Deserto do Atacama: Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas

Por onde começar para tentar explicar o que é estar no Atacama e ter um dia como o que tivemos conhecendo os lagos altiplânicos? 15 meses se passaram desde nossa visita (fomos em março/17) e rever as imagens para compartilhar aqui a beleza e singularidade que tivemos o privilégio de testemunhar foi dar um pulinho lá novamente, mas tenho certeza que falharei em grande nível na missão inicialmente proposta. Então venha conferir como é o passeio e certamente uma coisa eu sei que conseguirei: tirar de você suspiros com a beleza dos lagos de altitude e de Piedras Rojas.

Piedras Rojas Atacama

Fizemos este passeio com a agência local de uma brasileira que se especializou em Atacama, a Flavia Bia Expedições, além de outros, como o Salar de Tara, o Vale da Lua e da Morte e as Lagunas Escondidas de Baltinache. Saiba como foi nossa experiência nestes passeios lendo os demais posts, cujos links você encontra na página-índice Atacama. Aliás, se você decidir – ou já decidiu – viajar ao Atacama, comece seu planejamento pelo guia, passe pelas dicas de restaurantes, entenda como é a cidade de San Pedro e veja a dica de como economizar na compra da passagem aérea Santiago-Calama e traslado Calama-San Pedro, tudo aqui no blog.

Como é o passeio Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
Transporte: van
Horário: das 7h às 16h
Altitude: cerca de 4 mil metros
Distância de San Pedro: 220 km
Visitamos: Lagoas Miscanti, Meniques e Tuyajto e Piedras Rojas (Salar de Talar)
Incluso: guia, café da manhã e almoço
Quando ir: o ideal é fazer os passeios de baixa altitude (2.500 metros, como Termas de Puritama e Vales da Lua e Morte ou Lagunas Escondidas) nos seus primeiros dias no Atacama. Fizemos o Salar de Tara (4.500m altitude) em nosso terceiro dia no deserto e senti bastante incômodo, como dor e pressão na cabeça e um pouco de enjoo, mas no dia seguinte não senti nada durante o passeio Lagunas Altiplânicas.
O que vestir: pela manhã estará bastante frio (0 a 10º), mas tende a esquentar até o final do passeio. Use uma jaqueta corta-vento, uma malha por baixo dela, touca e luvas. Eu abusei também da legging segunda pele. Não é necessário usar calçados especiais para trekking, apenas tênis ou bota esportiva confortável. Caminha-se muito pouco no Atacama, as vans nos deixam bem perto dos pontos a visitar.
O que levar: protetor solar, água (lanche, se sua agência não incluir refeições), papel higiênico e sacolinha plástica para levar o lixo gerado de volta a San Pedro – e câmera fotográfica, claro!
Extras: uma taxa deverá ser paga em dinheiro (quando fui eram CLP 5 mil)

Como é Lagunas Altiplânicas Atacama

Os passeios – e os custos – podem variar de acordo com a agência, e certamente nem todos oferecem o charme e privilégio de fazer refeições in loco como a FlaviaBia. Outro diferencial é que partimos cedo de San Pedro e seguimos direto para Piedras Rojas e depois para a Tuyajto, então não tinha nenhum outro grupo lá, só a gente!

Salar de Talar, Piedras Rojas
A escolha da agência que te levará aos passeios do Atacama pode ser uma escolha sua, mas há questões alheias à nossa vontade, como a aparência dos lagos, que podem estar mais ou menos transparentes, com águas tranquilas ou não pela ação dos ventos, e montanhas e vulcões que podem ter bastante neve acumulada nos cumes, ou não.

Já a tonalidade vermelha que consagrou o nome das rochas no Salar de Talar é assegurada pela quantidade de ferro oxidado e as formações que vimos devem ser as mesmas que você verá!

Atacama Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas

O salar de Talar é um campo salino de 46 km², mas confesso que o que me impressionou foram as formações rochosas, a transparência da água e o conjunto de montanhas e vulcões multicoloridos, além do silêncio e da sensação de paz que se tem, mesmo correndo contra o tempo para registrar o momento em fotos. E o legal foi ver o grupo mantendo o tom de voz baixo, em respeito à natureza.

Atacama Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas

Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas-Atacama

O guia Cristian pacientemente esperou pelas inúmeras fotos que o grupo fez e depois tirou individualmente de quem quis seu registro na pedra da foto abaixo, com o celular, com a câmera, e ainda nos ajudava com as poses. Claro que se eu estivesse viajando independentemente teria ficado ali mais tempo, mas outros grupos turísticos começavam a chegar quando estávamos partindo. Just in time!

Piedras Rojas Atacama

Atenção: O passeio a Piedras Rojas não estava acontecendo quando publiquei este post porque a equipe do programa do Canal Off, Kite Extremo, resolveu praticar kitesurf na lagoa e voar drone. A comunidade nativa que administra o local (o Atacama não é um parque nacional, portanto não é administrado diretamente pelo governo chileno) proibiu o acesso por tempo indeterminado, então se você está com planos de conhecer o Deserto do Atacama, verifique a posição atual em relação aos passeios a Piedras Rojas.

E é neste passeio que os guias param no meio da estrada para a gente fazer a foto clássica do Atacama, quando todos sentam, deitam, pulam, fazem poses engraçadas…

estrada deserto Atacama

Atacama foto no meio da estrada

Não se engane pelas imagens que os filmes colocaram em sua cabeça de que deserto é só areia e dunas. Cada passeio do Atacama tem um diferencial e mesmo este que tem o objetivo de conhecer apenas lagos vai te surpreender, pois as paisagens são muito diferentes entre si!

Lagoa Tuyajto
A Lagoa Tuyajto tinha (em março) em suas margens uma vegetação amarelada que contrastava com o azul da lagoa e os tons terrosos das montanhas e o topo coberto de neve, mas vi imagens desta região com bocados de gelo, também.

lojas e farmácia no Deserto do Atacama

Foi lá que o guia e o motorista montaram a mesa para nosso café da manhã, com o lago e os vulcões ao fundo. Gente, desculpe se não descrevo o cardápio, mas eu passei tanto tempo fotografando e observando o entorno que não comi quase nada, mas rola uma baguete feita por um francês, omelete feito na hora, e até chá de coca para aliviar os sintomas do soroche, o mal de altitude (escrevi sobre ele no guia do Atacama).

Chile o que fazer

Atacama Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Atacama Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas

De lá, fizemos o caminho de volta e encontramos alguns camilídeos (vicunhas, guanacos?) e a van parou para que tirássemos fotos sem descer – afinal os bichos poderiam fugir se descêssemos.

Atacama que passeios fazer Atacama fauna

Lagoas Miscanti e Meniques

Atacama lagos

Paramos nas duas últimas lagoas do dia, a Miscanti e Meniques, onde há um banheiro, coisa rara no Atacama.

Atacama banheiro
Fazendo graça na fila do banheiro

A Miscanti tem 9 metros de profundidade e área de 15 km² e fica a uma curta distância a pé da Lagoa Meniques. Há até uma hipótese de que as duas foram separadas depois da erupção do vulcão Miscanti, mas isso há 10 mil anos.

Atacama melhor passeio

Esta área faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos, mas infelizmente eles não estavam por lá quando fomos, espero que você tenha mais sorte quanto a isso.

Atacama Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas
a natureza capricha como um confeiteiro francês

Atacama Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas

No caminho de volta, a van dá uma paradinha na placa que informa que por ali passa o Trópico de Capricórnio e algumas pessoas desceram para uma fotinho.

O almoço foi em San Pedro, na agência FlaviaBia, o que foi uma surpresa, pois esperávamos almoçar durante o passeio, como havia sido no dia anterior, durante o tour ao Salar de Tara. Mas a comidinha caseira estava saborosa e variada como sempre, e foi uma oportunidade para relaxar, conversar, processar a experiência de mais um dia no Atacama – e realmente comer, sem que eu quisesse fotografar!

almoço Atacama

Quem me acompanha sabe que não curto contratar agências, sempre preferindo explorar os destinos individualmente, mas no caso do Atacama, acho prudente e aconselhável fazer os tours com uma boa agência.

Recebemos apoio da agência FlaviaBia para realizar este e outros passeios no Atacama, mas a avaliação que fiz dele e dos serviços prestados é, como sempre, imparcial, mantendo o compromisso de respeito e transparência com os leitores do Mulher Casada Viaja.

Espero que você tenha ficado tão, mas tão impressionado com as imagens que, assim como eu, decida colocar o Deserto do Atacama nos seus planos.

Anúncios

19 comentários sobre “Deserto do Atacama: Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas

  1. Flávio Borges agosto 2, 2018 / 3:07 pm

    Também estou no time dos que pegaram Piedras Rojas fechado, acredita?

    Ok, sem problemas.. Mais um pretexto para eu voltar hahaha

    Adorei o post! Abraços!

    Curtir

    • Marcia agosto 5, 2018 / 4:20 pm

      Que pena, Flavio! Parece que sempre tem algo ‘fechado’ no Atacama. Quando fomos a Cejar estava fechada.

      Curtir

  2. fabiopastorello junho 14, 2018 / 11:35 pm

    Maravilhoso lembrar desse que para mim foi o passeio mais especial dessa viagem. Também fizemos os passeios com a Flavia, adoramos, só sentimos falta também dos flamingos, praticamente não vimos durante toda a nossa viagem, só bem distante. Mas com certeza valeu a pena, as fotos do post estão maravilhosas, parabéns!

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:08 pm

      É faltaram os flamingos… Mas esta é uma viagem cinematográfica rsrs Abraços

      Curtir

  3. Andrea junho 14, 2018 / 3:57 pm

    Cada vez que eu leio um post sobre o Atacama eu fico mais impressionada…incrível o cenário de todos os cantos de lá…precisando organizar uma viagem para lá e logo.

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:09 pm

      Foi assim comigo, também, Andrea. Tive que ir!

      Curtir

  4. Cynara Vianna junho 13, 2018 / 7:40 pm

    Nossa, que paisagens são essas? Acho que quando me organizar para conhecer o Atacama vou ter que passar uns 2 meses viajando pra ver tudo que quero 🙂

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:10 pm

      Nossa 2 meses seria fantástico, mas acho que dá pra fazer em 10 dias muito mais do que eu fiz, com calma e curtindo a tranquilidade do deserto.

      Curtir

  5. Janete junho 13, 2018 / 4:33 pm

    Quantas fotos Maravilhosas Márcia! Conseguiu arrancar suspiros e aumentar a minha vontade de visitar o Atacama! Que maravilha!

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:14 pm

      Obrigada, Janete, mas o mérito é do Atacama, que facilita muito a vida do fotógrafo amador.

      Curtir

  6. Lulu Freitas junho 13, 2018 / 11:45 am

    Adorei o texto, como você se sentiu escrevendo, também me senti lá conhecendo esse belo lugar. Muito boa as dicas de o que levar, usar, etc. Sempre úteis. Amei as fotos, não só pela beleza mas pelo bom humor. As meninas na porta do banheiro me fizeram morrer de rir!

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:15 pm

      Luciana, não tenho jeito pra blogueirinha, então tenho que achar outras poses.Ainda bem que as meninas toparam a brincadeira. Obrigada pela visita e comentário, abraços

      Curtir

  7. brunabarbosa277065278 junho 12, 2018 / 2:31 pm

    O Atacana é embasbacador né, Marcia? E você teve a sorte de ir depois da nevasca e ver tudo com topo branquinho… Suas fotos ficaram incríveis!

    Curtir

    • Marcia junho 12, 2018 / 2:51 pm

      Sim, Bruna, inclusive nevou no topo dos vulcões quando estivemos lá e tinha chovido na semana anterior. Omo total! ahaha Obrigada pelo comentário.

      Curtir

  8. Camila Lisbôa junho 12, 2018 / 1:54 pm

    É de longe o meu passeio preferido no Atacama! Uma pena que Piedras Rojas está fechado, mas vamos torcer que volte logo 🙂

    Curtir

    • Marcia junho 12, 2018 / 2:20 pm

      Puxa, ainda está fechado!!! Procurei informações a respeito e não encontrei, obrigada por comentar, vou fazer uma observação no post.

      Curtir

  9. palomadiasgarcia junho 11, 2018 / 7:14 pm

    Essa é uma viagem dos sonhos, seus relatos são bem motivadores e inspiradores. Adoraria conhecer, suas fotos são sim lindas e impressionantes 🙂

    Curtir

    • Marcia junho 16, 2018 / 12:17 pm

      Sim, viagem dos sonhos – e a gente se emociona lá pensando nisso, a natureza em volta, a quietude, é um destino especial. Obrigada pelo elogio, eu não fiz muito, o Atacama é o culpado ahaha.

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.