Roteiro em Donauwörth, na Rota Romântica Alemã

Willkommen! Aqui relato o segundo dia na Rota Romântica alemã quando visitamos Donauwörtho Castelo de Harburg e Dinkelsbühl, no final de setembro. Havíamos chegado à  Rota no dia anterior, dirigindo de Munique, a Augsburg, onde passamos a noite, e nos dias seguintes visitamos Rothenburg ob der Tauber e Wurzburg. A parte mais ao Sul da Rota Romântica, Fussen e Schwangau, conhecemos no retorno da Alsácia e da região de Baden-Württemberg. Encontre aqui nosso roteiro em Donauwörth.

Alemanha cidades para visitar

Caso você não saiba do que se trata a Rota Romântica ou queira informações sobre quais cidades visitar por lá, onde dormir, enfim, dicas a respeito, leia Rota Romântica Alemã: que Cidades Visitar e outras Dicas. Mas deixo aqui um mapinha para você se situar geograficamente – e aprender os nomes dos países que fazem fronteira com a Alemanha, em Italiano, ehehe:

 

Donauwörth: breve, brevíssimo relato da historia 
Esta cidade não estava nos nossos planos, mas sua vista a partir da estrada nos convidou a pegar a saída. Não que eu soubesse que ela deve ser incluída na Rota, mas com tantas cidades e tão poucos dias, é preciso fazer escolhas. Que bom optamos por entrar em Donauwörth (pronuncia-se como ‘donauvârt’), uma jóia na junção do Danúbio com o Wörnitz, que por esta característica foi fundada por pescadores no século 1 e carrega momentos históricos importantes, como um confronto violento entre católicos e protestantes no início do século 17, à beira da Guerra dos Trinta Anos. Suas colinas sobre o Danúbio também viram sangue derramado durante a Guerra de Sucessão Espanhola, conhecida como a Batalha de Schellenberg, de 1704. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, a exemplo de outras cidades alemãs, teve quase todos os edifícios destruídos por bombardeios.

O que Fazer em Donauwörth
Este mapinha oficial da cidade contém os pontos turísticos principais. Numerei os lugares que conhecemos para você se situar e usar em sua visita:

o que fazer em Donauwörth

Deixamos o carro no estacionamento (leia mais abaixo) e atravessamos uma das pontes sobre o rio Wörnitz, afluente do Danúbio, pois estávamos na ilha Ried (1), ponto de fundação da cidade, uma ilha. A ponte que se vê nas fotos abaixo leva ao único portão remanescente da muralha original da cidade, Rieder Tor (4), que passou por várias transformações ao longo dos séculos e hoje abriga a Casa da Historia de Donauwörth.

Cidades da Rota Romântica

destinos românticos na Europa
Portão Rieder

dicas da Alemanha

Do outro lado da simpática ponte, era dia de feira. As barracas eram apenas as de frutas, legumes e flores. Para peixes, embutidos e frango assado, havia furgões, que utilizavam uma fonte de energia instalada na praça. Tudo limpo e sem odor.

o que fazer na Rota Romântica De carro na Rota Romântica

Seguindo em direção ao centro, você verá um prédio amarelado que se destaca, com floreiras nas janelas e um relógio. Trata-se da Prefeitura, ou Rathaus (7).

roteiro Alemanha

Viramos à esquerda e estamos na rua principal da cidade, a Reichsstraße (8), a que abre este post. O comércio é moderado, mas todo ele para moradores – acredite: não consegui achar uma  única loja que vendesse os batidos souvenirs, como ímã de geladeira ou canecas. 

rotiero Rota Romântica

outono na Alemanha

Ao final da Reichsstraße , você verá a Fonte Imperial da cidade (15). O prédio branco ao fundo é Fuggerhaus (16), uma das propriedades do patriarca dos Fuggers, mais conhecidos dos turistas em Augsburg por causa do trabalho social. Hoje pertence à prefeitura.

o que fazer no Sul da Alemanha

Nossa última parada foi a igreja gótica de Nossa Senhora – Gotisches Liebfrauenmünster (14), do século 15. 

Cidades históricas AlemanhaOnde Estacionar em Donauwörth
No centro histórico pode-se entrar de carro, mas não estacionar, então siga as placas direcionando a um dos muitos estacionamentos públicos. Escolhemos o P3. O serviço é de autoatendimento e não há opção para selecionar outra língua – e não sei nadica de nada de alemão. Pensávamos que tínhamos que pagar na saída, mas quando voltamos soubemos que funciona como um parquímetro, ou seja, você marca o tempo que vai usar e paga antecipadamente. Acabamos tirando outro bilhete e pagamos, mas como não há qualquer controle, não houve problema.

Donauworth Rota Romântica
O estacionamento P3

Como você pode ver, não visitamos todos os pontos turísticos, mas se você tiver mais tempo, curta a cidade. De qualquer forma, a Rota Romântica tem muitas cidadezinhas parecidas, caada uma com seu encanto, e dá pra passar rapidinho por algumas delas, como foi aqui.
Onde ficar em Donauwörth
Caso você vá chegar mais no final da tarde e precise de um travesseiro – ou se tiver se apaixonado pelo clima interiorano da cidade, confira as opções de hotéis no site do Booking.com. E se decidir reservar, faça através deste link, pois assim, sem gastar nada a mais, estará contribuindo para a manutenção do blog no ar, pois temos uma parceria com o Booking e recebemos uma pequena comissão. Não vai pagar minhas viagens, mas vai ser um estímulo, pois percebo que as dicas foram legais para os leitores e eles, em troca, agradecem assim. Danke!

onde ficar na Rota Romântica

 

5 comentários sobre “Roteiro em Donauwörth, na Rota Romântica Alemã

  1. alexandrajoia dezembro 12, 2017 / 2:26 pm

    Não conhecia essa Rota, cada lugar mais lindo que o outro. Quero muito fazer uma trip na Alemanha e esses posts irão me ajudar muito. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Keul Fortes dezembro 12, 2017 / 3:00 pm

    Que rota linda! Eu adoro cidades assim.. Com esse charme de arquitetura, fontes e igrejas. Suas fotos estão lindas! Uma inspiração para conhecer!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Viviane Carneiro dezembro 12, 2017 / 3:15 pm

    A cada post que eu leio sobre essa Rota Romântica na Alemanha mais vontade eu tenho de conhecer esse lugar lindo. Adorei o post, as dicas e as fotos maravilhosas!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Deisy Rodrigues dezembro 12, 2017 / 11:56 pm

    A Rota Romântica é um desafio escolher quais cidades parar e quais deixar de fora, tenho muita vontade de fazer essa rota e achei Donauwörth uma fofura de lugar, bem tranquila e charmosa.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Itamar Tlo dezembro 18, 2017 / 2:24 pm

    Que roteiro fantástico. Fico impressionado com o charme e a beleza da arquitetura. Muito legal mesmo, espero poder conhecer um dia.

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s