Uma das perguntas que mais ouço durante as consultorias que ofereço e mesmo durante o planejamento de roteiros personalizados é “Onde é melhor ficar: Wengen, Mürren, Lauterbrunnen ou Interlaken?”. Já contei como foi me hospedar em Interlaken e Lauterbrunnen, e agora compartilho como foi minha experiência em Wengen. Assim, fugimos da subjetividade e você toma a decisão de acordo com suas preferências e informações deste artigo e dos publicados antes, que você pode ler ao clicar nos links acima.
A Suíça é um destino encantador para os amantes de montanhas, natureza e tranquilidade. Ficar em Wengen, Mürren, Lauterbrunnen ou Grindelwald permitirá capturar a essência dos Alpes Suíços. Veja como foi ficar em Wengen e o que levar em consideração para sua escolha.
Como é Wengen
Assim como Mürren, do outro lado do vale, Wengen é uma vila alpina livre de carros, acessível apenas por trem a partir de Lauterbrunnen – e que trem! Mesmo quem não se hospeda em Wengen aproveita a viagem para ter uma das vistas mais lindas do Vale de Lauterbrunnen. Fiz isso quando conheci a Suíça, e depois passei 4 noites em Wengen, tendo o prazer de rever a cena inúmeras vezes.
Enquando considero esta uma vantagem, para algumas pessoas pode ser cansativo ter que tomar o trem até Lauterbrunnen todos os dias e de lá seguir viagem a Interlaken ou outro ponto central, embora o intervalo entre trens seja de apenas 30 minutos. Mas Wengen tem outros motivos para minha escolha, veja mais abaixo o que ela oferece.

Onde Ficar em Wengen
As opções de hospedagem em Wengen vão de hotéis de vários tipos a chalés aconchegantes. O site Booking.com tem todas estas opções, e é onde reservo hotel, ou casas de temporada, de olho principalmente nas avaliações.
Na segunda viagem à Suíça me dei de presente ficar em Wengen no Hotel Schönegg, um 3 estrelas histórico, charmoso e aconchegante, com nota 9,1 no Booking. Mas foi a vista que me convenceu! O Hotel Schönegg é um típico hotel alpino e fica rua acima da estação de trem de Wengen. Tem restaurante e um caprichado café da manhã, com funcionários que falam português de Portugal. Quando estive lá, fado no café da manhã, que inusitado!








Como chegar a Wengen
O acesso é feito por trem a partir de Lauterbrunnen, trecho incluso no Swiss Travel Pass e Berner Oberland Pass. O trem faz uma parada na estação Wengwald antes de chegar a Wengen, a 1.274 metros de altitude.

Saiba tudo sobre o Swiss Travel Pass, o Berner Oberland Pass e outros passes Regionais da Suíça
Transporte em Wengen
Caminhar por Wengen é um grande prazer, uma vez que não circulam carros – exceto os de serviço – e o clima é bem rural, com casas alpinas com canteiros floridos na temporada de verão.
Mas atenção: caso esteja com malas grandes, evite se hospedar na parte inferior da estação de trem, por ter ruas mais íngremes.

Refeições
Wengen possui uma boa variedade de restaurantes considerando seu tamanho, como o de comida suíça Bären e o italiano Da Sina Pizzeria. E perto da estação de trem tem o mercado Coop, que vende pratos prontos, sanduíches, etc.

Fechamento de comércio e até de hotéis
Na primavera (abril e maio) e outono (outubro e novembro), muitos hotéis e restaurantes de Wengen podem fechar devido à baixa temporada, por isso consulte os horários antecipadamente. Isso se repete em várias vilas suíças, então se você for nessas épocas, talvez seja melhor se hospedar em Interlaken.
Dicas para Aproveitar ao Máximo Wengen
- Planeje sua Viagem na Alta Temporada: O verão (junho a setembro) é ideal para trilhas e atividades ao ar livre, enquanto o inverno (dezembro a março) é perfeito para esportes na neve.
- Adquira o Swiss Travel Pass ou Jungfrau Travel Pass: Esses passes tornam o transporte público mais acessível e conveniente.
- Reserve com Antecedência: Hospedagens em Wengen são limitadas e costumam esgotar rapidamente, especialmente durante a alta temporada.
Atrações em Wengen
Além de agradar quem busca tranquilidade, belas paisagens e vistas, Wengen tem dois trunfos:
1. Trem para Jungfraujoch
Uma das excursões de montanha mais populares – e certamente a mais cara – começa em Wengen, pois é de lá que parte o trem de cremalheira que segue até Kleine Scheidegg, onde se toma o trem para Jungfraujoch.

2. Teleférico Männlichen
A 5 min da estação de trem, encontra-se o teleférico que leva à montanha Männlichen, a 2.300 metros de altitude. Lá começa a trilha a Kleine Scheidegg, sempre com vista para o pico Eiger. E este é um bom motivo para escolher ficar em Wengen!
Quando publiquei este post ainda não tinha escrito sobre a trilha que fiz de Männlichen a Kleine Scheidegg, mas procure na página Suíça, organizada por cantões, bem fácil!

Não vou falar aqui a respeito, mas esta trilha é perfeita para se sentir muito perto das montanhas alpinas. Paraíso das caminhadas, com vacas enchendo o espaço com o badalo de seus sinos – e o fedor característico dos seres que pastam (rsrs). E no inverno paraíso do esqui.

Outros Atrativos de Wengen
A igreja protestante
A igrejinha protestante é um dos lugares mais visitados de Wengen, não por ela própria, mas pela vista de Lauterbrunnen que se tem do banco perto dela.


Trilhas em Wengen
Se decidir ficar em Wengen, terá tempo para caminhar e ver a vista mais bonita de Lauterbrunnen, a partir de Hunneflue. São 99 metros de elevação e 80 minutos de caminhada, segundo o folheto oficial de turismo de Wengen, mas li avaliações dizendo ser apenas 30 minutos. Também é possível fazer de e-bike. Há muitas outras trilhas, e até uma que desce até Lauterbrunnen, a Zwirgi.
Outras atividades
Playground, campo de minigolfe, quadra de tênis e piscina aquecida ao ar livre funcionam apenas no verão. No inverno, curling e snow-shoeing, além de pistas de esqui par entreter quem decide ficar em Wengen.

Conte comigo para planejar sua viagem à Suíça
Planejar uma viagem exige, além de experiência, tempo e paciência para pesquisar e organizar tudo. Por isso o Mulher Casada Viaja oferece vários serviços: consultoria tira-dúvidas, roteiro personalizado (um e-book lindo, prático e informativo!) com chamadas para explicar tudo o que você precisa para viajar com segurança, e o serviço de agência de viagens Mulher Casada Viaja Te Leva, em que você começar o planejamento do zero segurando na minha mão! O QR code abaixo te leva ao whatsApp da agência.


Comparativo: Ficar em Wengen, Mürren, Lauterbrunnen ou Interlaken
Não fiquei em Mürren, apenas a visitei, e é igualmente tranquila, com vistas lindas das 3 grandes montanhas da região Jungfrau, e livre de carros, como Wengen. Também é conveniente ficar lá pelo topo Schilthorn, que tem restaurante giratório Piz Gloria, exposição do 007 em um nível e plataforma panorâmica com cliffwalk, túnel telado no penhasco, no nível Birg. Um nível abaixo de Mürren, fica a pacata e fofa vila Gimmelwald. Mürren tem boas opções de hotéis e restaurantes e é uma calmaria só no final da tarde e início de manhã, como Wengen.
Em Lauterbrunnen, fiquei no Challet Rosa, uma pousada simples e antiquada, a mais antiga do vale, mas meu quarto tinha vista da Staubbach, a cachoeira mais famosa da Suíça! Lauterbrunnen tem menor oferta de hospedagem, e ultimamente anda muito lotada, perdeu a quietude original. Também acho que tem menos restaurantes que Wengen e Mürren.
Não fiquei em Grindelwald, ainda, mas é uma cidadezinha com bastante comércio e muitas opções de hospedagem e passeios, como a montanha First, e o Canyon glaciar Grindelwald. Tem várias estações: de trem, de teleféricos, pode parecer confuso à primeira vista ou visita.
Interlaken é a maior cidade de todas, tanto que tem 2 estações de trem (West e Ost) e fica mais fácil ir para destinos a oeste ou leste, pois fica bem no caminho entre Lucerna e Berna, por exemplo. O comércio é grande, assim como as opções de hospedagem. Tem até McDonalds, Hooters e cassino. Eu fiquei apenas 2 noites, no Hotel Bernerhof, bem em frente à estação de trem West. O café da manhã não chega aos pés do que tive em Wengen, mas para quem quer praticidade, é ótima opção.

Wengen ganhou meu coração depois que vi uma Lauterbrunnen tomada por turistas. Espero ter ajudado a decidir ficar em Wengen ou nos vilarejos próximos, região que considero a mais bonita da Suíça.
Respostas de 9
Que lugar lindo!!! Olha essas construções, as flores em cores vibrantes contrastando com as montanhas. É de encher os olhos.
Melhor ainda sem carros. Wengen estará no meu roteiro, com certeza!