[Atualizado em outubro/18 devido a alteração
do estacionamento dentro do terminal]
“Você vai fazer cruzeiro e está preocupada com o custo do estacionamento?”, foi comentário que li num fórum a respeito do assunto, que demonstra o quanto cruzeiros ainda não vistos como dispendiosos. Considerando que todas as refeições estão inclusas e o cruzeiro já é o transporte, acaba sendo um valor mais baixo do que o cobrado por um resort em Maceió no mesmo período, por exemplo, e sem considerar o gasto com o voo. São experiências diferentes, claro, mas os números mostram que cruzeiros não são assim tão inacessíveis. Os próprios animadores do navio fazem graça: “acabou o cruzeiro, agora é comprar outro e parcelar em 10 vezes…”. Voltando aos custos, estacionar seu carro durante uma semana no porto é algo que merece atenção, sim. Neste post você vai encontrar dicas de onde estacionar no Porto de Santos, resultado de uma pesquisa que resolvi fazer depois um vlogueiro compartilhou que pagou $400 (!) por 7 noites – e tinha que ser em dinheiro (!), num estacionamento próximo ao porto. Não dá pra dar dicas assim, né?
Onde estacionar no Porto de Santos para cruzeiros
Dentro do terminal, há apenas um estacionamento, o Cocais, mas é também o mais caro. Uma breve pesquisa no nosso querido Google rendeu uma listinha de estacionamentos nos arredores do Porto, a 10 ou 15 minutos de carro, e um que dispensa transporte (o escolhido pelo vlogueiro que citei). Quando eles estão localizados um pouco mais longe, ou seja, quando a distância não permite ir a pé ao porto, os estacionamentos disponibilizam vans gratuitas para o transporte dos cruzeiristas. Veja abaixo a localização de cada um (clique sobre a abinha ao lado do título do mapa para ver a relação dos nomes):
Como escolher a cabine do navio e outras dicas você encontra no post Cruzeiro, eu? OK, vamos nessa! Confira os preços a bordo e o que está ou não incluso. Também compartilhei como foi o embarque, a vida a bordo, e os passeios em Como é um Cruzeiro no Brasil
Estacionamentos no Porto de Santos
Assim como ao chegar a um show ou evento, você pode ser abordado nas redondezas do porto para estacionar em antigas casas do centro histórico que infelizmente viraram pó e muitas estacionamentos. Algumas pessoas entram nessa (como o vlogueiro que falei) e pagam mais do que deviam. Mas os preços são meio “tabelados”, e todos os sites ofereciam ‘promoções’ de $240 pelas 7 noites reservadas com antecedência, com exceção do Cocais, que cobrava $480 em dez/16 pela comodidade de estar dentro do porto. Note que esses valores são para quem reserva pela Internet (fiz um dia antes da saída do cruzeiro).
Abaixo, a pesquisa da região do Porto de Santos, com os links para seus sites. Destes, conheci apenas o Santista, cuja avaliação segue mais abaixo. Quanto aos outros, reforço que se trata de fruto de pesquisa, não tendo eu nenhum vínculo ou garantia de serviço de qualidade prestado.
- Edinho Park é o mais próximo, apenas a 500 metros do terminal e o preço é o mesmo dos que ficam mais distantes, mas achei melhor não arriscar por dois motivos: a cara pouco profissional e porque a região não é das mais agradáveis para caminhar, ainda mais com malas. Mas faça seu próprio julgamento. Fica na Rua João Guerra, 11. Mais informações no site oficial. Preços de jan/17.
- O Estacionamento Santista foi o que escolhemos, e na época tinha uma unidade exclusiva para quem ia embarcar em cruzeiros, na Rua Amador Bueno, 333, a 900 metros do Terminal de Passageiros, oferecendo traslado gratuito em vans. Desde a temporada 2018/2019, está atendendo exclusivamente dentro do terminal. Primeiro, porque achei mais profissional, com todos os funcionários uniformizados, vagas cobertas e o estacionamento fica num edifício novo, com banheiros e ‘salinha de espera’. Como os demais, oferece traslado gratuito em vans até o terminal. Acesse o site aqui.
- O MultiPark, situado na Av. Washington Luiz, 565, não tem sistema de reserva online, e a única forma de contato disponibilizada pelo site é o telefone: 0800 11 6001 ou diretamente no estacionamento (13) 3036-1159. Site oficial.
- O L Park, localizado na Rua Júlio Mesquita, 239. Clique aqui para ver o site.
Veja as sugestões de passeios em Santos, para você fazer durante o cruzeiro, ou na chegada, como nós fizemos: Centro Histórico de bondinho e Museu do Café.
Como reservar estacionamento no Porto de Santos
Cada site tem um sistema de reservas, então vou falar como foi minha experiência com o Estacionamento santista na época. Depois de preencher os dados pessoais e do veículo, assim como o tempo de permanência no estacionamento, eles enviam uma senha para seu e-mail, que você deve copiar e colar no campo próprio do site deles e será direcionado para a página de pagamento, quando faz a escolha da forma de pagamento. Eu preferi fazer com boleto, mas o Santista tinha opção de débito em c/c do Itaú.
Traslado do estacionamento até o Porto de Santos e vice-versa
Chegamos com bastante antecedência ao estacionamento (o navio partiria às 18h, último embarque às 17h, mas chegamos por volta as 13h) e nem precisei apresentar o voucher, pois um simpático senhor identificou nossa reserva pela placa do carro.
Os funcionários fazem uma breve vistoria no carro, retiram as malas e as levam para a van assim que ela é liberada. O trajeto é bem rápido: 5 minutos apenas.
No retorno ao Porto, assim que desembarcar do navio, é preciso acessar o site do estacionamento para saber em que número/baia do porto a van nos aguardará. Traslado feito, você retira o carro rapidamente, tudo muito eficiente.
Atenção: como eu disse acima, desde out/18 o Santista fica dentro do terminal de navios, então com eles o serviço de traslados foi descontinuado por ser desnecessário.
Não deixe de acessar a página Cruzeiros, onde estão os links para todos os posts sobre este cruzeiro. Chegando a Santos, não deixei de turistar e visitamos o Museu do Café e passeamos pelo centro histórico de bondinho. Dicas em breve!
Respostas de 9
Olá, Marcia! Adorei seu post e o blog. Me ajudou a esclarecer bem como é o esquema de estacionamento por lá. Moro no interior de SP, próximo a Botucatu e meu marido e eu vamos em nosso primeiro cruzeiro dia 28 de novembro, optamos por apenas 3 noites justamente por ser a primeira vez de ambos, por não sabermos se passaremos mal com o balanço do navio (rs, peço a Deus que não!) e também por causa de nosso trabalho (que quando fechamos o pacote era o tempo que podíamos dar uma pausa e agora isso mudou, poderíamos ficar mais dias, mas como já está pago, então tudo bem). Estamos mega ansiosos (baixei até um contador regressivo que fica na tela principal do meu celular, hahaha) e temos certeza, por tudo o que já lemos e vimos, que vamos ADORAR tudo! Fazemos parte de um grupo no FB (MSC Preziosa 2017/2018) pra podermos tirar dúvidas e ir vendo o que os veteranos tem a dizer. Não quero ver muitas fotos do navio pq quero ver pessoalmente, quero manter a expectativa altíssima, sem saber o que me espera, rs. Agora, gostaria de te perguntar uma coisa: notei que no site do Concais eles tem um calendário pra que possamos escolher, conforme disponibilidade, os dias que pretendemos deixar o carro. Mas percebi que há uma semana, qdo vi esse calendário, tem muito poucos dias disponíveis pra reservar (por exemplo, vou dia 28 este estava disponível, mas volto dia 1º e do dia 29 em diante não está nada disponível). Li que vc reservou, em outro estacionamento, um dia antes da viagem. Ou seja, será que procede mesmo já estar tudo esgotando ou será um marketing pra que as pessoas corram reservar com MUITO tempo de antecedência? Não sei se faz sentido reservar com um mês e vinte dias de antecedência, rs, mas se for preciso terei de fazer, né… (eu tb, mas meu marido sobretudo não quer ter trabalho por isso já decidiu que será no Concais mesmo que deixaremos nosso carro). O que vc acha, é mkt ou acha que devemos sim reservar agora? Bjs, Sah.
Oi, Samantha, eu não chego a baixar app de contagem regressiva, mas uso da minha cabeça, sim!
Olha, eu acho estranho já estar lotado, porque nem será alta temporada ainda. Se eu fosse vc ia olhando diariamente (mas abra uma aba/janela anônima) pra ver se realmente as vagas vão sendo preenchidas.
Obrigado pelas dicas, estava justamente pesquisando sobre isto, vou viajar em Jan/19 mas pretendo fazer a reserva um mês antes acho que é bem tranquilo, mas mesmo assim obrigado…!
Estamos ansiosos com o cruzeiro…..!
Obrigada pelo comentário, Carlos. Que legal, estou vendo que estão ansiosos, e isso é muito bom porque gera planejamento antecipado e consequentemente tranquilidade e segurança na viagem. Não deixe de ler os outros posts sobre cruzeiros, com várias dicas práticas, especialmente para first-timers. https://mulhercasadaviaja.com/destinos/cruzeiros/
Oi Marcia, adorei seu blog e todas as suas dicas. Eu e meu marido vamos viajar em dezembro e começamos a pesquisar os estacionamentos. Um deles apareceu como “Não disponível” para nossas datas. Será que é necessário fazer a reserva com tanta antecedência?
Oi, Regina, obrigada pelo feedback. Não sei de qual vc fala, mas como ainda falta bastante tempo, vá monitorando cada 15 dias. Boa viagem!