. Estou babando aqui com tudo isso, ah que vontade!! Neste ano estivemos em Frankfurt, Berlim e Fussen, mas morro de vontade de fazer a rota romântica e Estrasburgo, ah, sonho!!! Adorei.

• Marcia outubro 17, 2017 / 4:42 pm

Olha, achei a rota do vinho na Alsácia ainda mais bonita que a Romântica alemã. Fica a dica! bjs

Curtido por 1 pessoa

3. Rozembergue Nominato outubro 17, 2017 / 3:02 pm

Espetacular esse roteiro! Adoro os alpes e as cidades ao seu entorno. Estive na região de Garmish-Partenkirchen visitando o Zugspitze em outubro do ano passado e amei. Deu muita vontade de atravessar para Tirol, pena que não tive tempo.

• Marcia outubro 17, 2017 / 4:43 pm

GaPa é linda de morrer, pena que ficamos só um dia… E quando chegamos ao Zugspitze às 15h30 já estava fechado. Mas é isso, é preciso fazer escolhas, sempre. Obrigada pela visita!

4. Alessandra Fratus outubro 17, 2017 / 7:57 pm

Uau! 3 países maravilhosos, com visuais incríveis, de conto de fadas, hein?! Adorei seu roteiro e com certeza vou me inspirar nele em uma visita futura a essa região. Abração.

• Marcia outubro 21, 2017 / 2:07 pm

Típico 3 em 1, com caracaterísticas bem similares, Alessandra. Obrigada pela visita.

5. Ana Carolina Miranda outubro 17, 2017 / 10:11 pm

Sou doida para conhecer a Áustria, vendo suas fotos minha vontade só aumentou! Roteiro completo, obrigada por compartilhar!

• Marcia outubro 21, 2017 / 2:06 pm

Olha, só achei as Dolomitas, nos Alpes Italianos, mais bonitas, mas talvez tenha visto pouco do Tirol.

6. Camila Faria novembro 1, 2017 / 9:20 pm

Que roteiro fantástico. A Europa tem um charme a mais a cada esquina. Impossível não querer voltar!

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )