O que fotografar em P&B – 8on8

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

O tema escolhido para este mês do grupo de blogueiras 8 em 8 é P&B, siglinha para Preto e Branco.  Antes de entrar em pânico – para um blog de moda ou decoração, beleza, mas como o Mulher Casada Viaja é um blog de viagens… Mas isso facilita na peneira: as fotos publicadas aqui são de paisagens naturais ou arquitetônicas, então o assunto já está escolhido. Depois foi pensar em que tipo de foto tem um resultado melhor em P&B? Com as câmeras digitais e uma infinidade de softwares de edição de imagens, fica fácil transformar qualquer foto originalmente colorida em P&B, mas não é tão fácil escolher quais, ao menos para mim.

Comecei excluindo o que não seria transformado tendo em vista que nossos olhos buscam o contraste produzido pelas cores, seja numa paisagem com diferentes tons de verde e flores coloridas ou num por do sol, seja num prato com alimentos diversos, então fotos ricas em cores foram mantidas coloridas.

Pensando que a riqueza do P&B está no contraste luz e sombras, procurei fotos com linhas paralelas, reflexos em água, montanhas nevadas… Acho que o mais difícil deste post foi buscar as imagens! De qualquer forma, lembro o que disse um fotógrafo cujo trabalho eu adoro, Ansel Adams: “Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias.”, Fácil, quando se sabe. Então deixo claro que não acho que as fotos a seguir sejam exemplos ou modelos de como fotografar em PB, mas serviram para uma reflexão a respeito. Espero que sirva pra você também!

  1. Esta foto eu já tinha transformada em PB porque achei que em cores estava muito quente e a monocromia trouxe um ar nostálgico, o que sempre sinto quando revejo fotos de Paris. A Ponte das Artes foi o primeiro ponto turístico que conheci em Paris, mas só na terceira vez por lá é que tirei esta.
Paris o que fazer à noite
Meia noite em Paris

2. O dia estava lindo, céu azul, o rio Danúbio verdinho, o castelo de Buda ao fundo com seu jardim cheio de tons de verde, mas talvez pelo que representa o conjunto de esculturas Sapatos no Danúbio eu tenha preferido manter a imagem em PB, acreditando que o impacto é maior assim.

esculturas Budapeste
Sapatos no Danúbio, Budapeste

3. Às vezes lamentamos que o dia está fechado, cinzento, mas é uma ótima oportunidade para fotos P&B. Talvez eu não tenha escolhido a melhor foto para retratar o que estou dizendo, mas um céu cheio de nuvens dá um efeito bem dramático à foto.

Alpe di Siusi, Itália

4. Esta foto eu já tinha transformado em PB, embora o dia estivesse lindo, achei que ficaria mais bonita assim. Na verdade, fica linda de qualquer jeito porque Budapeste é demais!

5. Texturas também caem bem em P&B, eu acho. Fiz esta foto da minha mãe e minha filha em uma das casas de pedra, em Assis, na Itália.
6. Não fosse o anúncio revelando ser 2015, esta bem poderia passar por uma foto do início do século passado, não? Acho que o PB sempre vai carregar essa imagem de “foto antiga”. Achei que combinou muito com a cena da Praça de República, em Praga.

7. É pau, é pedra, é areia no caminho! Praias também podem render boas imagens em PB. Esta é de Carmel, na Califórnia.

8. Retratos também ficam lindos em P&B! E como está chegando o dia dos namorados, escolhi esta selfie que tiramos em nosso primeiro dia no parque chileno Torres del Paine para lembrar que as fotos são apenas uma parte de nossas lembranças, mas são como cápsulas que nos fazem voltar ao tempo ou momento que retratam e nos trazem de volta sensações e sentimentos.

Confira o que os outros blogs fizeram sobre P&B:

Diário de Polly, por Pollyane
Qualquer Latitude, por Yasmin
Quarto de Viagem, por Flávia
Viajei Bonito, por Gisele

Dever cumprido. Agora posso colocar uma foto P&B de um serzinho que era preto e banco mas que encheu nossas vidas de cor.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

27 respostas

  1. Julgo que em determinadas fotografias o preto e branco pode acrescentar muito impacto. Acho que nos leva a reparar mais nos pormenores, na luz e nos contrastes. Além de que, como escreveste, confere o ar de fotografia antiga a determinados cliques, que fica super bem! Durante algum tempo fotografei imenso a p&b com uma analógica que tenho… talvez seja tempo de voltar a pegar nela!

  2. Fotos preto e branco tem seu charme. Gostei muito da preto e branco do Shoes on the Danube (por conta da historia do lugar acho que combinou demais) e da do seu cachorrinho (achei fofa a coleirinha do Mickey).

  3. Lindas e inspiradoras fotos, Márcia. Gostei da sua explicação de como escolher as fotos que seriam transformadas em p&b. Tb tive essa dificuldade, pois uma das coisas que mais me atraem para a fotografia são as cores vivas. O seu post ficou lindo! Fiquei babando… Inclusive nesse au au lindinho ao final 🙂 Beijo grande!

  4. Márcia, adorei as suas fotos, principalmente aquela “meia noite em Paris”. Nunca imaginei fotografar praias em preto e branco, porque amo o azul do mar, mas confesso que achei a sua foto bem interessante. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.