O maior Lago da Itália tem atrativos para todo tipo de viajante, e Peschiera del Garda abriga muralhas que além de fotogênicas tiveram papel fundamental na história da Itália. Peschiera é perfeita para quem viaja apenas de transporte público, pois sua localização ao sul do Lago di Garda permite chegar a partir de trem, direto. Neste artigo deixo informações e inspiração para você organizar sua viagem a Peschiera e outras cidades do lago.

O que fazer em Peschiera del Garda
Conheci Peschiera em 2 passeios vespertinos no início de outubro, o que significa que em 1 dia ou em poucas horas você pode conhecer Peschiera del Garda e suas muralhas.
Parco Catullo e Porta Verona
Antes de entrar no centro histórico, se tiver tempo, passeie pela lungolago Porto Esterno para apreciar as elegantes árvores cujo nome não sei e as embarcações particulares.

Para chegar ao centro a partir da estação de trem, você passará pela monumental Porta Verona, antiga entrada da fortaleza veneziana. O leão de São Marcos acima da porta foi esculpido recentemente depois de pesquisa para descobrir qual mármore fora usado no original.


Caso tenha vindo a Peschiera para tomar o barco/balsa para navegar pelo Lago di Garda ou para ir a outra cidade do lago, o porto fica depois da ponte di Viale Cordigero, que tem esta vista:

Leia também Que cidades conhecer no Lago di Garda
Muralhas de Peschiera del Garda
As muralhas em formato pentagonal, cercadas por canais, fazem do centro histórico de Peschiera uma verdadeira fortaleza flutuante. A posição estratégica de Peschiera, exatamente onde o Lago di Garda dá origem ao rio Mincio, fez com que a cidade fosse fortificada desde o império romano.
Mas foi sob domínio da República de Veneza (séculos XV e XVII) que Peschiera ganhou sua impressionante fortificação, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2017.
As muralhas tiveram papel importante durante o controle do Império Austríaco, para conter os movimentos de independência italianos e proteger as rotas entre os Alpes e a planície do rio Pó, tornando-se uma das quatro fortalezas do famoso Quadrilátero, ao lado de Verona, Mantova e Legnago.
Durante a Primeira Guerra de Independência Italiana, Peschiera resistiu a um cerco de seis semanas até ser tomada pelos piemonteses em 1848. Em 1866, finalmente integrou o recém unificado Reino da Itália.

As muralhas de Peschiera del Garda parecem estar por toda parte, e conforme você caminha para chegar ao centro histórico, vai encontrando novos ângulos. Atravesse também a Porta Brescia e veja o lado moderno de Peschiera.

Centro histórico de Peschiera del Garda
Quem conhece o Mulher Casada Viaja sabe que sou sincera. O centro de Peschiera não é charmoso como de outras cidades do Lago di Garda, o comércio tem muita coisa made in China, faltam artigos artesanais, e não vi nada que me chamasse à atenção além das muralhas.
Mas tem cantinhos como a Piazza della Serenissima, com vários cafés e restaurantes beira-água e onde até passeios de gôndola você pode fazer!
O Padiglione degli Ufficiali é um edifício histórico entre as muralhas de Peschiera del Garda e o parco Catullo, onde há comércio, cafés e restaurantes mais elegantes.

Ainda dentro das muralhas de Peschiera del Garda, visitei a igreja San Martino Vescovo, na Piazza Ferdinando di Savoia, onde ao anoitecer crianças se refrescavam nas fontes – e eu de blusa, pois era meio de outubro.

Peschiera del Garda fora das muralhas
Caminhei uns 2 km pela Lungolago Mazzini, admirando as vistas dos lagos e as casas com terrenos generosos. Entrei numa rua instintivamente e achei um restaurante brasileiro, acredite! O cardápio do tropical Tchê tem lanches do tipo X-alguma coisa, pizzas, caipirinhas e doces tradicionais brazucas, pena que não tinha brigadeiros!

A linha de árvores da Lungolago Mazzini é interrompida pela praia Cappuccini, que fica em frente a um camping de motorhomes e trailers. Era 15 de outubro, e os alemães (sim, italianos são raros ali rsrs) aproveitavam os últimos dias claros antes da chegada das chuvas do outono.

Tudo é muito limpo e cuidado, foi um passeio prazeroso!


Ciclovia Mantova-Peschiera
Uma das rotas mais bonitas da região tem 15 km ao longo do rio Mincio até a vila medieval de Borghetto. Eu fui até lá de ônibus, mesmo, a partir de Peschiera. E como era dia de semana, eu era a única pessoa no bus ahaha.

Encontre na página-índice Itália o artigo sobre Borghetto sul Mincio
E se você pedala, saiba que conseguirá ir até Sirmione, uma das cidades mais legais do Lago di Garda, que não tem muralhas como as de Peschiera del Garda, mas tem um castelo scalígero e ruínas de termas romanas.
Sirmione

Gardaland
O parque de diversões mais famoso do norte da Itália, o Gardaland, fica a 5 km de Peschiera, e consegui até fazer uma fotinho. Atenção: ele abre apenas no meio da primavera.

Onde ficar em Peschiera del Garda
Fora das muralhas de Peschiera del Garda, indico o Hotel Ristorante Al Fiore. É um 3 estrelas com boas avaliações e ótima localização para quem quer curtir passeio de barco pelo lago, piscina, ou a praia mais próxima. Dentro das muralhas, sugiro o Hotel Arilica.
Nos artigos sobre Verona e outras cidades do Lago di Garda você encontra mais opções. Fecho com a imagem da vista do hotel em Limone sul Garda, onde ficamos num junho.









