Road trips que marcaram

Roadtrip é uma expressão equivalente a viagem de carro, mas vai muito além desta tradução; é uma cultura, uma expressão de prazer e liberdade que reúne paixões: estrada, automóvel e viagem! E vai aí outra expressão envolvendo estrada: take a trip down memory lane, que siginifica lembrar de fatos passados. Então aperte o cinto e venha nesta estrada comigo, conhecendo as road trips mais legais que fizemos e que podem inspirar a sua.

Não tem jeito: viajar de trem é legal, mas nada se compara à liberdade de escolha que um automóvel proporciona. Você pode parar quando e onde quiser, partir quando achar que é o momento, ouvir sua melhor playlist e cantar bem alto, em coro ou solo, fazer do carro sua casa, comendo nele ou parando para um piquenique.

Estrada no Lago Misurina, Dolomitas, Itália


Se você vai partir de sua cidade até outra, não é preciso muito preparo, mas caso tenha que alugar um automóvel em outro país, existem algumas providências a tomar:

  1. Verifique a legislação local quanto à idade mínima para guiar e quanto à necessidade da Permissão Internacional para Dirigir (PID). Houve alterações recentes e escrevi a respeito neste post e depois escrevi Como emitir a PID
  2. Cotação do aluguel e efetivação da reserva podem ser facilitados se você usar um site de busca e reserva, como o Rentcars.com, que trabalha com as maiores locadoras e tra vantagens como pagamento parcelado e livre de IOF.
  3. Pesquise as melhores empresas de telefonia móvel local e a localização da loja no aeroporto, caso retire o carro lá, para já sair com GPS. Muitos carros já vêem com GPS, mas nunca dá pra saber antes. Geralmente compartilho as dicas de telefonia nos posts de cada cidade que visitamos. Caso prefira já sair do Brasil com um chip internacional instalado, veja as condições da Seguros Promo
  4. Se você vai a algum lugar remoto, que não tem sinal, previna-se e compre um mapa físico, de papel. São bem fáceis de achar nos postos de gasolina de estradas do país que você visitar.
  5. Pesquise sobre os sinais de trânsito do país, alguns são bem diferentes.
  6. Entenda como funciona o estacionamento nas cidades para onde você vai. Na Europa, por exemplo, existem as Zonas de Tráfego Limitado, e você não poderá dirigir nos centros históricos.
Califórnia

Mas road trip que se preze tem que ir além do ponto A ao B, precisa do B C, D, E… etc., então nem considerarei as viagens que fizemos de carro para chegar até algum lugar, mas aquelas em que o caminho também foi o atrativo, cuja paisagem ainda me faz sorrir, cujas lembranças dos contornos da estrada e do que vivemos nela ficaram marcadas. Fiz uma listinha de roadtrips legais para fazer em diferentes épocas do ano e em diferentes lugares e já facilitei sua vida compartilhando os mapinhas. Não deixe de seguir os links para os posts sobre cada uma destas viagens se quiser mais detalhes.

Sul do Brasil
Fizemos esta viagem com duração de 10 dias num mês de Julho e tivemos a sorte de ter o sol brilhando durante o tempo todo, mal precisando usar agasalhos. Foi muito engraçado, porque recebemos o carro novo que tínhamos comprado no dia anterior à viagem e lá fomos nós de Meriva, com mesinhas retráteis no banco traseiro para nossa Juju, então com 3 anos, colocar suas coisinhas.
Lembro bem das florestas de araucárias nas proximidades de Curitiba e de todos os parques lindos que visitamos na cidade. Em Blumenau, visitamos uma fábrica de vidro soprado (bem mais legal do que em Murano, Itália) e fizemos uma foto jacu vestidos de tiroleses. Não tenho saudade da nada confortável viagem pela BR-101, cheia de caminhões, justamente no trecho mais longo de toda viagem. E de meter o carro novinho na estrada esburacada para subir à serra, mas que alegria de repente estar diante da maravilha que é o cânion Itaimbezinho. Já em Cambará do Sul comemos churrasco ao estilo gaúcho e participamos de dança típica. Depois foi hora da engorda, em Gramado, e no dia em que a temperatura caiu, fizemos a viagem de volta.

Meus lindinhos tiroleses fake

Depois desta viagem em 2005, retornei ao Paraná em 2018, mas ainda não revisitei as demais cidades, então não tenho posts recentes.

Montanhas Rochosas Canadenses
A Icefields Parkway (93) é considerada uma das estradas mais lindas do mundo e liga dois grandes parques nacionais, cujas cidades são Jasper e Banff, e durante o percurso você avistará, além das hipnotizantes montanhas rochosas, lagos de cores que vão do verde esmeralda ao azul piscina, cachoeiras, geleiras, e ursos. Sim, ursos por toda parte, assim como veados e bodes de montanha.

Alberta-Canada-roteiro

Os relatos e dicas de nossas viagens ao Oeste Canadense de 1997 e de 2018 você encontra na página-índice Canadá

Califórnia
Guiar pelas estradas da Califórnia talvez seja a representação do significado de roadtrip, mas estou inclinada a acreditar que apesar de os EU terem difundido o estereótipo de roadtrip, se trate de puro marketing, já que há tantos lugares tão ou mais lindos por aí. Mas tive o privilégio de conferir isso duas vezes, a primeira em pleno verão, em 1996, e no início do outono de 2017. Foram duas viagens bem diferentes e não só pela época do ano, mas porque o modo de viajar mudou. Da primeira vez, usamos um mapa de papel, com as estradas alinhavadas a canetinha, sem celular, sem GPS, sem experiência, mas deu tudo certo. Nesta segunda vez, GPS nos acompanhou o tempo todo e já estávamos bem seguros com viagens, claro que deu tudo certo também, e aproveitamos muito mais.

A CA-1, na região de Big Sur, ícone californiano

O gostoso da Califórnia é observar as diferenças de paisagem: na costa, o Pacífico acompanhado de pinheiros, e no interior os campos dourados das plantações. As facilidades de sinalização e das autoestradas tornam dirigir pelas estradas californianas um grande barato.

Leia o post com dicas sobre dirigir na California, com informações de pedágio, combustível, sinalização, estacionamento e tudo o que já escrevi sobre as cidades que visitamos na Califórnia.

Dolomitas, Itália
São poucos quilômetros de extensão entre as montanhas, mas que extensão linda! Foi minha estréia dirigindo, sem o maridão, e aprovei, apesar da frustração de não poder clicar tanto quanto quando estou no banco do copiloto. As Dolomitas são uma cadeia de montanhas que fazem parte dos Alpes Italianos aonde se chega rapidamente a partir de Veneza ou Verona.

Passo Giau, nas Dolomitas

Escrevi várias dicas para que você possa fazer desta roadtrip uma experiência inesquecível, como foi para mim, é só clicar aqui.

Rota Romântica, Rota do Vinho na Alsácia e Alpes Alemães
Acabo de retornar desta viagem de 14 dias pela Alemanha, França e Áustria, visitando cidades pequenas e medievais que mais parecem ter saído de um livro de conto de fadas. Lagos e montanhas alpinas, gente, não tem como não se encantar! Já publiquei sobre o planejamento e o roteiro desta road trip, e o primeiro post, sobre Rothenburg ob der Tauber, na Alemanha, e acompanhem as novas publicações na página Alemanha.


Toscana na Primavera
Na primeira estradinha ladeada de ciprestes, desça e faça sua foto! Depois elas vão se repetir várias vezes, mas você não vai se cansar nunca. Entre uma cidade medieval fortificada e outra, campos floridos, plantações de uva, e até uma capelinha que parece ter saído de um sonho.

A famosa capela Vitaleta, no Vale d Orcia, na Toscana

Confira as dicas de cidades como Florença, Siena, Montalcino, Pienza, ente outras, na página-índice Toscana

Vale do Loire, França
Se eu pudesse, faria este roteiro de bike. Mais uma vez, elegemos a primavera na Europa, campos decorados por papoulas, estradas que passam em vilarejos em que ninguém fala inglês (e nos perdemos e não tínhamos GPS), caves incrustadas na rocha à beira da estrada e castelos, muitos castelos. O Vale do Loire é famoso por eles, mas as estradinhas são coadjuvantes que ficam na memória.

Campo de papoulas no interior da França

Veja as publicações sobre o Vale do Loire

Miami a Key West
Apesar de muito festejada, na minha opinião a road trip Overseas Highway não merece tanto crédito. Sim, existe algo de inédito em dirigir por quilômetros olhando o mar de ambos os lados, mas a vista bonita mesmo é a aérea e esta eu não tive porque do carro não se vêem as diferenças de profundidade no oceano, que trazem os tons diferentes à água. De qualquer forma, é uma viagem gostosa, especialmente se você tiver tempo de ir parando nas ilhas, e vale pelo ineditismo. Fizemos em fevereiro, inverno, mas a temperatura era de verão. Leia sobre Key West e sobre a Flórida e dicas de dirigir por lá.

Quer mais sugestões? Nesta página você encontra bate-voltas ou viagens curtas, como:
– Orlando-Cabo Canaveral e Orlando-Tampa
– Miami-Orlando
– El Calafate-Torres del Paine
– Manhattan-Minnewaska State Park (NY)
– Santiago-Portillo e os mais populares bate-voltas
– 15 sugestões de bate-voltas a partir de ParisA los Caracoles, pouco antes de Portillo

Este post faz parte de uma blogagem coletiva, isto é, outros 15 blogs estão publicando hoje sua visão sobre o mesmo tema, e você pode conferir suas ideias:

– Asas Pra Que Te Quero: 6 estradas cênicas para inspirar a próxima roadtrip
– Atravessar Fronteiras: Roadtrip: da Serra Catarinense aos Canyons do Sul
– Destinos por onde andei: BH-Rio – Uma road trip inesquecível
– Do RS para o Mundo – 5 Roadtrips inesquecíveis
– Espiando pelo Mundo – Pelos caminhos do Brasil: deixe que a estrada venha ao seu encontro
– Ligado em Viagem: Como é dirigir na Alemanha e dicas de roteiros e lugares para visitar
– LolePocket:Roadtrip na África do Sul? Detalhes importantes antes de dirigir por lá
 Maquiadora Viajante:  Big Sur: uma roadtrip para guardar na memória
– Por aí com os Pires –Road Trip – Do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul com Crianças
– Turistando.in – Uma sugestão de Road Trip pela Itália: De Gênova à Cinque Terre
– Vem que te Conto!  De carro pelas cidades históricas de Minas Gerais 
– Viagens e Caminhos: Road Trip no Peru – 2000 km com carro alugado
– Viajante Comum: Road Trip pelo Brasil: De Brasília a Inhotim!  
– Viaje na Web: Road Trip na Grécia – Dirigindo de Atenas a Zakynthos 
– Viajonários: 5 lugares inusitados para incluir em uma road trip na Califórnia

PLANEJE SUA VIAGEM AQUI
Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode contribuir com a manutenção do blog e consequentemente para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. E o melhor: sem gastar nada a mais por isso, pode conferir. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros:
Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B – Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu chip e receba em casa antes de sua viagem

1 COMENTÁRIO

  1. Que show! O que não falta no repertório de vocês, são road trips. Já passaram por estradas cinematográficas em vários países. recomendo também fazerem uma viagem de carro pelo Peru.

  2. Quanta inspiração nessas roadtrips, amei todas as sugestões. Quase fizemos Miami-Key West, mas desistimos por causa do cansaço de fim de viagem. Já Vale do Loire e Big Sur estão na lista. Parabéns, belo post, adorei!

  3. Adorei o post!! Estou considerando fazer a Romântica no ano que vem. Vou acompanhar seus posts.
    Mas, preciso dizer que, não tem jeito, de todas essas penso que nada supera as Rochosas Canadenses!!! Rs

    • Concordo com você, as Rochosas são demais, mas cada viagem é surpreendente em algum ponto. A Rota Romântica pode ser decepcionante se você pensar em visual de estrada, mas as cidades ao longo dela somam pontos a favor e equilibram a conta. E ao Sul dela, em Fussen, o cenário é lindo, com montanhas e lagos alpinos.

  4. Invejinha branca de você!kkkk
    Você fez todas as road trips dos meus sonhos, até agora só consegui fazer a da Califórnia.
    E não consigo me decidir qual será a próxima, estou entre a alsácia, Itália e Canadá. Muitas dúvidas!!

    • Calma, Fernanda, é que sou mais velha que você rsrsrs, você chega lá! Em que época do ano você vai? Canadá é legal no final da primavera e verão. Itália, se for Toscana, primavera, verão e início outono, o mesmo da Alsácia. Ajudou?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui