O que fazer em Balneário de Camburiú em dois dias

Balneário de Camburiú é uma cidade no litoral de Santa Catarina que entrou em nosso roteiro pela proximidade do Parque Beto Carrero, aonde fomos dias antes. Veja o que fazer em Balneário de Camburiú em dois dias, onde ficar e comer, e minha opinião sobre BC.

Chegamos a Balneário de Camburiú numa sexta-feira depois de dois dias em Penha, cidade onde fica o Parque Beto Carrero. Foram apenas 40 km pela BR-101, por isso muita gente prefere ficar em BC em vez de Penha, que tem menor estrutura, para conhecer o Beto Carrero. Eu discordo. Quanto antes você chegar ao parque, menos filas pegará. E depois de um dia inteiro em pé, você quer um banho e uma cama, e não uma estrada, por mais rápido que seja. E no verão estradas litorâneas nunca são rápidas.

Veja o que vai encontrar neste post ou vá direto ao que te interessa clicando sobre o título:

O que fazer em Balneário de Camburiú em dois dias

É muito fácil se localizar em BC, as ruas são numeradas e a região turística fica basicamente entre a Barra Sul e a Barra Norte, na faixa de quase 6 km de extensão da orla da Praia Central.

Se você não quiser pegar praia, ainda assim terá muito pra fazer em Balneário de Camburiú em dois dias. Então a cidade litorânea é um bom destino em qualquer época do ano, e não apenas no verão, e muito procurada por quem vai se divertir no Beto Carrero World. Sugiro dividir as atrações da barra sul para o primeiro dia e da norte para o outro, principalmente em virtude do trânsito no verão, mas também porque tem mais atrações na Barra Sul. Assim, se faltar tempo, complemente no segundo dia as atrações que faltaram na região da Barra Sul.

O que fazer na Barra Sul

Além dos pontos turísticos listados aqui, há projeto já aprovado pelo governo federal para a construção do BCPort, adormecido possivelmente por causa da pandemia do Covid-19: um porto exclusivo para embarque e desembarque de passageiros de transatlânticos. Hoje os navios de cruzeiro param em Itajaí e Porto Belo.

Gosta de Cruzeiros? Leia as publicações do Mulher Casada Viaja a respeito

Estas atrações estão todas muito próximas uma da outra, veja as que marquei com estrelinhas amarelas:

Parque Unipraias

Comece o dia bem cedo para ir ao Unipraias e evitar filas, tanto no bondinho quanto nos mirantes e atrações. Resumo aqui o que fazer lá, pois há um artigo aqui no Mulher Casada Viaja dedicado a ele: O Bondinho e as Atrações do Unipraias.

Para mim, só subir o morro da Aguada de bondinho já valeria o passeio. Temos tão poucos teleféricos pelo Brasil, e o visual do mar, da cidade e da mata é muito lindo.

Além das atrações, tem dois mirantes bem legais, um com vista para a Praia das Laranjeiras e outro para a orla da praia central de BC, foto de abertura deste post.

Chegando no alto, faça o passeio de trenó, youhooo, um carrinho para até duas pessoas que corre sobre trilhos no meio da mata, descendo um trecho da montanha. Você pode frear ou deixar a descida te levar mais rápido.

A lojinha de guloseimas, Casa do Chocolate, não tem bruxa má, pode ir. No Natal estava toda enfeitada, uma graça, cheia de lugares para fotos.

E para os mais corajosos, tem a tirolesa-cadeirinha Ziprider, que desce até a praia de Laranjeiras.

Molhe da Barra Sul

Molhe para quem não sabe é uma espécie de cais, mas construída sobre pedras em vez de pilastras como os piers. O molhe da Barra Sul de BC tem um calçamento muito bonito de pedras portuguesas, formando desenhos com motivos marítimos. Ao final dele, forma-se um círculo de onde se fazem belas fotos da orla de BC.

Letreiro Eu Amo BC

Se você também não resiste a registrar os letreiros com nome das cidades que visita, já anota aí que do lado do molhe sul tem o Eu Amo BC.

Barco Pirata

Para quem quer um passeio no mar, a saída do Barco Pirata é em frente à entrada do bondinho do Unipraias. Funciona das 10h às 17h30 e cada passeio dura cerca de 1h20. Custa $65 para adultos e $32 para crianças de 6 a 12 anos ou para idosos acima de 60.

Oceanic Aquarium

Não fui a este aquário, mas vi imagens e achei bem legal. Tenho certeza que eu iria gostar de rever lontras, tubarões e águas-viva. Fica na Rua 4000, 133, e abre todos os dias das 8h às 21h. Custa R$59,90 para adultos e R$29,90 a meia entrada. Veja no site do Oceanic Aquarium o combo que inclui outras 2 atrações da Barra Sul, o Classic Car Show – Museu do Automóvel e Aventura Pirata.

Passarela da Barra

Não é bem uma atração turística, mas como é algo muito diferente de tudo o que temos no Brasil, vale passar por lá. A passarela estaiada de 190 metros foi inaugurada em 2016 para pedestres e ciclistas, tem acesso gratuito, é climatizada e une a Barra Sul ao bairro da Barra sobre o rio Camboriú.

balneário de camburiú

Praia das Laranjeiras

A última estação do bondinho do Unipraias é a praia de Laranjeiras, mas você pode chegar lá também de carro. Só não acho aconselhável, já que ela fica lotada porque além do pessoal que desce do bondinho no Unipraias, recebe também quem faz o passeio do Barco Pirata. E não faltam praias bonitas no litoral de SC. Mas se você não se importa e curte agito, go for it! Ela tem vários restaurantes, e o assédio para escolher um foi grande, chegou a ser desagradável. Mas fiquei pensando no quanto os comerciantes perderam nestes tempos de pandemia e no quanto as pessoas estão necessitadas de trabalho…

Achei o entorno bem organizado, na ladeira que vai à praia há várias lojas e no estacionamento que nem usamos nos ofereceram o serviço de ducha gratuito.

O que fazer na Barra Norte

FG Big Wheel, a Roda Gigante de BC

Inaugurada em dezembro de 2020, a Big Wheel tem 82 metros de altura e 36 cabines para até 6 pessoas. O passeio acontece das 9h às 22h e dura entre 15 e 20 minutos. Você pode comprar ingressos pelo site ($48 adulto, $25 crianças), mas como é uma atração que depende de condições climáticas, eu deixaria para comprar lá.

balneário de camburiú roda gigante

Deck do Pontal Norte

Para ter uma bela vista da roda gigante e de BC, caminhe pelo Deck do Pontal Norte, uma passarela de madeira sobre os rochedos do mar e em meio à mata.

Molhe da Barra Norte

Além do deck, você pode também caminhar pelo Molhe da Barra Norte. Inaugurado no final de 2020, tem 300 metros de extensão, mas não o achei tão bonito quanto o da Barra Sul.

Ciclovia na Estrada da Rainha

Bem, se a Lombard Street de São Francisco, CA, é uma atração turística, por que não fotografar a ciclovia na ladeira com canteiros floridos, tal qual sua inspiração? A ideia não é apenas estética, foi uma medida de segurança para evitar acidentes com os ciclistas, uma vez que as curvas diminuem a velocidade. Ficou bem bonito, mas vi muitos ciclistas subindo a pé e empurrando a bike, por causa da ladeira acentuada.

balneário de camburiú ciclovia

Morro do Careca

Vale a pena subir o Morro do Careca, acho o visual ainda mais bonito do que do Unipraias – e é gratuito! De lá saem voos de parapente, e o visual 180 graus é lindo! Pena que ventava muito no dia em que fomos e só teve uma tentativa bem frustrada e assustadora de voo. O vento levou o cara antes da hora, eu acho, e a equipe teve que segurá-lo e fazer montinho pra mantê-lo em solo. Por isso vale o aviso de que mesmo quem vai apenas observar precisa ficar atento. Muita gente senta para admirar a vista linda para a praia Brava ou mar aberto, e de costas pode nem perceber o que está acontecendo.

O Morro do Careca de BC fica ao norte, então depois de subir toda a Estrada da Rainha, que é continuação da Av. Atlântica, vire na primeira direita (R Sergio Millet). No final dela terá uma placa indicando Complexo Turístico Morro do Careca. Nós estacionamos ali e subimos a pé (uns 30 minutos), pois uma cordinha impedia a passagem do carro. A pista é toda de asfalto em meio à mata e antes de chegar ao topo tem um mirante com vista só da Praia Central de BC, e de lá uma escadaria de madeira até o topo com vista 180 graus, no Morro do Careca, que ganhou um implante: instalaram sobre a terra batida um gramado sintético. Exclente local para ver o pôr do sol.

balneário de camburiú morro do careca
Vista para a praia dos Amores e Brava, no Morro do Careca

O que fazer em outras regiões

Na região central, é legal caminhar pela orla ou ver as vitrines da avenida Brasil. Também é a região mais indicada para curtir a noite, com muitos bares e baladas.

O Cristo Luz é um monumento de Jesus Cristo com 33 metros de altura, que fica iluminado à noite e traz uma vista do ponto mais alto de Balneário de Camburiú. Pode ser visitado das 16h à 0h e aos domingos das 10h à 0h. Eu não fui, não acho que valha o valor do ingresso.

Muita gente aproveita a proximidade e visita na mesma viagem a ilha de Florianópolis. Confira Florianópolis: Guia para planjear sua viagem, com dicas para quem vai à ilha da magia pela primeira vez.

Não gostei muito de Balneário de Camburiú

Como sempre, deixo aqui minha opinião sincera – e lembro a você que opiniões são subjetivas e sugiro que vá conhecer BC e tenha a sua própria.

A começar pela arquitetura que não tem o menor sentido. Edifícios super altos, um exagero injustificado. Mas acho que esta é a marca registrada de BC, e seu apelido de Dubai brasileira. As ruas formam corredores onde não penetra sol e quase não há espaço entre um prédio e outro ou recuo da fachada à rua. OK, cidades grandes são assim, mas estamos falando de cidades grandes com milhões de habitantes, como SP, NY, Tóquio. Além disso, os edifícios não têm ‘cara’ de praia: as entradas parecem de shopping center, suntuosas. Você pode até dizer. Tá, mas e Dubai e Doha? Bem estas cidades também não são meu tipo favorito de turismo, mas pelo menos lá se observa uma cultura completamente diferente da nossa, o que é algo muito positivo, concorda? Aliás, BC é conhecida como a Dubai brasileira. Agora tem projeto para edifício de 100 andares em Balneário de Camburiú. Mas ainda encontramos predinhos baixos, com área verde onde crianças brincavam. E eu olhava e pensava até quando esses prédios resistiriam à especulação imobiliária, estando a uma quadra da praia.

Quando chegamos na sexta pela manhã, a cidade ainda estava tranquila e foi prazeroso passear pelo calçadão, almoçar na Av. Atlântica e caminhar pela Av. Brasil. À noite a cidade ficou mais cheia e barulhenta e na noite de Sábado pra mim beirou o insuportável. E infelizmente aquela é a imagem de BC que ficou em mim. E ainda não era alta temporada, fomos em 10 de dezembro. Na orla, carros esportivos, conversíveis e barulhentos desfilavam e seus motoristas exibiam relógios enormes. Além de música alta presente também em todos os bares e restaurantes. OK, tem gente que gosta, mas quem está escrevendo sou eu – e eu não gosto.

Nos destaques do Instagram tem mais videozinhos de BC, Penha e Beto Carrero World

Pontos positivos de BC

Encontrei gente simpática no comércio da Av. Brasil, onde aproveitei para fazer compras depois de tanto tempo por causa da pandemia, já que estou proibida de tomar sol por motivos de saúde.

A cidade é muito limpa e acho que o mérito é todo da população. Não sei como é na alta temporada, me conta se você sabe, nos comentários, por favor. Na praia, BC se parece com uma cidade de praia – ainda bem: gente praticando esportes, ciclofaixa…

A paisagem também é muito bonita, com os morros verdes nas laterais, que são mirantes com acesso fácil (leia mais abaixo).

Além da praia, tem muitas atrações turísticas, algo que nem sempre encontramos em destinos litorâneos e isso foi o que mais me agradou. Os empresários de Balneário de Camburiú investem pesado no turismo.

A Faixa de Areia Alargada de Balneário de Camburiú

A sombra dos edifícios à beira-mar impedia que o sol penetrasse na areia a partir do início da tarde, então a prefeitura fez uma mega obra – e um mega empréstimo ao Banco do Brasil – com custo de R$67 milhões para retirar areia do fundo do mar, dragar e aterrar a praia. Dos 25 metros que tinha antes, passou a 70 metros. Desde o final de 2021 tem espaço pra todos – e ao sol, embora ainda exista sombra sobre a areia:

balneário de camburiú faixa alargada
A praia com faixa de areia alargada em Balneário de Camburiú, mas a sombra dos edifícios persiste em curtir uma praia

Conversei com um vendedor de barraquinha a respeito, e ele disse que está vendendo menos, pois as pessoas ficam tão longe que desistem de comprar. E moradores de Camboriú relatam ter havido um aumento da presença de tubarões na região desde o início das obras.

Onde Ficar em Balneário de Camburiú

Os hotéis não estão na Av. Atlântica, a beira-mar, mas sim na sua paralala, a Av. Brasil, ou travessas. É um bom lugar para ficar, há comércio e restaurantes ao longo dessas avenidas.

Ficamos no Hotel Geranium, a apenas 100 metros da praia. Tem serviço de manobrista, mas não achei caro o estacionamento. O café da manhã é bem variado e a estrutura conta com piscina, sala de jogos, brinquedoteca. Também servem almoço e jantar (custo à parte).

Se você quer um hotel mais exclusivo, com poucos quartos e moderno, sugirno o Felissimo Exclusive Hotel, que fica na Praia dos Amores, que fica entre a Brava e a de BC. E se preferir um apartamento para ir com a família ou amigos, a Cobertura Quebec tem 4 quartos, vista para o mar e o Morro onde fica o Unipraias.

balneário de camburiú onde ficar
O Felissimo. Foto do Booking.com

Veja outras opções no site Booking.com, o mesmo que uso para minhas reservas.

Onde Comer em Balneário de Camburiú – e preço$

Na Av. Atlântica e na Brasil há várias opções de restaurantes, bares, lanchonetes. Aos finais de semana tem muita música ao vivo, em todo lugar.

Na praia, a coisa mais esquisita são os quiosques. São cerca de 100 deles, TO-DOS vendendo a mesma coisa. Haja gente querendo churros! Chega a ser bizarro…

Fomos duas vezes para almoçar, no restaurante Telhadinho (Av. Atlântica, 3640). Tem mesas na varanda com vista para o mar e internas com ar condicionado. Pedimos o camarão à grega (foto abaixo) e provamos o salmão ao molho de maracujá. Pratos servem 3 pessoas por $200. Suco por $13, long neck por $13.

balneário de camburiú onde comer

Para comida italiana, eu queria ter ido ao La Mamma Felice (rua 2.400), mas preferimos provar a pizza do Di Paroli, que fica na rua 1.200, uma travessa decorada com guarda-chuvas e tomada por mesas dos vários restaurantes. A pizza deles é muuuito boa, mas o serviço é bem lento, pois é um restaurante pequeno, com poucas mesas, e quando fomos estava muito cheio. Quanto à massa, não achei nada demais, eu ficaria com a pizza, mesmo.

balneário de camburiú

Caso se canse de camarões, peixes e cia, e quiser um lanche ou grill, sugiro o Madero (av. Atlântica, 3180) e pertinho da Rua 1200, na Av. Brasil, tem Burger King e Subway. Para um lanche, café da manhã ou tarde, ali pertinho tem uma confeitaria aonde fomos por indicação, mas confesso que não achei nada demais, a Panificadora Montibeller. Os doces e tortas do Café Bizzoto (Av. Brasil, 2944) estavam muito mais gostosos.


Se você esteve lá há muito tempo, vai encontrar muitas novas coisas para fazer em Balneário de Camburiú. Conte aí o que você acha da cidade. Tenho certeza que se você é bem mais jovem que eu deve adorar a agitação. Meu ritmo é outro. Foi bom conhecer BC, mas não preciso repetir. Checked!


Mais dicas de Praias

Este post é parte da blogagem coletiva dos blogueiros do Pequenos Grandes Viajantes, que neste janeiro teve como tema praias, afinal, é o que todo mundo mais quer nesta época. Confira suas dicas:


Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 2 opções para você escolher: a Get your Guide e a Tiqets.


16 COMENTÁRIOS

  1. Amei as dicas do que fazer em Camburiú em dois dias! E concordo com tudo! Eu adoro a cidade, já estive por lá duas vezes e voltaria mais 10! Um grande abraço.

  2. Que legal essas dicas do que fazer em Camburiu em dois dias! Quero muito voltar na cidade e aproveitar mais da próxima vez. Obrigado por compartilhar com a gente.

  3. Já tive a felicidade de ficar no Balneário Camboriú por quatro dias e digo que há muito o que fazer neste lugar incrível. Abraços

    • Acho que quanto mais tempo você tiver, melhor conhecerá, com tempo para fazer trilhas e visitar as praias da região, que são lindas!

  4. Estive em Balneário de Camburiú há quase vinte anos e já naquela época fiquei com essa impressão de que era muita ostentação e pouca cara de praia. Pelo teu post deu pra ver o quanto isso ficou exacerbado após tantos anos.
    Por outro lado, acho muito interessante a mistura de praias com diversas outras atividades e atrações. Me parece um ótimo destino para famílias grandes, com pessoas que tenham diferentes interesses.
    E concordo plenamente contigo: nada melhor do que ir conhecer e tirar sua própria conclusão.

    • A praia das Laranjeiras é linda, mesmo, pena que estava tão cheia. Pegamos a ‘entresafra’ do Covid-19 e todo mundo tinha saído para aproveitar.

  5. Amei seu roteiro de 2 dias por Balneário de Cambúriu, quero muito ir em breve para conhecer melhor a cidade. Vou suar seu post de inspiração

  6. Marcia, gosto muito da forma que você descreve os destinos, posts completos e com tudo o que precisamos para programar uma viagem. Já salvando o seu roteiro do que fazer em Balneário Camburiú em dois dias, para quando for conhecer a cidade. Obrigada!

  7. Amei suas dicas do que fazer em Balneário de Camburiú em dois dias, dá para dar uma escapada e aproveitar bastante desta cidade.
    Embora você não tenha gostado tanto, acho que é um destino que vale a pena uma conferida, porque é diferente de tudo que temos no litoral brasileiro, então nem que seja por curiosidade, BC merece uma visita, não é? Beijos!

  8. Marcia, parabéns pelo relato detalhado e primoroso dos 2 dias de viagem a Balneário Camboriú. Você me passou informações valiosas e agradeço por você ter compartilhado sua experiência conosco! Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui