San Pedro de Atacama: como é e o que fazer na cidade

Se você vai ao Deserto do Atacama pela primeira vez, deve ter passado um filminho na sua cabeça: Como será uma cidade no meio do deserto, 1.600 km distante da capital do Chile, sem investimentos milionários de cheiques ou financiada por cassinos? Como serão os hotéis, os restaurantes, o comércio, se é que existem? foram algumas de minhas perguntas. Neste post eu falo sobre San Pedro pelos olhos de uma turista que se encantou não só com o deserto, mas com a cidadezinha.

Como é San Pedro do Atacama

A surpresa começa já no aeroporto de Calama. Sim, não pesquisar tudo sobre um destino tem a vantagem da surpresa. Calama, onde fica o aeroporto mais próximo para o Atacama, é uma das cidades mais ricas do Chile devido à mineração.

Aeroporto de Calama AtacamaDa janela do avião, cuja superfície estava terrivelmente riscada e fosca, consegui ver buracos enormes de exploração mineradora e da janelinha da van que fez o traslado de 100 km de Calama até San Pedro fiquei surpresa em ver até edifícios no horizonte.

A Ruta 23 é a estrada de mão dupla que une Calama a San Pedro. Logo no início do trajeto, fiquei surpresa ao ver tanto lixo, como embalagens plásticas e papéis, jogados na beira da estrada, voando ao sabor dos ventos. Descobri que havia ali um grande lixão, mas não me explicaram que fim teve ou qual o destino que o lixo tem hoje. Também vi muitos moinhos para geração de energia eólica. No final do trajeto, a paisagem fica mais interessante e vemos um trecho próximo ao Vale da Lua e da Morte, que conheceríamos ainda naquela tarde.

traslado Calama a San Pedro Atacama
A caminho de San Pedro

Saiba Como é o tour Vale da Lua e Vale da Morte

Vale da Lua e Vale da Morte Deserto Atacama
É sal, é pedra, é Atacama no caminho…

Chegamos de manhãzinha, e a cidade ainda estava acordando – e os turistas estavam fora, em passeios, como descobri depois. Uma breve caminhada na Caracoles, a rua principal de San Pedro, já de uma ideia de que comeríamos muito pó, veríamos muitos mochileiros e desviaríamos de muito coco canino. Fomos até a praça principal, a Plaza de Armas, onde fica a charmosa igreja fundada por jesuítas espanhóis no século 17, tombada como patrimônio histórico chileno.

San Pedro Atacama Chile
Plaza de Armas

 

igreja San Pedro Atacama
A igreja de San Pedro

Em junho de 2014 começaram os trabalhos de restauração da igreja, que havia sido danifica pelo terremoto de 2007, e que lhe devolveu o tom de terracota que possuía no passado. Por isso você ainda vai encontrar ímãs de geladeira em que a igrejinha é branca.

what to do in San Pedro Atacama
fachada principal

how is San Pedro Atacama

Lembrancinhas
Ainda na Plaza de Armas, ficando de costas para a igreja, à esquerda você verá um corredor coberto por palha trançada, ou algum outro tipo de trama, com várias barraquinhas de artesanato, uma boa opção para comprar lembrancinhas, como mostra a foto abaixo:

Como é San Pedro do Atacama

Agência de Turismo no Atacama
Depois da feirinha, fomos até a FlaviaBia Expediciones, agência de uma brasileira com quem fechamos todos os passeios para pedir orientações. Lá encontramos um moooonte de brasileiros, num clima delicioso, pois a agência tem um quintalzinho que funciona como uma sala de estar e onde, claro, todos trocam experiências incríveis de passeios roots e passeios nutela. Depois de tudo acertado, ela ainda nos forneceu uma lista de vários restaurantes, para todos os gostos e bolsos. E depois de uma passadinha no hotel para fazer o check in, tivemos nossa primeira refeição atacamenha. 

Restaurantes em São Pedro do Atacama
Escrevi um post todo dedicado a sugestões de restaurantes, com preços e endereços. Lei em Onde comer no Deserto do Atacama. Se você não puder ler agora, além da opção de salvar o blog nos favoritos de seu navegador, salve a imagem abaixo no Pinterest.

Onde comer no AtacamaDepois do almoço, caminhamos pelas ruas do Atacama para conhecer melhor o comércio digerir o lomo a lo pobre (gente, imagine o de rico, então!).

Comércio
Você vai encontrar farmácias, mercadinhos, lojas de artigos esportivos/montanha, com itens que vão de aparatos para trekkers a biquinis, afinal, tem gente desavisada que não sabe das lagoas de sal e térmicas e não coloca um biquini pra visitar um deserto, que óbvio, né!

Leia o Guia do Deserto do Atacama para saber mais sobre comércio, preços, dicas de hotel e sobre o soroche, o mal de altitude, afinal, San Pedro está 2.400 acima do nível do mar.

O que Fazer na cidade de San Pedro do Atacama
Não há turista que fique na cidade sem fazer os passeios, seja com agências ou por conta própria, mas nós gostamos tanto daquele clima de pouca gente e sossego que no segundo dia resolvemos descansar e perambular à toa pelos arredores, o que foi muito bom, pois no terceiro dia no Atacama encaramos o passeio ao Salar de Tara, de dia completo e de altitude superior a 4 mil metros! Ainda vou escrever sobre ele, então confira na página-índice do Atacama as atualizações.

Museu do Meteorito em San Pedro 

o que fazer na cidade San Pedro Atacama

Ai, olha eu de novo em museu nerd! O Museu do Meteorito do Atacama tem uma das maiores coleções de meteoritos do mundo, mas exibe apenas 77 delas.

Mas tudo no Atacama é tão diferente do que estamos acostumados e este museu não passa de uma tenda, com chão de terra e tudo. Na recepção, após o pagamento (3.500 pesos), você recebe um áudio guia para tentar entender sobre os meteoritos expostos nas vitrines e ao final, um monitor vai responder suas perguntas e fazer um teste para saber se você é capaz de diferenciar uma rocha comum de um meteorito – tá vendo? precisa prestar atenção ao áudio! ahahaha. Eu acho que tenho déficit de atenção, porque os áudios são super longos e eu só me concentrei nas primeiras vitrines. 

O museu do Meteorito fica na Tocopilla, 101, e abre de Terça a Domingo, das 10h às 19h, fechando das 13h às 15h. Para mais informações, visite o site oficial.

Pucará de Quitor
A 3 km de San Pedro (nós fomos a pé, mesmo), você vai encontrar ruínas do século 12, Pucará de Quitor, que servia como um forte do povo atacamenho. Tomado pelos incas no século 15 e pelos espanhóis em 1540, o local foi restaurado em 1981 e declarado como Monumento Nacional no ano seguinte. Não chegamos a entrar porque, sinceramente, não me causou grande impacto, além de que a caminhada sob sol forte já tinha me desgastado um pouco e olhar aquela montanha não me animou.

Pucará de Quitor AtacamaMas se você for, não se esqueça de levar água e usar protetor solar. Um boné ou chapéu também vai te ajudar. Funciona das 8h30 às 19h e custava 3.000 pesos em março/2017.

O caminho é bem fácil, uma única rua seguindo o rio (ou seria apenas um canal, não consegui descobrir), a Domingo altienza, que é uma travessa da Caracoles, a ‘avenida’ de San Pedro.

No retorno a San Pedro, entrei numa vila de casas e entendi o porquê da mancha verde em pleno deserto: canais estão por toda parte! Depois descobri que esta é uma técnica antiga dos nativos, e que permite o plantio de milho, trigo e legumes, além de frutas como peras e maçãs.

San Pedro como é a cidade do deserto do Atacama

água no deserto do AtacamaMas nas redondezas, o que vi foi muita aridez, expressa até nas árvores:Atacama curiosidades

Bem, ninguém vai ao Deserto do Atacama para conhecer San Pedro, então veja os passeios a Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas, Vales da Lua e da Morte, Salar de Tara e Lagunas Escondidas. Os links para os posts estão na página página-índice do Atacama.

Piedras Rojas Atacama

 

Anúncios

11 comentários sobre “San Pedro de Atacama: como é e o que fazer na cidade

  1. angiesantanna fevereiro 8, 2018 / 6:44 pm

    ahhh eu tb vi essas explorações mineradoras do avião e são muuuito gigantescas!! eu gostei de fazer o free walking tour na cidade, deu pra aprender varias coisas curiosas e gravar um video aheuahe

    Curtir

  2. Leo Vidal fevereiro 8, 2018 / 10:11 am

    Um dos lugares mais lindos que já visitei. Voltei apaixonado e já quero retornar.

    Curtir

  3. Ana fevereiro 7, 2018 / 9:27 pm

    Eu nem tenho palavras para descrever o quanto gostei de San Pedro de Atacama, do ambiente, da paisagem em redor, de tudo. Ainda espero voltar um dia porque de facto apaixonei-me pelo lugar e pelas experiências que tive no deserto, as observações de estrelas e tantas outras coisas. Este post faz-me ter saudades!

    Curtir

  4. carlaalexmota fevereiro 6, 2018 / 5:32 pm

    Saudade de São Pedro do Atacama. Adorei esse lugarzinho e todos os arredores. Quero muito voltar. Que delicia. 😀

    Curtir

  5. Adriana Mendonca fevereiro 6, 2018 / 3:47 pm

    Que encanto de lugar! Estou planejando minha visita para esse ano, e já fiquei apaixonada só com o seu relato! Certeza que vou amar 🙂 Vou salvar seu post pra lembrar dos lugares que devo visitar 🙂

    Curtir

  6. Juliana Moreti fevereiro 5, 2018 / 7:33 pm

    Que espetacular esta tua última foto! Meus planos era de ter ido ao Atacama, mas vi que seria muito complicado com o Leo….
    E eu te entendo…. Sei que muitas pessoas usam são Pedro como base para os passeios, mas eu gosto de fazer tudo devagar… Acho que eu tbem caminharia pela cidade (só não sei se entraria no museu nerd
    Hahahahaha

    Curtir

  7. quartodeviagem fevereiro 4, 2018 / 8:45 pm

    vontade imensa de ir até San Pedro, quero conhecer a região e fazer os passeios do geiseres e do Salar, só conheci a parte boliviana, um dos destinos mais incriveis com certeza!

    Curtir

  8. vicfarina fevereiro 4, 2018 / 11:27 am

    Quase visitamos o Atacama mas ficou para a próxima viagem 🙂 Já temos ai mais dicas sobre esse lugar incrível! Obrigada

    Curtir

  9. Anderson Kaiser fevereiro 4, 2018 / 11:03 am

    Muito boas as dicas. Todas anotadas e é bom saber que tem ums estrutura “perto” para acolher quem visita essas áreas mais remotas. 😀

    Curtir

  10. 100rota fevereiro 4, 2018 / 5:26 am

    Muito bom, adoro estes lugarejos e o tipo de construção como essa igreja em terracota restaurada. Éum dos lugares que desejo conhecer na américa do sul. Pode sewr que seja para 2019!

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s