A Warner Studios abre suas portas aos turistas em Los Angeles e é claro que não podíamos deixar de conferir! Neste post relato como foi o tour e dou dicas essenciais para você!
Visitar a Warner Studios é uma experiência muito diferente de visitar a Universal Studios, seja de Hollywood, seja de Orlando. Primeiro porque não se trata de um parque de diversões, é um passeio pelo complexo de estúdios atualmente usados para gravar séries e longa metragens. Não tem show de efeitos especiais ou de dublê, não tem tubarão ou King Kong. Se você quer adrenalina, não vai encontrar ali. É um passeio tranquilo, como uma visita guiada a um museu.
Fui a convite da Warner e, claro, levei a família junto! Minha filha então com 14 anos gostou bastante – e nós mais ainda! Conto aqui como é o tour e deixo várias dicas.
Depois de trocar o voucher impresso on line pelos ingressos, esperamos em uma recepção onde são entregues uma ficha (A, B ou C), que equivale ao grupo a que você pertence. Depois de 5 ou 10 minutos somos levados a um cineminha onde é exibido um filminho sobre a Warner e os guias se apresentam e chamam seus respectivos grupos. A jardineira está à nossa espera lá fora e passamos pelos portões em direção ao complexo onde ficam os 35 estúdios (sound stages), galpões com área de 1.800 a 9 mil metros quadrados que além de servirem de estúdios de gravações também guardam equipamentos, mobília e itens diversos usados nas filmagens e até marcenaria e oficina. Os estúdios são numerados de 1 a 34 e lá são gravados shows como The Voice e séries de TV como The Big Bang Theory.
A estrela na foto acima mostra o edifício onde fica a bilheteria e de onde parte o tour. O estúdio 1 é onde acontecem os shows com público grande, como “The Ellen Degeneres Show”. O 8 é onde foram filmados os episódios de “ER”, e os de “Friends”, no 13. Estes são os números da legenda do mapa, não os números dos estúdios.
Além dos estúdios fechados, a jardineira te leva pelos sets externos e o guia te apresenta alguns segredinhos de filmagem. Entramos em uma casa sem nenhum detalhe: sem maçanetas, sem decoração, sem piso, sem móveis, sem cor, uma casa pelada esperando ser vestida de acordo com o seu “morador”.
Um outro truque (financeiro) é usar a mesma casa e fazer duas fachadas, como em Gilmore Girls: a fachada frontal era a casa de uma personagem e a fachada dos fundos servia como fachada frontal para a casa de uma segunda personagem.
Internamente as casas têm um só andar e não têm teto, pois o espaço do segundo andar é usado para a tubulação de ar condicionado, para as luminárias, microfones… As cenas internas são feitas em estúdios.
Uma parte engraçada, pelo menos para mim que sou fã, foi quando a guia mostrou um canto com grama e árvores ao fundo e disse que ali era o Central Park deles e que o espaço havia sido usado na cena em que Rachel e Phoebe correm no parque de NY, em Friends. Aí entendi porque elas mal saíam do lugar, que tosco!
Outra coisa legal foi a fachada (acima) com o efeito trompe l’oeil, técnica em que o assunto pintado parece ter três dimensões. Eu já tinha visto isso em palácios da Europa e realmente é difícil de perceber se é real ou não. Ali nos estúdios, era claro se tratar de uma pintura, mas o truque é outro: a guia nos pediu para ver a fachada através das lentes de nossas câmeras e então voilá: a fachada estava em 3D! Na foto não se percebe isso, engraçado, né? Cinema é magia…
Em quantos filmes você já viu aquele prédio de colunas redondas ao fundo da foto acima? Batman subiu aqueles degraus para chegar à Delegacia Central de Gotham City, na série dos anos 1960. Mais recentemente, Ben Affleck e Lester Siegel discutiram ali, em “Argo.” À esquerda, o prédio usado em “Blade Runner”, sem os neons, claro, que também era o Daily Planet da série “Luis & Clark”. A guia nos contou que a saída do metrô (escadaria verde) é um corredor muito apertado no subsolo e que os figurantes eram sempre os mesmos, trocando apenas chapéu e uma ou outra peça de roupa/peruca, entrando pelo prédio e saindo pela escada, simulando o movimento de uma cidade grande.
O prédio acima foi usado na série “Pretty Little Liers” como a Escola de Ensino Médio Rosewood, mas nos anos 1970-1980 era a delegacia e fórum da série “Os Gatões” (The Dukes of Hazzard). As meninas de 40 e muitos vão se lembrar!
Depois da visita aos sets externos, a gente entra em dois galpões de exposições: em nossa visita, o dos veículos do Batman e onde ficam as exposições temporárias, sobre as quais falo mais abaixo. Entre um estúdio e outro, passamos pelos trailers dos atores (star waggon, assim, com GG, porque é o sobrenome do fundador da empresa) que servem de camarim e espaço de repouso para os atores.
Atravessamos o galpão marcenaria, onde são feitas portas, paredes, mesas, cadeiras e outros itens para uso em cenários, e depois entramos no The Prop Department, um galpão cheio de obejtos que foram usados em cenas de filmes. Perguntei à guia como se escolhe um objeto dali e ela disse que é mais ou menos como fazer compras: o responsável caminha pelos corredores e anota o número do inventário, requerendo o item. Eu achei que esta parte do tour seria mais legal, mas pouca coisa está identificada para os visitantes, como a poltrona de couro de Morpheus em The Matrix e o piano de Casablanca. Mas que tal ser presidente por um minuto?
Eu estava ansiosa pelo tour no estúdio onde são gravados os episódios de The Big Bang Theory, mas não foi como eu esperava. As salas, quartos e corredores estão dispostos lado a lado e de frente para uma arquibancada, onde nos sentamos – onde se senta a platéia nos dias de gravação, dando aquelas risadas irritantes típicas das séries cômicas. Mas os ambientes estavam amontoados de objetos e móveis e não pudemos chegar perto ou fotografar. Da arquibancada, a guia respondeu a nossas perguntas e contou algumas curiosidades, como terem de adaptar as cenas e falas para o horário em que a série é exibida, evitando palavrões ou cenas de sexo, assim como para atender aos anunciantes – e é por isso que eles comem tanta comida oriental!
Fianlmente, o grand finale: a guia se despede em frente ao Estúdio 48, que é bem didático e interativo e onde você pode ficar quanto tempo quiser. A exposição mostra as várias fases para se fazer um filme:
- pré produção, como escolha de roteiro, de elenco, montagem de storyboards, desenho de figurino (você pode criar um virtualmente).
- Na fase Produção, é onde fica o cenário do Central Perk, de “Friends” e você pode sentar no famoso sofá laranja, fotografar e até participar de uma gravação com os amigos! Também aprende sobre truques, como o da cena do “Senhor dos Anéis” em que Gandalf está gigante perto do hobbit. Muito legal saber que é apenas um truque de perspectiva! Veja como minha filha ficou gigante em comparação ao meu marido, embora estivessem quase frente a frente. A olho nu, não se percebe diferença alguma, mas olhando pelo monitor disposto em frente de cada um que se senta à mesa, é possível ver o truque. Eu fotografei o monitor para registrar o efeito visto na foto abaixo:
- Na Pós produção é hora de virar a estrela e você pode experimentar a técnica da tela verde e voar sobre Londres numa vassoura, quer dizer, numa Nimbus 2000! Ou virar astronauta numa cena de “Gravity”. Ou pilotar a moto de Batman!
Minha filha virou bruxa e enquanto o ventilador soprava seus cabelos e a máquina movimentava a vassoura, ela ia obedecendo aos comandos do “diretor”: incline-se para a direita, abaixe-se, levante os punhos em sinal de vitória, entre outros. Acho que o “diretor” deveria ter preparado melhor sua “atriz “. Apesar de ela ser bilíngue, foi difícil seguir aos comandos rápidos e sem muito entusiasmo de alguém que faz aquilo centenas de vezes por semana. Esta parte do tour é paga à parte.
Na saída, tem uma lojinha de suvernires (leia mais abaixo) e lá você pode fazer uma foto no elevador de The Big Bang Theory:
Ah, e na entrada da lojinha tem Central Perk, que não tem nada do cenário da série além do vidro, mas serve comidinhas e bebidas:
Quanto custa e como comprar ingresso para o tour da Warner Studios?
O Studio Tour, que foi o que eu fiz, custa $62 para adultos e $52 para crianças para compras antecipadas online. Comprando na hora o preço sobe $3. Além de ser mais barato, você vai precisar reservar, então visite o website oficial da Warner Studios. Ah, e compre com antecedência (eu comprei o ingresso de filha e marido 20 dias antes) para garantir o dia e horário mais convenientes para você.
Atenção: Depois de nossa visita, o blog fez parceria com a TIQETS, empresa que vende ingressos para diversas atrações ao redor do mundo e comercializa o Go Los Angeles Card, que inclui o Tour da Warner e outras 33 atrações de Los Angeles, como o Dolby Theater (onde acontecem as cerimônias de entrega do Oscar), o Teatro Chinês, a Legoland, o Madame Tussauds, entre outras. Para comprar o seu, acesse este link. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que te ajudo.
O que vou ver na visita aos Estúdios da Warner em Los Angeles?
O tour não é igualzinho para todos, porque a cada dia pode ter um estúdio ou outro sendo usado para filmagem, impedindo a visita. Além disso, como em um museu, há exposições temporárias e quando fui (set/2016) vimos o DC Universe, com roupas e objetos usados nos filmes da Liga da Justiça, Esquadrão Suicida e Batman X Superman. Mas o melhor foi a exposição dos bruxinhos de Hogwarts, no andar acima.
Qual o melhor dia para ir aos Estúdios da Warner?
Not the million dollar question, mas é uma pergunta difícil de responder e o pessoal que trabalha lá dá uma boa enrolada e a única informação que consegui foi a mesma que mencionei acima. Escolhi ir num Domingo, quando não há gravações. Talvez perca um pouco a graça porque o lugar está completamente vazio, mas por outro lado todos os estúdios estavam abertos para visitação. Já pensou ir até lá e não poder ver onde são gravados os episódios de The Big Bang Theory?! Mas, se você quiser ter a chance de ver algum famoso por lá, escolha de segunda a sexta.
Ah, para saber os horários de maior ou menor movimento, digite Warner Studios Tour no Google e à direita aparecerá um gráfico com a frequência média.
Quanto tempo dura a visita aos Estúdios da Warner?
Há dois tipos de tour: o Deluxe, mais caro ($295) e mais longo (em média 6 horas) que inclui almoço, e o mais curto, que fizemos. Mas como no final você fica sem guia, pode demorar o quanto quiser para curtir as exposições, observar os cenários e brincar de efeitos especiais.
Em que língua é o tour?
Há tours em Inglês e em Espanhol.
Qual o endereço da Warner Studios?
Fica em Los Angeles e da Hollywood Boulevard dá uns 20 minutinhos de carro. Não pegamos trânsito, talvez porque fosse domingo. Programe-se para chegar com 30 minutos de antecedência, como instruído no site deles. No site oficial, aparece o endereço 3400 W. Riverside Dr., Burbank, mas a entrada que usamos foi a da Warner Boulevard, onde o Patolino e o Pernalonga te dão as boas-vindas.
Estacionamento nos Estúdios da Warner
Em frente à entrada da Warner, na Warner Boulevard, há um bolsão de estacionamento ($ 10 com taxas). Se você der sorte, na rua tem onde parar sem parquímetro. E na 3400 W Riverside Dr, tem estacionamento no subsolo.
Segurança, crianças e documentação
Bolsas e mochilas grandes não são permitidos e você passa por um Raio X na chegada aos estúdios. Leve um documento com foto (passaporte ou carteira de habilitação). Também não é permitido filmar nada, em nenhum lugar, nem mesmo nos espaços ao ar livre. E nos estúdios do Big Bang Theory não são permitidas nem fotografias. snif snif . Apenas crianças acima de 8 anos podem participar da visita, mas quer saber? acho que as menores nem iam gostar.
Tem onde comer nos estúdios da Warner?
Sim, na sala de espera tem um Starbucks (really!) e no Estúdio 48, o último a ser visitado, tem um café chamado Central Perk, mas não tem a ambientação do original, tá?
Comprinhas
Também no Estúdio 48, você encontrará uma gift shop com suvenires muito legais de séries e filmes. Alguns produtos são os mesmo que você encontra no parque Universal Studios, como os de Harry Potter. Mas não encontrei suvenires de Friends e The Big Band Theory em nenhum outro lugar em LA. Que tal uma camiseta com a clássica frase de Sheldon Cooper (Bazinga já está batida): “I’m not crazy, my mother had me tested” (Não sou maluco, minha mãe me levou ao médico pra saber).
Gostou das dicas? Então que tal contribuir com a manutenção do blog sem pagar nada além do que você já gastaria? O blog tem parceria com quatro empresas que você pode precisar para organizar sua viagem. Se você clicar nos links abaixo, eu recebo uma pequena comissão – e agradeço por isso!
Booking.com – para reservar seu hotel, pousada ou apartamento
Mondial Assistance – para viajar tranquila e com cobertura em caso de acidentes, doença, extravio de malas… E leitores têm desconto de 15% com o código AFILI2016.
RentCars – aluguel de carros com pagamento em reais e valor parcelado
TIQETS – venda de ingressos para diversas atrações de Los Angeles e de outras cidades pelo mundo
Respostas de 28
Esse passeio parece super divertido!
E imagino depois cair na lojinha, difícil resistir às comprinhas! rs
Beijos!
É difícil, sim Camila. Mas me cotentei com uma caneca do Central Perk, pois tenho coleção. Comprar menos pra viajar mais!?
Adorei! Estou indo pra LA semana que vem, e vou ver de fazer esse tour. Alias, andei lendo vários dos seus posts pra dar umas idéias hehe. Beijos!
Oi, Gabi, nossa estou mega atrasada com os posts da Califórnia! obrigada pela companhia. Boa viagem pra vc!
Sonho muito em fazer esse tour! Seu post foi o mais completo que encontrei até agora, parabéns! 🙂 Acho que vou ficar louca passando pelos locais de filmagem e depois tirando foto no Central Perk <3
Beijo!
Isso, Danielle, permita-se ficar louca! rsrsrs obrigada pelo feedback positivo. Abraços!
Que bacana esse passeio, acredita que quando fui a Los Angeles optei em não fazer esse tour pela warner, fui com 4 amigas, e elas foram fazer o tour e acabei ficando no hostel. Depois que elas me contaram como foi, me deu um arrependimento, mas a minha escolha de não ir foi que não assisto séries, então pensei que não iria fazer sentido a visita. Hoje, se voltasse a LA, com certeza iria visitar a Warner, achei bem interessante como eles mostram esses truques na hora da gravação e das casinhas fakes rs.
Abraços
Eu achei bem mais legal do que o tour da Universal Studios de LA, que fica dentro do parque e passa por cenários e apresenta truques, também. Aqui é mais pessoal, você faz perguntas e a guia vê o interesse da maioria do grupo para focar mais nisso. bj
Eu já amei o tour da Universal rs, me senti uma criança naquelas rides 😉 Mas como disse, é mais pessoal. Beijos