Rota Romântica Alemã: a Fortaleza de Würzburg

Würzburg é uma cidade que deve ser incluída em qualquer roteiro pela Rota Romântica Alemã por sua história, charme e tradições vinícolas, e a Fortaleza de Würzburg é uma de suas atrações principais. Neste post conto como foi nossa visita aos jardins e ao interior do palácio, que abriga um museu com obras de artistas da Francônia.

Denominada Festung Marienberg, como toda fortaleza fica no alto de uma colina, observando a cidade, o rio Meno e a bela ponte velha (Alte Mainbrücke). Sua historia começou ainda na época dos celtas e com o domínio do cristianismo foi fundada uma igreja no ano de 704. Algumas construções ainda visíveis datam do século 13. Passou por transformações ao longo dos séculos em sua arquitetura e utilidade e hoje recebe turistas de todo o mundo.

wurzburg-fortaleza-Alemanha
A ponte velha e parte de Wurzburg vistos da fortaleza

Nossa primeira impressão de Würzburg não poderia ter sido melhor. Como escolhemos visitar a Fortaleza antes mesmo de fazer o checkin no hotel, seguimos ao longo do rio Meno, observando as torres de igrejas e a colina onde fica a fortaleza, estupefados pela beleza da cobertura verde sobre as encostas: videiras!

Deixamos o carro no estacionamento (que desconfio tenha sido o antigo fosso) e passamos pelo primeiro arco através da grande muralha, quando nos deparamos com uma cena linda de outono e de cara eu achei que já tinha valido a pena ir até a fortaleza, afinal, quem acompanha o blog sabe que há duas coisas que amo em se tratando de viagens: o outrono e as montanhas.

Depois de tirar muitas fotos com fundo amarelado, passamos por uma edificação barroca que funcionava como arsenal e hoje abriga o Museu de Arte da Francônia, mas o tempo era curto e seguimos direto para o pátio interno do castelo, onde fica a bilheteria e uma nova entrada ladeada por torres de vigilância medieval, o Scherenbergtor, cuja ponte data do século 17, com uma imagem de Maria e o brasão do príncipe-bispo Rudolf von Scherenberg.:

wurzburg-fortaleza-rota-romantica-alemanha
Scherenbergtor

Chegamos a um novo pátio, onde ficam a igreja de Santa Maria (Mairenkirche), que infelizmente passava por restauro, uma torre de vigilância do século 14 (Bergfried). Entramos ali, mas era tão escuro que mal consegui ler a placa informativa nem encontrar acesso a degraus. Espero que os trabalhos de restauro que têm sido realizados e que prometem entrega em 2026 reveja isto.

O Fürstenbaumuseum, museu onde está exposto o mobiliário, pinturas, tapeçaria e esculturas dos aposentos do príncipe-bispo, fica no primeiro andar da fortaleza.

Para saber especificamente sobre Würzburg, leia
Würzburg: entrada ou sobremesa na Rota Romântica Alemã
Sobre outra atração importante, leia Palácio de
Würzburg na Rota Romântica Alemã

Caminhar por corredores de uma antiga fortaleza é sempre um exercício criativo, mas confesso que não foi uma experiência tão incrível quanto eu esperava, talvez porque não visitamos os aposentos do príncipe-bispo?

Mas dois elementos da exposição me impressionaram: as maquetes da cidade antes e depois do bombardeio de 1945. Não há como visitar a Alemanha e não se impressionar com a reconstrução do país no pós guerra. Cidades como Würzburg, aniquiladas pela guerra, conseguiram se reerguer dos escombros e hoje apresentam edifícios históricos em estado de conservação de fazer inveja a nosso casario colonial, muitas vezes com azulejos esfarelando e soltando das fachadas, como vi em Salvador e Santos.

A segunda maquete, que mostra os danos do bombardeio de 1945

Se você tiver pouco tempo, sugiro que vá direto aos jardins, de onde você terá uma vista completa da charmosa cidade de Würzburg. Não espere um Versailles, o espaço é pequeno, mas com elementos que rendem boas fotos, como fontes, escadaria, terraços – e a vista, claro.

wurzburg-fortaleza-Alemanha
Naquele dia eu estava inspirada para poses de blogueirinha ahaha

Confira as dicas de outras cidades da Rota Romântica Alemã

Voltamos pelo mesmo caminho e percorremos a ala sul da fortaleza, um lugar ótimo para fazer picnics ou apenas deixar o tempo passar.

wurzburg-fortaleza-Alemanha

Aproveitamos para comer um delicioso hot dog acompanhado de cerveja no biergarten que fica dentro da Fortaleza de Würzburg. Era final de setembro, e nenhum biergarten que visitamos tinha a vivacidade usual do verão alemão. Gostaria de ir em um julho ou agosto para participar disso, mas as cores do outono me seduzem mais.

wurzburg-fortaleza-Alemanha
almocinho básico

Nesta viagem pelo Sul da Alemanha visitamos outros 6 castelos e palácios. Para cada um, escrevi um post com dicas detalhadas e fotos que vão te inspirar a conhecer todos! Confira na página-índice Castelos e Palácios da Alemanha

Fortaleza de Würzburg – serviço

Como chegar – Chegamos dirigindo de Rothemburg ob der Tauber, e fomos direto à Fortaleza, que tem estacionamento no local pago. Se você chega a partir de Farnkfurt ou Nuremberg, são 120 km de distância. Da estação de trem de Würzburg, são uns 45 minutos de caminhada. Estando no centro, siga o caminho pela ponte velha (Alte Mainbrücke):

Ingresso – Fizemos a visita pelo interior por conta, mas há tours guiados em Inglês de abril a outubro, aos sábados, domingos e feriados. Compramos os ingressos na loja do museu, que custaram €4.50. Se não quiser visitar o interior, você pode circular pelos pátios e jardins gratuitamente. Ehehe, deixei a melhor dica para o final!

o ingresso e o desktop ao fundo: blogger at work!

Horário de funcionamento – abre das 9h às 17h30, mas apenas de Abril a Outubro. Se você for no inverno, a maior parte das atrações estarão geschlossen e você vai aprender esta palavra da pior maneira.

PLANEJE SUA VIAGEM AQUI
Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode contribuir com a manutenção do blog e consequentemente para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. E o melhor: sem gastar nada a mais por isso, pode conferir. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros:
Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B – Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu chip e receba em casa antes de sua viagem

Espero que eu tenha te convencido a incluir a Fortaleza de Würzburg em seu roteiro pela Rota Romântica alemã ou a fazer um bate-volta a partir de Frankfurt. Würzburg merece.

Anúncios

13 comentários sobre “Rota Romântica Alemã: a Fortaleza de Würzburg

  1. angiesantanna 25 de fevereiro de 2019 / 9:41 am

    nunca desci nessa cidade, sempre fazia conexao de trem ai..quem sabe conhecerei daqui umas decadas

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eloah Cristina 21 de fevereiro de 2019 / 9:58 am

    O Outono é um encanto, além de ser muito romântico. Adorei ler seu relato e conhecer mais sobre este cenário alemão.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Roberta Lan 19 de fevereiro de 2019 / 9:24 pm

    Amei a dica! Minha cunhada mora perto da rota romântica, então quando a gente visita ela, aproveita pra ver uma ou outra cidade por perto. Wurzburg fica a só 1h dela, vai ser a próxima da lista com certeza!!!

    Curtir

  4. Carla Mota 19 de fevereiro de 2019 / 11:56 am

    Essa Rota Romântica Alemã parece um lugar bem romântico para fazer uns paseios. A Fortaleza de Würzburg é linda demais. Fiquei encantada.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Vitor Martins 18 de fevereiro de 2019 / 9:45 am

    Que cidade linda!Não conheço mas quero muito conhecer. Boas dicas

    Curtido por 1 pessoa

  6. Rui Barbosa Batista 17 de fevereiro de 2019 / 4:17 pm

    Confesso que desconhecia Wurzburg. Já me tinham falado, mas não tinha qualquer referência especial. Adorei a fortaleza e os jardins. Bela partilha!

    Curtir

  7. Ana Carolina Miranda 17 de fevereiro de 2019 / 12:57 pm

    Márcia, já quero conhecer! Amei a dica!!! Essa cidade parece ser maravilhosa! Final do ano vou para Europa, quem sabe consigo colocar no meu roteiro! Bjs

    Curtir

    • Marcia 17 de fevereiro de 2019 / 3:59 pm

      Que legal, Carol, o Sul da Alemanha é mesmo lindo, pode colocar no roteiro sem receio de ser feliz. bj

      Curtir

  8. Ruthia Portelinha 17 de fevereiro de 2019 / 5:30 am

    Eu também acho o Outono um charme, com a vantagem de não ter que enfrentar um calor ou frio avassaladores, nem uma multidão de turistas! É a meia idade, acho! Ficaram lindas as fotos, entendo porque lhe chamam rota romântica

    Curtir

    • Marcia 17 de fevereiro de 2019 / 3:48 pm

      Ah, Ruthia, a meia idade já está me escapando, duvido que eu chegue aos 100, mas se chegar, quero estar fazendo checkin e não checkup – ahaha

      Curtir

  9. Aline Aguiar 16 de fevereiro de 2019 / 9:35 pm

    Würzburg é lindo demais! Por sinal, toda a Rota Romântica é maravilhosa!! Também não resisto às cores do outono, acabo sempre viajando nessa época.

    Curtir

    • Marcia 17 de fevereiro de 2019 / 3:54 pm

      Eu gostava da primavera, mas o outono me seduziu pelas cores!

      Curtir

Deixe seu comentário ou dúvida. Não se esqueça de marcar o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.