Ronda, Espanha: o melhor dos pueblos blancos

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Conhecer a Andaluzia estava na minha lista de desejos há anos e foi uma viagem que deixou boas impressões e de que gostei mais do que eu esperava. Mas os pueblos blancos foram um pouco decepcionantes – com exceção de Ronda, que entregou mais do que eu esperava.

Confira nosso roteiro de 10 dias pela Andaluzia, feito depois de outros 10 dias pelo Marrocos

ronda pueblos blancos Espanha

Ronda tem uma combinação de história, natureza e gastronomia que agrada a todos, e isso a torna a mais encantadora cidade entre os famosos pueblos blancos. E se você nunca ouviu falar dela, talvez já tenha visto a imagem de seu maior ícone: o cânion – ou desfiladeiro – El Tajo. Eu achava que além dele não teria muito pra fazer em Ronda, então fiquei surpresa com os demais atrativos e principalmente com a vibe que a pequena cidade oferece. Mas se você tiver tempo apenas para este cânion, já valerá a viagem!

Estivemos em Ronda num final de semana ensolarado de abril, o que somou pontos para eu ter gostado tão mais dela do que dos demais Pueblos Blancos, que na segunda-fera estavam adormecidos. Tinha música ao vivo no coreto da Plaza de Toros, muita gente pelas ruas da cidade nova, famílias chegando para a missa matinal na cidade velha, restaurantes animados, grupos descendo a trilha do cânion, artistas de rua apresentando diversas formas de arte. Mas não era um mar de gente, apenas a quantidade ideal para tornar a visita mais animada.

Confira as dicas para incluir Ronda em seu roteiro pela Andaluzia, região ao sul da Espanha carregada de tradições, rica história, comida boa e cidades incríveis, de diferentes tamanhos e atrativos.

Aqui no Mulher Casada Viaja você encontra dicas para planejar sua viagem com base nas minhas experiências. Mas cada viajante tem um estilo, recursos e desejos, e nem sempre tempo, disposição ou conhecimento para desenvolver seu próprio roteiro e organizar tudo o que uma viagem exige.

Por isso ofereço dois serviços para te ajudar:
a consultoria e o roteiro personalizado. Fale comigo pelo whatsapp da agência Mulher Casada Viaja Te Leva.

ronda pueblos blancos

Como Chegar e Quanto Tempo em Ronda

A partir de Málaga ou de Córdoba, são 2 horas de trem. Se você chega por Sevilha, gastará cerca de 2 horas de carro, ou 2h30 de trem. A estação de trem fica fora da cidade murada, será preciso caminhar um pouco, mas sem bagagem não será um problema.

Um bate e volta também cabe bem, e dá pra conhecer o principal de Ronda, que é relativamente pequena. Claro que passar a noite em Ronda, como em qualquer outro lugar, traz uma experiência a mais, você terá mais tempo para curtir as atrações naturais, caminhar pela muralha, mas pouco é melhor que nada, sempre digo.

Passar a noite em Ronda foi interessante, pois a cidade é bem diferente depois que os turistas de bate e volta não estão mais por ali. A parte antiga fica deliciosamente vazia, a iluminação de igrejas, da ponte e das muralhas traz um brilho especial à cidade.

Ronda muralha

Nós passamos uma noite porque chegamos em Ronda para visitar os Pueblos Blancos, de carro a partir de Granada, que fica a 180 km. Alugamos o carro pela Rentcars, na cidade de Algeciras, e o devolvemos em Sevilha.

Aproveite para ler Como é a travessia de balsa pelo Estreito de Gibraltar entre Espanha e Marrocos. Quem sabe, como nós, você programa uma viagem Andaluzia-Marrocos!

Caso você prefira um tour a partir de Sevilha, oui combinar Ronda com outros Pueblos Blancos, confira as opções de nossa parceira Get yout Guide. Leias as avaliações, o que está incluso e o tempo que ficará em cada lugar. Tours são mais corridos, mas nem todo mundo curte conhecer cada centímetro das cidades que visita, como eu. rsrsrs

Powered by GetYourGuide

Onde Ficar em Ronda

A escolha de onde ficar em Ronda foi condicionada, além do custo, a um lugar que tivesse estacionamento próximo. Embora o centro antigo de cidades europeias em geral seja o melhor lugar para ficar, em Ronda é do outro lado do rio El Tajo, na cidade ‘nova’, que estão mais opções de restaurantes, comércio, e toda a animação que a gente busca quando só tem 1 dia na cidade. Isso eu aprendi lá, porque ninguém me deu essa dica…

Essa divisão é um fator histórico: após a expulsão dos mouros no século 15, os impostos subiram e comerciantes preferiram ficar do lado de fora da cidade, na parte norte de Ronda, justamente onde hoje há comércio e serviços em abundância. No centro antigo, ficam as antigas mesquitas transformadas em igrejas católicas, museus, mas também alguns restaurantes e pousadas.

Gostamos de ficar em lugares com personalidade, em vez de hotéis com decoração padronizada e sem história, e um apartamento em prédio histórico é ideal para isso, além de ser mais econômico. Ficamos a apenas 400 metros da ponte, num amplo apartamento de 1 dormitório, o La Colegiata de Ronda, bem em frente à igreja Santa Maria la Mayor. Ele tem mais de 40m2 e nota 9 na Booking.com, onde sempre faço minhas reservas.

Pudemos deixar o carro para descarregar as malas, e no pátio tem um restaurante bem avaliado, mas não o experimentamos.

onde ficar em Roda pueblos blancos

Opções mais luxuosas e igualmente com personalidade são o Parador de Ronda, antigo prédio da prefeitura, bem ao lado da Puente Nuevo. O Hotel Montelirio e o Hotel Boutique Molino del Arco têm ótima localização e são charmosos – olha esse quarto com cama dossel e papel de parede delicado!

Caso prefira hotel com estrutura completa, o Catalonia Ronda tem spa, piscina de borda infinita com vista para a Plaza de Toros e restaurante fino. Que tal a suíte com piscina privativa, para uma data especial?

Agora que você tem informações de qualidade para sua viagem, não esqueça que pode retribuir ao reservar carro, hospedagem e comprar tours com nossos parceiros. Afinal, todo trabalho deve ser remunerado, não acha? O meu é te inspirar e ajudar a viajar bem. Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que respondo rapidinho.

O que Fazer em Ronda

Ponte Nova – não tão nova assim ehehe

Depois da tarefa de achar onde estacionar o carro, deixamos nossas malas no apartamento e caminhamos até a Puente Nuevo. O caminho pela Calle Armiñan mostrou casas e sacadas com gradis de ferro batido, calçadas estreitas, e aquele charme típico de cidades históricas. Mais alguém lembrou de Paraty ou das cidades coloniais de MG ao ver esta foto abaixo?

ronda pueblos blancos

Quando chegamos à ponte, mais uma vez tive a certeza que por mais que você tenha visto uma imagem zilhões de vezes, nada se compara a presenciá-la. Falo do conjunto ponte-cânion. A incrível estrutura construída no século 17 com pedra local tem 100 metros de altura, e une a cidade velha (onde nos hospedamos) e a cidade nova. É uma obra-prima da engenharia que levou 40 anos para ser concluída e um dos pontos mais fotografados da Espanha, com certeza devido ao cânion conhecido como El Tajo.

Plaza de España

Segundo o Lonely Planet, a Plaza de España se tornou mundialmente famosa graças a Ernest Hemingway, que no capítulo 10 de Por quem os Sinos Dobram conta o episódio em que fascistas caminharam entre um corredor de civis e oposição antes de serem jogados no desfiladeiro.

Embora seja uma praça, há circulação de carros, então cuidado. No entorno, muitos hotéis em edifícios históricos, e no centro há um busto de Antonio Rios Rosas, político local.

Plaza de Toros de Ronda

A praça de touros é uma das mais antigas (século 18) e importantes da Espanha. Ronda é considerada o berço da tourada moderna, graças a Pedro Romero, um famoso toureiro do século XVIII que estabeleceu as bases da prática. É possível visitar o interior da arena, que funciona como museu. Não sei como é por dentro, porque preferimos conhecer este tipo de museu em Sevilha.

ronda pueblos blancos

Mirantes

O chamado Mirante de Ronda é o melhor lugar para curtir o pôr do sol em Ronda, não apenas pela vista, mas por estar num agradável parque florido, com coreto onde se apresentam artistas, dando aquele charme a mais a seu dia em Ronda – isso a gente não vê em nenhum outro dos Pueblos Blancos!

Para minha alegria, algumas cerejeiras estavam em flor, e foi interessante notar que ninguém lhes dava muita atenção – até eu começar a fotografá-las ahaha. Já notou como isso é comum em viagens? Aponte sua lente para qualquer lugar e vai ter alguém fazendo o mesmo!

ronda pueblos blancos

Já na Ponte Nova, ambos os lados são muito disputados para fotos, mas anote aí dois pontos de onde se pode admirar melhor o cânion, as pontes e o rio. O mais acessível é o Mirador de Aldehuela, que fica ao lado do Convento de São Domingo, na parte sul da Ponte Nova. Ali fica um painel de azulejos que nos lembra que estamos na Andaluzia.

Outro lugar que sugiro é o Mirador de Cuenca, na verdade uma série de terraços ajardinados como nome de Jardines de Cuenca, com escadarias em diferentes níveis para avistar o rio Guadalevín e suas pontes. Se você fizer o percurso todo, terá a chance de atravessar a Ponte Velha e cruzar o Arco de Felipe V.

ronda El Tajo

Ponte Velha e Arco Felipe V

Até que a Ponte Nova fosse concluída em 1793, o Arco de Felipe V era o único acesso entre a cidade nova e a antiga. Hoje, cruzar o arco ainda produz esse efeito, pois do lado antigo de Ronda conseguimos encontrar traços do período de domínio mourisco, como esta porta linda:

Palacio de Mondragón e Museu de Ronda

Palácio mourisco que hoje abriga o Museu de Ronda, onde se pode apreciar a arquitetura mudéjar, estilo que fundiu elementos da arte cristã e muçulmana. Também não fomos, mas vimos muitos lugares assim na Andaluzia, e nada igual nos demais Pueblos Blancos, então aproveite Ronda.

ronda arquitetura

Porta de Almocábar e plaza Ruedo Alameda

Visitamos esta parte da muralha numa segunda-feira à noite, e tudo estava tão tranquilo e silencioso que se não fossem os carros estacionados e a iluminação, teríamos a sensação de ter voltado séculos no tempo. Fiquei com vontade de explorar o interior, mas me pareceu residencial demais e marido me censurou. Uma placa em frente informa que um dos Caminhos de Santiago passa por Ronda, e pesquisando para escrever aqui, descobri haver uma rota pela Andaluzia.

Tive informações dúbias sobre a praça em frente, a Plaza Ruedo Alameda. Algumas fontes dizendo ter sido um cemitério islâmico, outras apenas um local de celebração do final do ramadã.

ronda pueblos blancos muralha

Baños Árabes

Os banhos árabes de Ronda estão entre os mais bem preservados da Espanha. Uma visita ao local é como voltar no tempo ao período de domínio muçulmano. Não tivemos tempo para ir, infelizmente.

Caminho Histórico de Albacar ou Caminho do Cânion Del Tajo

No final da tarde, voltamos à cidade nova, encontramos o caminho para descer até o nível do rio e portanto avistar a Puente Nuevo de baixo, o camino del Desfiladero del Tajo. A trilha foi recentemente calçada, mas é bem íngreme e quase toda sem sombra alguma. A vista da ponte e do cânion é espetacular, quando nos aproximamos do nível do rio.

Uma segunda fase de obras teve início no final de 2024, objetivando ligar a Ponte Nova aos banhos árabes. Saiba mais no site oficial Desfiladero del Tajo.

Outras dicas de Ronda

  • Estacionamento: como não encontramos vaga nos poucos lugares disponíveis pelas ruas ao redor do hotel no centro antigo, deixamos o carro no estacionamento da Igreja Maria Auxiliadora. Ele funciona 24h e na época custava €18 por 24 horas.
  • Carrera Espinel é uma rua longa de comércio e restaurantes muito popular, também conhecida como La Bola. Eu tinha visto fotos dela enfeitada com bolas coloridas, mas na nossa passagem por lá não estava assim. Talvez no alto verão, para sombrear a rua, elas retornem. Mas a origem do apelido se deve ao jogo de bola de ferro pesando 3 kg, que era arremessada na rua então de terra batida. Ganhava quem conseguisse lançar a bola à distância definida com o menor número de arremessos.
  • A Andaluzia é um prato cheio para quem aprecia boa comida, trocadilho intencional ehehe. Almoçamos no Restaurante Las Maravillas e aprovamos.

Não deixe de incluir Ronda em seu roteiro pelos Pueblos Blancos ou Andaluzia.

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.