Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu vale a visita?

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Uma das atrações de um dos destinos mais incríveis do Brasil é o show no Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu. Estivemos lá recentemente e deixo aqui o que aprendi e vivenciei por lá.

Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu ingressos
Filas se formam para fazer a foto

O marco das 3 fronteiras

Originalmente, o local tinha apenas um pequeno obelisco em frente ao encontro dos rios Iguaçu e Paraná, monumento inaugurado em 1903 pelo marechal Rondon, mesma data do marco argentino. Era acessível a todos, sem custo. Mas não tinha nada além do obeliso e da vista.

A iniciativa privada transformou o local num cenário inspirado nas Missões Jesuítas e instalou toda a estrutura necessária ao turismo: restaurante, lanchonetes, banheiros (limpos!), loja de souvenirs e o show ao pôr do sol. O obelisco ganhou um show de luzes e águas.

Ao chegar, um saguão exibe painéis do filme A Missão e há objetos de arte guaranítica. É ali que se compram os ingressos e onde ficam as catracas que limitam a entrada. Das catracas saímos numa loja com souvenirs de boa qualidade, as mesmas que vemos no lado brasileiros das Cataratas. Depois um pátio bonito, com jardins e fonte e um portal para o local onde fica o obelisco e onde acontecem os shows.

A vista, a natureza é quem providenciou: o marco está no alto de um morro sobre o encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Curiosamente, as pessoas formam fila não para fotografar os rios e a mata, mas diante da placa que sinaliza os países fronteiriços, Argentina, Paraguai e Brasil.

ingressos Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Veja outras dicas de Foz do Iguaçu e do Paraná aqui no
Mulher Casada Viaja

Como é o show do Marco das 3 Fronteiras

show Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Não tenho muitos shows turísticos no meu histórico de viagem, mas curiosamente todos eles foram na América Latina: Lima, Buenos Aires, Riviera Maia. Faltava algo no Brasil e foi em Foz do Iguaçu que experimentei este show mega turístico.

Os shows acontecem em volta do obelisco, ao ar livre, e não há assentos marcados. Na verdade, não há assentos. Quando chegamos, retiramos cadeiras e as posicionamos em frente ao obelisco, deixando um espaço para os artistas. Achei isso meio desorganizado, mas tudo correu bem, pra minha surpresa.

Quando fomos (9 de novembro), o show começou ainda sob a luz do sol, e somente após o terceiro show é que escureceu. Há intervalos entre uma apresentação e outra, e no total são 2 horas de show.

show Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu
show Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Onde comer no Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu?

onde comer Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Se você prefere um pouco mais de conforto, o restaurante Cabeza de Vaca fica dentro do complexo do marco das 3 fronteiras, mas há várias opções no local. Não vou falar sobre o restaurante porque não comemos lá, mas algumas mesas têm vista para a área onde acontecem os shows.

Do lado direito do obelisco ficam as lanchonetes (foto acima). Para fazer o pedido , vá até um dos caixas e aguarde a senha no painel eletrônico. Há mais cadeiras (usadas para o show) do que mesas disponíveis. Provamos o choipán (e não aprovamos). Confira os preços e cardápio:

restaurantes Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu
preços em novembro de 2022

Outras informações sobre o Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu

Ingressos – Economize comprando online!

Você pode comprar o ingresso na hora na bilheteria ou em totens eletrônicos, mas o valor é $48/adulto, enquanto a parceira do blog, Civitatis, oferece o bilhete por $45.

Outra vantagem é que há opção de comprar o pacote com ingresso e transfer de ida e volta do hotel, por $89. E não se preocupe, se seus planos mudarem, o cancelamento é gratuito.

Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Horário

O espaço está aberto de terça a domingo, das 14h às 21h. Mas como os shows começam pouco antes do pôr do sol, o ideal é visitar perto desse horário. Nós chegamos por volta das 17h, e tivemos tempo para comer algo, usar o banheiro, e pegar um bom lugar. Por volta das 18h começou o primeiro show, e o último foi por volta das 20h.

Caso você vá mais cedo, pode usar o mesmo ingresso para retornar no horário do show, mas como o local é meio distante, e ainda não há muita coisa para fazer na região do marco das 3 fronteiras de Foz do Iguaçu (leia mais abaixo), não vejo razão para isso.

Como Chegar

Nós usamos aplicativo (rapidocar) para nos deslocar por Foz do Iguaçu, inclusive para o show do marco das 3 fronteiras. A cidade tem uma infinidade de aplicativos, e o Uber não é o mais popular por lá, embora também exista.

Li que não há transporte público à noite, quando o show termina, mas não pesquisei. Você pode comprar o tour da Civitatis que sai mais barato que aplicativo.

Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Vale a pena ir ao Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu?

Como eu disse, é um show turístico, e acho que o valor não é alto, considerando outras atrações, como a Roda Gigante vizinha, por exemplo. Outra questão é que, na minha opinião, não há tantas coisas assim para se fazer em Foz do Iguaçu, principalmente à noite e para famílias, como nosso caso.

Então passamos horas agradáveis, o clima ajudou e estar ali durante o pôr do sol foi bem especial. Os dançarinos são bons e quando finalmente o samba enche o lugar com som e cores, o público acende. Brasil, meu Brasil brasileiro.

Também aprovei a estrutura: tudo muito limpo e organizado, funcionários bem treinados, opções de comidinhas típicas dos 3 países fronteiriços,

Outros Passeios em Foz do Iguaçu

Veja estes e outros passeios no lado brasileiro e argentino das Cataratas de Iguaçu.

O que fazer perto do Marco das 3 Fronteiras

Foz do Iguaçu vem ampliando as alternativas de atrações para além das Cataratas, o que poderá manteros turistas por mais tempo na cidade. E a região do marco das 3 fronteiras, embora esteja a 7 km do centro de Foz do Iguaçu, começa a receber investimentos e melhorias, embora lentamente.

A Ponte da Integração é uma das melhorias, que começou a ser construída em 2019 e será a seguda a ligar Brasil e Paraguai. A ponte estaiada terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. 

Roda Gigante de Foz do Iguaçu

Uma delas é a roda gigante Yup Star Foz, da mesma empresa que construiu a do Rio de Janeiro. Ela tem 36 cabines climatizadas que comportam de 4 a 8 pessoas por cabine. A volta completa leva cerca de 20 minutos. A moda das rodas gigantes realmente gigantes vem crescendo no Brasil e no mundo. São Paulo logo terá a sua inaugurada, no Parque Villa Lobos, e em Balneário de Camboriú ela é uma das mais novas atrações.

Funciona de segunda a quinta das 13h às 21h, e às sextas, sábados e domingos das 12h às 21h. Fica na Rua Quixadá, 127 e comprando antecipadamente há desconto ($59 adultos, $39 (crianças de 4 a 11 anos). Estudantes e 60+ pagam $39.

Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu Roda gigante

Espaço das Américas

O projeto de revitalização existe, mas o Espaço das Américas ainda está abandonado. Inaugurado em 1997 como espaço para temas ambientais e comuns à América Latina, Localizado numa área mais próxima aos rios, tem potencial de sobra. Em 2015 divulgou-se que o local abrigaria um restaurante panorâmico e centro cultural e de eventos, mas por enquanto apenas o Marco das 3 fronteiras de Foz do Iguaçu saiu do papel.

projeto do Espaço das Américas
Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu
O Espaço das Américas em novembro de 2022

Então, qual seu veredito? Ficou com vontade de conhecer o Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu?

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Parece um programa diferente, simpático e tranquilo para as famílias. Então eu visitaria sim, aproveitando para jantar e assistir ao pôr do sol. Muito útil o seu post

  2. Estive no Marco das 3 Fronteiras há muitos anos, antes de ter sido privatizado. A estrutura mudou completamente! Ficou um passeio muito mais interessantes, com os shows e estrutura de alimentação. Gostei muito de rever o lugar pelo seu post.

  3. Estive no Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu há 13 anos atrás e não era tão bem estruturado. Tenho vontade de voltar para visitar o lado argentino das Cataratas e a dica já está anotada.

  4. Estive em Foz uns 20 anos atrás e o marco das 3 fronteiras era bem simples. Tinha lido que passou por uma reforma, mas só agora no seu blog que vi como ficou bem mais interessante! Como você falou, uma opção para passeio noturno em Foz do Iguaçu!

    1. Oi, Cynara, acho que é porque antes não tinha muito o que fazer além da vista. Iniciativa privada tem custo, mas traz estrutura para o turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.