O maior lago de Bernese Oberland merece algumas horas de sua viagem à Suíça por inúmeros motivos – e um deles são os castelos do lago Thun. Outros são o cruzeiro por suas águas azuis, a vista de montanhas, jovens se atirando em refrescantes mergulhos durante os dias quentes, casais jurando amor eterno em cerimônias matrimoniais sobre gramados, esportistas aquáticos, cavernas e trilhas.
O Lago Thun fica a Oeste de Interlaken, cidade que o separa do Lago Brienz, mas segundo a Wikipedia ambos os lagos eram apenas um até o século 10. Penso se o aquecimento global não mudará novamente a geografia local…
Mas falemos dos Castelos do Lago Thun. E já que agora estou pensando se alguns deles também não seriam submersos, você tem mais um motivo para comprar sua passagem aérea para a Suíça o quanto antes. Outros são a beleza do país e o aquecimento global de novo. Afinal as geleiras também estão desaparecendo…
Mas falemos dos 5 Castelos do Lago Thun, que podem ser conhecidos durante o passeio e barco que funciona como um hop on hop off, em que você pode comprar ingresso para o dia todo e ir descendo e subindo onde quiser. Ou pode comprar apenas o trecho que deseja navegar. Ainda pode chegar a estes castelos de carro, ônibus ou trem.
Castelo de Spiez
Visitei o Castelo de Spiez durante o passeio de barco. Embora seja o menor dos castelos do lago Thun, gostei mais dele do que do Chillon, o número 1 dos Castelos da Suíça. Achei suas exposições muito didáticas, com mobiliário, artigos e utensílios recriados para que a gente entenda como era a vida num castelo antigo. Além disso, tem exposições temporárias – e tive a sorte de ver Chagall!
O castelo de Spiez também é um dos mais antigos e apresenta muitos estilos arquitetônicos devido a sua construção ao longo dos séculos. Sua capela tem estilo românico (séc X a XII), enquanto outras áreas são barrocas e renascentistas.
A localização ao lado da marina e em frente ao lindo lago Thun também somam pontos para minha preferência, mas seus vinhedos podem ser um motivador para os amantes do vinho.
Ingressos custam CHF 10 e portadores do Swiss Travel Pass têm entrada gratuita. Abre de maio a outubro.
Castelo Thun
Localizado obviamente no centro histórico de Thun, o castelo fica no alto da colina e por isso exige um pouco de exercício. Pra chegar lá, tem uma escadaria coberta de madeira bem bonita, mas são 100 degraus. Em 8 lugares para visitar em Thun eu explico uma maneira de economizar pernas usando o elevador de um estacionamento.
A visita ao castelo também não é para os fracos, uma vez que são 6 níveis aonde se chega por escadas estreitas e altas nas torres, se não me falha a memória.
Ingressos custam CHF 10 e portadores do Swiss Travel Pass têm entrada gratuita. Abre o ano todo, com horários restritos na temporada de inverno (nov-mar).
Oberhofen
Facilmente avistado do barco que navega o lago Thun, o Oberhofen é uma das paradas populares do cruzeiro. Construído com um fosso no século 13, passou por várias famílias nobres, até chegar às mãos de um americano que com a origem da Fundação Castelo Oberhofen garantiu sua preservação e o abriu ao público, em 1954. Destaques da visita são a exposição “Sempre a seu serviço”, que apresenta a vida dos serventes do castelo nos séculos 19-20.
Ingressos a CHF 14 e portadores do Swiss Travel Pass têm entrada gratuita. Abre de maio a outubro. Fecha às segundas-feiras.
Schadau
O Schadau, construído em meados do século 19 com inspiração em castelos do Vale Loire e palácios renascentistas possui um jardim inglês e vistas para os montes Eiger, Monch e Jungfrau.
Diferente dos outros castelos do Lago Thun, não é um museu, mas ainda assim você pode conhecê-lo. E sua conta bancária nem precisa estar na Suíça ou algo parecido, você pode se hospedar em um de seus 9 exclusivos quartos reservando no Booking.com por um preço similar ao de um hotel 4 estrelas. Ou apenas reservar uma mesa em seu restaurante, que é aberto ao público.
Castelo de Hünegg
Este é outro dos castelos do lago Thun que ainda não conheci, fiz a foto acima a bordo do barco – e isso prova que o melhor é dedicar um dia inteiro para conhecer o lago Thun, permitindo descer do barco com calma a cada atração. Foi construído entre 1861-63 e seu museu exibe ambientes modernizados na segunda metade do século 19. A mesa posta dá a impressão de que os moradores logo chegarão num DeLorean vindos do futuro de volta ao passado.
Além do museu-casa, o andar que antes abrigava os funcionários do castelo agora exibe fotos e a coleção de 21 miniaturas de barcos que navegaram os lagos Thun e Brienz.
O entorno do Hunegg possui um parque de 6 hectares com espécies como sequóias, carvalho libanês e outras árvores plantadas em 1860. Para conhecer o parque, é preciso agendar visita guiada de 75 minutos no site oficial do Schloss Hunegg. Quem sabe você avista espécies exóticas da fauna, como cangurus e pavões. Ou você pode tomar café brasileiro, colombiano ou mexicano no café rsrsrs.
Aproveite a visita para registrar a foto na moldura vermelha (photo spot) Grand Tour of Switzerland! Outro ponto para fotografar é o terraço do castelo, com vista fantástica para o lago Thun e os Alpes Berneses.
Ingressos a CHF 10 e portadores do Swiss Travel Pass têm entrada gratuita. Abre de maio a outubro. Fecha às segundas-feiras.
Roteiro personalizado de viagem à Suíça
Você sabia que pode ter seu roteiro feito por mim, pensando nas suas preferências de viagem Uma viagem à Suíça exige planejamento um pouco mais apurado do que outros destinos, por causa dos inúmeros passes disponíveis, das atrações e montanhas que fecham em determinadas épocas do ano, trens panorâmicos, etc.
Muito difícil ou time-consuming? Sim, planejar uma viagem exige, além de experiência, tempo e paciência para pesquisar e organizar tudo. Por isso o Mujlher Casada Viaja oferece vários serviços: consultoria tira-dúvidas, roteiro personalizado (um e-book lindo, prático e informativo!) com chamadas para explicar tudo o que você precisa para viajar com segurança, e o serviço de agência de viagens Mulher Casada Viaja Te Leva, em que você começar o planejamento do zero segurando na minha mão! O QR code abaixo te leva ao whatsApp da agência.
Qual destes castelos do Lago Thun visitar?
Sempre temos pouco tempo em viagens, ainda mais em destinos caros como a Suíça. Espero que as informações destes castelos do lago Thun tenham contribuído para sua escolha, mas quero complicar ainda mais sua vida e te indicar a leitura de Castelos na Suíça para visitar (quase) de graça. Juro que minha intenção é das melhores, não tenho culpa se a Suíça é tão linda! rsrsrs