Visitamos a Universal Studios do Japão durante nosso Roteiro de18 dias – e sim, a Universal Studios do Japão se transforma no Halloween! Eu adoro festas à fantasia, e o Halloween sempre foi uma data especial nos meus tempos de professora de inglês, além de que o outono no hemisfério Norte é uma das melhores épocas para se viajar.
Confira as dicas de ingressos, onde ficar, e as diferenças entre a USJ e dos parques da Florida.

Ingressos para a Universal Studios Japan
A primeira dica é: Não deixe para comprar seu ingresso Universal Studios do Japão na hora! Em 2023 compramos os ingressos para a Universal Studios Florida na bilheteria antes de entrar, achei que em Osaka não seria diferente. Mas foi. E foi muito frustrante chegar pela manhã na bilheteria e descobrir que o parque já estava lotado. Voltamos a Namba, e no dia seguinte, fizemos o check out, deixamos as malas no hotel e voltamos à Universal com ingressos garantidos. Mas não conseguimos ver o parque de noite, quando acontece a Halloween Horror Nights, entre setembro de início de novembro, porque tínhamos hotel reservado em Quioto. E pervebi que no dia 1 de nov tinha menos gente com fantasia do que no dia 31 de out. Não faça como eu, garanta seu ingresso.
E atenção: IA diz que não se vende mais ingresso na entrada desde maio 25, mas o próprio site da Universal diz que é possível – mas, de novo, não aconselho! E aconselho a não fazer seus roteiros com base em IA. Mulher Casada Viaja adverte!Entre em contato se precisar de ajuda, seja apenas uma pergunta aqui no blog, um monte de perguntas na consultoria ou deixe que eu organizo toda sua viagem, pois também sou agente de viagens.

Tipos de ingresso da USJ e quanto custa a Universal de Osaka
Os ingressos são chamados Studio Pass, e há 3 opções. Seu custo varia, sendo mais caro nos finais de semana. Crianças de 4 a 11 anos e adultos acima de 65 anos têm desconto. Veja onde comprar, com preços em dólares mais abaixo.
- ingresso para 1 dia (média de 10.000 ienes)
- ingresso para 1 dia e meio, ou seja: vespertino no primeiro dia, e dia completo no segundo (média de 17.000 ienes)
- ingresso para 2 dias (média de 19.500 ienes)
A Universal Studios Japão também tem um ingresso fura fila (filas menores, na verdade), o Express Pass. Ele é um complemento, ou seja, você ainda terá que comprar o ingresso regular do parque, então atenção para marcar a mesma data nos dois tipos. O mais barato, que dá acesso ao Super Nintendo World e ao The Wizarding World of Harry Potter começa em 15 mil ienes. O mais caro (25.800 ienes) dá acesso ao MarioKart: Koopa’s Challenge, Yoshi’s Adventure, Mine Cart Madness, Harry Potter and the Forbidden Journey, Flight of the Hippogriff e escolha entre The Flying Dinosaur ou Despicable Me e Jaws ou Jurassic Park.

Confira os stories de Osaka e da Universal Studios Japão no Instagram do Mulher Casada Viaja
Quanto ao Halloween, diferente dos parques de Orlando, na Universal Studios do Japão não é necessário comprar ingresso à parte para curtir as Halloween Horror Nights, basta o ingresso geral.

Mas a área mais disputada na Universal Studios Japão, o Super Nintendo World, há duas opções:
- compre o Studio Pass e baixe o ingresso gratuito no dia da visita através do aplicativo oficial ou dos terminais do parque
- Compre Express Passes que incluem entrada para essas atrações, como expliquei acima.

Onde comprar ingresso?
Fiz uma pesquisa comparativa de preços entre plataformas que uso nas minhas viagens e indico aos leitores – e no próprio site da Universal Studios Japão. Claro que você pode comprar direto na Universal, mas se comprar na Get your Guide, pagará o mesmo valor (estava 68 dólares quando fiz este artigo), e fará um gesto simpático em retribuição às dicas recebidas aqui. Essa comissão não me ajuda a viajar, mas paga as despesas de manter o blog no ar, ajudando você nesta e em outras viagens. Na Civitatis – fica um pouco mais caro, mas você paga em reais, ficando livre do IOF. Estas são as plataformas que uso para ingressos, passes e tours e sempre indico por aqui, pode confiar.

Diferenças entre o Universal Studios Japão e Orlando
Em termos de tamanho, o USJ é 10.000 m2 maior que cada um dos parques de Orlando mais antigos, sem contar o Epic. Por outro lado, a Universal Citywalk é um pouco tímida na versão do Japão.
Na entrada, já vemos a diferença, uma cobertura translúcida para proteger do sol e da chuva enquanto curtimos as lojas, e a montanha russa sobre elas!

Outra atração que atualmente só existe na USJ é Jaws (Tubarão). Eu fui em 1996 na Universal de Los Angeles ehehe. Algumas lojas também são exclusivas, como a do Snoopy (eu queria comprar tudo!) e Hello Kitty. Também tinha uma atração especial e loja do anime Demon sleyer. E a área dedicada a crianças menores, como uma parque de diversões tradicional, a Wonderland.



E sendo a terra do Pokemon, passamos 1 hora na fila para comer no restaurante que tinha pratos especiais de Halloween, além de ficar numa fila só para ver dopis (2!!) personagens Pokenon desfilando – nem sessão de fotos ou autógrafos, como em Orlando. Mesmo assim, a fã adorou!


O Wizarding World of Harry Potter – tem as mesmas atrações de Orlando, mas a ambientação para chegar ao universo de Harry Potter é exclusiva da Universal Studios Japão, como o acesso por corredor na floresta e o Stone Circle. Outra diferença é que a fila não passa dentro do castelo antes do simulador, é preciso entrar numa fila à parte.



Como chegar à USJ
A Universal Studios Japão fica em Osaka, a 7 km do centro. Para ser mais exata, na Baía de Osaka. De trem, desça na Estação Universal City, que fica a passos do tradicional Arco da Universal Studios.
Confira também o incrível Aquário de Osaka, vizinho da USJ, e outros artigos desta viagem ao Japão

Onde ficar para curtir a Universal Studios Japão
O ideal é se hospedar em Osaka, para não chegar tão tarde e já pegar filas longas. Passamos 3 noites em Osaka, no Fairfield by Marriott Osaka Namba. Já tínhamos ficado num hotel-cápsula em Tóquio, num hotel oriental em Matsumoto e num ryocan em Takayama, então foi um conforto voltar a ter café da manhã com opções ocidentais. O quarto tem bom tamanho para os padrões japoneses, recebemos camisolas e chinelinhos, e o atendimento foi maravilhoso. Ficar em Namba teve muitas vantagens, como ficar pertinho de áreas comerciais e da maluca Dotonbori, onde o Halloween é também presente, então mesmo que você não consiga ir a Universal Studios do Japão, vai curtir pelas ruas dessa região maluca.


Mas certamente, se hospedar literalmente ao lado da entrada da USJ é o melhor para aproveitar o paque bem cedo e no final da noite, antes que as multidões cheguem. The Park Front Hotel

Caso esteja baseado em Tóquio, ainda dá para tomar o trem bala na estação de Tóquio até a estação Osaka, onde troca de trem até a Estação Universal City. Acho bem puxado, são 3 horas de viagem na ida, parque e retorno, mas aí é com você! De Quioto é mais tranquilo, em menos de 1 hora você chega ao parque.
Melhor época para ir à Universal Studios Japão
As melhores épocas para ir ao Japão são a primavera e o outono. O Halloween é comemorado em 31 de outubro, mas se quiser curtir o Halloween na Universal Studios do Japão, pode ir de setembro aos primeiros dias de novembro. Confira no site oficial da USJ as datas e eventos. Em 2025, as Noites do Terror aconteceriam de 4 de setembro a 3 de novembro.

Fora do parque, o Halloween é também animado! Durante toda a semana você encontrará pessoas fantasiadas pelas ruas de Dotonbori, a Times Square de Osaka e também há alimentos eespeciais nas vitrines de confeitarias. Em Tóquio costumava ter festas loucas de Halloween pelas ruas de Shibuya e Shinjuku, mas desde 2024 a proibição de competição de melhor fantasia e de bebida alcoólica pelas ruas devido a vandalismo diminuiu o movimento. A polícia marcou presença no cruzamento mais famoso do Japão, evitando tumultos e tragédias como a de Seoul em 2022, em que 150 morreram pisoteados ou amassados.

Vale a pena ir à Universal Studios Japão
Como quase tudo no Japão, tem muita gente, até mesmo para um parque de diversões. O dia em que fomos choveu a tarde inteira, mesmo assim as filas eram imensas. Além disso, as filas são longas por um ponto positivo: a cordialidade japonesa! Por exemplo, durante a revista das bolsas na entrada, eles te cumprimentam, falam muito, demoram para caramba. O mesmo nos restaurantes, na hora de fazer o pedido, de pagar, de receber, tudo é mais lento – e atencioso – que em parques ocidentais. É um traço da cultura, não chega a ser um ponto negativo, mas achei importante compartilhar.

Um ponto negativo é a língua e entendi como quem não sabe inglês se sente nos parque de Orlando e Los Angeles. Aas atrações em que há falas dos personagens, como Minions e harry Potter perde um pouco a graça, a não ser que você saiba japonês, claro.
Caso seu roteiro no Japão tenha menos do que 14 dias, acho que não vale a pena gastar um deles na Universal Studios Japão, mas isso é tão pessoal, né? Eu fui e não me arrependi, apesar da chuva e da lotação.