Castelo de Harburg, na Rota Romântica Alemã

Neste post você visitará comigo o castelo de Harburg, que fica na Rota Romântica Alemã, região da Baviera, e conhecerá sua historia – e até o babado do Michael Jackson!Castelo de Harburgo Alemanha

Just beat it, Michael!, ou Se manda, foi a mensagem ao excêntrico cantor que havia se apaixonado pelo castelo de Harburg e queria tomar posse dele. Excêntrico, mas nada bobo ele era, afinal, vai que mordem a isca.

O Castelo de Harburg vale mesmo a ousadia: debruçado sobre a cidade de mesmo nome, é um dos exemplares medievais mais bem conservados do Sul da Alemanha e desde o século 18 pertence a uma das mais antigas linhagens da Alemanha, os Wallersteins, que residem em castelo homônimo, a 25km de Harburg e são proprietários de outro castelo também na região, o Baldern. Não se sabe com exatidão a data de sua construção, mas acredita-se que tenha sido construído entre os séculos 10 e 11 sobre ruínas romanas.

Nossa visita ao Castelo de Harburg
Em vez de ir direto ao castelo, vá para a cidade, como fizemos e fotografe-o a partir das margens do Wörnitz, afluente do rio Danúbio, onde se tem uma vista privilegiada do castelo e da histórica ponte Steinerne.

Harburg Alemanha
A ponte Steinerne

Voltamos ao carro e pegamos a estrada principal, onde há indicação para o castelo. A estradinha que conduz a ele é prazerosa e rápida e no bolsão de estacionamento tem até mesa para piquenique. Quando chegamos ao primeiro portão, a impressão é que você já viu aquele lugar num filme e já não sei se minhas referências cinematográficas interferiram em meu julgamento, mas eu me senti num autêntico castelo medieval!

Castelos da Alemanha

Depois dessa rampinha da foto acima, compramos o ingresso na bilheteria, onde não consegui muitas informações porque era bem difícil entender o inglês da caixa (nesta viagem a lenda de que todos alemães falam inglês caiu por terra), mas ganhei um folhetinho com as informações em inglês.

Então seguimos em frente e passamos pelo segundo portão que me fez lembrar de todos os filmes em que um como este era rapidamente baixado durante um ataque e perfurava o inimigo com suas setas afiadas.

Castelos da Alemanha

Rodamos pelo pátio, que tem um poço (adoro todos eles!), um biergarten (eles estão em todas as partes da Alemanha, que bom!), um restaurante e uma lojinha de souvenirs.  O jardim estava em manutenção.Castelo de Harburgo

o que fazer na Rota RomânticaCastelos do Sul da Alemanha

Uma placa indicava o mirante e o que mais valeu a pena: a vista para a cidade, com a impressão de estar numa brincadeira de criança, montando casinhas com telhados inclinados e vermelhinhos.

Rota Romântica Harburg castelo
Vista de Harburg a partir do Castelo

Encontre outros posts sobre a Rota Romântica e as demais cidades que visitamos na página Baviera e Rota Romântica.
Veja também os demais destinos visitados nesta viagem:
Munique; Castelos da Alemanha; Stuttgart; Cidades nos Alpes Alemães: Fussen, Schwangau, Berchtesgaden, Oberammergau, Garmisch-Partenkirchen; Lagos Alpinos: Konigssee e Oberssee, todos links estão na página da Alemanha

 

Aproveitamos a proximidade e visitamos a Alsácia, região vinícola da França, e a Áustria

Onde fica o Castelo de Harburg e Como Chegar
Se você estiver rodando pela Rota Romântica, é bem fácil visitar o castelo, que fica pertinh0 da estrada. A cidade de Harburg fica entre outras cidades turísticas: Donauworth e Nordlingen, e como eu disse, na região da Baviera, ao Sul da Alemanha. Se preferir fazer um bate-volta a partir de Munique, são apenas 127km. 

onde comer na Rota Romântica

Dá pra chegar de trem, mas a estação é um pouco longe do castelo, segundo pesquisei, então o melhor é alugar um carro, como fizemos. As cidades com aeroportos internacionais mais próximas da Rota Romântica são Munique e Frankfurt. Reservamos com a Hertz, retirando e devolvendo o carro em Munique, através do site de busca e reserva Rentcars.com. A vantagem foi pagar em reais, ficando livre das taxas de IOF e do humor do câmbio, podendo parcelar no cartão de crédito. Se você gostar dos preços ali, faça a reserva através do link acima, que recebemos uma pequena comissão. Manter o blog é um trabalho, e todo ele merece ser remunerado, tenho certeza que você concorda com isso. E o melhor: você faz um gesto simpático sem pagar nada a mais por isso.

Estacionamento no Castelo de Harburg
Estacionamos num bolsão gratuito, fácil de achar, o único na estradinha que leva ao castelo, e depois caminhamos uns 5 minutos ladeira acima até a entrada do castelo. 

Rota Romântica o que ver

Onde Ficar em Harburg
Não há muitas opções de hospedagem em Harburg. Nós dormimos em Shawgau, Augsburg, Rothenburg e Wurzburg. Eu separei algumas sugestões de hospedagem nas principais cidades da Rota Romântica, que você pode encontrar neste link do site Booking.com, que é o que uso nas minhas reservas. Se você gostar dos preços e condições, faça a reserva pelo link acima e estará contribuindo para  a manutenção do blog, pois recebemos uma pequena comissão. É uma forma honesta e transparente de levantar fundos para as despesas do blog, e você não paga nada a mais por isso. 

Quando visitar o Castelo de Harburg e horário de Funcionamento
O castelo oferece eventos especiais ao longo do ano, como festivais de música, caça aos ovos de páscoa, e até uma noite assombrosa perto do Halloween, mas a programação e datas mudam, portanto confira no website oficial a programação.

Visitamos no início do Outono (final de setembro) e quase não havia movimento, não sei se pelo fato de termos ido cedo, logo que o castelo abriu.  Isso é muito bom para fazer fotos, mas o biergarten, por exemplo, estava fechado.

O Castelo de Harburg abre diariamente das 10h às 17h, de meados de março a início de novembro – visitar a Europa no inverno tem uma série de restrições.

Sul da Alemanha

Ingressos
Há dois tipos de ingresso:
1. o que permite o acesso ao pátio e mirante do Castelo, que custa €3 e é vendido na bilheteria, após os 2 primeiros portões.
2. a visita guiada, que custa €4 e acontece de hora em hora, tem ingressos vendidos já no pátio do castelo, na loja de souveniers.

Nós não fizemos a visita guiada porque demoraria até o próximo horário, e porque teríamos muitos castelos para visitar nesta viagem. 

Agora é sua vez de escrever, espero seus comentários! O que achou do castelo? Tem alguma dica que não está presente no texto?

Rota Romântica Alemã castelos

 

14 comentários sobre “Castelo de Harburg, na Rota Romântica Alemã

  1. Marcia novembro 26, 2017 / 3:52 pm

    Gostei muito do castelo, cidades e construções medievais sao meus preferidos em viagens. Conheço muito pouco da Alemanha, somente Berlim e Frankfurt. Quero conhecer mais

    Curtir

    • Marcia novembro 26, 2017 / 10:11 pm

      Com certeza também quero conhecer mais. Já tenho até um roteiro para a próxima vez na Alemanha. 😊 Quanto mais sabemos da existência dos lugares, mais nos aguçam o desejo!

      Curtir

  2. Eloah Cristina novembro 27, 2017 / 12:12 pm

    Nossa senhora! Eu tenho muita vontade de conhecer a Alemanha e todos seus castelos. Vontade de ficar hospedada em um castelo também. Adorei o post e esta Rota Romântica é linda ❤

    Curtir

    • Marcia dezembro 2, 2017 / 12:39 pm

      Eu tinha esse sonho de dormir em castelo, mas hoje já me contento com a visita, só. Na Alemanha não sei como é, mas non Vale do Loire na França tem vários castelos-hotel.

      Curtir

  3. vicfarina novembro 28, 2017 / 12:40 pm

    A primeira coisa que me vem a cabeça quando penso na Alemanha são os castelos e como deve ser lindo visitá-los num dia de friozinho e sol. O post mostrou exatamente o que eu imagino e eu amei. Parabéns!

    Curtir

    • Marcia dezembro 2, 2017 / 12:38 pm

      O legal é que os castelos são bem diferentes entre si, o que só enriquece o roteiro.

      Curtir

  4. Dayana Lole novembro 29, 2017 / 7:55 am

    Informações bem completas, Marcia! Para quem pensa em ir até lá, tem tudo aqui.

    Ah, não tinha a menor ideia que a música do Michael Jackson teria a ver com castelo. hahaha

    Curtir

    • Marcia novembro 29, 2017 / 9:16 am

      Aha, Não tinha, mas acho que agora tem! Obrigada pelo feedback e visita.

      Curtir

  5. amamelo novembro 29, 2017 / 9:41 pm

    Que delícia de passeio. Fiz a Rota Romântica mas não conheci. Uma pena

    Curtir

    • Marcia dezembro 2, 2017 / 12:35 pm

      Difícil escolher com tanto lugar lindo nessa Rota. Motivo pra voltar!

      Curtir

  6. Itamar Tlo novembro 30, 2017 / 3:16 pm

    Fico imaginando quanta história tem estes castelos. Ainda não conheci nada igual, mas tenho muito desejo! Este é mais um que entrou pra lista dos sonhos!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Keul Fortes dezembro 1, 2017 / 1:00 am

    Aiii.. Sou fascinada com essa rota romântica alemã gente! A cada dica fico aqui babando para conhecer tudo isso um dia. Achei tão lindo esse castelo! Me lembra aqueles filmes medievais. haha!

    Curtir

    • Marcia dezembro 2, 2017 / 12:37 pm

      Olha, foi corrido, mas foi uma viagem maravilhosa, cheia de lugares gostosos que te convidavam a ficar mais um pouco.

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s