10 motivos para ir ao Peru

Peru é um país rico em natureza e historia e tem Machu Picchu como seu maior e mais popular atrativo. Fui para conhecer a cidade inca, mas descobri outras maravilhas também – embora ainda haja muitas mais. Neste post listo 10 motivos para ir ao Peru, caso você precise de incentivos.

Peru-o-que-fazer-visitar

Se você acha que Machu Picchu é só para jovens e/ou aventureiros que se arriscam no Trem da Morte (trem que liga Quijarro a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia) ou que é preciso carregar uma mochila por 4 dias pela Trilha Inca e isso te manteve longe da possibilidade de conhecer essa maravilha histórica, cultural e natural, saiba que esta pode ser uma viagem bastante confortável.

Peru Machu Picchu com conforto
página do meu álbum de scrapbooking do Peru

Como adoro viajar, as cidades mais visitadas e as maravilhas do mundo estão na minha lista e um dia perguntei para meu marido “Vamos para Machu Picchu?” Ele, que raramente se empolga com meus impulsos de viajante, respondeu em uma só surpreendente palavra, mesmo que sem muita emoção: “Vamos”. E foi assim que começou uma das minhas mais belas e surpreendentes viagens.

Meio correndo, para aproveitar o feriado de primeiro de maio, comprei um pacote de uma operadora denominado Peru Express (eu não tinha muito tempo, mesmo!), com aéreo pela Taca, traslados, um tour por Lima incluso, hospedagem, seguro.

Com tudo pronto, nenhum preparativo, certo? ERRADO! Se você gosta de viajar, vai ler blogs, revistas, depoimentos de quem já foi, comprar guias, etc. para começar a viagem antes da data escolhida.

Não ganho nada do governo peruano para divulgar o país, mas recomendo muito essa viagem, simplesmente porque tem um pouquinho de tudo. Vou colocar algumas fotinhos para dar água na boca e enumerar esses pouquinhos em 10 motivos para ir ao Peru:

1. Você sobrevoa a Cordilheira dos Andes, uma emoção única sujeita a turbulências. Também é possível ver ao longe as casas e terraços de agricultura no topo das montanhas, costume do império inca.

Como é sobrevoar os Andes

2. Se ficar uns dias em Lima, se surpreenderá com a boa comida e linda apresentação dos pratos. E a preços acessíveis para os padrões de SP! E nos restaurantes de Cusco também!

Peru Lima onde comer

3. Lima vai te fazer lembrar do trânsito caótico da Índia (tem até Tuk tuk, aquele triciclo motorizado!), o que é uma atração a mais. E de quebra, você vai achar que os motoristas de São Paulo ou do Rio de Janeiro são educadíssimos! É buzina pra todo lado e por qualquer coisa.

trânsito em Lima Peru

4. Outra coisa tão pertinho de casa, aqui na América do Sul: pirâmides. Lima tem no meio do centro da cidade!

Peru pirâmides

5. Na minha opinião, o motivo mais enriquecedor: andar pelas ruas de Cusco e observar os hábitos dos locais, onde a cultura inca se faz mais presente, embora seja uma cidade populosa e cheia de turistas. Ou eu tive sorte por ser uma data festiva e o povo tinha saído das montanhas…

Cusco Peru

6. A viagem de trem pela Peru Rail: que delícia acompanhar a mudança de vegetação de altitude para floresta tropical ao som da música peruana, tendo na ida a expectativa de conhecer a cidade sagrada inca e no retorno a alegria de tê-la conhecido.

Peru Machu Pichu de trem
O Vista Dome, de Machu Picchu a Cusco

7.  Tomar inca cola (onde mais você beberia um refrigerante com esse nome?) e pisco sour, este último, aprendi, divide a origem com Chile, numa disputa que não tem fim…

pisco sour Peru
Nem tava feliz por ter conhecido Machu Picchu

8. Sentir os efeitos do soroche (mal de altitude) em Cusco, tomar chá de coca, chupar bala de coca…

Cusco coca
Balinha de coca
20130428_183206
Chá de coca industrializado!

9. Conhecer a bela arquitetura colonial de Lima e a renovada orla marítima no bairro Miraflores.

Lima dicas

10. Esta foto você já viu mais de mil vezes, mas quando se depara com a cidade inca, com os sons, os cheiros e um silêncio respeitoso e emocionado que todos fazem ao vê-la pela primeira vez, observando-a do alto da montanha, como se estivessem prestando uma homenagem em respeito a ela. Quando você chegar lá, você vai querer tirar uma foto, também, para ser só mais uma. Mas será a sua! Você esteve lá.

machu picchu Peru
A clássica, mas SUA foto de Machu Picchu

Estas foram algumas das minhas experiências, mas tem muitas belezas no Peru e quem listou algumas delas foi a Vivian do Viva Viaje, em Peru muito mais que Machu Picchu.

Se você tiver mais tempo que tivemos, inclua em seu roteiro as Linhas de Nazca. As meninas do blog Estrangeira fizeram e contam tudo no post Sobrevoo das Linhas de Nazca.

Post Relacionados (clique sobre o título)

Machu Picchu, Cusco, Lima – Parte 2: Lima

Machu Picchu, Cusco, Lima – Parte 3: Cusco

Machu Picchu, Cusco, Lima parte 4: Machu Picchu e Peru Rail

Machu Picchu, Cusco, Lima – parte 5: Águas Calientes

1 COMENTÁRIO

  1. Lindo seu depoimento sobre Lima, Cuzco e Machu Picchu!! Senti exatamente dessa maneira minha primeira ida por lá! É tudo tão lindo, tá mágico!! Voltei e voltarei sempre! Há muitas coisas para se ver e aprender nas montanhas de Cuzco e arredores! Abraços, Sonia.

    • Oi, Sonia! Sempre digo que é uma das viagens mais lindas que já fiz, mas eu tehno uma lista enorme de lugares para conhecer e não dá pra ficar voltando para todos que gosto (rsrsrs), quem sabe daqui uns anos… abraços!

  2. Leio e releio seu post sobre MP!!! Estou planejando ir com meus filhos de 20 e 10 anos em setembro (é uma boa época?),pretendo ficar três dias inteiros, só estou confusa com os passeios rsrs, preciso pesquisar mais!!! Estávamos na duvida entre Cuzco e El Calafate, depois de ver as fotos das geleiras fique mais dividida!!! Mas decidimos primeiro por Cuzco e ano que vem vamos para El Calafate!!!
    Abs Andreia

  3. Adorei as dicas! Tenho muita vontade de conhecer tudo, principalmente a parte dos sítios arqueológicos, contudo, ainda não fiz essa viagem porque tenho um garotinho de apenas 3 anos. Será que consigo fazer esse roteiro com ele?

    • Oi, Simone! A primeira coisa que eu faria seria perguntar a opinião do pediatra, por causa da altitude de Cusco (4 mil acima do nível do mar), que traz certo desconforto, como dor de cabeça e em algumas pessoas enjoo. Em Machu Picchu não senti os efeitos do soroche, apenas um pouco mais de cansaço. Anda-se bastante para conhecer a cidade inca sagrada, mas com calma e respeitando o tempo do seu filho, não haveria problema. Leve alimentos e água, pois se precisar disso no meio da cidade é um desgaste ter que ir até a portaria para comprar algo. A viagem de trem é muito tranquila, também. Como eu disse, é só uma questão de saber como crianças podem se sentir e levar medicamentos apropriados como prevenção. O mal de altitude diminui conforme seu corpo se acostuma a ele, então acho prudente passar alguns dias em Cusco antes de seguir viagem de trem a Machu Picchu. Abraços!

  4. O Peru é mesmo incrível! Eu viajei pra lá no esquema pobre/trem da morte/mochila nas costas e foi maravilhoso também kkkkk só não comi tanta comida gostosa pq fiquei vivendo de miojo no hostel, uma pena 🙁

  5. […] No último dia do Caminho inca madrugamos. Levantamo-nos às quatro da manhã e começámos o trekking de noite, com frontais pelo meio da floresta tropical, num percurso de 8 km até finalmente, por volta das 7 horas da manhã, alcançarmos Machu Pichu. É Inacreditável o que sentimos quando finalmente se vislumbra o local. É uma sensação de dever cumprido. Só me apetecia saltar, gritar “Cheguei!!!, Consegui!!!!”. Incrível. Acho que Machu Pichu tem outro sabor. Tem um aspecto místico. Tem um significado acrescido.Quatro dias de trekking, pelo meio da floresta, sobre chuva, com dores, atravessando picos gelados… tudo faz sentido para depois encontrarmos a famosa “Cidade Perdida dos Incas”, encontrada por Bingham. Este é o Caminho inca.Se tem dúvidas se vale a pena visitar o Peru, confere este artigo do blogue Mulher Casada Viaja e conhece 10 motivos para visitar o Peru. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui