Visitar parques urbanos costuma estar na lista da maioria dos turistas, afinal, neles podemos observar os moradores, encontrar similaridades ou diferenças da flora, fugir da muvuca dos grandes centros cheios de turistas e, para os mais animados, praticar esportes. Quem vai ao Balboa Park de San Diego, Califórnia, além disso tudo, encontra atividades culturais e história, em museus incríveis.
atualizado em junho de 2020
Se você ouviu algo sobre San Diego, provavelmente ouviu o nome Balboa Park, o parque onde fica outra referência da cidade, o San Diego Zoo. Com área superior ao Central Park de NY – são 1.200 acres -, em 2003 o Balboa foi classificado como o 13º melhor Projeto de Espaço Público do mundo (dentre outros 24) e realmente é um lugar para curtir por longas horas ou talvez dias, se você puder.
O que fazer no Balboa Park de San Diego
Você pode apenas passear e escolher um ou outro museu para visitar, mas acredite, você terá que se programar como se estivesse indo à Disney, porque são muitos museus – e neste post só falei dos principais! Faça suas escolhas e depois na ponta do lápis as contas de quanto vai gastar, pois talvez compense comprar ingressos individualmente ou adquirir o Go San Diego Card, como explico mais abaixo.
O mapa abaixo está cortado, mas o site oficial do Balboa Park tem um interativo, que ajuda no seu planejamento.
Organizei as atrações do Balbo Park começando pelas gratuitas, seguindo para as mais baratas e por último as mais caras, mas dinheiro nunca pode ser nosso único critério de escolha, principalmente nas férias, não é?
Balboa Park Visitors Center
A primeira parada pode ser o Balboa Park Visitors Center (1549 El Prado), onde mapa e guia de eventos estão disponíveis gratuitamente das 9h30 às 16h30.
Botanical Building e o Lily Pond
Cerca de 2 mil espécies de plantas, como orquídeas, palmeiras e samambaias – mas pra nós isso não é muito novidade, né? – ficam dentro desta linda estufa com estrutura de madeira.
Em frente ao Botanical Building fica o tanque de Water lilies, plantas que vemos também no Jardim Botânico de São Paulo e que Monet eternizou em sua série de pinturas do lago de seu jardim em Giverny, as ninféias.
Ah, durante a Segunda Guerra Mundial, o ‘lago’ de ninféias do Balboa Park foi usado como piscina de reabilitação. É um dos espaços mais fotografados do Balboa park e talvez até de San Diego.
Spreckels Organ Pavilion
O Balboa se orgulha de abrigar um dos maiores órgãos ao ar livre do mundo, onde há concertos gratuitos nos Domingos de verão (junho a agosto). Além disso, há sempre artistas tocando um ou outro instrumento pelo parque. Quando fomos pela primeira vez, lá em 1996, vi uma cena que parecia de sonho: uma moça em vestido branco esvoaçante tocava uma harpa próximo ao lago das ninfeias…
Leia também nosso Roteiro de 3 Dias em San Diego,
e veja outras dicas da Califórnia
Timken Museum of Art
O Museu de Arte inclui uma coleção de pintores europeus e americanos do século 19. Para entreter as crianças, a equipe do museu preparou um guia com missões para serem cumpridas pelo Secret Art Agent da família, enquanto ele observa as pistas presentes nas obras. Funciona de terça a sábado das 10h às 16h30 e de domingo a partir das 12h. Entrada gratuita.
MOPA – Museum of Photographic Arts
Fundado em 1983, este é dos poucos museus independentes dos Estados Unidos dedicado à fotografia e reúne 9 mil imagens e uma coleção de 24 mil livros sobre o assunto em sua biblioteca. Fica na Casa de Balboa e funciona de terça a domingo das 10h às 17h, no sistema ‘pague quanto quiser’.
San Diego Automotive Museum
Desde 1988 o Edifício para Palestras da exposição de 1935-36 (leia na História mais abaixo) vem sendo usado como museu do automóvel e até você que não se liga muito em carros vai curtir! Não espere nada do nível do Museu da Mercedes Benz, em Stuttgart, o prédio é bem simples, mas a coleção impressiona e agrada de crianças a senhores. Além de carros, exemplares de motos, bikes e veículos usados em fimes e séries – ou inspirados neles, como o do Scooby Doo.
Ainda vou escrever sobre este museu, então procure por atualizações na página-índice Califórnia. O Museu funciona das 10h às 17h e custa $10 ($6 para crianças).
San Diego Model Railroad Museum
Brasileirinhos não são muito aficionados em trens em miniatura (quem pode culpá-los, se acabaram com nossa malha ferroviária!), mas os cenários criados nos 8 mil metros quadrados deste museu vão deixar qualquer criança maluca! Fica na Casa de Balboa e funciona de terça a domingo, das 10h às 16h e custa $10 ($6 crianças).
Museu de História Natural de San Diego
Confesso que não é um museu imperdível, especialmente se você já visitou outros grandes deste tipo, mas para quem está com crianças é uma boa e interessante chance de aprender sobre os animais do Sul da Califórnia. O fato de o museu ser pequeno não o torna cansativo e nem dá aquela sensação de precisar retornar por não ter visto tudo. Funciona das 10h às 17h e custa $19 ($12 para crianças).
Jardim Japonês
Instalado numa área de 12 acres, além do paisagismo, o Jardim Japonês oferece atividades culturais e educativas, abriga exposições e festivais e aulas de horticultura. Não chegamos a visitar o Jardim Japonês, mas é possível ver uma boa parte dele de um mirante ao lado do Spreckels Organ Pavilion. Funciona das 10h às 18h e custa $12.
San Diego Museum of Man
Infelizmente não visitamos, mas se trata de uma espécie de museu antropológico. Possui mostras interativas e tours guiados na icônica California Tower, um dos símbolos de San Diego. A foto abaixo não faz juz à beleza do lugar, não sou ninguém sem minha câmera, que neste dia estava visitando uma loja de reparos em San Diego, ali perto do Balboa.
Funciona das 10h às 17h e o ingresso para adultos custa $13 e $10, mas há ingressos combinados para exposições especiais e para quem quer ver o Balboa Park do alto da Torre ($25). Visite o site oficial do Museum of Man.
San Diego Air & Space Museum
Foi muito legal ter visitado este museu afiliado da Smithsonian Instituion e que tem uma coleção rica que vai de aviões que parecem de brinquedo, mas foram usados na Primeira Guerra Mundial, e outros que pertenceram aos irmãos Wright, Amelia Earhart.
Quando o visitamos, tivemos o privilégio de ver a exposição temporária de Leonardo da Vinci, aquela que passou por São Paulo e formou longas filas. No Balboa Park de San Diego éramos apenas meia dúzia de pessoas, olha que sorte! O Museu funciona das 10h às 17h e custa $20 ($11 para crianças).
San Diego Zoo
Sei que muita gente é contra a existência de zoológicos, mas é inegável a contribuição do zoológico de San Diego na preservação de espécies em processo de extinção e por isso mesmo, vale a pena visitá-lo. Confesso que na primeira vez em que estive lá, fiquei maravilhada com o zoo, mas desta vez senti um certo incômodo, mas minha filha adora bichos e tentei não passar esta sensação para ela. Ficamos a tarde toda e escolhemos bem o que ver, já que o tempo era limitado. Se você for com crianças pequenas, reserve o dia todo.
Com tantas atrações, é possível que você queira se hospedar bem pertinho do Balboa, então confira as sugestões de Onde Ficar em San Diego, que é uma cidade grandinha e tem opção de praia, centro urbano, centro histórico, e reuni várias opções nesse post.
Ingresso para o Balboa Park
Não é cobrada nenhuma tarifa para entrar no parque, caminhar pelas belas alamedas, visitar o Botanical Building e apreciar a arquitetura dos lindos edifícios que abrigam os museus. E a maior parte dos museus do Balboa são organizações sem fins lucrativos e os preços variam de museu para museu, mas são bem acessíveis.
Uma maneira de economizar se você vai visitar várias atrações de San Diego é comprar o GoCard San Diego por US$94 ($89 para ciranças), que inclui mais de 40 atrações, inclusive o San Diego Zoo (que sozinho já custa $58), passeio de barco na baía de San Diego, LEGOLAND, e o USS Midway, o porta aviões-museu que é uma das atrações mais visitadas de San Diego. O preço vai subindo conforme você escolhe 1, 2, 3, 4, 5 ou 7 dias de validade do cartão, então programe-se bem para economizar.
Como Chegar ao Balboa Park
Se você não está usando transporte público ou o hop on hop off do simpático Old Town Trolley e vai ao Balboa de carro, há vários bolsões de estacionamento e são todos gratuitos, inclusive alguns têm recarga para veículos elétricos e há serviço de vallet em outros. O bolsão mais centralizado é o Inspiration Point. Mais informações no site do Balboa.
Dentro do parque, além de caminhar, você pode tomar o tram gratuito que funciona das 9h às 20H (18h de novembro a maio) e passa a cada 10 minutos nos pontos.
Wifi
Como estávamos com um sim card da Viaje Conectado, não cheguei a testar o wifi do Balboa, mas veja as áreas (em rosa) onde há wifi gratuito:
Onde Comer no Balboa Park
Se você está com pressa ou pouca fome, a Plaza Panama é uma boa opção para comer ao ar livre, mas quase todos os museus oferecem um restaurante ou uma lanchonete. Nós comemos no The Prado, que fica dentro do Edifício El Prado, ambiente super agradável. Um prato para dois e uma salada, com cervejas e refrigerante saiu $50, para você ter uma base de preço.
Breve História do Balboa Park de San Diego
Em 1892, mais de duas décadas depois que a área nua onde hoje é o Balboa foi reservada para ser o parque da cidade, Kate Sessions se comprometeu a doar e plantar 100 árvores por ano, bem como outros tipos de vegetação paisagística em troca de uma área de 32 acres nos arredores do parque que seriam usados para seu próprio viveiro comercial. Posteriores investimentos públicos permitiram melhorias na estrutura e em 1915 o Balboa estava pronto para brilhar.
Foi em 1910 que o parque foi nomeado Balboa, em homenagem ao espanhol Vasco Nuñes de Balboa, o primeiro europeu a avistar o Oceano Pacífico durante exploração do Panamá. Entre 1915-1916 coube a San Diego a incumbência de sediar a exposição Panamá-Califórnia para comemorar a abertura do Canal do Panamá e este foi o impulso que o parque precisava para ser, além de uma área verde, um espaço cultural. Foi nesta época que surgiram ícones do Balboa que vemos hoje, como a California Tower onde fica o San Diego Museum of Man, a ponte Cabrillo, o Botanical Garden e o fotogênico espelho d’água à sua frente, o Spreckels Organ Pavilion e até o San Diego Zoo. Muitos prédios foram erguidos com materiais construtivos mais rápidos, e ao longo dos anos subsequentes reconstruídos, dando sede a muitos museus que vemos hoje, como o San Diego Natural History Museum, de 1933. Uma nova exposição (1935-36) rendeu novos prédios, que hoje abrigam museus como o Automotivo e o Aeroespacial e ao longo das décadas muitos outros museus e jardins surgiram.
Visitamos os museus citados e o San Diego Zoo com o apoio do San Diego Convention & Visitors Bureau, que nos forneceu muito material sobre a cidade, então se você tiver alguma pergunta, mande aí nos comentários que terei prazer em ajudar.
Escrevi este post 18 meses depois de revisitar San Diego (a primeira vez foi em 1996!) e senti que gostaria de voltar para uma estadia maior, para curtir a cidade e frequentar o Balboa Park e conhecer seus museus, como ele merece.
Respostas de 17
Vc falou a palavra mágica pra mim: museus. Dos que você mostrou, os que mais me interessaram foram o Tinkem e o de fotografia. Mas também fiquei babando com esse jardim japonês. Porém, acho que visitaria todos também
Pena que não tive tempo de visitar os outros – e olhe que nem precisaria pagar, foi falta de tempo mesmo.
nao conhecia esse parque, adorei a estrutura e parece muito bem cuidado! gostaria muito de ver os concertos de verão!
Quando fomos pela primeira vez, era alto verão, achei o parque mais animado, assim como outras partes da cidade. Em alguns casos, é mais legal viajar na alta temporada.
Em nossos roteiros de viagens sempre incluímos os museus. Adorei desbravar este cantinho de San Diego com você.
Museus são super importantes para entender a cidade, pena que orientei as escolhas pensando na filha e não visitei outros…
Muito interessante esse parque! Já quero conhecer 🙂