Confira minhas sugestões – e de outros blogueiros – de onde comer no Deserto do Atacama. Acho que por como se trata de um deserto, há muitas dúvidas sobre como é a vida do turista por lá, e neste post falo especificamente sobre como são os restaurantes, o que servem, compartilho os preços.
Como são os restaurantes em San Pedro do Atacama
Quando você anda de dia pelas ruas da cidade de San Pedro do Atacama, se você é do tipo que adora uma cidade grande e tudo o que ela pode proporcionar, talvez fique preocupado no primeiro momento, pois as casas são baixas, portas e janelas pequenas e o contraste do sempre presente sol com o interior sombreado, mal se enxerga o que rola dentro de lojas e restaurantes. À noite, a cidade se transforma: todo mundo está de volta dos passeios e as ruas ficam lotadas e com o escuro da noite dá pra enxergar o interior de lojas e restaurantes. É uma sensação muito engraçada e tive a impressão de que a alternância entre noite e o dia faz de San Pedro dois lugares diferentes.
Alguns restaurantes são bem decorados, outros bem simples. Nem sempre o serviço é bom. Às vezes é bom de dia, quando o movimento é menor e à noite deixa a desejar, como foi o caso do Tierra, para onde voltamos numa noite depois de um almoço legal, pra nunca mais.
Cantores e violeiros se apresentam em alguns restaurantes, em troca de um troco. Cantam e tocam um pouco e partem para outro. Não vi um lugar com música ao vivo direto.
Quanto aos sabores, não teve nenhuma refeição que deixasse lembranças inesquecíveis, mas talvez eu não tenha escolhido pratos bons. Na verdade, acho difícil avaliar um restaurante por apenas um prato. É como rotular uma pessoa por ter batido um papo de meia hora… De positivo, a surpresa por ter legumes e verduras frescos estando no meio do deserto.
O serviço não está incluso no total da conta, mas eles cobram os 10% e perguntam se podem incluir no pagamento em cartão, se for o caso.
De sobremesa, você vai encontrar doces parecidos com os nossos, como o tiramissu e o petit gateau, mas experimente o chileno Tres Leches e você vai se lembrar do pudim de leite condensado, mas com uma textura de bolo. Há sorveterias espalhadas pela cidade, caso você prefira.
A seguir, você pode ter uma ideia dos preços e pratos servidos em alguns dos restaurantes de San Pedro. Os valores são para pratos individuais, mas alguns, como o lomo a lo pobre, podem ser compartilhados, se você não costuma comer um boi. Clique nas imagens para ampliá-las.
Onde Comer no Deserto do Atacama
Nossa primeira refeição foi no Cafe Adobe e pedimos um prato comum no Chile, uma espécie de bife a cavalo, mas com filé mignon, chamado lomo a lo pobre. Se preferir frango, fica pollo a lo pobre. Achei o prato gigante e poderia muito bem ter servido nos dois.
Comemos uma pizza no El Charrua, um lugar pequeno e simples, indicado por uma moradora local. O serviço era bem lento devido à demanda – eles faziam a pizza ali e entregavam também no restaurante em frente – e esperamos por 40 minutos. A simpática atendente nos ofereceu refrigerantes gratuitos como desculpa pela longa espera. Quer saber? Adoro lugares bem decorados, mas atendimento humanizado ainda é a melhor coisa! Não é pela coca, é pela simpatia e humildade. A pizza não era das melhores, mas matou a fome.
Apesar do pó onipresente em San Pedro, o Blanco teve coragem de pintar seu interior de branco e ter um ambiente rústico-chique – e a cara de pau de servir cerveja a temperatura ambiente. Como eu disse, no Tierra o serviço deixou a desejar. A pizza que pedi tinha a massa dura feito pedra (juro, fazia barulho quando eu batia a borda no prato!) e tive que trocar por um prato rápido, afinal, meu marido já estava comendo o dele. Veja mais abaixo o endereço dos restaurantes.
Leia sobre como chegar a San Pedro, onde se hospedar, como evitar o soroche, e sobre os passeios que fizemos na página-índice Atacama
Preços médios nos restaurantes do Atacama
A agência onde fechamos nossos passeios pelo deserto, a FlaviaBia Expediciones, nos ofereceu uma lista de restaurantes, e eu de bom grado aceitei, já que raramente pesquiso sobre onde comer nos lugares que visito. Veja abaixo.
A conversão no momento em que escrevi este post era 1.000 pesos = R$ 5,00.
A partir de 8.000 pesos
Adobe, La Casona, Blanco, La Estaka, Las Delicias del Carmem (todos na Caracoles)
Baltinache, Bedito Desierto (Rua Domingo Atienza)
Ckunna (Rua Tocopila)
A partir de 5.000 pesos
Pica del indio, Sol Inti, Café Aloza, Charuna, Barros Cafe, Barros Bar, Burger Garden (Rua Tocopilla)
Rincon san Pedrino, Mal de Puna (Rua Licancabur)
Roots Cafe (Rua Toconao)
Economia nas refeições no Atacama
Você encontra vários mercadinhos na cidade e se estiver hospedado num lugar com cozinha pode fazer sua própria refeição para economizar. Os mercadinhos também ajudam para comprar uma fruta ou um snack para levar nos passeios.
A Angie do Apure Guria, que faz viagens estilo mochilão, tem dicas bem econômicas, passe lá pra ver se for seu estilo.
E durante os passeio, onde Comer no Deserto do Atacama?
Quando você contrata uma boa agência, não tem que se preocupar onde comer no desrto do Atacama. Muitos passeios levam o dia todo, então verfique com a agência que contratar para os passeios se há algum lanche incluso, porque não há lojinhas no deserto, não!
A maior parte dos hotéis prepara um box, um café da manhã para viagem, caso seu passeio saia de San Pedro antes do horário em que o café da manhã é servido. Não se esqueça de levar uma sacolinha plástica para colocar todo o lixo e levar de volta a San Pedro, onde pode ser descartado.
Nós fomos com a FlaviaBia, que incluía no custo total refeições nos passeios. O Salar de Tara e Lagunas Altiplânicas, passeios que levam o dia todo, incluíram café da manhã e almoço. E dá só uma olhada no café da manhã e na paisagem do café:
Quando o passeio era à tarde, como foi o Vale da Lua e da Morte, e o Lagunas Escondidas, era servido um coquetel. Dá uma olhada eu brincando de rycca phina:
Outra blogueira que esteve no Atacama e escreveu sobre restaurantes por lá foi a Viviane do Vivi na Viagem. Prove as dicas dela também. E confira quais são as comidas e bebidas típicas do Chile do Caminhos me Levem.
E você, já esteve no Atacama? Deixe seu comentário para ajudar outras pessoas que estão planejando a viagem. e se você estiver indo e tiver dúvidas, participe também e buen provecho!
Respostas de 33
Vocês do Bloggers out and About tem que parar de postar sobre o Deserto do Atacama, porque euzinha estou morrendo de vontade e cada post atiça ainda mais minha curiosidade haiusdhuai. Acabei de comentar num blog que Santiago tá cada vez mais na lista das futuras viagens, será que rola conhecer o Deserto do Atacam também?
Beijinhos
que susto, Vicky! Achei que tava levando uma bronca mesmo kkkk. Mas foi assim que resolvi ir pro Atacama, de tanto ver imagens impossíveis. No meu caso, Santiago foi segundo plano, mas se vc vai pra lá, coloque mais uns 5 ou 6 dias pro Atacama, sim. bj
Eu fiquei no Tierra Atacama, e já era tudo incluido, alimentação e bebidas, lá a comida era bem boa! Value a pena pagar um pouco mais pelo luxo, e também de ter os passeios já incluidos. Fiz um post lá no blog sobre isso pra quem quiser ler
Michelle, deve ser muito bom ficar no Tierra, e agradeço sua dica, pois acho que o Atacama tem público para todos os estilos – e bolsos. Mas eu adorei curtir o centrinho de San Pedro e comer junto a turistas do mundo todo, coisa que um resort acaba limitando.
Eu gostei de TUDO o que comi no deserto kkkkk. E essas comidas ao ar livre, com aquelas paisagens de tirar o fôlego?! Sensacional
Oi, Adriana, então, não desgostei, mas não achei quase nada especial, além do baguete servido no café da manhã nos passeios, que era divino. Como eu disse, nem conseguia comer diante daquela paisagem fantástica!
Suuuuper útil esse post! Se eu tivesse lido antes de ir pro Atacama teria me ajudado muito! hehehe na próxima ida já tenho alguns restaurantes que quero conhecer 🙂