Ícones existem na arquitetura, no cinema, na música e, claro, no turismo. Viajantes têm paixões diferentes, mas uma vez compartilhado o mesmo destino encontrarão recordações muito parecidas e talvez elejam os mesmos símbolos representativos de um país ou cidade. Eu fiz a minha lista de ícones de Londres, mande a sua! O desafio é escolher apenas um monumento, dando prioridade a outros elementos, assim fica mais empolgante! Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo 80n8, então confira no final os links para descobrir os ícones escolhidos pelas demais blogueiras participantes.
1.A Polícia Londrina
Do saudoso Charlie Chaplin correndo dos met, os policiais metropolitanos que também tentavam afastar as fãs dos Beatles nos frenéticos filmes do quarteto, a polícia de Londres tinha que figurar neste post, principalmente por causa do longevo capacete.

2. Post boxes
Sempre fotografo caixas de correio interessantes, e as de Londres vencem no quesito tamanho – acho que o povo lá escrevia muito! Com o advento das mensagens virtuais, elas estão cada vez mais caindo em desuso, mas li em algum lugar que elas serão mantidas nas ruas, mesmo que com a fenda selada e fora de serviço. Merecem, eu as acho lindas!

3. Telephone Boxes
Visitei Londres pela primeira vez em 2009, já na era dos celulares, e fiquei decepcionada com o estado de abandono das cabines telefônicas, que perderam sua função principal e algumas viraram banheiro público não oficial ou mural para anúncios. No imaginário do turista, ainda são um dos grandes ícones de Londres.

4. Fish and Chips
Tem coisa mais simples do que peixe empanado com fritas? Mas depois de comer o prato típico de Londres, qualquer outro em qualquer lugar terá um sabor de lembrança, tornando-o especial, e eu sempre penso em Londres quando o como.

5. Oyster Card
“The world is your oyster”, expressão shakesperiana que se traduz por “o mundo é sua ostra” e que significa que o mundo está a seu alcance, você o tem em suas mãos. Esta foi a inspiração para nomear o cartão de transporte público londrino.

6. Double Decker
E por falar em transporte, o double decker, outro ícone vermelho e grande – porque, afinal, é preciso colorir aquele cinza londrino- que encanta os turistas e circula até hoje em algumas linhas. Aceita Oyster card.
7. Taxis tradicionais
Sim, eles são robustos e têm aquela elegância de um lorde inglês. É um grande barato andar num carro que mais parece uma sala de estar, com dois assentos frente a frente. Daquelas coisas pra se fazer uma vez na vida, porque afinal tudo pago em libras é muito caro.

8. Big Ben
Aprendi muito cedo que Big Ben era o relógio e não a torre, but who cares? Um dos grandes landmarks do mundo e com certeza o mais representativo de Londres.

Bem, não é meu post fotográfico mais bonito. As fotos estão bem ruins, mas me trazem muito boas recordações e uma vontade louca de voltar não só a Londres, mas de explorar a grande ilha britânica. E você já sabe onde estes sentimentos acabam dando… novas viagens!
Blogs que participaram desta Blogagem Coletiva:
- Let’s Fly Away – Landmark – símbolos do Rio de Janeiro
- Turistando.in – Monumento símbolo de cidades não tão famosas
- O Berço do Mundo – Hong Kong landmarks
- Quarto de viagem – Símbolos da cidade de Birmingham
- Diário de Polly – Landmarks pelo mundo
Adorei a seleção de landmarks! Um olhar bem diferente, de coisas mais dia a dia. Fugiu do lugar comum. Estou me preparando para voltar para Londres e o post só me fez ficar mais ansiosa 🙂
Na verdade me inspirei num página do meu álbum de scrapbooking (muito ais bonito que o post, claro),intitulado London Stuff, onde registrei estes e outros ícones. Ah, vou querer conferir sua viagem, Lu!
Ahhhh, eu também morro de vontade de voltar à Londres!!! Adorei sua escolha de cidade e de marcos. Que delícia passear pelos clássicos londrinos. Eles são mesmo muito a cara da cidade, não?! Leo vai ficar super triste quando souber que as caixas de correio vão permanecer, mas com as bocas seladas. Ele ainda manda postais e sempre buscamos as caixas pelas cidades. 🙂
Passeio lindos por esta cidade que eu adoro! 🙂 bjuus
Que casal mais fofo! Eu desisti dos postais quando numa viagem cheguei ao Brasil de volta antes do que eles, mas acho uma coisa linda também. Por outro lado, também adoro usar o Skype e mostrar pra família onde estou. Que bom que tive a sorte de viver os dois momentos!
Tudo isso é a “cara” de Londres. Sabia que existe um programa para “adotar” uma cabine telefónica? O objetivo é tentar preservá-las, apesar de se terem tornado obsoletas, precisamente porque são uma landmark.
Beijinho, gostei muito das suas recordações
Eu li algo a respeito, sim, e espero que o estado delas tenha melhorado em relação a 2009, com esta ação. Abraços e obrigada pela visita!
realmente são ícones que instantaneamente lembram a cidade, Londres é cheia de símbolos por todas as partes, tanto historicamente quanto culturalmente, dá pra visitar a cidade inúmeras vezes só procurando por isso!
E você tem olhos treinados para achá-los, Flávia!
Ameeeei os 8 icones de Londres! Sou fã de carterinha da capital da Inglaterra, amo seus símbolos, pontos turísticos… se pudesse iria pra lá uma vez ao mês! hehehe
Já são quase 10 anos que fui, quero muito voltar.
Suas escolhas foram excelentes e realmente representam muito Londres! Basta olhar para qualquer uma das fotos que qualquer viajante mais experiente já será transportado para lá – eu inclusive já fiquei com vontade de voltar! Beijo grande
Gostei do ‘viajante experiente’ ahaha. Só estive 1x em Londres, me senti expert no assunto com seu coentário. Beijos!
Quanto mais leio sobre Londres, mais almento o tempo pra ficar na cidade, será a minha primeira vez, e a vontade é explorar o máximo. Apesar de parecer cinzenta, e sempre com chuva, deve ser fascinante. Anotando todas as dicas. Obrigado ABS.
Nao tenho muita informação sobre Londres pq a visitei muito antes de ter o blog. Mas vc já leu o blog Londres pra Você? É de uma brasileira que vive lá e faz passeios.
Já li sim Márcia, já tenho muita coisa anotada, e procurando um olhar diferente sobre a cidade. Obrigada