8 lugares para visitar em Thun, Suíça

Cidade à beira do lago de mesmo nome, Thun, na Suíça, fica a oeste de Interlaken, no cantão de Berna. Me surpreendi com sua beleza, mas qual lugar na Suíça não encanta? Então coloque-a em seu roteiro pelo país das montanhas e dos lagos coloridos.

thun suiça
Thun vista a partir do castelo

Esta é uma das mais belas partes do país, entrada para Bernese Oberland, região que inclui nomes pesados do turismo suíço como Jungfrau, Interlaken, Grindelwald e o Vale de Lauterbrunnen. Eu ficaria ali no mínimo por um mês, sem me cansar. Passei 14 dias rodando pela Suíça para ter certeza de que embora tudo seja perto e a locomoção confortável e fácil, há muito para fazer e ver. Confira o Roteiro de 14 dias no verão. É nesse post que estão as dicas para planejamento, como documentação, melhor época, trens e passes, lockers, e outros.

Enquanto muita gente faz apenas o passeio de barco pelo lago, que diga-se é imperdível e sobre o qual eu ainda não havia publicado quando escrevi este post, recomendo que você reserve ao menos meio dia para curtir a vibe relaxante de Thun. Ou hospede-se na cidade, por que não? Não faltam restaurantes, lojas, apartamentos para aluguel e hotéis. E pra economizar, tem sempre um supermercado Coop em todo cantinho da Suíça, e o de Thun fica na ilha.

Cheguei a Thun numa viagem rápida de 20 minutos de trem a partir de Berna. Abaixo, o itinerário por Thun, começando na estação de trem e terminando na estação do barco que navega o lago.

Obere Schleuse, a ponte coberta de madeira

A ponte construída em 1726 (!) sobre o rio Aare além de embelezar ainda mais Thun serve também como eclusa. Ela liga a cidade a uma pequena ilha do rio, não deixe de cruzá-la.

Centro histórico de Thun, Suíça

Seguindo este roteiro a pé por Thun, você caminhará pelo centro histórico, que é bem pequeno e prazeroso. Vsiite a Rathausplatz, onde fica a prefeitura de Thun. Aproveite a fonte de água potável para abastecer sua garrafinha.

Na ilha do rio Aare

Obere Hauptgasse, a charmosa rua de ‘dois andares’

O centro histórico de Thun tem um elemento interessante, que nunca tinha visto em nenhum outro lugar: as calçadas elevadas que ficam na rua principal, parecendo que há dois andares. A Obere Hauptgasse é um charme, com muitas floreiras, lojinhas de roupas e artesanato em casas de cores diversas, bares e restaurantes, e acesso por escadas em vários pontos para o ‘segundo andar’. Como se vê na foto, as bandeiras de Thun, da Suíça e de Berna enfeitam as ruas de pedras, a exemplo de outras cidades da Suíça.

Castelo de Thun

Construído no século 12 no alto de uma colina, é possível ver o Castelo de Thun de quase todo ponto da cidade, mas vale muito a pena entrar e conhecer sua exposição histórica e a vista de Thun a partir de uma das 4 torres – ou das 4! Funciona das 10h as 17h de abril a outubro. No inverno só abre aos domingos e das 13 às 16h. Custa 10 francos e é grátis pra quem tem o Swiss Travel Pass. Pra chegar lá, tem uma escadaria coberta bem bonita, coloque no Google Maps Aussichtspunkt. Mas são 100 degraus, e preferi economizar as pernas pois precisaria muito delas. Segui uma plaquinha de elevador para o castelo, num estacionamento coberto bem abaixo dele.

Quando publiquei este post ainda não tinha feito um exclusivo sobre o castelo de Thun, então dê uma olhada na página da Suíça aqui no blog ou no site oficial do Castelo de Thun.

castelo thun suiça

Ao lado do castelo fica a Stadkirche, igrejinha de 1330, bem simples por ser protestante.

Untere Schleuse e Mühleplatz

Esta parte de Thun é uma delícia e bem turística! Uma praça ao longo do rio Aare, com muitos restaurantes com mesas ao ar livre, floreiras e a segunda ponte de madeira coberta de Thun, de 1726. Nesta parte do rio, no verão surfistas costumam dar as caras e curtir as ondinhas.

thun suiça

Parque e Castelo Schadau

Antes que o Rio Aare desague no Lago Thun, ficam o parque Schadau e o castelo Schadau, construído em meados do século 19 com inspiração em castelos do Vale Loire e palácios renascentistas. Nele ficam o Museu Gastronômico Suíço e um restaurante classudo.

Foto: Wikimedia Commmons

O castelo é também um hotel, com modernizados 8 quartos românticos que mantiveram o clima de castelo, com vista para o parque ou para o lago, disponíveis a qualquer mortal, mesmo sem sangue azul como o lago Thun.

Também no Parque Schadau fica o Panorama de Thun, pintura produzida entre 1809 e 184 por Marquard Wocher, que se sentou em um telhado no centro da cidade e a reproduziu em 360 graus. Tem 7,5 metros de altura e 38 de comprimento. Imagine-se naquela época poder apreciar algo assim, não é demais?!

Lago Thun

O imperdível passeio de barco no lago Thun, um dos mais bonitos da Suíça. Ao longo da viagem de duas horas, se você não desembarcar, até Interlaken Ost verá castelos, casas de veraneio e, se for verão, as margens do lago se transformam em praias, muita gente nada nas águas límpidas e azuis do Thun, acrescentando um clima festivo ao passeio.

Gratuito para portadores do Swiss Travel Pass, o ingresso de dia completo para navegar o Thun e o Brienz, lago que fica a leste de Interlaken, custa CHF 35. Confira horários e preços no site da BLS, que opera os passeios

Não deixe de seguir o Mulher Casada Viaja também no Instagram!

Spiez

Sim, Spiez não é em Thun, mas apenas 10 km as separam, então resolvi inclui-la nesta lista, e também porque numa mesma manhã consegui passear pelas duas cidades e visitar os dois castelos-museus, com calma, são cidades bem pequenas, lembre-se disso.

Achei o castelo de Spiez até mais legal que o de Thun, outro motivo de sugerir esta parada para você. E ainda tive a sorte de pegar uma exposição temporária de Marc Chagall! Foi em Spiez que almocei, num restaurante em frente à marina, pertinho da estação do barco. Depois tomei um ônibus para subir a colina até a estação de trem de Spiez em direção a Interlaken Ost, e de lá tomei o barco para navegar o lago Brienz. Mas você pode tomar o barco em Spiez e continuar a navegação, claro.

thun suiça
Spiez, vista da colina perto da estação de trem

Mais lugares para visitar em Thun

Além destes 8 lugares para conhecer em Thun, se você tiver tempo, permita-se caminhar às margens do rio Aare. Eu fiz um pouco desse percurso, e passei pelo Museu de arte de Thun (Kunstmuseuthun) e pelo Thunerhof park, ótimo para quem viaja com crianças pois tem um playground. Se você gosta de caminhadas, encare os 4 km a partir do castelo de Thun até o mirante Rabeflue.

Por favor, procure na página da Suíça, aqui no blog, posts que complementam o planejamento de sua viagem – ou a inspiração para sonhar conhecer este país lindo e tão pouco divulgado. Acho que os suíços são bem low-profile, com tanta cultura, história e principalmente belezas naturais, verdadeiros tesouros desconhecidos do turista brasileiro.


Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo 8on8, quando as queridas blogueiras de nosso grupo escrevem no dia 8 sobre um mesmo tema, com apenas 8 fotos para ilustrar. Neste mês o tema foi ‘cidades para caminhar’. Para mim esta é a melhor forma de explorar um destino, principalmente em cidades européias, como Thun, na Suíça. Confira o que escreveram as demais viajantes:

Organize sua viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode contribuir com a manutenção do blog e consequentemente para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:
Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu chip e receba em casa antes de sua viagem

11 COMENTÁRIOS

  1. Que linda a pequena Thun, a ponte faz lembrar muito a de Lucerna não acha? Fiquei curiosa sobre esse Museu Gastronômico Suíço e o “Panorama de Thun”. Era proibido fotografar, ou vc já tinha esgotado as 8 fotos?

    • Oi, Ruthia, Sim, as pontes são muito parecidas com as de Lucerna, inclusive no número ehehe. Infelizmente não fui ao Schadau ver o Panorama, mas a construção é circular, o que me lembrou o l’Orangerie de Paris. Sim, o número de fotos tinha se esgotado, como sempre choramingo ahaha

  2. Ah! Suíça!!! Também fiquei encantada com o país e com a linda Thun! Caminhamos muito! Abastecemos nossas garrafinhas (adorei isso nas cidades por onde passamos) e terminamos o dia, sentados na beira do rio Aare bebendo cerveja local.

    Almoçamos num restaurante na rua de 2 andares, andamos pelo centro histórico e ficamos vendo os surfistas, trocando ideia com um californiano e eu, sentindo saudades dos meus curtos tempos de surfista. 🙂

    Decidimos não visitar o Castelo de Thun, mas ficamos um tempo por ali, apreciando a vista. Eu subi todos os degraus e valeu cada um deles. rsrsrs Vi, pelas lindas imagens, que você também pegou um dia bonito por lá, né?!

    Nós pegamos frio e céu azul! 🙂 Adorei rever Thun por aqui! bjokas

    • Água boa e de graça (até que enfim algo financeiramente positivo na Suíça ahaha). Cerveja + bate papo e vida passando enquanto olho pra água, eu fiz no final do dia, mas no lago Brienz. Não sabia que você tinha surfado, ou não me recordava disso! Surfe em rio, só em Munique, quando estive no Thun não vi nenhum deles…

  3. Ahh Marcia que delícia poder caminhar por uma cidadezinha tão charmosa como Thun. Só estive na Suíça uma vez, em Genebra, mas tenho um desejo imenso de voltar e poder explorar o país com mais tempo. Sei que seu blog vai ser a referência pra quando eu puder realizar mais esse desejo de viajante. Bjs

  4. Márcia, adoro seus relatos sobre suas viagens à Suíça, para mim você é uma especialista no assunto, parabéns.
    Conhecer Thun pelo seu olhar e com suas dicas é um presente, que delícia de destino, adoriaria incluir esta cidade linda em uma viagem à este país.
    Que esse sonho se realize, querida. Grande beijo!

    • Gisele, voce já conhece destinos lindos, vai com certeza realizar o sonho de ver a linda Suíça. Beijos

  5. Márcia, quando penso em viajar pra Suíça já penso no seu blog e nas dicas que você nos dá. Tinha intenção de conhecer pequenas cidades da Suíça mas a pandemia adiou meus planos. Mas agora já coloquei Thun e seu belíssimo lago de cor esmeralda na lista de desejos.
    Adoro caminhar em cidades pequenas e ver detalhes como esta rua de dois andares, muito linda.
    Já vi que há muito mais do que 8 lugares pra visitar em Thun e já salvei as dicas para conhecer esta gracinha de lugar.
    Obrigada pelo post. Amei seu relato.

    • Cecília, quanto mais eu vejo da Suíça mais percebo que preciso voltar. Meu Google Maps já tem mais bandeirinhas marcando o que conhecer do que estrelinhas do que conheci! Conhecimento é tudo, em tudo. Beijos, qualquer coisa é só perguntar que te ajudo no roteiro.

  6. Esses posts da Suíça me deixa cheia de vontade de conhecer o país. Adorei os 8 lugares para visitar em Thun. Passeios de barco não me empolgam, mas certamente abriria uma exceção por lá. Você fez bate-volta de Berna, correto?

    • Lulu, adoro passeios de barco. Agora em setembro estava tão cansada que não sabia pra onde ir e escolhi Paraty por causa das opções de passeios de barco rsrsrs.
      Sim, fiz a partir de Berna, acho que 20 minutos de trem até Thun.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui