A cidade de El Calafate no Sul da Patagônia Argentina tem opções de hospedagem para todos gostos e bolsos. Neste post avalio os dois hotéis em que me hospedei e dou sugestões de outros tipos de acomodação. Fiquei em dois hotéis diferentes por duas noites cada um porque no meio da viagem fiquei outras duas noites em Torres del Paine.
Hotéis em El Calafate
O hotel Terrazas del Calafate não tem piscinas ou jacuzzis, é de porte pequeno, com apenas um funcionário na recepção por turno, mas muito prestativos. A sala de convivência e o restaurante têm vista hipnotizante para o Lago Argentino e pé direito duplo, te convidando a não sair do hotel!
Fica em um bairro bem residencial e afastado do centrinho de El Calafate. Caminhar com vista para o Lago Argentino é um prazer, mas use o taxi (cerca de 5 dólares ou 40 pesos, em jan/15) principalmente para retornar ao hotel, que fica no alto de uma colina e a subida é de tirar o fôlego. Nas vezes em que pedimos um taxi, ele chegou ao hotel em 5 ou 10 minutos (aprcie a vista enquanto isso!). Na cidade há vários pontos de taxi.
O recepcionista nos deu um mapinha da cidade, mas nem precisaria, pois é muito fácil se encontrar na cidade pequena. Se preferir, o hotel serve pratos quentes no jantar, mas é preciso reservar.
O quarto é amplo e limpo com decoração clean e todos têm janelões para o Lago Argentino. As camas e travesseiros são muito confortáveis.
Wif-fi e café da manhã estão inclusos na diária. O café da manhã é bem servido, mas não oferece pratos quentes.
Ponto negativo foi o chuveiro: a cada 7 segundos vinha um jato de água fria. Mas você está viajando, divirta-se! Conte 1-2-3-4-5-6-7, dê passinho pra trás, 1-2, passinho pra frente e 1-2-3-4-5-6-7, passinho pra trás… Se você perder a conta, note que se o fluxo de água diminuir é porque a água vai esfriar. É rítmico e cíclico. Sabendo disso, o hotel deveria resolver o problema…
Embora seja um hotel pequeno, os hóspedes mal se olhavam, o que achei super estranho. Se eu dizia bom dia no café da manhã, me respondiam, mas se eu esperasse pela iniciativa alheia, nada!
Se você gostou, veja o preço atual deste hotel no Booking.com. Se gostar do preço e das condições, faça a reserva pelo link acima porque assim eu recebo uma comissão que ajuda a pagar as despesas de manutenção do blog – sem que você não tenha que pagar nada por isso, pode conferir!
O MadreTierra é uma pousada, não tem vista para o Lago, mas todo mundo bate papo e valorizo isso numa hospedagem (acho que é minha parte mochileira falando alto – rsrsrs). Cada cantinho traz aconchego e denota cuidados. Se você gosta de atendimento personalizado, este é o lugar. Este detalhe, seu clima acolhedor, e sua decoração caprichada faz com que esteja classificado como hotel Boutique.
A localização é excelente, na 9 de Julio, uma travessa da av. Libertador, mas muito tranquilo. Tem uma confeitaria maravilhosa ao lado e o restaurante El Cucharon.
A proprietária garimpou móveis em antiquários e a escolha dos acabamentos do banheiro e mesmo das portas e janelas foi feita com critério e bom gosto (agora é meu lado decoradora não vivido profissionalmente – rsrsrs).
Adorei ter ficado lá, principalmente pelo jeitinho de B&B. Os donos são quem atendem na recepção e no café da manhã o Mariano dá até receita de pão de queijo!
Fiquei no primeiro quarto à direita do corredor térreo, bem próximo à recepção, e as vozes vindas de lá não chegaram a atrapalhar; mas se você tem sono leve, considere pedir um quarto mais afastado.
Está gostando deste hotel? Ele está listado no Booking.com, o site que uso pra fazer minhas reservas. Confira os preços e condições e se gostar, faça a reserva pelo link acima, pois o Mulher Casada Viaja é blog afiliado.
O quarto é pequeno e não tem frigobar. Cama e travesseiros macios e roupa de cama de boa qualidade. Mantas andinas também decoram camas e mesas e uma lousa emoldurada na porta traz os nomes dos hóspedes, em vez de número do quarto. No checkout, um cartão de agradecimento com uma flor sobre a cama e pastilhas de chocolate.
Tem apenas sete quartos e uma área de convivência muito aconchegante no segundo andar, com livros sobre a Patagonia à disposição dos hóspedes. Ponto negativo: não aceitavam cartão de crédito quando de nossa estadia.
O café da manhã é bem variado e caseiro, mas não está incluso na diária (saiu a US 10 por pessoa). Os ovos são feitos na hora ao seu estilo e saladinha de frutas frescas no capricho!
Procure outros hotéis, apartamentos e casas em El Calafate no site Booking.com
Outras formas de ficar em EL Calafate: troca de casa, camping, hostel…
- Esta modalidade já me ganhou! Entre no Home Exchange, inscreva sua casa e pague nadinha para se hospedar nas suas férias. Claro que exige um grau de desapego e muita pesquisa para confiar em quem deixar ficar na sua casa. Além disso, pesquisei casas disponíveis em El Calafate e só existia, na época em que publiquei este post, uma opção. Confira, se tiver a ousadia de trocar de casa nas férias! Eu fiz uma troca e passei 15 dias em Bariloche sem pagar!
- Camping. Se você for no verão, é possível encarar um camping. Eu não conheci, mas há boas referências e a localização é excelente.
- Que tal um amor e uma cabana? – pelo menos nas férias!
- Hostels são maneiras econômicas e ricas, pois sempre se conhece muita gente e sempre tem perrengues para contar! Há quartos coletivos ou individuais. Clique aqui para ver opções.
Posts relacionados
Patagônia Argentina e Chilena: plano de viagem
De El Calafate a Torres del Paine
El Calafate: o que fazer por lá
El Calafate, aquela da geleira Perito Moren
Perito Moreno: Caminhando sobre o gelo
Respostas de 12
Adorei as dicas de hospedagem, é um destino que eu e meu marido temaos pesquisado muito ultimamente.
Espero que gostem, Symone, além de ser um lugar lindo, o Sul da Patagônia traz uma sensação peculiar de estar num lugar tão isolado do mundo.
Interessante a vista do Terrazas mas tomar banho frio a cada 7 segundos é osso! Gosto mais dos detalhes do MadreTierra pq fazem com que vc se sinta única.
Também adoro estilo B&B, e sempre que dá fico em um.
Apesar do banho complicado do Terrazas del Calafate, achei ele super legal. Para ter aquela vista linda, acho que enfrentaria o chuveiro instável rsrs
El Calafate é um destino que conhecerei e não vai demorar… já estou namorando um roteiro pra lá faz tempo!
Adorei o post, Márcia!
Abraços.
Que bom, Flávio, Espere que goste de lá como nós gostamos, também estou louca pra voltar…
Que legal esse hotel! Queria acordar com uma vista dessas um dia!
Mas confesso que essa opção de se hospedar em uma cabana, em um lugar como este …. queria também!
verdade, cabanas d’ao uma impressão de acolhimento e pertencimento que nenhum hotel consegue entregar.