Não é difícil visitar lagos estonteantes na Suíça sem pegar trilha, mas esta é uma atividade tão comum no país como é pegar praia no Brasil. E a trilha ao lago Bachalpsee é tão fácil que esta é sua opotunidade de dizer que pegou trilha como um suíço!
A região de Grindelwald, no cantão de Berna, é uma das portas de entrada mais acessíveis e populares para os Alpes suíços, e o Lago Bachalpsee é um de seus destaques fotogênicos. Localizado a 2.265 metros de altitude, o lago é famoso pelo reflexo perfeito de picos nevados em suas águas e pelas pastagens alpinas que o cercam durante os meses de verão.
Leia O que fazer em Grindelwald First, onde ficar e outras dicas

Como chegar ao ponto de partida da trilha
A trilha para o Bachalpsee começa na estação First, na montanha de Grindelwald, aonde se chega por teleférico ou a pé. O trajeto de 25 minutos montanha acima se faz em gôndolas para até 6 pessoas. O teleférico opera o ano todo, mas fecha para manutenção de meados de outubro a de novembro. Nos meses de inverno, a região é usada para esqui, e a trilha ao lago pode ficar inacessível ou coberta de neve.
No verão, a trilha de cascalho é bem sinalizada e bem cuidada, e cruza pastagens alpinas, pequenos riachos e vales abertos, sempre com vista para os picos Wetterhorn, Schreckhorn e Finsteraarhorn, as que se refletem no lago em dias de céu limpo e sem vento. Considerando o trajeto de ida e volta, a trilha ao Bachalpsee totaliza 6 km.
Apesar da altitude, a trilha é fácil, com leve inclinação e longos trechos planos, acessível até mesmo para famílias com crianças. Há poucos bancos ao longo da trilha, mas em frente ao lago há mais, embora sejam bem disputados. Não há restaurante nem estrutura comercial no lago, então leve água, lanches e proteção contra o sol ou chuva. Se precisar de abrigo, tem uma mini cabana na altura do lago, mas com a quantidade de gente que faz esta trilha, duvido que você consiga abrigo de chuva se precisar.



E se você gosta de caminhar entre paisagens assim, a partir do Bachalpsee tem uma trilha que vai até Schynige Platte. No final de junho estava fechada. Essa montanha tem paisagens lindas, se chega lá apenas num trem histórico lento para a gente apreciar as vistas dos lagos Thun e Brienz. E lá em cima tem tocadores de trompa alpina, jardim alpino – e claro, trilhas! Veja o artigo a respeito, mais abaixo.
Melhor época para fazer a trilha ao Bachalpsee
Durante a temporada de verão (meados de junho e setembro) a trilha está sem neve, o lago descongelado, e o cenário ganha vida com as vacas pastando nos campos floridos, geralmente equipadas com sinos tradicionais que soam à distância. Julho e agosto oferecem os dias mais longos e temperaturas mais altas, mas também são os meses mais movimentados.
Quando fui num setembro, o dia estava encoberto, e mesmo sabendo que eu não veria o lago tão bonito, resolvi fazer a trilha até o Bachalpsee. Num final de junho, tivemos a sorte de pegar dias claros e quentes, em compensação as vacas não estavam pastando como em setembro.
Olha a diferença de um dia claro e nublado:


Ainda tinha um pouco de gelo em alguns pontos da trilha do Bachalpsee na viagem de final de junho, mas só o suficiente para a alegria de cães que se refrescavam nele ou para fazer um mini boneco de neve!

Não se importa com vacas? Bem, elas não são sagradas como na Índia, mas são um símbolo da Suíça, com marcante relevância cultural. A transumância — movimento sazonal de rebanhos para pastagens alpinas — ocorre tradicionalmente entre meados de junho e setembro, quando os animais são levados para áreas de maior altitude, e isso explica porque a gente as vê mais em uma época do que em outra.
O som dos sinos pendurados nos pescoços das vacas, embora controverso, é parte do charme da caminhada pela trilha até o Bachalpsee, espero que você as encontre. Mas respeite seu espaço – e se for uma mamãe vaca com seu bezerro, mantenha distância, elas costumam ser agressivas se sentirem perigo.

Vale a pena fazer a trilha ao Bachalpsee?
Não é a trilha mais linda que fiz na Suíça, mas como em geral a gente vai a Grindelwald First pelas vistas e para caminhar pela Cliffwalk, tendo tempo e disposição, por que não adicionar a trilha ao Bachalpsee a suas memórias de viagem à Suíça?
Veja bem, não é que a trilha não seja bonita, mas estamos falando da Suíça, e tive o privilégio de fazer algumas trilhas maravilhosas no país, embora mais difíceis:
- Seealpsee em Ebenalp, Appenzell

- Männlichen a Kleine Scheidegg, região de Jungfrau

- Trilha Panorâmica no Oeschinensee, em Kandersteg

- Furenalp, em Engelberg

- Ponte suspensa de Randa, Zermatt

