Sevilha é uma cidade muito agradável, apesar de ser grande e a capital da Andaluzia. Confira a lista de coisas grátis para fazer em Sevilha. Não perca o bônus ao final do artigo e dica de onde comprar ingressos com antecedência.
Para dicas de hospedagem, também tem um guia com o melhor bairro para se hospedar. Pode copiar o Roteiro de 10 dias pela Andaluzia e conferir outras dicas desta região aqui no Mulher Casada Viaja, na página Espanha. Caso precise de ajuda além disso, sou agente de viagens e ofereço serviços como consultoria e roteiro personalizado. Para entender melhor, visite a página da agência Mulher Casada Te Leva. Agora, vejamos o que fazer de graça em Sevilha!
1. Passear pela Plaza de España
Uma das praças mais impressionantes da Espanha – e talvez do mundo, é o mais lindo dos cartões-postais de Sevilha. Construída em 1929 para a Exposição Ibero-Americana, seus prédios e torres hoje abrigam museus e repartições públicas. Mas outros elementos chamam ainda mais nossa atenção, como os painéis de azulejos pintados que representam as províncias espanholas, e as pontes e canais que cortam a praça em formato semicircular. A gente fica até perdido com tantos elementos para admirar e fotografar!

2. Relaxar no Parque de María Luisa
A Plaza de España e Plaza de America fazem parte do mesmo complexo utilizado para a Exposição Ibero-Americana de 1929, ambos no Parque de Maria Luisa. É uma área imensa, precisaria ficar parte do dia para explorar todo o parque com calma. O parque tem fontes – mas só vi uma com água potável – lagos, esculturas e aves como pavões e patos. Pedalar é também uma atividade prazerosa e não me senti insegura por lá.
Pulmão verde de Sevilha, a história do Parque de Maria Luisa começa em 1893, quando a Infanta María Luisa Fernanda de Borbón, duquesa de Montpensier, doou à cidade parte dos jardins do Palácio de San Telmo (hoje sede do governo), transformando-a em parque público. A forma atual surgiu em 1914, quando o arquiteto paisagista francês Jean-Claude Nicolas Forestier reformulou o espaço com inspiração nos jardins mouros e no estilo romântico.

3. Visitar o bairro de Santa Cruz
Antigo bairro judeu, muito charmoso e bem coladinho no centro de Sevilha, tem ruelas estreitas e pátios escondidos. É onde fica uma das principais atrações de Sevilha, o Real Alcazar. Este pago, mas imperdível! Não deixe de comprar seu ingresso com antecedência.

4. Ver o pôr do sol na beira do rio Guadalquivir
A Andaluzia é a região espanhola que mais tem dias de sol, então escolha um para caminhar até o bairro Triana, ou sente-se nas margens do rio perto da Torre del Oro.

5. Assistir apresentações de flamenco
Como já tínhamos garantido nosso ingresso no que é considerado o melhor show de flamenco de Sevilha, não paramos para assistir artistas de rua. Lugares como a Plaza de España ou mesmo próximo à Catedral costumam ter apresentações de grupos de flamenco. Grátis em Sevilha, coisa boa! Mas é claro que você pode deixar uma gorjeta para apoiar os artistas.

6. Visitar o Arquivo das Índias também é grátis em Sevilha
Visitamos o Arquivo das Índias enquanto esperávamos nosso horário de visita à magnífica Catedral de Sevilha. É outra coisa grátis para se fazer em Sevilha e havia pouca fila, acho que perdemos uns 5 ou 10 minutos. Em 1785 deixou de ser uma bolsa de comércio para abrigar todos os documentos relacionados às colônias espanholas na América e nas Filipinas.
Passamos por exposições de mapas e painéis ilustrados informativos, além das enormes estantes de livros. Mas tudo cenário como os de chamadas de vídeo (rsrs): os documentos originais — como cartas de Cristóvão Colombo, mapas do século XVI e registros administrativos coloniais — estão guardados em salas de acesso restrito, climatizadas e sob controle arquivístico. De qualquer forma, o prédio é muito bonito, vale a visita.

7. Subir no Metropol Parasol – grátis com comprovante de residência em Sevilha
O projeto do Metropol Parasol, também conhecido como Setas de Sevilha (seta=cogumelo) tem formas orgânicas de um tipo de madeira resisitente e sustentável. Trouxe vida para uma parte pouco explorada por turistas e durante sua construção encontraram ruínas romanas, o Antiquarium, que também podem ser visitadas de terça a domingo.
Eu não subi para caminhar pelas passarelas da estrutura, mas achei que mesmo o vão abaixo é espetacular! Faça como eu: vá ao anoitecer, para curtir o por do sol e o jogo de luzes sobre os elementos vazados.

8. Conhecer igrejas
As igrejas católicas são museus de arte, e eu gosto de entrar também nas menos procuradas pois sempre achamos pequenos tesouros. E elas são gratuitas, diferente das catedrais. Mas valem cada centavo, principalmente a de Sevilha.
9. Curtir a Feira de Abril ou a Semana Santa (se estiver na época)
A Feria de Abril é um evento público e grátis de Sevilha, e talvez a maior festa local. No entanto, a maioria das mais de 1.000 casetas (tendas) são privadas e requerem convite. Mas existem as casetas públicas, com entrada livre.
10. Segunda-feira gratuita no Real Alcázar e na Catedral
- Gratuito às segundas, em horários específicos (geralmente no fim da tarde).
- Mas atenção: precisa reservar com antecedência no site oficial.
Bônus: Free Tour
Você já ouviu falar em free tour? São passeios a pé com guia, gratuitos, e uma gorjeta é esperada ao final do passeio. Embora não seja obrigatória, é altamente recomendada e esperada pelo guia. Este tour oferecido na plataforma da Civitatis tem duração de 2 horas com guia falante de espanhol.
E onde comprar ingressos para o que não é grátis em Sevilha?
Faça um favor a si mesmo: não deixe para comprar ingressos das atrações na hora ou durante a viagem. Às vezes eu caio nessa e fico frustrada, pois acho que em alguns lugares não vai ter tanta gente, mas em se tratando de Sevilha, não dá mesmo. Eu uso e indico a Get your Guide, da qual selecionei as 3 atrações pagas mais importantes de Sevilha. Se quiser, confira também na Civitatis e na Tiqets. São as 3 plataformas em que confio e indico.
Com o câmbio tão desfavorável para nós brasileiros, poder contar com uma cidade linda e ainda com atrações grátis em Sevilha é muito bom! E se você mora em SP, em geral os custo de restaurantes na maior cidade do Brasil e na Espanha é igual ou muito próximo.
Fale comigo para organizar sua viagem! Além de viajante experiente, sou agente de viagens regulamentada -sim, o Mulher Casada Viaja é uma agência de viagens com preços competitivos e atendimento personalizado. Também te ajudo com consultoria e faço roteiros personalizados.

Mais coisas grátis em outros lugares
- Let’s Fly Away – O que fazer de graça em Dubai: 7 ideias para o seu roteiro
- Entre Mochilas e Malinhas – Theatro Municipal de SP: Vale a pena fazer a visita guiada?
- Dani Turismo – O que fazer de graça em Orlando?
- Destinos Por Onde Andei… – O que fazer de graça no Rio de Janeiro
- Travel Tips Brasil – O que fazer de graça no Vale da Morte Califórnia?









Respostas de 7
Adorei o seu artigo! Estive em Sevilha há milênios e recordar coisas grátis em Sevilha foi como voltar no tempo. Sem dúvidas a Praça de Espanha é uma das praças mais bonitas do mundo!! Obrigatório conhecer.
Oi, Lulu, e mesmo a gente tendo visto tanto sobre a Praça de Espanha, quando se chega lá é ainda mais linda, né?
Tão bom ter dicas do que fazer de graça, especialmente em tempos de câmbio desfavorável! Meu marido esteve em Sevilha a trabalho e ficou encantado – e frustrado por não ter tido tempo de explorar a cidade. Seu post confirmou as impressões dele: uma cidade histórica e com muito verde.
Imagino a frustração dele, Cintia, eu fiquei 5 noites em Sevilha, e ficaria mais de boa.
Já fui a Sevilha 2x e iria muitas outras, caso tenha oportunidade.
Uma cidade linda e de uma riqueza cultural que transborda a mente de tantas recordações boas.
Amei as suas dicas e faria um roteiro como indicou, sem custos, observando as arquiteturas dos bairros, os movimento das ruas através das danças e agitos noturnos.
Ótimas dicas, como sempre
Beijinhos
Dani
Eu também voltaria a Sevilha de boa, que clima gostoso!
Sou louca para conhecer Sevilha, me parece um destino muito interessante e bonito, como você pôde nos mostrar bem. Saber que existem coisas grátis e legais para fazer em Sevilha me deixam ainda mais interessada em visitar esta cidade. Lindo post, adorei!