Búzios: o que fazer na Parada do Cruzeiro

Se você ainda não esteve em Búzios, este post te oferece uma ideia deste lugar tão especial do litoral fluminense e, mais especificamente, traz sugestões de o que fazer na parada do cruzeiro. Prometo que não vou falar de Brigitte Bardot.

cruzeiro em Búzios

Eu sempre quis conhecer Búzios e essa região dos lagos, ainda mais depois que Arraial do Cabo, a vizinha da vizinha Cabo Frio, virou a filial caribenha no sudeste brasileiro. Ainda não foi desta vez que conheci como gostaria esta península que tem 250 dias de sol garantido por ano, mas foi suficiente para saber que preciso mesmo voltar e ficar. Não me lembro quanto tempo ficamos em Búzios, então lembre-se de que as dicas são baseadas nesta visita rápida. Há muitas outras praias lindíssimas além do que comento aqui.

Como Búzios não tem um porto que comporte os navios de cruzeiro, os passageiros são colocados em lanchas e levados até o porto que fica no canto direito da praia da Armação (ou esquerdo, olhando do navio).

Leia sobre o desembarque em Búzios e os passeios que são oferecidos pelo navio e seus preços em Cruzeiro: preços a bordo e o que está ou não incluso

passeios em Búzios durante cruzeiro
Búzios vista na chegada do navio

Praia da Armação e Rua das Pedras
Se você não quiser pagar uma fortuna num passeio contratado no navio ou num traslado de bugue até uma praia e preferir ficar olhando o mar ali mesmo, eu não te culpo. A praia da Armação tem um mar lindo e os barquinhos coloridos parecem enfeitá-lo como bolas em árvore de natal. 

Se cansar da vista, dê um pulinho na Rua das Pedras e coloque em dia uma atividade cuja expressão em inglês é perfeita: window shopping. Sim, porque os preços nas lojas são bem altos e olhar as vitrines talvez seja a única solução. As ruas que cortam a das Pedras são mais acessíveis, pois oferecem produtos como lembrancinhas e souvenires. 

Outra opção é contratar um passeio de escuna, catamarã ou lancha, que partem ali do portinho.

Búzios

Duas praias menores e acessíveis a pé são a Praia dos Ossos, que também tem muitas embarcações no mar, e a Azeda. Mas curioso: não vi na água óleo ou outro produto proveniente dos barcos. Mesmo na Armação, a água parece ser bem limpinha e vi algumas pessoas tomando banho de mar.

Se você estiver num grupo grande, talvez queira passear no trolley, uma espécie de jardineira que faz passeios em diversas praias de Búzios.

Nós fechamos um passeio de bugue ($65/pessoa), mesmo que sob protestos por causa do preço, pelos mirantes de Búzios e traslado de ida e volta até a praia da Ferradura. Quando chegamos aos mirantes, meu mau humor por ter sido explorada turisticamente passou (shame on me!), de tão lindo que é aquilo!

O motorista do bugue vai apontando para as praias e dizendo seus nomes. Eu, na parte de trás do bugue, tento fazer perguntas, mas elas são levadas pelo vento, literalmente. A primeira parada foi no Mirante de João Fernandes, que tem uma construção de muito mal gosto, todo em tijolos, cimento, completamente deslocada no lugar. Mas suba seus degraus para o terraço e verá as praia Brava e  seu navio te esperando no horizonte, do outro lado, na Armação.

Mirantes de búzios

A próxima parada é no Mirante do Forno, com vista para a praia homônima e a Brava, o de que eu gostei mais

Durante este breve passeio, estranhei o fato de a região estar tão devastada, desprovida da mata atlântica para dar lugar a lotes de condomínios de luxo. Depois descobri que aquela aridez toda também tem outro motivo: entre março e setembro os ventos alísios afastam as nuvens, chuvas e tormentas e por isso vi tantos cactos e una vegetação rasteira típica de climas secos – no litoral.Búzios mirantes e praias

Praia da Ferradura
O motorista nos deixou na Praia da Ferradura e combinamos um horário para que nos buscasse. A Ferradura é muito bonita, principalmente por seu formato, que dá aos olhos que fitam o horizonte a oportunidade de ver as extremidades da praia sem mover o pescoço. Eita preguiça! A faixa de areia é relativamente estreita e depois de certo tempo o mar começou a avançar e tivemos que cuidar para que nossas havaianas não saíssem mar adentro. 

praias em Búzios
Mundo, eu te saúdo!

A Ferradura tem estrutura com cadeiras e barraquinhas com bebidas e petiscos, mas preferimos só beber cerveja e depois comemos algo no centrinho. Se quiser se movimentar, tem aluguel standup paddle, passeio de banana e até uma trilha no canto direito da praia.

dicas de passeios em búzios

Veja no mapa abaixo o roteiro de Búzios durante parada do cruzeiro:

Esculturas de Búzios
E se você me perguntar onde é que está a estátua da Brigitte Bardot, eu te digo que por ali na orla, porque me interessei mais pelas esculturas dos Pescadores e das Criança e Cachorro na Praça dos Ossos, algumas das obras de Christina Motta, artista plástica residente em Búzios.

Búzios em cruzeiro

o que fazer em Búzios RJ

Ah, quando caminhávamos pelo calçadão de pedras da orla Bardot, em direção ao porto para regressar ao navio, vi uma tartaruga marinha bem ao alcance de minhas mãos, uma surpresa boa na despedida de Búzios.

Cruzeiro no Brasil Búzios

Este post faz parte de blogagem coletiva, então confira as praias escolhidas pelos demais blogueiros:

Atravessar Fronteiras: Camps Bay Beach, na Vidade do Cabo, África do Sul

Destinos por onde Andei:  Dia de praia em Miami 

Fui Ser Viajante: As praias de Zakynthos, na Grécia, um guia completo pela ilha

Let’s Fly Away: As Belas praias de Trindade, par perfeito com Paraty

Ligado em Viagem: As praias de Areia Preta da Islândia

Passaporte com Pimenta: verão na Europa: 7 praias imperdíveis na Catalunha, pertinho de Barcelona 

Turistando.in: As Praias da Lugúria, na Itália

Vou pra Roma: Dicas de praias na Itália

Já conhece o Pinterest? E uma plataforma em que você salva as imagens para retornar a um site ou  blog depois, quando sua viagem estiver saindo do campo dos planos ou para quando você tiver mais tempo para ler. Crie sua conta e salve os pins do Mulher Casada Viaja.

Búzios

16 comentários sobre “Búzios: o que fazer na Parada do Cruzeiro

  1. Adriana Magalhães janeiro 31, 2018 / 12:03 pm

    Búzios é mesmo uma delícia. Mas você foi em que época? Porque fui em janeiro e estava tudo lotado!!!

    Curtir

  2. Let's Fly Away (@letsflyawaybr) janeiro 31, 2018 / 12:15 pm

    Lindo post! Adoro ir a Búzios, são muitas opções. Uma praia que adoro é a Ferradurinha, perto de Geribá (que também é ótima). Deu muita vontade de ir lá de novo com seu post.

    Curtir

    • Marcia fevereiro 3, 2018 / 3:10 pm

      Pois é, eu tinha lido sobre a Ferradurinha, mas como foi só tínhamos algumas horas, vai ficar pra próxima. Ah, eu também fiquei com vontade de ir lá de novo quando escrevia ahaha.

      Curtir

  3. Ana - voupraroma janeiro 31, 2018 / 12:50 pm

    Adorooooo Búzios e já não vou há alguns anos, amei rever esta beleza toda!
    Lindo Post e ótimas dicas para quem vai parar passar por lá de Cruzeiro.
    Bacio de Roma

    Curtir

  4. Edson Jr janeiro 31, 2018 / 5:13 pm

    Aí está um lugar que também sempre quis visitar, ainda não conheço. 😦 Uma pena! E que legal que dá para visitar em parada cruzeiro, gostei.

    Curtir

    • Marcia fevereiro 3, 2018 / 3:11 pm

      Pra falar a verdade, Edson, o cruzeiro só te permite uma olhadela rápida (por isso não gosto deles), o ideal é ir a Búzios e ficar. Abraços

      Curtido por 1 pessoa

  5. Gisele Prosdocimi fevereiro 1, 2018 / 1:07 am

    Búzios é uma tentação, difícil escolher qual praia é a mais bonita. Fiz um passeio de escuna com meu marido e conhecemos várias praias desta forma, mas quero voltar e curtir cada uma como merecem. Um grande destino, excelente post!

    Curtir

    • Marcia fevereiro 3, 2018 / 3:13 pm

      Oi, Gisele, foi legal ir de escuna? Minha experiências em escunas foram sempre de muito barulho e muvuca, e eu adoro uma tranquilidade, então nem cogitei desta vez, preferindo o bugue.

      Curtir

  6. maytescaravelli fevereiro 1, 2018 / 6:25 am

    Como assim se você cansar da vista? Não cansa não! rsrsrs

    Adorei o termo – window shopping – nunca tinha ouvido falar, embora seja o tipo de shopping que eu mais pratico hahahahahaha.

    Também me sentiria explorada R$ 65,00 por pessoa em uma passeio é d+ =x mas ainda bem que vale a pena.

    Curtir

  7. Marcia fevereiro 3, 2018 / 3:14 pm

    Verdade, não se cansa da vista, não! rsrsrs Abraços e obrigada pela visita.

    Curtir

  8. Juliana Moreti fevereiro 3, 2018 / 4:00 pm

    Apesar da super fama de Buzios, eu não a conheço.. Na verdade, do Rio, estive apenas na capital e em Paraty.
    Mas ela merece sua fama…. suas fotos ficaram lindas!
    Mas me diz uma coisa: vcs fizeram tudo isso em apenas 1 dia?

    Curtir

    • Marcia fevereiro 3, 2018 / 5:50 pm

      Merece a fama, mesmo, Juliana. Não foi muita coisa, não, porque foi só rodar de bugue quando paramos nos mirantes e fotografamos, e depois morgar na praia. O dia rende quando a gente se diverte, uma das razões do porquê eu adorar viajar! beijos

      Curtir

  9. Klécia Cassemiro fevereiro 3, 2018 / 10:20 pm

    Eita que saudades desse lugar! Adoro búzios, acho um charme de litoral! As praias são tão lindas que eu nem ligo muito pro mar quase sempre gelado. Eu também adoro as esculturas – especialmente a dos pescadores, tão poética 🙂

    Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s