Outono na Alemanha e seus vizinhos para curtir o melhor da estação

Viajar para a Europa quando tudo está mais acessível é perfeito, e outono da Alemanha é ótima escolha. Confira como é a viagem para lá nesta época, e inclua vizinhos da Alemanha no roteiro para curtir o melhor da estação das cores e das festas.

Clima ameno, menos turistas, preços mais gentis – e cores, muitas cores! Este é o outono na Europa e nos países mais ao norte do hemisfério Norte. As cores vêm da paisagem natural, nas folhas das árvores que todos os anos vivem o fenômeno chamado Fall Foliage, ficando amarelas, passando pelo laranja, vermelho até caírem, anunciando a chegada do inverno. Bem, como estou na fase outonal da vida (acho que vou colorir os cabelos! rsrsrs), já publiquei no Mulher Casada Viaja o Outono e o Fall Foliage em Nova Iorque, e compartilhei nossa busca por paisagens no post NY: bate-volta a Minnewaska State Park, nossa primeira experiência nesta estação, e agora falo das vantagens de visitar a Alemanha entre setembro e outubro.

Central Park, NY, em 14 de outubro de 2014

Quando é outono na Europa?
Começo explicando, porque para algumas pessoas não é tão óbvio assim, principalmente porque no Brasil não temos estações definidas e muita gente nem se dá conta que estamos em uma estação ou outra. Quando é primavera nos lugares ao Sul da linha do Equador (Austrália, metade inferior da África, e quase toda a América do Sul  – terceira semana de setembro a terceira de dezembro), é outono na parte superior da linha (Europa, Japão, América do Norte, etc) e vice-versa. Quando aqui é verão, lá é inverno. As estações começam e terminam no mesmo dia nos dois hemisférios, apenas invertem-se devido à posição da Terra em relação ao Sol.

Adoro tudo que remete ao outono

Em que mês viajar para a Alemanha no Outono 
No início do outono o clima ainda é bem legal, com temperaturas agradáveis (um casaquinho leve) e dias não tão curtos (escurece por volta das 18, algo a que estamos habituados no Brasil). Em outubro pode começar a chover mais e em novembro até uma neve pode cair em alguns lugares. Perto do Natal já é inverno, então isso é assunto para outro post.

Agora, se você vai também em busca das cores do Outono, entenda que vários fatores influenciam, além da cidade e altitude, como calor, chuvas e outros elementos naturais.

Temperatura Média no Outono na Alemanha
Em Munique, capital da Baviera, no Sul da Alemanha, a temperatura média histórica gira em torno dos 15ºC no fim de setembro e 4ºC no final de outubro. Confira dicas no Roteiro em Munique e Dicas para Conexão Longa e outras na página-índice Munique.

Alemanha no Outono
Estivemos nas regiões Baviera e Baden-Württemberg, no Sul da Alemanha, mas Berlim, ao Norte, também tem sua cota de ouro nas folhas das árvores.

Na primeira semana de outubro de 2017, as árvores na região de Fussen-Schwangau, onde fica o Castelo Neuschwanstein, aquele da Cinderela, já estavam bem coloridas.

Neuschwenstein Castelo-visita-Alemanha
vista do terraço do Castelo Neuschwasntein

Mas foi a poucos quilômetros dali, em Garmisch-Partenkirchen, que eu fiz um selfeet que é dos meus favoritos (primeira semana de outubro):

GaPa sul Alemanha outono

Em Ettal, onde fica o Palácio de Linderhof, os jardins mostravam os efeitos do fall foliage.

Leia sobre os Castelos, Palácios e Fortalezas da Alemanha que visitamos.

Fonte no palácio Linderhof, Baviera

Os Lagos Alpinos Konigssee e Obersee, na região de Berchtesgaden, no dia 7 de outubro:

lago obersee-Berchesgaden

Em Munique, 8 de outubro, o Englischer Garten, o Ibira deles, tinha algumas folhas acobreadas pelo chão, mas não achei as árvores coloridas, veja por si mesmo:

Munique parque outono alemanha

Na região de Baden-Württemberg, visitamos Stuttgart, que tinha as colinas coloridas de amarelo, e dois castelos, o Lichtenstein e o Hohenzollern, também no início de outubro. E uma surpresa: no Hohenzollern estava tendo uma festa com música clássica ao vivo, doces grátis, locais vestidos como na era medieval, visita a partes do castelo que só abrem em ocasiões especiais. Clique nos links acima para saber tudo sobre estes castelos saídos de contos de fada.

Castelo Hohenzollern
Lichtenstein

As cidades ao longo da Rota Romântica, na última semana de setembro ainda não apresentavam sinal da (des)colorização das folhas, com exceção de Wurzburg, mais ao Norte.

Wurzburg

Saiba que cidades visitar na Rota Romântica Alemã

Feriados e Festas na Alemanha durante o Outono
Dia 3 de outubro, o dia da Unidade Alemã. Em 31 de outubro tem a Festa da Reforma, e 1° de novembro o Dia de Todos os Santos.

Além de todos os motivos para visitar a Alemanha – culturais, históricos, os castelos e palácios, os Alpes e lagos, ainda temos as festas, que durante o outono estão a todo vapor! A Oktoberfest é nossa maior conhecida, porque brasileiro adora uma cerveja e por causa da festa na nossa Blumenau, mas várias cidades têm festas do vinho, porque as regiões ao Sul da Alemanha possuem muitas vinícolas.

Stuttgart volkfest oktoberfest

Leia sobre a Oktoberfest de Stuttgart e
Roteiro de 3 dias em Viena com direito à Festa da Cerveja de Viena

Vizinhos da Alemanha
Muitas vezes, em vez de conhecer um país de Norte a Sul ou Leste a Oeste, vale a pena se concentrar em uma região e visitar países próximos, como é o caso do sul da Alemanha, que faz fronteira com França a Oeste, Suíça e Áustria ao Sul, e República Tcheca a Leste. Ainda não fui a Suíça, mas deixo dicas dos demais países vizinhos da Alemanha, que visitamos no Outono.

Veja nosso roteiro de 14 dias pela Alemanha (Baviera), Áusrtia (Tirol) e França (Alsácia)

França no Outono
A região francesa da Alsácia fica a Oeste de Baden-Württemberg, então se você tiver tempo é uma boa opção incluí-la no roteiro pelo Sul da Alemanha, porque além de toda influência germânica na arquitetura e culinária, é uma região vinícola, com vilarejos medievais bem preservados e uma capital, Estrasburgo, que é das cidades mais lindas da França.

outono em Estrasburgo Alsácia
Homem Casado Viaja em Estrasburgo

Outra região muito agradável para se visitar no Outono é o Vale do Loire. Estivemos lá durante a primavera, outra época boa.

Praga no Outono
A Leste da Baviera fica a República Tcheca, cuja capital Praga figura entre as mais bonitas da Europa – e no outono a colina onde fica o Castelo e as margens do rio Moldava se enchem de cores.

paisagem outonal em Praga

Áustria no Outono
Como eu disse, Viena também tem sua Oktoberfest e no mesmo parque de diversões, o Prater, uma festa de Halloween que agrada principalmente as crianças também rola durante o outono. As árvores dos muitos parques da cidade passam pela transformação das cores do verde para o amarelo e alaranjado para o bronze, mas quando estivemos lá no final de um setembro só algumas folhas começavam a amarelar, mas dá um google em imagens e veja que espetáculo durante o pico!

O Volksgarten em setembro ainda estava com cara de verão

Mas foi em outro ano na Áustria que vi as cores outonais, no tirol, fronteira com a Alemanha, quando atravessei a ponte Highline 179 num bate-volta de Fussen, ‘morri’ de amores pelo lago Plansee (entre Fussen e o Linderhof) e curti o sossego (depois das 16h) de Hallstatt, a Vila Encantada da Áustria.

bate-voltas de Munique e Fussen
a highline 179, Reutee, Áustria, 4 de outubro
Linderhof melhor estrada
o Plansee numa manhã perfeita de outono
Hallstatt, Áustria

Outono é a melhor época para ir à Alemanha?
Considerando custo+clima+festas, eu diria que sim, embora qualquer mês entre abril e outubro seja bom. Escolhi o outono, primeiro pelos preços mais baixos do que no verão (gostaria muito de ir nessa época, para curtir mais os biergartens), segundo por causa dos festivais de cerveja – e de vinho, mas estes acontecem em outras épocas também – (apesar de festas elevarem os preços) e terceiro porque eu adoro o Outono. Então muitas vezes é uma escolha muito pessoal, afinal.

Espero ter ajudado você que está em dúvida se viajar à Alemanha no outono é a melhor época para conhecer o sul do país. Qualquer coisa, terei prazer em ajudar. Abraços!

Como este post faz parte de uma Blogagem Coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes, confira o que outros blogueiros escreveram sobre o tema Estações do Ano:

Anúncios

12 comentários sobre “Outono na Alemanha e seus vizinhos para curtir o melhor da estação

  1. bobwolf80 outubro 22, 2018 / 2:01 am

    Adorei o nome do blog de vcs e foi uma grata surpresa chegar nesta postagem com lindas imagens da Alemanha no Outono, a foto de Lichtenstein está simplesmente fantástica! Longa estrada pra vcs!

    Curtir

    • Marcia outubro 22, 2018 / 4:27 pm

      Obrigada pelo feedback! Bem-vindo ao blog, espero que curta viajar com a gente.

      Curtir

  2. Bruno Miguel outubro 20, 2018 / 6:35 am

    Simmmmm, o outono na Alemanha é incrível! Estivemos lá na última semana e estava simplesmente incrível! Ver essas fotos me deixou com vontade de voltar…

    Curtir

    • Marcia outubro 21, 2018 / 9:21 pm

      Blog de viagem tem esse poder de nos permitir viajar duas vezes!

      Curtir

  3. Ruthia outubro 19, 2018 / 6:44 pm

    Adoro o Outono e as suas cores. Mas, na verdade, viajo muito pouco nessa altura do ano, porque coincide com o regresso às aulas das crianças e as nossas preocupações são encomendar livros, encapar livros, comprar roupa para o novo ano letivo, escolher atividades extracurriculares e mais um milhão de pequenas coisas que só uma mãe entende…
    Sabe outra coisa que adoro, para além das cores das folhas? Castanhas assadas. Ainda não comi este ano!

    Curtir

    • Marcia novembro 23, 2018 / 12:00 pm

      Já passei muito por isso, não poder viajar fora de janeiro e julho, mas agora, com filha grandinha, viajamos a dois e por isso para mim o Outono é novidade.
      Quanto às castanhas, fiquei num hotel em Augsburg que tinha no pátio uma castanheira linda. Apanhei algumas e perguntei à recepcionista, mas ela disse que aquelas não eram comestíveis. Aqui no Brasil, comemos pinhão, fruto da Araucária, no inverno. Castanhas de caju e do Brasil/Pará, com cervejinha, o ano todo!

      Curtir

  4. cynara00 setembro 11, 2018 / 12:35 pm

    Fomos à Alemanha em outubro, conhecemos Berlim e Hamburgo, gostamos muito do visual. Pegamos uma chuva fraca em Berlim, dias frios pra nós que moramos no Nordeste do Brasil mas fomos preparados e isso não incomodou. Em Hamburgo oxidas estavam ensolarados e as árvores maravilhosas com o colorido da estação.

    Curtir

    • Marcia setembro 11, 2018 / 5:13 pm

      Adoro friozinho com dias claros de sol – e se tiver árvores coloridas, melhor ainda!

      Curtir

  5. Patti setembro 1, 2018 / 3:09 am

    Adorei o post e as fotos, sensacionais. Concordo com você, Outono é um dos meses mais bacanas para conhecer a Europa. Mas tem que chegar cedo, antes das folhas caírem… 😅

    Curtir

    • Marcia setembro 10, 2018 / 10:41 pm

      Com certeza, Patti, final de verao ou comecinho de outono.

      Curtir

  6. Gisele Prosdocimi agosto 31, 2018 / 7:34 pm

    Para mim, o outono é a estação mais bonita do ano, e em novembro estarei partindo para morar em Toronto, Canadá, onde poderei aproveitar muito desta estação por um mês inteirinho só para mim. Farei muitos selfeets para postar no meu perfil no Instagram e no blog. Amei suas fotos e destinos de outono. Parabéns, lindo post!

    Curtir

    • Marcia setembro 10, 2018 / 10:45 pm

      Gisele, que delícia! Acabei de voltar de Alberta e até chorei no portão de embarque. Que país maravilhoso, que pessoas gentis e educadas. Vou querer acompanhar você, sim! Já curti umas fotos pro IG te deixar visível pra mim. Boa sorte, espero que seja muito feliz lá!

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.