Calgary: quando o aeroporto te abraça

Calgary aeroporto imigraçao Canada

Chegamos ao Canadá recebidos com um mural simpático no desembarque internacional do aeroporto de Calgary, Alberta, o mais próximo dos parques nacionais Banff, Yoho e Jasper, que administram a área onde está a porção mais linda das Montanhas Rochosas. O cansaço do voo internacional e com conexão ou conexões vai embora rapidinho e a euforia dos recém-chegados é tão marcante quanto são as folhas de bordo, a árvore cuja folha é o símbolo do país, e o letreiro em relevo escrito em inglês e francês, línguas oficiais do país, bem vindo ao Canada.

Banff aeroporto Alberta Calgary
No portão de desembarque, outro letreiro

Não é só um mural. Tudo no aeroporto de Calgary te leva a achar que você realmente é bem-vindo, das modernas e confortáveis instalações ao eficiente atendimento dos funcionários e as esculturas têm uma tarefa maior: levar os passageiros a sentir o que é Calgary, Alberta, Canadá, ainda no aeroporto. Mission accomplished.

Todo o aeroporto é lindo, com esculturas, instalações artísticas, parquinhos para crianças pequenas, muito conforto, um prazer percorrer os corredores e pelas salas de embarque. Carros elétricos circulam oferecendo carona a quem estiver indo de um terminal a outro, muitos pilotados por senhores e senhoras idosos ou com dificuldades de locomoção, assim como os passageiros que irão auxiliar. Isso tudo eu senti lá, mas para escrever este post pesquisei e descobri que projetistas, engenheiros, construtores, artistas envolvidos na expansão do terminal são todos residentes de Calgary. Seguindo a linha de valorização da cidade, boa parcela de lojas e restaurantes também são nomes do comércio local, mas tem Starbucks e Burger King, claro.

os withe hatters que auxiliam os passageiros. foto: divulgação

Calgary aeroporto salas vip Canada

Alberta canada aeroporto
espreguiçadeiras em portão de embarque – e sofás sem apoio de braço, ou seja, dá pra deitar!

O mais ‘engraçado’ é que a obra de expansão do aeroporto de Calgary, inaugurada no final de 2016, com todo luxo, beleza, eficiência e conforto, custou CAD$2 bilhões, enquanto as obras de expansão dos aeroportos de Campinas e Guarulhos saltaram dos previstos R$3,6 para R$4,9 bilhões, com preços praticados 39% acima do valores apresentados no orçamento. Viva o Brasil, o melhor país para se viver!

Calgary aeroporto transporte Canada
vi ao menos 3 parquinhos desses nos terminais

Então, voltemos a Calgary. Estou fazendo ‘esta festa toda’ porque o conjunto realmente impressiona, mas o que seria de um país sem seu povo? Os 150 fucionários contratados para auxiliar os passageiros ostentam seus chapéus de cowboy – Calgary é a Dallas canadense – e sua eficiência. Eu precisava ligar para o hotel para pedir o serviço de shuttle gratuito. Cheguei no balcão de informações e expliquei o caso. Ninguém fez cara de ‘que saco, você não tem um telefone?!” nem mesmo quando eu disse que não apenas não tinha nem um celular com número canadense, mas havia esquecido o cartão do hotel com seu número. Informado o nome do hotel, o funcionário me mostrou uma lista com os hotéis da região, escolhi pelo endereço e antes que eu agradecesse ou perguntasse qualquer coisa, o funcionário já estava ligando para o hotel com o telefone que ficava à disposição dos usuários. Num ponto específico, a van nos aguardaria. Nada demais, difícil explicar, mas estamos tão acostumados a ter pequenos ou grandes problemas e não sermos ouvidos ou auxiliados…

Canada aeroporto banff
uma das esculturas do aeroporto

A escultura acima é minha preferida e fica no embarque internacional. Já o Muro de Geleiras, obra de Michael Maihot, está no andar abaixo, no desembarque, em frente a um bistrô com uma pizza margheritta ótima, indico!

Calgary aeroporto esculturas

Onde comprar simcard/chip internacional no aeroporto de Calgary
Não tem como. Procurei em todas as lojas, pedi informações aos funcionários do aeroporto, simplesmente não vendem chip, então, se você fizer questão ou necessitar estar conectado, sugiro que compre um chip internacional com a Travel Mobile, um parceiro do blog Mulher Casada Viaja. Leia o post com o passo a passo de como comprar aqui.

Calgary aeroporto guarda volumes Canada
mais esculturas: pinheiros de Natal? Nao! árvores nativas

Imigração na chegada ao Canadá e na saída para os Estados Unidos
Não sei o motivo, mas ao sair do Canadá pelo aeroporto de Calgary com destino aos Estados Unidos, a entrada aos Estados Unidos e todos os procedimetos de segurança são feitos em Calgary: tira sapato, cinto, anel grande (sim, o Raio-X soou por causa de um anel), tablet, celular, moedas, tudo na bandeja antes de passar pelo raio-X. Ao chegar nos Estados Unidos (desembarcamos em Seattle e Anchorage) tudo o que precisamos fazer é pegar as malas e começar a viagem!

Acho que viver no Canadá é mesmo prejudicial para os maus modos e mau humor: até o funcionário da imigração americana foi de uma simpatia incompatível com seu cargo, segundo minha experiência. O californiano que há 8 meses vive em Calgary bateu o maior papo enquanto passávamos pelos procedimentos de entrada, sempre com sorriso no rosto e também respondendo minhas perguntas sobre os incêndios florestais na Colúmbia Britânica e no estado americano de Montana. Segundo ele não seria uma boa ideia ir a Montana, como queríamos, mas como não vamos a Calgary todo verão, investimos na viagem e valeu, apesar do fumacê no Parque dos Glaciares. Quando publiquei este post, ainda não tinha escrito sobre o Glacier National Park, mas confira na página Montana as atualizações.

Leia sobre cruzar a fronteira Canadá-Estados Unidos de carro

CalgaryCanada imigraçao visto
As lojas do aeroporto têm muitos símbolos do país

Guarda volumes no aeroporto de Calgary
Coat and Luggage Storage do aeroporto de Calgary fica no Balcão de Informações do terminal de Desembarque e funciona das 6h às 23h (fecha mais cedo na véspera e dia de Natal e de Ano Novo). Uma mala grande custa CAD$10 e uma de bordo CAD$5, para o período de 24 horas.

Aspire Lounge/Sala Vip do aeroporto de Calgary
Para quem tem conexões longas ou vai ainda pegar vários voos antes de chegar em casa, pode ser uma boa utilizar o serviço de um lounge como o Aspire, localizado na Asa D e aberto das 4h30 às 22h30. Eu fiz a lição de casa porque teríamos conexão de 9 horas na Cidade do México, e no dia do voo teríamos viajado de Montana a Calgary, ou seja, seria bem cansativo e um pouco de tratamento vip (leia-se: um banho) seria bem-vindo. Mas com a mudança dos voos devido a cancelamento da Aeromexico, tivemos que dormir uma noite em Calgary, pegando o voo pela manhã de banho tomado e descansados. Mas anote as dicas:

Para quem aproveita o Aspire para relaxar, há cabines com poltronas do tipo espreguiçadeiras, fechadas por cortinas, com TV e nicho com providenciais tomadas para recarregar as baterias dos equipamentos eletrônicos. Parece uma poltrona de primeira classe (só que menos confortável).

O tempo de permanência no lounge é de apenas 3 horas e custa US27 (inclusos uso da ducha, wifi ilimitado, alimentos e bebidas), precisando ser reservado com antecedência. Mas você tem acesso gratuito com determinados cartões de crédito e se está voando em classe executiva/primeira. Confira aqui as companhias aéreas e cartões que oferecem o benefício. 

Sistema Day use
Pra quem tem poucas horas numa cidade e quer relaxar ou tomar um banho, muitas cidades já oferecem hotéis que trabalham com sistema day use, com horários que podem variar, mas em geral para o período de no máximo 6 horas. Como em Calgary os hotéis próximos ao aeroporto oferecem transporte gratuito, pode ser uma boa opção. Os preços começam em $59/quarto no Ramada.

Calgary aeroporto-canada-alberta
o lounge no segundo andar

Este foi o primeiro post sobre nossa viagem ao Canadá, mas acompanhe as novas publicações na página-índice Canadá e na de Calgary, quando compartilharei mais impressões positivas da cidade, que me surpreendeu muito.

Se um dia você for a Calgary, espero que sinta também este acolhimento inicial, afinal, a primeira impressão que temos de uma cidade ou país se dá em seu aeroporto e durante toda nossa viagem foi só acolhimento o que sentimos. Enquanto eu entregava o cartão de embarque para o voo de volta, meu marido disse: ‘sua última chance de chorar’ e dois ciscos caíram nos meus olhos. Que país, esse Canadá!

Anúncios

21 comentários sobre “Calgary: quando o aeroporto te abraça

  1. Edson Amorina Jr outubro 1, 2018 / 4:53 am

    Nossa, que aeroporto mais massa! Haha… a Olivia ia ficar doidinha correndo nesse enfeites, lindo!

    Curtir

    • Marcia outubro 2, 2018 / 10:13 am

      com certeza, Edson, já que ela está grandinha pro parquinho que eles têm lá (se bem que até eu queria brincar ali, tão fofo!).

      Curtir

  2. Michela setembro 30, 2018 / 8:56 pm

    Eu adoro aeroportos! Amo conhecê-los. E agora, nossa, eu fiquei muito curiosa e com vontade de ir até este, de Calgary. Eu sempre quis pegar uma carona naqueles carrinhos para ir de um terminal ao outro, tudo tão longe, né, hahaha, e adorei saber que neste aeroporto é possível. Legal se sentir bem vindo a um lugar, né? Amei!

    Curtir

    • Marcia outubro 2, 2018 / 10:11 am

      Também adoro aeroportos – se bem estruturados, claro. Outro aeroporto que achei legal é o de Detroit, tem um trem elevado interno pra levar passageiros ao longo dos terminais, lindo!

      Curtir

  3. Tripping Unicorn setembro 29, 2018 / 6:36 am

    Passei em Calgary algumas vezes e sempre achei engraçado esse aspecto caubói da coisa. No Canadá dizem que é o canto “redneck” do país haha.. Bjo

    Curtir

    • Marcia setembro 29, 2018 / 5:02 pm

      Sim, mas Calgary parece estar trabalhando esta imagem, inclusive com tantos imigrantes, a tendência é que seja mais tolerante. Mas sim, fazendas a perder de vista.

      Curtir

  4. Deisy Rodrigues setembro 29, 2018 / 3:11 am

    Seu título do post é mais que perfeito, a sensação de ser acolhido está em cada cantinho do Aeroporto, eu adoro aeroportos, mesmos os mais imperfeitos, os pequenos, os movimentados, amo aquela sensação de expectativa do destino que se aproxima, do vai e vem de pessoas,mas confesso que nunca tive nenhum experiência ruim, no máximo uma troca de portão na última hora, espero que continue assim.

    Curtir

    • Marcia outubro 2, 2018 / 10:15 am

      Deisy, confesso que os ‘imperfeitos’ me incomodam, mas se são eles a porta de entrada de experiências de viagem, encaro de boa.

      Curtir

  5. Fabiana setembro 28, 2018 / 5:55 pm

    Ahhh, que demais!!! Nada melhor do que já começar uma viagem conhecendo um aeroporto assim, né?

    Curtido por 1 pessoa

  6. carlaalexmota setembro 28, 2018 / 11:56 am

    Não sou pessoa de aeroporto, aliás detesto. Se pudesse viajar sem andar de avião para mim as viagens seriam perfeitas. Mas gostei de conhecer.

    Curtir

    • Marcia outubro 2, 2018 / 10:17 am

      É cada vez há mais procedimentos de segurança em aeroportos, mas mesmo assim eu gosto. Talvez pra vc que é da Europa, acostumada às facilidades e viagens de trem ou pelas autoestradas, seja mais irritante, mesmo.

      Curtir

  7. Gabriela Torrezani setembro 28, 2018 / 6:39 am

    Gente, que maravilha de aeroporto! Se todos fossem assim tão confortáveis -e com funcionários tão simpáticos – todas as viagens seriam muito mais gostosas, né? 😀 doida pra conhecer o Canadá e sua gente…

    Curtir

    • Marcia outubro 2, 2018 / 10:18 am

      Pois é, o grande diferencial foi o atendimento, mesmo.

      Curtir

  8. Vitor Martins setembro 28, 2018 / 6:03 am

    É um aeroporto bem diferente!!Daqui a mais ou menos um mês conto em estar no Canadá e vou passar neste aeroporto!

    Curtir

    • Marcia outubro 2, 2018 / 10:17 am

      Que legal, Vitor. Espero que goste tanto quanto nós. Boa viagem!

      Curtir

  9. De boa na trip setembro 27, 2018 / 11:34 pm

    Realmente é um aeroporto diferente. Eu acho todos eles muito frios. Este parece acolhedor mesmo. É ótimo começar e terminar uma viagem num lugar desse.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Juliana Moreti setembro 27, 2018 / 10:21 pm

    Eu tenho um mau humor tao grande por aeroportos que eu fiquei curiosa em saber o motivo de toda essa tua alegria!
    Nao me lembro (sério) de nenhuma boa experiència! Tanto que nem penso muito sobre eles. Porém, vc teve tempo suficiente para observar cada esquina… cada monumento…. e sim, pontos positivos para ele! Seja pelo valor da reforma (lindinha vc querer comparar com o nosso Brasilsilsil.. ainda to puta da vida com aquele trem que não chega até os terminais), mas principalmente por aquelas espreguiçadeiras!

    Curtir

    • Marcia setembro 27, 2018 / 11:14 pm

      Ju, adoro tudo o que tenha a ver com viagem, então os aeroportos estão no pacote e eles são um cartão de visitas, né? Veja: o trem não chega ao terminal do GRU, amostra de como o transporte público em SP é ruim.

      Curtir

      • Juliana Moreti setembro 27, 2018 / 11:31 pm

        Marcia….. eu gosto de cidades…. de passear em cidades. Ver coisas e lugares diferentes.
        Se eu pudesse, seria teletransportada
        Sério!
        Detesto ter que sair com antecedencia; detesto as filas para o check-in, depois ficar aguardando o voo chegar. O pròprio voo eu detesto!
        Eu jà perdi voo no final de férias em Paris e fiquei 3 tediosos dias no Charles de Gaule aguardando 2 vaguinhas (prq eu nao iria voltar sozinha), enfim…
        odeio
        hahahahahaha

        E quanto ao trem…. a questao nao é apenas que o nosso transporte pùblico nao funciona, mas qual é a prioridade do nosso governo! A empresa que venceu licitaçao (provavelmente “coleguinha”) resolveu comprar o terreno de onde seria a estaçao para que eles fizessem ali um Shopping!
        Melhor um shopping, né? (eu sendo ironica, tà?)
        rsrsrs

        Curtir

        • Marcia outubro 2, 2018 / 10:19 am

          Juliana, também preferia o teletransporte, mas ache que ele tiraria uma parte relevante da viagem, que é ‘chegar lá’. Quanto ao trem, acho que todas as vezes que conversarmos sobre isso iremos reclamar ahaha

          Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.