Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu vale a visita?

Uma das atrações de um dos destinos mais incríveis do Brasil é o show no Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu. Estivemos lá recentemente e deixo aqui o que aprendi e vivenciei por lá.

Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu ingressos
Filas se formam para fazer a foto

O marco das 3 fronteiras

Originalmente, o local tinha apenas um pequeno obelisco em frente ao encontro dos rios Iguaçu e Paraná, monumento inaugurado em 1903 pelo marechal Rondon, mesma data do marco argentino. Era acessível a todos, sem custo. Mas não tinha nada além do obeliso e da vista.

A iniciativa privada transformou o local num cenário inspirado nas Missões Jesuítas e instalou toda a estrutura necessária ao turismo: restaurante, lanchonetes, banheiros (limpos!), loja de souvenirs e o show ao pôr do sol. O obelisco ganhou um show de luzes e águas.

Ao chegar, um saguão exibe painéis do filme A Missão e há objetos de arte guaranítica. É ali que se compram os ingressos e onde ficam as catracas que limitam a entrada. Das catracas saímos numa loja com souvenirs de boa qualidade, as mesmas que vemos no lado brasileiros das Cataratas. Depois um pátio bonito, com jardins e fonte e um portal para o local onde fica o obelisco e onde acontecem os shows.

A vista, a natureza é quem providenciou: o marco está no alto de um morro sobre o encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Curiosamente, as pessoas formam fila não para fotografar os rios e a mata, mas diante da placa que sinaliza os países fronteiriços, Argentina, Paraguai e Brasil.

ingressos Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Veja outras dicas de Foz do Iguaçu e do Paraná aqui no
Mulher Casada Viaja

Como é o show do Marco das 3 Fronteiras

show Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Não tenho muitos shows turísticos no meu histórico de viagem, mas curiosamente todos eles foram na América Latina: Lima, Buenos Aires, Riviera Maia. Faltava algo no Brasil e foi em Foz do Iguaçu que experimentei este show mega turístico.

Os shows acontecem em volta do obelisco, ao ar livre, e não há assentos marcados. Na verdade, não há assentos. Quando chegamos, retiramos cadeiras e as posicionamos em frente ao obelisco, deixando um espaço para os artistas. Achei isso meio desorganizado, mas tudo correu bem, pra minha surpresa.

Quando fomos (9 de novembro), o show começou ainda sob a luz do sol, e somente após o terceiro show é que escureceu. Há intervalos entre uma apresentação e outra, e no total são 2 horas de show.

show Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu
show Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Onde comer no Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu?

onde comer Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Se você prefere um pouco mais de conforto, o restaurante Cabeza de Vaca fica dentro do complexo do marco das 3 fronteiras, mas há várias opções no local. Não vou falar sobre o restaurante porque não comemos lá, mas algumas mesas têm vista para a área onde acontecem os shows.

Do lado direito do obelisco ficam as lanchonetes (foto acima). Para fazer o pedido , vá até um dos caixas e aguarde a senha no painel eletrônico. Há mais cadeiras (usadas para o show) do que mesas disponíveis. Provamos o choipán (e não aprovamos). Confira os preços e cardápio:

restaurantes Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu
preços em novembro de 2022

Outras informações sobre o Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu

Ingressos – Economize comprando online!

Você pode comprar o ingresso na hora na bilheteria ou em totens eletrônicos, mas o valor é $48/adulto, enquanto a parceira do blog, Civitatis, oferece o bilhete por $45.

Outra vantagem é que há opção de comprar o pacote com ingresso e transfer de ida e volta do hotel, por $89. E não se preocupe, se seus planos mudarem, o cancelamento é gratuito.

Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Horário

O espaço está aberto de terça a domingo, das 14h às 21h. Mas como os shows começam pouco antes do pôr do sol, o ideal é visitar perto desse horário. Nós chegamos por volta das 17h, e tivemos tempo para comer algo, usar o banheiro, e pegar um bom lugar. Por volta das 18h começou o primeiro show, e o último foi por volta das 20h.

Caso você vá mais cedo, pode usar o mesmo ingresso para retornar no horário do show, mas como o local é meio distante, e ainda não há muita coisa para fazer na região do marco das 3 fronteiras de Foz do Iguaçu (leia mais abaixo), não vejo razão para isso.

Como Chegar

Nós usamos aplicativo (rapidocar) para nos deslocar por Foz do Iguaçu, inclusive para o show do marco das 3 fronteiras. A cidade tem uma infinidade de aplicativos, e o Uber não é o mais popular por lá, embora também exista.

Li que não há transporte público à noite, quando o show termina, mas não pesquisei. Você pode comprar o tour da Civitatis que sai mais barato que aplicativo.

Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu

Vale a pena ir ao Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu?

Como eu disse, é um show turístico, e acho que o valor não é alto, considerando outras atrações, como a Roda Gigante vizinha, por exemplo. Outra questão é que, na minha opinião, não há tantas coisas assim para se fazer em Foz do Iguaçu, principalmente à noite e para famílias, como nosso caso.

Então passamos horas agradáveis, o clima ajudou e estar ali durante o pôr do sol foi bem especial. Os dançarinos são bons e quando finalmente o samba enche o lugar com som e cores, o público acende. Brasil, meu Brasil brasileiro.

Também aprovei a estrutura: tudo muito limpo e organizado, funcionários bem treinados, opções de comidinhas típicas dos 3 países fronteiriços,

Outros Passeios em Foz do Iguaçu

Veja estes e outros passeios no lado brasileiro e argentino das Cataratas de Iguaçu.

O que fazer perto do Marco das 3 Fronteiras

Foz do Iguaçu vem ampliando as alternativas de atrações para além das Cataratas, o que poderá manteros turistas por mais tempo na cidade. E a região do marco das 3 fronteiras, embora esteja a 7 km do centro de Foz do Iguaçu, começa a receber investimentos e melhorias, embora lentamente.

A Ponte da Integração é uma das melhorias, que começou a ser construída em 2019 e será a seguda a ligar Brasil e Paraguai. A ponte estaiada terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. 

Roda Gigante de Foz do Iguaçu

Uma delas é a roda gigante Yup Star Foz, da mesma empresa que construiu a do Rio de Janeiro. Ela tem 36 cabines climatizadas que comportam de 4 a 8 pessoas por cabine. A volta completa leva cerca de 20 minutos. A moda das rodas gigantes realmente gigantes vem crescendo no Brasil e no mundo. São Paulo logo terá a sua inaugurada, no Parque Villa Lobos, e em Balneário de Camboriú ela é uma das mais novas atrações.

Funciona de segunda a quinta das 13h às 21h, e às sextas, sábados e domingos das 12h às 21h. Fica na Rua Quixadá, 127 e comprando antecipadamente há desconto ($59 adultos, $39 (crianças de 4 a 11 anos). Estudantes e 60+ pagam $39.

Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu Roda gigante

Espaço das Américas

O projeto de revitalização existe, mas o Espaço das Américas ainda está abandonado. Inaugurado em 1997 como espaço para temas ambientais e comuns à América Latina, Localizado numa área mais próxima aos rios, tem potencial de sobra. Em 2015 divulgou-se que o local abrigaria um restaurante panorâmico e centro cultural e de eventos, mas por enquanto apenas o Marco das 3 fronteiras de Foz do Iguaçu saiu do papel.

projeto do Espaço das Américas
Marco 3 Fronteiras Foz do Iguaçu
O Espaço das Américas em novembro de 2022

Então, qual seu veredito? Ficou com vontade de conhecer o Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu?

Planeje sua Viagem

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 3 opções para você escolher: a Civitatis, a Get your Guide e a Tiqets.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui