Montanhas Rochosas Canadenses: Roteiro e planejamento

Neste post compartilho o planejamento e roteiro e as dicas colhidas durante nossa viagem às Montanhas Rochosas Canadenses, protegidas pelos parques Banff e Jasper, na província de Alberta, e Yoho, na província de Colúmbia Britânica. Espero que sirva como um guia para você – ou te inspire a incluir o destino em sua lista de desejos, como aconteceu comigo.

Canada roteiro o que fazer
Lago Esmeralda, em Field, Yoho Park

Visitamos o Canadá em 1997 e desde então dizíamos que um dia voltaríamos – fiz um flashback aqui no blog, dá uma olhada nos posts sobre Banff e Jasper e sobre Vancouver e Ilha Vancouver. Este ano usamos a desculpa de levar nossa filha para lá e, como no meio do planejamento sugeri incluirmos uma ‘esticadinha’ até o Alasca (afinal, o que são 3.800 km depois de percorrer 10.600?), por falta de tempo tivemos que reduzir a visita a apenas uma província, e escolhemos Alberta, onde ficam os parques nacionais de Banff e Jasper, unidos pela estrada cinematográfica e com jeitão de safari, a Icefields Parkway. Doeu um pouco não incluir Vancouver e arredores ou riscar a possibilidade de ir a Seattle, tudo mais a Oeste, mas a vida é feita de escolhas em todos os departamentos.

Alberta Canada Montanhas Rochosas
Bow Lake

As Rochosas Canadenses
Se ao pensar em Canadá te vêem à mente canoas em lagos de um azul que parece photoshopado, tendo ao fundo montanhas de picos dramáticos e muita vida selvagem, tenha a certeza de que sua imaginação pode ser materializada na província de Alberta, onde fica o filé das Montanhas Rochosas, uma cadeia de 4.800 km que atravessa a fronteira Canadá-Estados Unidos (aproveitamos para cruzá-la também, para conhecer o Glacier National Park, em Montana) e espalha beleza pelos estados americanos de Montana, Wyoming, Colorado.

montanhas Canadá onde fica

Como Chegar às Rochosas Canadenses
✈ Não há voos diretos do Brasil para o Oeste Canadense. Se as Rochosas forem seu destino inicial no Canadá, ou o único, o aeroporto mais próximo fica em Calgary, cuja sigla é YYC. Mas confira preços para desembarque em Vancouver, que embora esteja a 850 km de Banff é sempre par perfeito no roteiro pelo Oeste Canadense. Edmonton também é outra possibilidade. Você pode voar com a Air Canada, American, Delta, United, Latam, Aeromexico #elanao!

bow lake Canada
Peyto Lake, que eu chamo de Wow! Lake

Custo do voo
Comprei bilhetes promocionais da Aeromexico GRU-MEX-YYC com a Viajanet em dezembro/17 por R$1.583/pessoa, com antecedência de 8 meses. Com a alta do dólar, não me cansava de pensar ‘que excelente negócio!’. Mas depois de 8 meses, veio o parto natural e sem anestesia: 6 dias antes do embarque descobri ao acaso que a Aeromexico havia cancelado o voo – e não me comunicou! Você pode imaginar que foi uma semana tensa, mas nunca vai saber o que passei, diante do tratamento oferecido pela companhia mexicana. Para encurtar a historia e ir direto ao desfecho excluindo os detalhes lastimáveis, nos colocaram num voo da Latam até a Cidade do México e de lá até Calgary num voo da Westjet. Apesar dos procedimentos necessários no aeroporto da Cidade do México (deslocamento entre terminais, retirada e redespacho de bagagem), conseguimos aproveitar a conexão e passear pelo centro histórico. Confira nosso roteiro desta breve parada na Cidade do México. A dica que sempre dei e não sei porque acabei não seguindo é: você pode até saber de um bilhete promocional através de uma agência virtual ou pelos app como Melhores Destinos ou Passagens Imperdíveis, mas sempre compre seu bilhete direto no site da cia. aérea. A Viajanet não deu qualquer atenção ao caso, colocando toda a responsabilidade sobre a Aeromexico. Pra que serve agência, mesmo?

Bem, longe do embrólio, confira os preços (sem taxas) de bilhetes GRU-YYC, pesquisa feita em out/18, para voar em junho/19:
🚗 Para quem vai a Banff a partir de outra cidade do Oeste canadense, o mais comum é alugar um carro ou motorhome. Quando fomos pela primeira vez, partimos de Vancouver de carro e pernoitamos em Kamloops (355km), seguindo até Jasper (440 km) no dia seguinte. Então dirigimos pela Icefields Parkway sentido Banff, chegando a Calgary onde pegamos o voo para o lado Leste do Canadá.

banff canada
Sulphur Mountain, em Banff

Desta vez alugamos um carro da Hertz através da Rentcars, com retirada e devolução no aeroporto de Calgary, pagando em reais e parceladamente, livre de IOF. Pegamos um VW Tiguan com a Hertz por 5 dias por R$ 1.550. Faça sua cotação com a Rentcars neste link. Como temos parceria com eles, se você reservar através do link acima, o Mulher Casada Viaja recebe uma pequena comissão que contribui com os custos para manter o blog no ar, sem que você tenha que pagar a mais por isso, pode conferir.

By the way, que aeroporto aquele de Calgary! Gostei tanto que mereceu um post só pra ele, confira os motivos em Calgary: quando o Aeroporto te Abraça.

yoho park Canada

🚐 As Rochosas são um destino perfeito para ser percorrido de motorhome. Tivemos que desistir da ideia porque teríamos menos de uma semana (o período mínimo para locação é de 7 dias) nas Rochosas, e chegaríamos e deixaríamos Calgary num domingo, quando a locadora de RVs não abre. O fato de esticarmos até o Parque das Geleiras em Montana também foi outro impedimento, porque a estrada histórica Going to the Sun é muito estreita e à beira de desfiladeiros e seria meio tenso pra quem não tem experiência rodar por lá com um carro muito largo. Além disso, eu havia feito um comparativo de custos (que virou um post) RV (motorhome) ou carro+hotel no Alasca, e percebi que o valor seria o mesmo, com menos conforto. Ficou no campo dos sonhos, pois mesmo assim gostaria muito de ter esta experiência.
A Francine do blog Viagens que Sonhamos alugou um motorhome pra rodar pelas Rochosas e deixou um super guia para quem sonha fazer o mesmo. Leia Motorhome para iniciantes.

Alberta Canada icefields parkway
Mirante a caminho de Jasper

🚈 A Canadarail, companhia férrea do Canadá, oferece de maio a início de outubro várias opções de rotas feitas em trem de luxo com hospedagem, alguns passeios e alimentação inclusa. A mais barata vai de Vancouver a Banff em 4 dias a CAD$ 1.720. Imagino que seja uma delícia, mas eu ainda prefiro a liberdade que só as roadtrips proporcionam. Além disso, carinho, né?

Banff Alberta Canada
Perto da estação da cidade de Banff

Quando ir a Banff e Jasper
Naquele 1997 fomos no início de junho e o clima ainda estava bem frio e pegamos muitos lagos congelados (como o Moraine e o Louise) e tempo fechado, com pouca visibiliade dos picos, dias cinzentos que tiraram a cor dos lagos, assim como o gelo. Em 2018 fomos na primeira semana de setembro e fomos agraciados com dias claros e secos. A Francine foi 3 meses antes e pegou dias lindos – e até um pouco de neve. Uma amiga esteve nas Rochosas 1 semana depois que eu e só pegou chuvas e até nevascas. Nunca há uma garantia total de tempo bom, mas julho e agosto, alto verão, são as melhores épocas para dias ensolarados e secos. Lembre-se que a cada ano temos uma situação climática diferente, que pode antecipar nevascas ou estender o degelo. A alta temporada vai de junho a setembro.

Importante: Programe-se com bastante antecedência – no mínimo 6 meses – especialmente por causa da hospedagem. Como a temporada é curta, tudo está muito cheio entre junho e setembro. E esta dica vale para qualquer parque nacional que você pretende visitar.

Alberta Canada patricia lake
hotel em Patricia Lake

Alta temporada e Feriados 
Feriados nunca são uma boa opção, porque tudo estará muito cheio e os preços mais altos. Um site informou que no feriado de julho a estrada para Lake Louise estava interditada, pois não comportava mais carros. O rapaz teve que voltar às 18h para poder conhecer o lago mais popular da região. Com a gente aconteceu algo similar: tentamos duas vezes entrar na estrada que dá acesso ao Moraine, mas nas duas ocasiões ela estava fechada. Nos sugeriram chegar antes das 7h, mas como estávamos hospedados a 80km de distância, claro que não rolou.

Confira os feriados da temporada de verão:

  • primeira semana de julho (Canada Day, feriado nacional)
  • primeiro final de semana em agosto (a primeira segunda é feriado)
  • primeiro final de semana em setembro (Dia do Trabalho na segunda-feira) – foi o feriado que pegamos.
Jasper Alberta Canada
Maligne Lake

Visto Canadense
Desde 2017 brasileiros que tenham visto americano ou tenham solicitado o canadense nos últimos 10 anos podem solicitar o visto on line. Confira o passo a passo para emitir o visto canadense e outras informações relevantes a respeito do eTA.

Canadá como tirar visto

Fuso horário
UTC -7 , ou seja, são quatro horas a menos que em Brasília.

Língua
O Inglês é predominante nesta parte do Canadá, mas sendo um país bilíngue, há sinalização em francês, também, e nos centros de visitantes dos parques há sempre atendentes bilíngues. Em restaurantes e lojas, não notei o francês.

Dinheiro e Câmbio
A moeda local é o dólar canadense (CAD), mais baixo que o americano. Nós levamos a moeda local daqui, e usamos cartão de crédito para pagar os hotéis, mas surpreendentemente algumas lojas de Banff só aceitavam dinheiro vivo – e coincidentemente tinham vendedores/caixas chineses. Alguma semelhança com nossa 25 de Março?

Jasper Alberta Canada
Rio Athabasca, Jasper

Quantos Dias Ficar nas Montanhas Rochosas
The more, the merrier, já diz o ditado, mas depende muito de sua intenção. Se pretende fazer tudo com calma, fique ao menos 7 dias. Se vai apenas ver as montanhas e lagos, numa viagem contemplativa e não dispõe de muito tempo, 4 dias são suficientes para visitar os principais lagos e avistar as montanhas e com alguma sorte ursos, veados, cabra da montanha…

Onde Ficar nas Montanhas Rochosas
Tenho muitas dicas para te ajudar a escolher um hotel e sugestões de que cidade escolher como base, então o tema mereceu um novo post. Confira em Alberta: Onde Ficar nas Montanhas Rochosas do Canadá. Quando publiquei este post ainda não havia escrito, mas vou atualizando conforme as publicações vão ao ar.

jasper montanhas rochosas Canada
Cervo no hotel em Patricia Lake

Ingresso aos Parques de Jasper e Banff
Como todo parque nacional, o de Banff também cobra uma taxa de entrada e permanência dos visitantes. Há dois tipos de ingresso:

Discovery Pass: passe anual
Grupo ou família (até 7): $136.40
Crianças e adolescentes (0-17 anos): grátis (desde jan/18)
Adultos (18-64 anos): $67.70
Idosos (65+): $57.90

Daily Pass: custo diário
Grupo ou família (até 7): $ 19.60
Crianças e adolescentes (0-17 anos): grátis (desde jan/18)
Adultos (18-64 anos): $ 9.80
Idosos (65+): $8.30

Você pode comprar o passe no momento em que chegar a um dos portais de Banff ou Jasper, mas comprando antecipadamente pelo site poderá entrar na fila especial (pass through lane) de quem já tem o voucher.

Na portaria de Banff eles te dão o ingresso com um pedaço de adesivo para você colar no parabrisa do carro, assim caso você saia dos limites do parque, no dia seguinte não precisará pegar a fila, use a faixa da direita (pass through lane). Para entrar em Jasper, que é outro parque nacional, não há necessidade de comprar outro passe, apresente o mesmo cupom. No Yoho, não vimos nenhum tipo de controle, mas só fomos até o Emeral Lake e à cidadezinha de Field.

Alberta Canada banff park
Sede da administração de Banff Park

Wifi, sinal e simcard/chip
Muitos pontos da Icefields Parkway não têm sinal, mas não se preocupe porque não há mesmo como se perder. Na cidade de Banff  muitas lojas e restaurantes deixam o sinal aberto. A gente aproveitou o sinal da Gap ou de restaurantes onde comemos.

Se você preferir estar conectado sem essa mendicância (ai, como mendiguei sinal nesta viagem, porque a Easysim4U me deixou na mão – eita viagem dos perrengues!), compre seu chip internacional com a Travel Mobile, que eu usei em nossa viagem à Califórnia e aprovei. Atendimento profissional.

Procurei por uma loja que vendesse o simcard no aeroporto de Calgary mas eles não comercializam o chip, olha que engraçado. No Alasca foi o mesmo, não encontrei, apenas planos de no mínimo 1 mês.

Dirigindo em Alberta
Sempre depois de uma nova roadtrip escrevo um  post recheado de dicas para quem vai dirigir em outro país, compartilhando informações importantes para o turista. Confira o post Dirigindo no Canadá. Quando publiquei este, o post com dicas para dirigir ainda não estava no ar, mas o link te leva para a página-índice do Canadá, onde estão as atualizações. Te espero lá!

Alberta Canada-banff
viadutos para travessia de animais selvagem no parque de Banff

O que Fazer nas Montanhas Rochosas Canadenses
Se você não vai para fazer trekking ou praticar esportes de neve, a viagem será de contemplação – e este é um dos lugares mais apropriados do mundo para o substantivo! O mapa abaixo mostra os principais pontos, mas cada parte deste roteiro tem um  post com dicas mais precisas e meu relato particular pra te inspirar. Encontre os links na página-índice do Canadá, porque os posts serão publicados aos poucos.

Não conseguimos fazer todas as atividades no mapa/listinha abaixo, mas se você tiver mais tempo do que tivemos conseguirá. Elas estão duvidas em 3 regiões, para você distribuir de acordo com seu tempo/roteiro/necessidade: Banff (preto, ao Sul), Lake Louise e Field (em roxo) e Jasper (preto, ao Norte).

 

Anúncios

23 comentários sobre “Montanhas Rochosas Canadenses: Roteiro e planejamento

  1. Maria Eunice Régis Lemos Carcereri outubro 22, 2018 / 11:00 pm

    Foi tudo muito bem contado e descrito. Parabéns! Quero muito conhecer o Canadá. Em Abril ainda é muito frio lá? Obrigada!

    Curtir

    • Marcia outubro 23, 2018 / 3:04 pm

      Obrigada, Maria Eunice. Sim, ainda neva em abril. Se for pras montanhas, melhor depois de junho.

      Curtir

  2. Patti outubro 22, 2018 / 10:02 am

    No verão, no inverno, na primavera… fui em todas as estações a Banff e não me canso de voltar. Você descreveu muito bem no post a alma das rochosas no Canadá! Beijo

    Curtir

    • Marcia outubro 28, 2018 / 11:47 pm

      Eu notei bastante a diferença da paisagem entre junho e setembro, as duas vezes em que fomos, mas certamente no inverno a mudança é ainda mais radical.

      Curtir

  3. Vitor Martins outubro 16, 2018 / 7:24 am

    Falta muito pouco para viajar até ao Canadá!Um país fantástico, com tanta beleza natural. Fiquei encantado com as suas fotografias..

    Curtir

    • Marcia outubro 18, 2018 / 11:59 am

      Obrigada, Vitor, espero que gostem de lá tanto quanto a gente.

      Curtir

  4. angiesantanna outubro 15, 2018 / 10:29 am

    meu sonho conhecer essa região, sou apaixonado por lagos azuis rodeados por montanhas, mas normalmente o amor não é correspondido pq fico sempre doente ahueahe

    Curtir

  5. Edson Amorina Jr outubro 14, 2018 / 10:14 am

    Está aí um destino que temos bastante vontade de ir! Precisamos bastante fazer um roteiro legal pelo Canadá…

    Curtido por 1 pessoa

  6. carlaalexmota outubro 13, 2018 / 5:03 pm

    Gostava muito de viajar para o Canadá para explorar os seus parques nacionais. Mas é tudo tão caro que perco a vontade. 😦

    Curtir

    • Marcia outubro 18, 2018 / 12:03 pm

      Imagine para nós que pagamos 3 ou 4 vezes mais, Carla, por causa do câmbio!

      Curtir

  7. Amilton Fortes outubro 13, 2018 / 12:53 pm

    Dicas preciosas sobre a região! Morro de vontade de conhecê-la e adorei o seu roteiro, tudo que compartilhou. Já salvei aqui pra quando chegar a hora de explorar essas montanhas lindíssimas. Abs

    Curtir

  8. Gabi torrezani outubro 13, 2018 / 12:28 pm

    Que lindas são as montanhas rochosas! O Canadá sempre me deixa com a cara na poeira, o que são esses Lagos???!! Paisagens fenomenais!

    Curtir

  9. Lulu Freitas outubro 12, 2018 / 4:01 pm

    Tenho muita vontade de ir ao Canadá e adorei a suas dicas. Que cenário!!!! Amei cada dica e foto. Bom saber que a moeda de lá é mais barata que o dólar americano. A co-relação Canadá x 25 de Março foi ótima! kkkk

    Curtido por 1 pessoa

  10. Mariana Antunes outubro 12, 2018 / 12:19 pm

    Eu acho que a Viajanet tem responsabilidade sim, já que ela ganha dinheiro com a intermediação do serviço…que absurdo! Imagina a frustração…tem que ficar sempre de olho é fueda. Mas ainda bem que o resto deu certo. Essas paisagens do Canadá são lindíssimas, eu tenho a maior vontade de ir!

    Curtir

    • Marcia outubro 18, 2018 / 12:11 pm

      Também acho que tenham uma dose de responsabilidade, mas o pior foi como se excluíram sem dar apoio algum.

      Curtir

  11. Ruthia outubro 12, 2018 / 4:47 am

    Eu não me atreveria a conduzir um motor home em estradas desconhecidas, estreitas e perto de desfiladeiros. Credo. Mas não me importava de ir ao lado. Deve ser uma aventura e tanto.
    Apesar do stress com o voo, conseguiram aproveitar o melhor da situação chata e fizeram um passeio no centro do México. Good for you!

    Curtir

    • Marcia outubro 18, 2018 / 12:13 pm

      No final das contas, nem carro nem motorhome rodaram pela Going to the Sun porque grande parte da estrada estava fechada, mas conseguimos rodar por uma parte bem icônica. Mas tudo tem uma razão de ser. Fica pra próxima…

      Curtir

  12. Fabíola Moura outubro 11, 2018 / 5:12 pm

    Essa é uma viagem que já chegamos a planejar, mas só temos o mês de janeiro, em pleno inverno. A época do ano que você foi é a melhor, sem dúvidas. E esse susto com a cia aérea? Que sufoco!

    Curtir

    • Marcia outubro 18, 2018 / 12:17 pm

      Fabíola, um dia escola acaba e vcs poderão viajar quando quiserem!

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.