Depois das festas de final de ano e de uns dias na praia, voltei a SP ainda com preguiça de fazer a mala – pra dizer a verdade, ainda não a fiz, porque está um calor insano e eu tenho que colocar roupa de frio, de friozinho e de calor, pois em Buenos Aires vai estar perto dos 30 graus, em El Calafate uma média de 16 e nas geleiras eu não encontrei previsão, mas imagino que o frio fique perto dos 10 graus, pensando positivo. Eita tarefa difícil!
Mais difícil foi ver a foto abaixo e saber que eu possivelmente não vou conseguir chegar a este ponto, porque essa trilha leva longas horas e embora eu tenha feito caminhadas diárias recentemente, não se comparam a passar o dia caminhando sobre pedras, atravessando riachos e subindo montanhas…
Embarco amanhã e estes foram os últimos preparativos. Eles podem servir como um check list para qualquer viagem:
– salvei várias músicas em um pen drive para as longas horas de estrada que enfrentaremos
– li um pouco mais sobre a flora e fauna local: deserto, tundra, estepe, floresta, deserto de altitude. Guanacos, lobos, lebres, pumas, condor. Quem quiser saber mais (em espanhol), clique aqui.
– entrei em mais alguns fóruns de viagem para ver atualizações de informações que eu havia pedido sobre combustível, em que lugar cruzar a fronteira, etc.
– conferi meu e-mail na esperança de ter recebido resposta da reserva de traslado de chegada e retorno em El Calafate, da empresa que faz o mini trekking no Perito Moreno, mas nada!
– preparei as roupas e tudo o mais que minha filha usará para a semana de recreação em que a inscrevi aqui em SP, enquanto mamãe e papai batem perna nas montanhas
– fizemos mercado para que meus pais tenham o que precisarem aqui em casa, onde ficarão com nossa filha
– cuidados pessoais: unhas, depilação, sobrancelhas…
– separei passaportes, vouchers de hotéis e da reserva do carro, mapas que imprimi
– carreguei bateria de câmera fotográfica, celular e tablet/pad
– sacamos algum dinheiro em real e dólar para levar, pois precisaremos trocar por pesos chilenos em Puerto Natales, logo após cruzar a fronteira
– conferi com o banco a liberação do cartão para gastos no exterior
– vasculhei os fóruns de viagem em busca de dicas e encontrei este mapa que me foi útil: de tempo e dificuldade de cada trilha
– conferi a previsão do tempo e ainda não acredito que vai estar tão quente, mesmo em El Calafate!
Momento de reflexão: quando fui para as Montanhas Rochosas, no Canadá ou para Yosemite e Grand Canyon nos Oeste dos EUA, eu não tinha quase nenhuma informação sobre os parques, o que fazer lá, que trilhas pegar, etc. Tinha as reservas de hotéis e mapas na mão. Isso foi em 1996-97. Hoje, na era da informação, não ter alguns detalhes claros traz insegurança. Vou tentar manter a tranquilidade e rir dos perrengues que muito possivelmente enfrentaremos. Tô quase colocando um barril de plástico na mala pra armazenar gasolina! Na volta eu conto como foi!
Bora fazer a mala!