Não sei você, mas eu adoro lugares que misturam história, paisagem e sensação de aconchego, e Malcesine, como quase toda Itália, entrega tudo isso. Ruas medievais estreitas e sinuosas, ladeadas por casas coloridas, levam da orla do lago di Garda até a colina, criando um labirinto de lojas charmosas, restaurantes e pequenas praças inesperadamente descobertas em cada curva.
Neste artigo te monstro um pouquino do vilarejo, e compartilho dicas para você planejar algumas horas ou em Malcesine. Veja ao final, lista de posts de outras cidadezinhas do Lago di Garda.

Como chegar a Malcesine
Malcesine fica na costa leste do Lago di Garda, e é possível chegar de carro ou transporte público. Ou como fizemos, de balsa!
Como estávamos hospedados em Limone sul Garda, do outro lado do lago, transformamos a rota num prazeroso passeio de barco. Compramos os bilhetes um pouco antes, na bilheteria junto ao pier. A viagem dura apenas 20 minutos, tem espaço interno climatizado e externo, também. Compramos o bilhete ida e volta, mas como perdemos o horário da balsa de volta e não quisemos esperar pela segunite – Malcesine estava uma delícia! – pagamos um suplemento para usar o barco mais rápido, que faz a travessia em 12 minutos. Confira horários e valores no site oficial Navigazione Laghi.



De carro também é possível usar a balsa de Limone a Malcesine, mas o pier fica a 1,5 km do centro de Malcesine.
Malcesine está a cerca de 90 km de Verona e 180 km de Milão. Para quem chega a partir do sul do Lago di Garda, pode usar a rodovia A4 se estiver de carro, a partir de Peschiera, ou trem seguido de ônibus.
Vale a pena ficar em Malcesine?
Não passei a noite em Malcesine, estávamos hospedados em Limone Sul Garda. Mas achei a cidadezinha bastante simpática, e se você encontrar um bom custo benefício, pode ser uma boa. Use o mapa do Booking.com para ver valores, localização e nota. Leia as avaliações e políticas de pagamento. Sugiro um lugar mais tranquilo e ainda perto do centro, o Hotel Castello Lake Front,a apenas 5 minutos do Castelo. É um 4 estrelas com ótima avaliação.

O que ver e fazer em Malcesine
Centro histórico
O centro histórico de Malcesine é bastante compacto: do porto ao Castelo, são menos de 500 metros, então será difícil você perder algo. A Piazza Don Quirico Turazza é um local agradável para descansar ou tomar um drink. Mas escolhemos o Porticciolo di Malcesine para isso.


Mais adiante, no Porto Vecchio você pode abastecer sua garrafinha com água fresca numa fonte. Deste porto partiam e chegavam barcos de pesca, mas hoje são turistas cansados que se refrescam no calor molhando os pés no lago di Garda. Duas esculturas convidam crianças a brincar e fotografar e foi onde escolhemos almoçar.



Acho que o mais gostoso em cidades assim é observar as sacadinhas, pessoas de toda parte do mundo, passar por debaixo de arcos medievais, encontrar coisas que não figuram de listinhas.
Em busca dos charmes de Malcesine, você também encontrará muitas lojas com produtos de couro, linho, camisetas, mas além das lojas de souvenirs que em geral têm produtos muito parecidos com suas concorrentes, encontrei artigos únicos, inclusive uma de produtos feitos com chapas metálicas sob encomenda.



Palazzo dei Capitani
Construído sobre ruínas romanas pela dinastia Scala (séc XIII-XIV) para abrigar o Capitano responsável pelo governo no Lago di Garda, o Palazzo dei Capitani tornou-se monumento nacional em 1902. Fica ao lado do porto de Malcesine e o acesso ao t´rreo e aos jardins é gratuito. Andares superiores são reservados para eventos e concertos. A vista do lago, através das grandes portas do hall é imperdível, assim como o jardim em frente ao lago.


Castelo Scaligero
A família Scala governou Verona por mais de um século e nesse período construiu ou reformou mais de 40 castelos na região. Só visitei o exterior do castelo, porque tinha deixado minha bolsa no bar com o resto do grupo e não tinha como pagar. Dentro, funciona o Museu de História Natural do Garda e Monte Baldo. Também é possível subir na torre para avistar o lago de um ponto alto. O escritor Goethe foi “preso” aqui por esboçar o castelo, suspeito de ser espião — mas logo liberado; hoje há uma sala dedicada a essa passagem e um busto seu no castelo.


Monte Baldo

De Malcesine, você pode pegar o teleférico até Monte Baldo, que tem 2.218 metros de altitude. A viagem nas cabines giratórias leva apenas 15 minutos e quando escrevi este post custava 25€. Confira mais detalhes e valores atualizados no site oficial Funivie del Baldo. Lá você terá vistas deslumbrantes do lago e das montanhas ao redor, além de trilhas de trekking e bike. Nos meses de inverno, o Monte Baldo costuma ter neve, proporcioinando condições para a prática de esqui e outros esportes de neve.
Mais do Lago di Garda
- Sirmione em 1 dia: 10 coisas para fazer e outras dicas
- Limone sul Garda, aquela da ciclovia
- Que cidades visitar no Lago di Garda
- Riva del Garda
Deu vontade de colocar Malcesine no seu roteiro pelo norte da Itália? Se quiser, posso te ajudar desenhando o roteiro personalizado na Itália, escolher hospedagem e até sugerir restaurantes. Além de viajante experiente sou agente de viagens, entre em contato!
