Em muitos países, precisamos rodar quilômetros e quilômetros para chegar a um lugar mais autêntico, quase livre de turistas. Na Suíça, Gimmelwald está logo ali, a um teleférico de distância do Vale de Lauterbrunnen.
O charme de Gimmelwald está na simplicidade. Os moradores locais, muitos deles agricultores, cuidam de seus pequenos rebanhos e vendem produtos frescos, como queijos e embutidos, diretamente de seus celeiros. O vilarejo é pequeno o suficiente para ser explorado a pé em poucos minutos, mas a sensação de paz e conexão com a natureza talvez te mantenha ali por horas. E que vistas das montanhas!
Não há carros em Gimmelwald, ou grandes hotéis ou hordas de turistas – e espero que continue assim! O vilarejo preserva sua autenticidade, com chalés de madeira centenários, campos verdes repletos de flores alpinas no verão, galinhas pelas ruas e cabras, vacas, cavalos nas cerquinhas.já falei da vista das montanhas, né?
Atenção! Não confunda Gimmelwald com Grindelwald, vilarejo na mesma região de Jungfrau, mas com uma pegada mais turística, devido a trilhas e pistas de esqui, mas igualmente com paisagens deslumbrantes.
Confira os relatos e as dicas de viagem da região Berner Oberland, como Mürren, Wengen, Lauterbrunnen, Interlaken e Kandersteg. Na página Suíça está tudo organizado por cantão para facilitar sua pesquisa
E se você vai à Suíça, é provável que precise de um passe, uma forma de economizar no transporte público e teleféricos. Além do Swiss Travel Pass, existem passes regionais que podem ser mais interessantes, dependendo de seu roteiro. E por falar em roteiro, veja no final como entrar em contato e contratar um roteiro personalizado. Confira também o passo a passo de como comprar o Swiss Travel Pass ainda no Brasil:
O que fazer em Gimmelwald
Gimmelwald é daqueles lugares que não rendem listas longas de o que fazer, pois o prazer está em caminhar por suas ruas admirando as vistas das montanhas (não quero ser repetitiva, mas sou!), admirar celeiros charmosos enfeitados com flores ou sinos de vacas, encontrar lojas da honestidade. Eu tinha uma listinha de lugares para visitar, mas o acaso fez com que eu tivesse uma experiência impossível de entrar em qualquer lista: encontrei 2 caçadores – e suas presas.
Os caçadores suíços
Um deles estava sentado num banco diante da paisagem deslumbrante (os suíços sabem posicionar bem os bancos – e não falo dos monetários), para onde eu me dirigia para admirar, também. Como é comum em trilhas e lugares menos povoados, o cumprimentei e só então notei sua espingarda – sentindo desconforto – e em sua mochila um animal morto – sentindo surpresa, curiosidade e pena. Espontânea como sou, não contive minha emoção e derramei umas lágrimas enquanto olhava o bichinho com um ramo de arbusto na boca, uma tradição dos caçadores, como que para honrar a última mordida do animal.
Não sei porquê alguns homens se desconcertam diante do choro de uma mulher, parece que deixei o experiente caçador assim, pois ele parecia não se conformar com minha compaixão, dizendo que a carne que ele caçava não era diferente da carne que eu comprava no açougue. Passei alguns minutos explicando como uma pessoa que vive numa cidade de quase 14 milhões de compradores de carne em açougues enxerga a carne cortada, fatiada, sem necessaraimente ver o todo do animal. E ali eu via o todo de um bichinho que nem parecia ter alcançado a fase adulta. Eu entendo e respeito a caça dele, embora não concorde. Afinal, estava num lugar em comunhão com a natureza, nada mais natural encontrar um caçador (esta sou eu tentando me convencer do inusitado), mas não consegui fazê-lo entender e respeitar minha emoção, diante da situação.
E então chegou um caçador mais jovem, seu colega. Pedi permissão para fotografá-los antes de partirem. Eu estava aliviada por eles terem ido embora, mas de alguma forma feliz por ter tido esta experiência tão autêntica, visitando a Suíça no modo turista. Só mesmo em Gimmelwald.
Na Suíça a caça é legalizada, inclusive do ibex, animal símbolo dos Alpes que escapou por pouco da extinção.
Caminhadas e Trilhas
Gimmelwald é o ponto de partida para várias trilhas espetaculares nos Alpes Suíços. Algumas das mais populares incluem:
- Via Mürren: trilha curta e fácil que conecta Gimmelwald a Mürren, com vistas panorâmicas dos vales e montanhas.
- Cachoeira Sprutz: após a trilha moderada de 2 km, é possível caminhar por trás da queda d’água. Reerve de 1h30 a 2 horas.
- Schilthorn: Se você gosta de desafios, a trilha de 8 km e desnível de 1.580 metros desde o topo Schilthorn é um prato cheio!
Degustação de Produtos Locais
Gimmelwald é famosa por sua produção de queijos artesanais. Muitos moradores vendem queijos, embutidos e outros produtos diretamente de seus celeiros, uma oportunidade incrível para provar a qualidade dos queijos suíços e apoiar a economia local. Mais legal ainda é poder participar da compra honesta, em que você pega da vitrine o que quer e deixa o dinheiro numa caixinha. Amo!
Apreciar as Vistas – e de onde
Qualquer ponto de Gimmelwald oferece boas vistas. Sente-se em um banco (e torça para encontrar um caçador – ou não) e contemple as montanhas majestosas ao redor. Aquele onde encontrei os caçadores está marcado no Google Maps como “Picnic benches” (foto abaixo). Além do banco, tem um painel identificando os picos que vemos do outro lado do vale.
Comer, beber e dormir em Gimmelwald
A pensão Gimmelwald é daqueles lugares em que eu adoraria passar ao menos 2 noites. O bar interno é charmosinho, com um monte de cacarecos pelas paredes ea sala tem sofás antigos estilo Central Perk de Friends. As mesas no biergarten… ah, que vista espetacular! Eu tomei apenas um drink ali, enquanto recarregava a bateria do meu celular, e aproveitei para usar o banheiro e fotografar. Parecia casa de vovó. Desde que ela seja suíça.
Outro lugar também muito bem avaliado é a pensão
Nos destaques do Instagram, tem video de minhas andanças por Gimmelwald e mostro também o terraço e outros lugares lindos da Suíça. Aproveite para seguir o perfil, tem sempre algo novo.
Loja da Honestidade
Ao lado da Pensão Gimmelwald, a histórica loja da honestidade tinha poucos produtos para compra naquele final de temporada de verão. Uma antiga caixa de correio britânica deveria ser usada para depositar o dinheiro. Se você for, não deixe de ler os recadinhos deixados por visitantes, emocionados por ainda existir um lugar na Europa Central onde se pode confiar nas pessoas.
Playground
Ao desembarcar do teleférico já vemos o playground, ótima parada para quem vai com crianças. Uma placa mostra as trilhas locais.
Como Chegar a Gimmelwald
Apesar de aparente isolamento, Gimmelwald é facilmente acessível graças à infraestrutura impecável da Suíça. Muita gente vai a Mürren ou ao topo da montanha Schilthorn e passa direto pela primeira parada, que é Gimmelwald. Outra forma de chegar é a partir de Mürren, descendo de teleférico ou numa caminhada curta e cênica de cerca de 30 minutos.
Na subida, cole os olhos nos paredões para ver a ponte nepalesa e se o tempo estiver bom, os parapentes brincando ao sabor do vento. Em 13 de dezembro de 2024 será/foi inaugurado o trecho até Mürren do novo teleférico, o mais íngreme do mundo, com inclinação de 160%, ou 57 graus. A foto abaixo é do antigo, que já era grande. O novo comportará 85 pessoas. A inauguração completa, de Mürren a Birg e Schilthorn está prevista para abril /25. A foto abaixo à esquerda mostra o material de obras subindo a montanha.
Estive em Birg e Shcilthorn e deixo as dicas
Confira também os períodos de manutenção dos teleféricos, em geral na baixa temporada.
Se você busca uma experiência genuína nos Alpes Suíços, Gimmelwald é o destino perfeito. Este post é um lembrete de que, às vezes, os melhores momentos de uma viagem não são sobre o que você faz, mas sobre onde você está e como você se sente estando ali.
Boa Suíça para você!
Muito difícil ou time-consuming? Sim, planejar uma viagem exige, além de experiência, tempo e paciência para pesquisar e organizar tudo. Por isso o Mulher Casada Viaja oferece vários serviços: consultoria tira-dúvidas, roteiro personalizado (um e-book lindo, prático e informativo!) com chamadas para explicar tudo o que você precisa para viajar com segurança, e o serviço de agência de viagens Mulher Casada Viaja Te Leva, em que você começar o planejamento do zero segurando na minha mão! O QR code abaixo te leva ao whatsApp da agência.
Blogagem Coletiva
com este post de Gimmelwald, estou participando de uma blogagem coletiva com as amigas do grupo 8on8, as heroínas que acreditam n escrita e na leitrua! Confira as publicações delas:
- Travel Tips Brasil – O que fazer em Page Arizona?
- Viajante Econômica – O que fazer nos Mercados de Natal da Europa
- Entre Mochilas e Malinhas – Trindade em um fim de semana: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas
- Destinos Por Onde Andei… – Onde comprar vinhos em Mendoza
- O Berço do Mundo – Mahamevnawa | reluzente templo budista de Ella