Peru é um país rico em natureza e história e tem Machu Picchu como seu maior e mais popular atrativo. Fui para conhecer a cidade inca, mas descobri outras maravilhas também – embora ainda haja muitas mais. Neste post listo 10 motivos para ir ao Peru, caso você precise de incentivos.
Se você acha que Machu Picchu é só para jovens e/ou aventureiros que se arriscam no Trem da Morte (trem que liga Quijarro a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia) ou que é preciso carregar uma mochila por 4 dias pela Trilha Inca e isso te manteve longe da possibilidade de conhecer essa maravilha histórica, cultural e natural, saiba que esta pode ser uma viagem bastante confortável.
Como adoro viajar, as cidades mais visitadas e as maravilhas do mundo estão na minha lista e um dia perguntei para meu marido “Vamos para Machu Picchu?” Ele, que raramente se empolga com meus impulsos de viajante, respondeu em uma só surpreendente palavra, mesmo que sem muita emoção: “Vamos”. E foi assim que começou uma das minhas mais belas e surpreendentes viagens.
Meio correndo, para aproveitar o feriado de primeiro de maio, comprei um pacote de uma operadora denominado Peru Express (eu não tinha muito tempo, mesmo!), com aéreo pela Taca, traslados, um tour por Lima incluso, hospedagem, seguro.
Com tudo pronto, nenhum preparativo, certo? ERRADO! Se você gosta de viajar, vai ler blogs, revistas, depoimentos de quem já foi, comprar guias, etc. para começar a viagem antes da data escolhida.
Não ganho nada do governo peruano para divulgar o país, mas recomendo muito essa viagem, simplesmente porque tem um pouquinho de tudo. Vou colocar algumas fotinhos para dar água na boca e enumerar esses pouquinhos em 10 motivos para ir ao Peru:
1. Sobrevoar a Cordilheira dos Andes
Você sobrevoa a Cordilheira dos Andes, uma emoção única sujeita a turbulências. Também é possível ver ao longe as casas e terraços de agricultura no topo das montanhas, costume do império inca.
2. Culinária Peruana
Se ficar uns dias em Lima, se surpreenderá com a boa comida e linda apresentação dos pratos. E a preços acessíveis para os padrões de SP. E nos restaurantes de Cusco também!
3. O inusitado trânsito de Lima
Lima vai te fazer lembrar do trânsito caótico da Índia ou do Cairo (tem até Tuk tuk, aquele triciclo motorizado), o que é uma atração a mais. E de quebra, você vai achar que os motoristas de São Paulo ou do Rio de Janeiro são educadíssimos! É buzina pra todo lado e por qualquer coisa.
4. Pirâmides em Lima
Outra coisa tão pertinho de casa, aqui na América do Sul: pirâmides. Lima tem no meio do centro da cidade!
5. As pessoas
Na minha opinião, o motivo mais enriquecedor: andar pelas ruas de Cusco e observar os hábitos dos locais, onde a cultura inca se faz mais presente, embora seja uma cidade populosa e cheia de turistas. Ou eu tive sorte por ser uma data festiva e o povo tinha saído das montanhas…
6. A viagem de trem entre Cusco e Machu Picchu
A viagem de trem pela Peru Rail: que delícia acompanhar a mudança de vegetação de altitude para floresta tropical ao som da música peruana, tendo na ida a expectativa de conhecer a cidade sagrada inca e no retorno a alegria de tê-la conhecido.
7. Tomar as bebidas locais
Tomar inca cola (onde mais você beberia um refrigerante com esse nome?) e pisco sour, este último, aprendi, divide a origem com Chile, numa disputa que não tem fim…
8. Sentir os efeitos do soroche
Bem, isso é bom para quem não chega a passar mal, claro, pois o soroche, ou mal de altitude, deixou um colega de viagem de cama, de tanta tontura que sentia em Cusco. Tomar chá de coca, chupar bala de coca, mascar a folha de coca, tudo isso pode ajudar e é muuuuito inusitado.
9. Conhecer a bela arquitetura colonial de Lima
Lima não é uma cidade tão querida pelos brasileiros, mas eu gostei muito dos dois dias passados lá e de apreciar a arquitetura colonial no centro e mesmo a renovada orla marítima no bairro Miraflores.
10. Machu Picchu, claro
Esta foto você já viu mais de mil vezes, mas quando se depara com a cidade inca, com os sons, os cheiros e um silêncio respeitoso e emocionado que todos fazem ao vê-la pela primeira vez, observando-a do alto da montanha, como se estivessem prestando uma homenagem em respeito a ela. Quando você chegar lá, você vai querer tirar uma foto, também, para ser só mais uma. Mas será a sua! Você esteve lá.
Estas foram algumas das minhas experiências, mas tem muitas belezas no Peru e quem listou algumas delas foi a Vivian do Viva Viaje, em Peru muito mais que Machu Picchu.
Se você tiver mais tempo que tivemos, inclua em seu roteiro as Linhas de Nazca. As meninas do blog Estrangeira fizeram e contam tudo no post Sobrevoo das Linhas de Nazca.
E o que dizer do maior lago da América do Sul? A Bruna do ótimo Expressinha deixa as dicas em Lago Titicaca – Uma lindeza em Puno, Peru.
Mais dicas do Peru
Machu Picchu, Cusco, Lima – Parte 2: Lima
Machu Picchu, Cusco, Lima – Parte 3: Cusco
Machu Picchu, Cusco, Lima parte 4: Machu Picchu e Peru Rail
Machu Picchu, Cusco, Lima – parte 5: Águas Calientes
Respostas de 13
O Peru é mesmo incrível! Eu viajei pra lá no esquema pobre/trem da morte/mochila nas costas e foi maravilhoso também kkkkk só não comi tanta comida gostosa pq fiquei vivendo de miojo no hostel, uma pena 🙁
Marcela, não duvido que tenha sido até mais maravilhoso da sua maneira! Só a aprte do miojo é que dispenso ahahah
Que belos argumentos para viajar no Peru! Me lançaria lá agora mesmo! 😀