Munique: Englischer Garten, o Ibira deles

O Englischer Garten, ou  Jardim Inglês, é o parque urbano de Munique, o Ibirapuera deles. Quando fizemos nossa primeira conexão em Munique, em 2015, não tivemos tempo de visitá-lo, mas nesta viagem de 2017 à Alemanha, ele foi prioridade! Venha conhecê-lo através de meus olhos e saber o que há pra ver e fazer.

Munique parque Jardim Inglês

Localizado a 10 minutos a pé da Marienplatz, o marco zero de Munique, o English Garden é um dos maiores parques urbanos da Europa (3,5 km²) e um refúgio de tranquilidade, espaço para prática de esportes, reunião de amigos nos animados biergartens (cervejarias ao ar livre, tão tradicionais na Alemanha), e até para surfar! E uma das atrações turísticas de Munique. Eu, pelo menos, procuro conhecer os parques urbanos das cidades que visito, porque além do passeio é uma boa chance de observar as pessoas em momentos descontraídos.

Leia sobre alguns dos parques urbanos que visitamos, como o Central Park de Nova Iorque, o Vondelpark de Amsterdã, o Stanley Park, de Vancouver, o Golden Gate Park de São Francisco, o Palermo em Buenos Aires, e o VolksGarten em Viena.

Não tínhamos muito tempo em Munique, então comemos algo rápido na Viktualienmarkt, uma praça com bancas de frutas, flores e outros produtos, e alguns balcões para comer um Weisswurst, a linguiça branquela típica da Baviera (gente, pra mim não desce!), ou talvez apenas um pretzel, e depois caminhamos para o Englischer Garten.

comida típica Munique
Devorando o Baby da Silvasauro! kkkk

Leia o post Roteiro de Munique e Dicas para uma Conexão Longa. Também dei o passo a passo de como comprar o bilhete de trem para ir do aeroporto ao centro de Munique, além de contar sobre os serviços disponíveis no aeroporto de Munique.

O que Ver e Fazer no Jardim Inglês de Munique
Para mim, basta passear, mas há alguns pontos interessantes para ver, que marquei em vermelho na parte mais ao Sul do parque (a imagem está deitada, para fácil visualização, então o Norte é à esquerda, tá?). Se você tiver mais tempo, continue explorando a porção mais ao norte, porque ainda tem muito chão!

English Garden Munique
clique para ampliar o mapa do Sul do Englisch Garten
  • Memorial Muro de Berlim, um pedaço autêntico do muro que dividiu Berlim e simbolicamente o mundo capitalista do socialista. Fica no lado Oeste do parque, perto do Consulado Americano (na imagem acima, na parte inferior do mapa).
  • Surfistas pegando onda no rio (Eisbachwelle) que passa pela cidade de Munique, essa eu nunca tinha visto! A correnteza forte e um desnível nesta altura do rio Isar produzem ondas apreciadas por surfistas profissionais e experientes, porque a quantidade de pedras ali pode ser fatal e muitos já sofreram lesões graves.

surfe em Munique

  • Biergartens. Eu já tinha lido muito sobre biergartens, mas viver é aprender, e só senti o que é um biergarten nesta viagem à Alemanha, quando ‘tropecei’ em um a cada cidade que visitávamos. Neste parque, você encontrará 3:
    – o que fica perto da Torre Chinesa, com impressionantes 7 mil lugares, foi o único que conhecemos, mas o tempo chuvoso atrapalhou os planos de tomar uma última cerveja no melhor estilo alemão…
    – o que fica em frente ao lago artificial Kleinhesselohe
    – Mini-Hofbrauhaus, ao Norte do parque.
  • Monopteros é um templo em estilo grego e um excelente mirante do parque e do horizonte de Munique. No inverno, as crianças aproveitam o desnível do terreno para brincar de trenó.
Munique roteiro itinerário
Monopteros à distância
Munique pontos turísticos
O skyline de Munique visto do Monopteros

Munique dicas e roteiro

  • A Torre Chinesa é talvez a mais famosa construção do Englischer Garten, construída em 1789, mesmo ano do parque, uma réplica do pagode de Majolica em Pequim. Ela já foi reconstruída devido a incêndios e o período pós segunda Guerra Mundial foi sua última reconstrução. No mês de dezembro é nesta área que é montado o Mercado de Natal do parque, e ali pertinho também fica, desde 1913, o tradicional carrossel.

Aproveite para usar o banheiro ali, foi o único que encontramos quando já estávamos quase usando um cantinho pra regar. Estava bem limpo, como todos os que usamos na Alemanha. Uma caixinha é esperada.

cervejaria em Munique
a Torre Chinesa e parte do biergarten
  • Casa de Chá Japonesa, onde sempre no terceiro domingo de julho acontece o Japanfest.
  • Trilhas para caminhada ou ciclistas não faltam: são 78 quilômetros delas.

Como vieram ao mundo: pelados
No verão, o parque vira uma praia: próximo ao rio Isar e aos canais, as pessoas se esticam para absorver o sol, de biquini e tudo – ou nada, já que a nudez para banhos de sol é legalizada em uma área do Englisher Garten, entre a Casa de Chá Japonesa, perto do consulado americano.

Acompanhe esta viagem pela Alemanha, Áustria e França (Alsácia). Munique foi apenas a porta de entrada e saída. Basta clicar sobre as palavras sublinhadas acima e ver as publicações.

Este post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo 8on8, quando blogueiros publicam no dia 8 de cada mês um post om 8 imagens de um tema escolhido em conjunto. E como neste mês o tema foi ‘parques’, muita coisa diferente pode acontecer, vamos conferir o que compartilharam:

Englischer Garten Munique o que fazer

14 comentários sobre “Munique: Englischer Garten, o Ibira deles

  1. Jair Prandi janeiro 8, 2018 / 6:41 pm

    O surfista do rio e o biscoito engraçado são novidades pra mim, ainda não conheço a Europa, mas pretendo começar com Portugal esse ano.
    Um abraço!

    Curtir

    • Marcia janeiro 11, 2018 / 4:45 pm

      Jair, o biscoito engraçado é um pão super tradicional da Alemanha, o pretzel. Aqui no Brasil a gente tem, mas textura e sabores beeem diferentes dos de lá. Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

  2. Analuiza janeiro 9, 2018 / 8:30 am

    oi Marcia… perambulei por ai em um fim de tarde num verão onde passei alguns dia pela região. Estava meio vazio, mas como você mesma disse, o gostoso é mesmo caminhar. Fizemos isso,meio sem rumo, depois de termos feito o “circuito dos nacional-socialistas” – então nada como descansar a mente e a alma em um lugar bonito e relaxante como o jardim inglês, não?! 🙂 bj

    Curtir

    • Marcia janeiro 11, 2018 / 4:43 pm

      Eu sempre escapo pra parques, porque odeio muvuca de turistas e o verde e o vazio relaxam mesmo. Mas nem preciso correr maratonas pra precisar, ahaha Obrigada pela visita, bj

      Curtir

  3. Angelica Figueiredo janeiro 9, 2018 / 2:58 pm

    Adoro esses parques urbanos! Ainda não conheço Munique, quando for quero visitar este parque! A Alemanha está na nossa wishlist. Essa de surf no rio eu também nunca vi, rs. Adorei o post! Bjs

    Curtir

    • Marcia janeiro 11, 2018 / 4:40 pm

      Angelica, ainda não tiquei fora a Alemanha porque quero voltar e fazer outras regiões, adorei o país, espero que você consiga ir em breve.

      Curtir

  4. Klécia Cassemiro janeiro 9, 2018 / 8:14 pm

    Marcia,
    achei o parque lindo, cheio de belezas naturais e parece mesmo um bom lugar pra relaxar. Mas tenho que confessar: achei o máximo o cara no maior estilo surfando a pururuca no rio! Que loucura hahaha

    Curtir

    • Marcia janeiro 11, 2018 / 4:39 pm

      Nem me fale, eu tinha lido sobre esse surfe em plena cidade, mas me surpreendi com o quanto grudado na rua se pratica surfe no Jardim Inglês. obrigada pela visita!

      Curtir

  5. quartodeviagem janeiro 11, 2018 / 8:01 am

    que lugar imponente este Marcia, um parque charmoso e bastante surpreendente, ainda mais com tantos edificios, que beleza é esse Monopteros. Beijos

    Curtir

    • Marcia janeiro 11, 2018 / 4:37 pm

      Feliz quem tem um parque assim no quintal de casa, né?

      Curtir

  6. Roberta Lan janeiro 12, 2018 / 9:56 pm

    Faz um tempão que é pra eu ir a Munique e vivo adiando. Esse post só me deixou com mais vontade ainda, aaaaaaaah!!!!!

    Curtir

  7. angiesantanna janeiro 14, 2018 / 4:48 pm

    fui duas vezes pra Munique e ainda não conheci esse parque! acho demais que a galera surfa mesmo no inverno, são uns malucos ahuehaue

    Curtir

  8. Juliana Moreti janeiro 16, 2018 / 9:01 pm

    Que delícia são esses parques alemães. Morro de inveja!
    Me diverti com os surfistas pegando onda no Eisbachwelle! Agora… o Tiergarten é mais comportado que o Englischer Garten. Não encontrei nenhum biergarten ali! E apesar de toda beleza do parque de Berlim, esse de Munique me pareceu bem mais bonito!

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s